29.5.2019   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

L 143/1


REGULAMENTO DELEGADO (UE) 2018/815 DA COMISSÃO

de 17 de dezembro de 2018

que complementa a Diretiva 2004/109/CE do Parlamento Europeu e do Conselho no que diz respeito às normas técnicas de regulamentação sobre a especificação de um formato eletrónico único de comunicação de informações

(Texto relevante para efeitos do EEE)

A COMISSÃO EUROPEIA,

Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia,

Tendo em conta a Diretiva 2004/109/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de dezembro de 2004, relativa à harmonização dos requisitos de transparência no que se refere às informações respeitantes aos emitentes cujos valores mobiliários estão admitidos à negociação num mercado regulamentado e que altera a Diretiva 2001/34/CE (1), nomeadamente o artigo 4.o, n.o 7,

Considerando o seguinte:

(1)

A Diretiva 2004/109/CE exige que os emitentes cujos valores mobiliários sejam admitidos à negociação num mercado regulamentado tornem públicos os respetivos relatórios financeiros anuais.

(2)

Os emitentes devem elaborar os respetivos relatórios financeiros anuais na íntegra no formato de linguagem de marcação de hipertexto extensível (eXtensible HyperText Markup Language — XHTML). O formato XHTML não exige mecanismos específicos para ser apresentado num formato para leitura humana. Como formato eletrónico de comunicação de informações não proprietário, o formato XHTML é livremente utilizável.

(3)

O Regulamento (CE) n.o 1606/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho (2) exige que as sociedades regidas pela legislação de um Estado-Membro cujos valores mobiliários sejam admitidos à negociação num mercado regulamentado em qualquer Estado-Membro elaborem as respetivas demonstrações financeiras consolidadas de acordo com as normas internacionais de contabilidade, comummente designadas por normas internacionais de relato financeiro («IFRS»), adotadas de acordo com o Regulamento (CE) n.o 1606/2002. A Decisão 2008/961/CE da Comissão (3) prevê que um emitente de um país terceiro cotado na União poderá também elaborar as respetivas demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS conforme emitidas pelo Conselho das Normas Internacionais de Contabilidade («IASB»).

(4)

A adoção e a utilização das IFRS visam garantir um elevado nível de transparência e comparabilidade das demonstrações financeiras. De modo a facilitar ainda mais a respetiva acessibilidade, análise e comparabilidade, as demonstrações financeiras consolidadas dos relatórios financeiros anuais elaboradas segundo as IFRS adotadas de acordo com o Regulamento (CE) n.o 1606/2002 ou com as IFRS emitidas pelo IASB (ambas a seguir referidas como demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS) devem ser marcadas utilizando a linguagem extensível de relato financeiro (eXtensible Business Reporting Language — XBRL). O formato XBRL é de leitura automática e permite o consumo automatizado de uma grande quantidade de informação. O formato XBRL está consolidado e em utilização em várias jurisdições, sendo atualmente a única linguagem de marcação adequada para marcar as demonstrações financeiras.

(5)

Uma análise de custos-benefícios efetuada pela Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados (ESMA) corroborou a utilização do formato Inline XBRL para a incorporação de marcações de XBRL em documentos no formato XHTML. Por conseguinte, deve ser utilizada tecnologia de Inline XBRL.

(6)

A utilização de linguagem de marcação XBRL envolve a aplicação de uma taxonomia para converter texto para leitura humana em informação de leitura automática. A taxonomia das IFRS disponibilizada pela Fundação IFRS consiste numa taxonomia consolidada desenvolvida para marcar as divulgações segundo as IFRS. A utilização da taxonomia das IFRS facilita a comparabilidade das marcações de demonstrações financeiras elaboradas segundo as IFRS a nível mundial. Por conseguinte, a taxonomia principal a ser utilizada para o formato eletrónico único de comunicação de informações deve basear-se na taxonomia das IFRS e ser uma extensão da mesma.

(7)

De modo a ter em conta qualquer futura adoção das IFRS de acordo com o Regulamento (CE) n.o 1606/2002, alterações às especificações de XBRL ou outros desenvolvimentos técnicos, ou a alargar os requisitos legais para marcação da informação nos relatórios financeiros anuais, as disposições do presente regulamento devem ser atualizadas periodicamente com base no projeto das normas técnicas de regulamentação elaboradas pela ESMA.

