19.12.2015   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

C 428/7


Nova face nacional de moedas de euro destinadas à circulação

(2015/C 428/04)

Image

As moedas de euro destinadas a circulação têm curso legal em toda a área do euro. Com o objetivo de informar o público e todas as partes que manipulam as moedas, a Comissão publica uma descrição dos desenhos de todas as novas moedas (1). Em conformidade com as conclusões do Conselho de 10 de fevereiro de 2009 (2), os Estados-Membros da área do euro e os países que concluíram um acordo monetário com a União Europeia que preveja a emissão de moedas de euro estão autorizados a emitir moedas de euro comemorativas destinadas à circulação, sob certas condições, nomeadamente a de só poderem ser utilizadas moedas com o valor facial de 2 euros. Estas moedas têm características técnicas idênticas às das outras moedas de 2 euros, mas a sua face nacional apresenta um desenho comemorativo altamente simbólico em termos nacionais ou europeus.

País emissor : Alemanha

Tema da comemoração : Saxónia [séries dos estados federais (Bundesländer)]

Descrição do desenho : O desenho representa uma perspetiva da Kronentor («porta da coroa») do pátio interno do mundialmente famoso Zwinger de Dresden. Na parte interior, figura igualmente o nome «SACHSEN» e o código nacional do país emissor «D» na parte inferior, o símbolo da respetiva Casa da Moeda («A», «D», «F», «G» ou «J»), bem como a marca do gravador (as iniciais «JT» — Jordi Truxa) na parte superior direita e o ano «2016» na parte superior esquerda.

No anel exterior da moeda estão representadas as 12 estrelas da bandeira europeia.

Número de moedas a emitir : 30 milhões

Data de emissão :


(1)  Cf. JO C 373 de 28.12.2001, p. 1, para as faces nacionais de todas as moedas emitidas em 2002.

(2)  Cf. Conclusões do Conselho «Assuntos Económicos e Financeiros», de 10 de fevereiro de 2009, e Recomendação da Comissão, de 19 de dezembro de 2008, relativa a orientações comuns para as faces nacionais das moedas de euro destinadas à circulação (JO L 9 de 14.1.2009, p. 52).