12.8.2019   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

C 270/4


Acórdão do Tribunal de Justiça (Grande Secção) de 18 de junho de 2019 — República da Áustria/República Federal da Alemanha

(Processo C-591/17) (1)

(«Incumprimento de Estado - Artigos 18.o, 34.o, 56.o e 92.o TFUE - Regulamentação de um Estado-Membro que prevê uma taxa de utilização das infraestruturas para os veículos automóveis ligeiros de passageiros - Situação em que os proprietários de veículos registados nesse Estado-Membro beneficiam de um desagravamento em matéria de imposto sobre os veículos automóveis de um montante correspondente a essa taxa»)

(2019/C 270/04)

Língua do processo: alemão

Partes

Demandante: República da Áustria (representantes: G. Hesse, J. Schmoll e C. Drexel, agentes)

Demandada: República Federal da Alemanha (representantes: T. Henze e S. Eisenberg, agentes, assistidos por C. Hillgruber, Rechtsanwalt)

Interveniente em apoio da demandante: Reino dos Países Baixos (representantes: J. Langer, J. M. Hoogveld e M. K. Bulterman, agentes)

Interveniente em apoio da demandada: Reino da Dinamarca (representantes: J. Nymann-Lindegren e M. Wolff, agentes)

Dispositivo

1)

Ao introduzir a taxa de utilização das infraestruturas para os veículos automóveis ligeiros de passageiros e ao prever, simultaneamente, a favor dos proprietários de veículos registados na Alemanha, um desagravamento do imposto sobre os veículos automóveis de um montante pelo menos equivalente ao da taxa paga, a República Federal da Alemanha não cumpriu as obrigações que lhe incumbem por força dos artigos 18.o, 34.o, 56.o e 92.o TFUE.

2)

A ação é julgada improcedente quanto ao restante.

3)

A República Federal da Alemanha é condenada em três quartos das despesas efetuadas pela República da Áustria e suportará as suas próprias despesas.

4)

A República da Áustria suportará um quarto das suas próprias despesas.

5)

O Reino dos Países Baixos e o Reino da Dinamarca suportarão as suas próprias despesas.


(1)  JO C 402, de 27.11.2017.