(8)

A taxonomia para utilização da linguagem de marcação XBRL está acessível na forma de um conjunto de ficheiros eletrónicos no formato XBRL («ficheiros de taxonomia no formato XBRL»), que fornecem uma representação estruturada dos elementos que constituem substancialmente a taxonomia principal. A hierarquia dos elementos e o respetivo tipo de dados adequado devem ser disponibilizados aos emitentes num formato para leitura humana simples no presente regulamento. De modo a facilitar a acessibilidade, a análise e a comparabilidade dos relatórios financeiros anuais na prática, é altamente importante que os emitentes utilizem ficheiros de taxonomia no formato XBRL que estejam em conformidade com todos os requisitos legais e técnicos pertinentes. Para facilitar a consecução deste objetivo, a ESMA deve publicar os ficheiros de taxonomia no formato XBRL no seu sítio Web num formato de leitura automática e livremente descarregável.

(9)

Por motivos de transparência, acessibilidade, análise e comparabilidade, nos casos em que a legislação dos Estados-Membros permita ou exija a marcação de quaisquer partes dos relatórios financeiros anuais distintas das demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS constantes dos mesmos, os emitentes devem, na marcação de tais partes, utilizar a linguagem de marcação XBRL e a taxonomia adequada prevista para o efeito pelo Estado-Membro no qual foram constituídos.

(10)

Por motivos de transparência, acessibilidade, análise e comparabilidade, os emitentes devem ser livres de marcar as divulgações nas respetivas demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS tão pormenorizadamente quanto tecnicamente possível. Pelos mesmos motivos, devem ser igualmente estabelecidas normas obrigatórias para a granularidade mínima das marcações. No que diz respeito às demonstrações financeiras principais das demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS, deve ser aplicável uma norma de etiquetagem pormenorizada através da qual tais demonstrações financeiras principais são integralmente marcadas. No que diz respeito às notas anexas às demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS, deve ser aplicável uma norma de etiquetagem por blocos caso secções inteiras dessas notas sejam marcadas utilizando elementos de taxonomia únicos. O requisito de etiquetagem por blocos, porém, não deve limitar a discrição dos emitentes para marcar as notas anexas às demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS com um nível mais elevado de granularidade.

(11)

De modo a facilitar a implementação efetiva de um formato eletrónico único de comunicação de informações, devem ser estabelecidas disposições pormenorizadas relativas à utilização de tecnologia de Inline XBRL. Para auxiliar os emitentes e as empresas de software no desenvolvimento de software utilizado para a elaboração dos relatórios financeiros anuais em conformidade com os requisitos legais previstos no presente regulamento, a ESMA deve fornecer orientações relativas aos problemas comuns relacionados com a criação de documentos de exemplo no formato Inline XBRL.

(12)

Conforme previsto no artigo 4.o, n.o 7, da Diretiva 2004/109/CE, o presente regulamento deve ser aplicável aos relatórios financeiros anuais que incluam demonstrações financeiras para os exercícios com início em ou após 1 de janeiro de 2020. De modo a facilitar a correta implementação do relato financeiro num formato de leitura automática e, em especial, permitir aos emitentes um período de tempo razoável para se adaptarem à utilização da tecnologia XBRL, a marcação obrigatória das notas anexas às demonstrações financeiras deve ser aplicável apenas em relação às demonstrações financeiras anuais para os exercícios financeiros com início em ou após 1 de janeiro de 2022.

(13)

O presente regulamento tem por base os projetos de normas técnicas de regulamentação apresentados pela ESMA à Comissão.

(14)

No desenvolvimento do projeto de normas técnicas de regulamentação nas quais se baseia o presente regulamento, a ESMA cooperou regular e estreitamente com a Autoridade Bancária Europeia e a Autoridade Europeia dos Seguros e Pensões Complementares de Reforma, de modo a ter em conta as características específicas dos setores bancário, de intermediação financeira e dos seguros, para garantir a coerência transetorial do trabalho e a adoção de posições comuns.

(15)

A ESMA conduziu consultas públicas abertas sobre os projetos de normas técnicas de regulamentação que servem de base ao presente regulamento, analisou os seus potenciais custos e benefícios, solicitou o parecer do Grupo de Interessados do Setor dos Valores Mobiliários e dos Mercados criado em conformidade com o artigo 37.o do Regulamento (UE) n.o 1095/2010 do Parlamento Europeu e do Conselho (4) e realizou testes no terreno,

ADOTOU O PRESENTE REGULAMENTO:

Artigo 1.o

Objeto

O presente regulamento especifica o formato eletrónico único de comunicação de informações, conforme referido no artigo 4.o, n.o 7, da Diretiva 2004/109/CE, a ser utilizado para a elaboração dos relatórios financeiros anuais pelos emitentes.

