10.7.2023   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

C 243/9


Notificação prévia de uma concentração

(Processo M.11033 — ADOBE / FIGMA)

(Texto relevante para efeitos do EEE)

(2023/C 243/06)

1.   

Em 30 de junho de 2023, a Comissão recebeu a notificação de um projeto de concentração nos termos do artigo 4.o do Regulamento (CE) n.o 139/2004 do Conselho (1).

Esta notificação diz respeito às seguintes empresas:

Adobe Inc. («Adobe», Estados Unidos da América),

Figma, Inc. («Figma», Estados Unidos da América).

A Adobe vai adquirir, na aceção do artigo 3.o, n.o 1, alínea b), do Regulamento das Concentrações, o controlo exclusivo da totalidade da Figma.

A concentração é efetuada mediante aquisição de ações.

A concentração foi objeto de remessa à Comissão pela Áustria nos termos do artigo 22.o, n.o 3, do Regulamento das Concentrações. A Alemanha, a Bélgica, a Bulgária, a Chéquia, Chipre, a Dinamarca, a Finlândia, a França, a Irlanda, a Islândia, a Itália, o Luxemburgo, a Noruega, os Países Baixos e a Suécia associaram-se posteriormente à remessa.

2.   

As atividades das empresas em causa são as seguintes:

Adobe: empresa de software de dimensão mundial que oferece, entre outros produtos, software para design criativo e uma ferramenta interativa para a conceção de produtos — Adobe XD,

Figma: fornecedor de uma ferramenta colaborativa em linha para a conceção interativa de produtos — Figma Design —, bem como da ferramenta FigJam, um quadro branco digital.

3.   

Após uma análise preliminar, a Comissão considera que a operação notificada pode ser abrangida pelo âmbito de aplicação do Regulamento das Concentrações. Reserva-se, contudo, o direito de tomar uma decisão definitiva sobre este ponto.

4.   

A Comissão solicita aos terceiros interessados que lhe apresentem as suas eventuais observações sobre o projeto de concentração em causa.

As observações devem ser recebidas pela Comissão no prazo de 10 dias a contar da data da presente publicação, indicando sempre a seguinte referência:

M.11033 — ADOBE / FIGMA

As observações podem ser enviadas à Comissão por correio eletrónico ou por correio postal. Utilize os seguintes elementos de contacto:

Endereço eletrónico: COMP-MERGER-REGISTRY@ec.europa.eu

Endereço postal:

 

Comissão Europeia

 

Direção-Geral da Concorrência

 

Registo das Concentrações

 

1049 Bruxelles/Brussel

 

BELGIQUE/BELGIË


(1)  JO L 24 de 29.1.2004, p. 1 («Regulamento das Concentrações»).