Artigo 2.o

Definições

Para efeitos do presente regulamento, entende-se por:

1)

«Taxonomia principal», o conjunto combinado dos elementos de taxonomia estabelecidos no anexo VI e o seguinte conjunto de ligações:

a)

base de ligações de apresentação, que agrupa os elementos de taxonomia,

b)

base de ligações de cálculo, que expressa as relações aritméticas entre os elementos de taxonomia,

c)

base de ligações de legenda, que descreve o significado de cada elemento de taxonomia,

d)

base de ligações de definição, que reflete as relações dimensionais dos elementos de taxonomia principal;

2)

«Taxonomia de extensão», o conjunto combinado dos elementos de taxonomia e o seguinte conjunto de ligações, ambos criados pelo emitente:

a)

base de ligações de apresentação, que agrupa os elementos de taxonomia,

b)

base de ligações de cálculo, que expressa as relações aritméticas entre os elementos de taxonomia,

c)

base de ligações de legenda, que descreve o significado de cada elemento de taxonomia,

d)

base de ligações de definição, que garante a validade dimensional do documento de exemplo resultante em linguagem extensível de relato financeiro (XBRL) em relação à taxonomia de extensão;

3)

«Demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS», as demonstrações financeiras consolidadas elaboradas segundo as IFRS adotadas de acordo com o Regulamento (CE) n.o 1606/2002 ou segundo as IFRS conforme referidas no artigo 1.o, primeiro parágrafo, alínea a), da Decisão 2008/961/CE.

Artigo 3.o

Formato eletrónico único de comunicação de informações

Os emitentes devem elaborar os respetivos relatórios financeiros anuais na íntegra no formato XHTML.

Artigo 4.o

Marcação das demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS

1.   Nos casos em que os relatórios financeiros anuais incluam as demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS, os emitentes devem marcar tais demonstrações financeiras consolidadas.

2.   No mínimo, os emitentes devem marcar as divulgações especificadas no anexo II nos casos em que tais divulgações estejam presentes nas demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS em questão.

3.   Os emitentes podem marcar divulgações apresentadas nas demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS distintas das referidas no n.o 2.

4.   Para as marcações referidas nos n.os 1, 2 e 3, os emitentes devem utilizar a linguagem de marcação XBRL e uma taxonomia na qual os elementos devem ser os definidos na taxonomia principal. Caso, de acordo com o anexo IV, ponto 4, não seja adequada a utilização de elementos na taxonomia principal, os emitentes devem criar elementos de taxonomia de extensão conforme previsto no anexo IV.

Artigo 5.o

Marcação de outras partes dos relatórios financeiros anuais

1.   Os emitentes constituídos nos Estados-Membros podem marcar todas as partes dos respetivos relatórios financeiros anuais distintas das previstas no artigo 4.o, caso utilizem a linguagem de marcação XBRL e uma taxonomia específica para essas partes e tal taxonomia esteja prevista no Estado-Membro no qual foram constituídos.

2.   Os emitentes constituídos em países terceiros não devem marcar quaisquer partes dos respetivos relatórios financeiros anuais distintas das demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS.

Artigo 6.o

Regras comuns relativas às marcações

Para as marcações efetuadas de acordo com os artigos 4.o e 5.o, os emitentes devem cumprir o seguinte:

a)

Incorporação das marcações nos relatórios financeiros anuais dos emitentes no formato XHTML utilizando as especificações Inline XBRL constantes do anexo III;

b)

Requisitos relativos às regras de marcação e depósito constantes do anexo IV.

Artigo 7.o

Ficheiros de taxonomia no formato XBRL

A ESMA pode publicar ficheiros de taxonomia no formato XBRL de leitura automática e descarregáveis com base na taxonomia principal. Tais ficheiros devem cumprir os critérios estabelecidos no anexo V.

Artigo 8.o

Entrada em vigor e aplicação

O presente regulamento entra em vigor no vigésimo dia seguinte ao da sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia.

O presente regulamento é aplicável aos relatórios financeiros anuais que incluam as demonstrações financeiras relativas aos exercícios financeiros com início em ou após 1 de janeiro de 2020.

O presente regulamento é obrigatório em todos os seus elementos e diretamente aplicável em todos os Estados-Membros.

Feito em Bruxelas, em 17 de dezembro de 2018.

Pela Comissão

O Presidente

Jean-Claude JUNCKER


(1)  JO L 390 de 31.12.2004, p. 38.

(2)  Regulamento (CE) n.o 1606/2002 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 19 de julho de 2002, relativo à aplicação das normas internacionais de contabilidade (JO L 243 de 11.9.2002, p. 1).

(3)  Decisão da Comissão, de 12 de dezembro de 2008, relativa à utilização pelos emitentes de valores mobiliários de países terceiros das normas nacionais de contabilidade de determinados países terceiros e das normas internacionais de relato financeiro para efeitos de elaboração das respetivas demonstrações financeiras consolidadas (JO L 340 de 19.12.2008, p. 112).

(4)  Regulamento (UE) n.o 1095/2010 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 24 de novembro de 2010, que cria uma Autoridade Europeia de Supervisão (Autoridade Europeia dos Valores Mobiliários e dos Mercados), altera a Decisão n.o 716/2009/CE e revoga a Decisão 2009/77/CE da Comissão (JO L 331 de 15.12.2010, p. 84).


ANEXO I

Legenda dos quadros 1 e 2 do anexo II e dos quadros dos anexos IV e VI

DADOS/TIPO DE ATRIBUTO/PREFIXO

DEFINIÇÃO

text block

indica que o tipo de elemento é um bloco de texto; utiliza-se para marcar grandes blocos de informação, tais como notas, políticas contabilísticas ou quadros; blocos de texto são rubricas não numéricas

text

indica que o tipo de elemento é texto (uma sequência de carateres alfanuméricos); utiliza-se para marcar pequenos blocos de informação narrativa; elementos de texto são rubricas não numéricas

yyyy-mm-dd

indica que o tipo de elemento é uma data; estes elementos são rubricas não numéricas

X

indica que o tipo de elemento é monetário (um número numa moeda declarada); estes elementos são rubricas numéricas

X.XX

indica que o tipo de elemento é um valor com casas decimais (por exemplo, uma percentagem ou um valor «por ação»); estes elementos são rubricas numéricas

shares

indica que o tipo de elemento é um número de ações; estes elementos são rubricas numéricas

table

indica o início de uma estrutura representada por um quadro, em que as linhas e colunas contribuem para a definição de um conceito financeiro no respetivo cruzamento

axis

indica uma propriedade dimensional numa estrutura tabular

member

indica um membro de uma dimensão num eixo

guidance

indica um elemento que apoia a navegação nos conteúdos de taxonomia

role

indica um elemento que representa uma secção de uma taxonomia, por exemplo, demonstração da posição financeira, demonstração de resultados, cada nota individual, etc.

abstract

indica um elemento de agrupamento ou um cabeçalho

instant or duration

indica que o valor monetário representa um título (se instantâneo) ou um fluxo (se duração)

credit or debit

indica o saldo «natural» da divulgação

esef_cor

prefixo aplicado nos quadros dos anexos IV e VI para os elementos definidos no espaço de nomes «http://www.esma.europa.eu/taxonomy/2017.3.31/esef_cor»

esef_all

prefixo aplicado no quadro do anexo VI para os elementos definidos no espaço de nomes «http://www.esma.europa.eu/taxonomy/2017.3.31/esef_all»

esma_technical

prefixo aplicado no quadro do anexo VI para os elementos definidos no espaço de nomes «http://www.esma.europa.eu/taxonomy/ext/technical»

ifrs-full

prefixo aplicado nos quadros dos anexos IV e VI para os elementos definidos no espaço de nomes «http://xbrl.ifrs.org/taxonomy/2017.3.9/ifrs-full»


ANEXO II

Marcações obrigatórias

1.

Os emitentes deverão marcar todos os números numa moeda declarada divulgados na demonstração da posição financeira, na demonstração de lucros ou perdas e outro rendimento integral, na demonstração das alterações no capital próprio e na demonstração dos fluxos de caixa constantes das demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS.

2.

Os emitentes deverão marcar todas as divulgações efetuadas nas demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS ou por referência cruzada nas mesmas a outras partes dos relatórios financeiros anuais para os exercícios financeiros com início em 1 de janeiro de 2020 ou após essa data que correspondam aos elementos do quadro 1 do presente anexo.

3.

Os emitentes deverão marcar todas as divulgações efetuadas nas demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS ou por referência cruzada nas mesmas a outras partes dos relatórios financeiros anuais para os exercícios financeiros com início em 1 de janeiro de 2022 ou após essa data que correspondam aos elementos do quadro 2 do presente anexo.

Quadro 1

Elementos obrigatórios da taxonomia principal a serem marcados para os exercícios financeiros com início em 1 de janeiro de 2020 ou após essa data

Título

Tipo de dados e outros atributos

Referências às IFRS

Nome da entidade que relata ou outros meios de identificação

text

IAS 1 51 a

Explicação da alteração no nome da entidade que relata ou outros meios de identificação desde o final do período de relato anterior

text

IAS 1 51 a

Domicílio da entidade

text

IAS 1 138 a

Forma jurídica da entidade

text

IAS 1 138 a

País de constituição

text

IAS 1 138 a

Endereço da sede social da entidade

text

IAS 1 138 a

Sede

text

IAS 1 138 a

Descrição da natureza das operações e das principais atividades da entidade

text

IAS 1 138 b

Nome da entidade-mãe

text

IAS 1 138 c, IAS 24 13

Nome da entidade-mãe em última instância do grupo

text

IAS 24 13, IAS 1 138 c

Quadro 2

Elementos obrigatórios da taxonomia principal a serem marcados para os exercícios financeiros com início em 1 de janeiro de 2022 ou após essa data

Título

Tipo

Referências às IFRS

Nome da entidade que relata ou outros meios de identificação

text

IAS 1 51 a

Explicação da alteração no nome da entidade que relata ou outros meios de identificação desde o final do período de relato anterior

text

IAS 1 51 a

Domicílio da entidade

text

IAS 1 138 a

Forma jurídica da entidade

text

IAS 1 138 a

País de constituição

text

IAS 1 138 a

Endereço da sede social da entidade

text

IAS 1 138 a

Sede

text

IAS 1 138 a

Descrição da natureza das operações e das principais atividades da entidade

text

IAS 1 138 b

Nome da entidade-mãe

text

IAS 1 138 c, IAS 24 13

Nome da entidade-mãe em última instância do grupo

text

IAS 24 13, IAS 1 138 c

Período de existência da entidade com um período de vida limitado

text

IAS 1 138 d

Declaração de conformidade com as IFRS [text block]

text block

IAS 1 16

Explicação do afastamento das IFRS

text

IAS 1 20 b, IAS 1 20 c

Explicação do efeito financeiro do afastamento das IFRS

text

IAS 1 20 d

Divulgação das incertezas relacionadas com a capacidade da entidade de prosseguir em continuidade [text block]

text block

IAS 1 25

Explicação do facto e da base de elaboração das demonstrações financeiras numa base de não continuidade

text

IAS 1 25

Explicação do motivo pelo qual uma entidade não é considerada como em continuidade

text

IAS 1 25

Descrição do motivo da utilização de um período de relato mais longo ou mais curto

text

IAS 1 36 a

Descrição do facto de as quantias apresentadas nas demonstrações financeiras não serem inteiramente comparáveis

text

IAS 1 36 b

Divulgação das reclassificações ou alterações na apresentação [text block]

text block

IAS 1 41

Explicação das fontes de incerteza das estimativas com risco significativo de causar um ajustamento importante

text

IFRIC 14 10, IAS 1 125

Divulgação dos ativos e passivos com risco significativo de ajustamento importante [text block]

text block

IAS 1 125

Dividendos reconhecidos como distribuições aos proprietários por ação

X, duration

IAS 1 107

Dividendos propostos ou declarados antes das demonstrações financeiras autorizadas para emissão, mas não reconhecidos como distribuição aos proprietários

X duration

IAS 10 13, IAS 1 137

Dividendos propostos ou declarados antes das demonstrações financeiras autorizadas para emissão, mas não reconhecidos como distribuição aos proprietários por ação

X.XX duration

IAS 1 137 a

Divulgação das apreciações e estimativas contabilísticas [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das despesas acrescidas e outros passivos [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação da provisão para perdas de crédito [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das associadas [text block]

text block

IFRS 12 B4 d, IAS 27 17 b, IAS 27 16 b

Divulgação da remuneração dos auditores [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação da autorização das demonstrações financeiras [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos ativos financeiros disponíveis para venda [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação da base de consolidação [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação da base de elaboração das demonstrações financeiras [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos ativos biológicos, produto agrícola no ponto de colheita e subsídios governamentais relacionados com os ativos biológicos [text block]

text block

IAS 41 Divulgação

Divulgação dos empréstimos contraídos [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das concentrações de atividades empresariais [text block]

text block

IFRS 3 Divulgações

Divulgação dos saldos bancários e de caixa em bancos centrais [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação de caixa e equivalentes de caixa [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação da demonstração dos fluxos de caixa [text block]

text block

IAS 7 Apresentação de uma demonstração dos fluxos de caixa

Divulgação das alterações nas políticas contabilísticas [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das alterações nas políticas contabilísticas, estimativas contabilísticas e erros [text block]

text block

IAS 8 Políticas contabilísticas

Divulgação das garantias [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das indemnizações e benefícios pagos [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos compromissos [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos compromissos e passivos contingentes [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos passivos contingentes [text block]

text block

IAS 37 86

Divulgação do custo de vendas [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação do risco de crédito [text block]

text block

Entrada em vigor em 1.1.2018 IFRS 7 Risco de crédito, IAS 1 10 e

Divulgação dos instrumentos de dívida [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos custos de aquisição diferidos resultantes de contratos de seguro [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação do rendimento diferido [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos impostos diferidos [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos depósitos de bancos [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos depósitos de clientes [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das despesas de depreciação e amortização [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos instrumentos financeiros derivados [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das unidades operacionais descontinuadas [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos dividendos [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos lucros por ação [text block]

text block

IAS 33 Divulgação

Divulgação do efeito de alterações nas taxas de câmbio [text block]

text block

IAS 21 Divulgação

Divulgação dos benefícios dos empregados [text block]

text block

IAS 19 Âmbito

Divulgação dos segmentos operacionais da entidade [text block]

text block

IFRS 8 Divulgação

Divulgação dos acontecimentos após o período de relato [text block]

text block

IAS 10 Divulgação

Divulgação das despesas [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das despesas por natureza [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos ativos de exploração e avaliação [text block]

text block

IFRS 6 Divulgação

Divulgação da mensuração pelo justo valor [text block]

text block

IFRS 13 Divulgação

Divulgação do justo valor dos instrumentos financeiros [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos rendimentos (despesas) de taxas e comissões [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação do custo de financiamento [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação do rendimento (custo) financeiro [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação do rendimento financeiro [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos ativos financeiros detidos para negociação [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos instrumentos financeiros [text block]

text block

IFRS 7 Âmbito

Divulgação dos instrumentos financeiros pelo justo valor através dos lucros ou perdas [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos instrumentos financeiros designados pelo justo valor através dos lucros ou perdas [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos instrumentos financeiros detidos para negociação [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos passivos financeiros detidos para negociação [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação da gestão dos riscos financeiros [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação da adoção pela primeira vez [text block]

text block

IFRS 1 Apresentação e divulgação

Divulgação das despesas gerais e administrativas [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das informações gerais acerca das demonstrações financeiras [text block]

text block

IAS 1 51

Divulgação da continuidade [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação do goodwill [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos subsídios governamentais [text block]

text block

IAS 20 Divulgação

Divulgação da imparidade dos ativos [text block]

text block

IAS 36 Divulgação

Divulgação do imposto sobre o rendimento [text block]

text block

IAS 12 Divulgação

Divulgação das informações acerca dos empregados [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das informações acerca do pessoal-chave da gerência [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos contratos de seguro [text block]

text block

IFRS 4 Divulgação

Divulgação das receitas dos prémios de seguro [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos ativos intangíveis [text block]

text block

IAS 38 Divulgação

Divulgação dos ativos intangíveis e goodwill [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das despesas com juros [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação do rendimento de juros [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação do rendimento (despesas) de juros [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das existências [text block]

text block

IAS 2 Divulgação

Divulgação dos passivos resultantes de contratos de investimento [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação da propriedade de investimento [text block]

text block

IAS 40 Divulgação

Divulgação dos investimentos contabilizados pela aplicação do método da equivalência patrimonial [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos investimentos distintos dos investimentos contabilizados pela aplicação do método da equivalência patrimonial [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação do capital emitido [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos empreendimentos conjuntos [text block]

text block

IAS 27 17 b, IFRS 12 B4 b, IAS 27 16 b

Divulgação dos pré-pagamentos de locação [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das locações [text block]

text block

Entrada em vigor em 1.1.2019 IFRS 16 Apresentação, Data de vencimento em 1.1.2019 IAS 17 Locações nas demonstrações financeiras dos locadores, Data de vencimento em 1.1.2019 IAS 17 Locações nas demonstrações financeiras dos locatários, Entrada em vigor em 1.1.2019 IFRS 16 Divulgação

Divulgação do risco de liquidez [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação de empréstimos e adiantamentos a bancos [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação de empréstimos e adiantamentos a clientes [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação do risco de mercado [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação do valor líquido dos ativos atribuível aos participantes [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos interesses que não controlam [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos ativos não correntes detidos para venda e unidades operacionais descontinuadas [text block]

text block

IFRS 5 Apresentação e divulgação

Divulgação dos ativos não correntes ou grupos para alienação classificados como detidos para venda [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos objetivos, políticas e processos para gestão do capital [text block]

text block

IAS 1 134

Divulgação de outros ativos [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação de outros ativos correntes [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação de outros passivos correntes [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação de outros passivos [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação de outros ativos não correntes [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação de outros passivos não correntes [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação de outras despesas operacionais [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação de outros rendimentos (despesas) operacionais [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação de outros rendimentos operacionais [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos pré-pagamentos e outros ativos [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos lucros (perdas) de atividades de exploração [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos ativos fixos tangíveis [text block]

text block

IAS 16 Divulgação

Divulgação das provisões [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação da reclassificação dos instrumentos financeiros [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação da receita reconhecida de contratos de construção [text block]

text block

Data de vencimento em 1.1.2018 IAS 11 Divulgação

Divulgação do resseguro [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação da parte relacionada [text block]

text block

IAS 24 Divulgações

Divulgação de acordos de recompra e compras com acordo de revenda [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das despesas de investigação e desenvolvimento [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das reservas do capital próprio [text block]

text block

IAS 1 79 b

Divulgação da caixa de utilização limitada e equivalentes de caixa [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das receitas [text block]

text block

IAS 1 10 e, Data de vencimento em 1.1.2018 IAS 18 Divulgação

Divulgação dos acordos de concessão de serviços [text block]

text block

SIC 29 Consenso

Divulgação do capital social, reservas e outras participações [text block]

text block

IAS 1 79

Divulgação dos acordos de pagamento com base em ações [text block]

text block

IFRS 2 44

Divulgação dos passivos subordinados [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das subsidiárias [text block]

text block

IAS 27 17 b, IFRS 12 B4 a, IAS 27 16 b

Divulgação das políticas contabilísticas importantes [text block]

text block

IAS 1 117

Divulgação dos impostos a receber e a pagar [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das contas a pagar comerciais e outras [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das contas a receber comerciais e outras [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação dos rendimentos (despesas) de negociação [text block]

text block

IAS 1 10 e

Divulgação das ações próprias [text block]

text block

IAS 1 10 e

Descrição da política contabilística dos ativos financeiros disponíveis para venda [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos ativos biológicos [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos custos de empréstimos contraídos [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos empréstimos contraídos [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das concentrações de atividades empresariais [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das concentrações de atividades empresariais e goodwill [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos fluxos de caixa [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das garantias [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística da construção em curso [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos passivos contingentes e ativos contingentes [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos custos de aquisição dos clientes [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos programas de fidelização de clientes [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das provisões de descomissionamento, restauro e reabilitação [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos custos de aquisição diferidos resultantes de contratos de seguro [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos impostos sobre o rendimento diferido [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das despesas de depreciação [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística do desreconhecimento de instrumentos financeiros [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos instrumentos financeiros derivados [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos instrumentos financeiros derivados e cobertura [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística para determinação dos componentes de caixa e equivalentes de caixa [text block]

text block

IAS 7 46

Descrição da política contabilística das unidades operacionais descontinuadas [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos descontos e abatimentos [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos dividendos [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos lucros por ação [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos direitos de emissão [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos benefícios dos empregados [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das despesas relacionadas com o ambiente [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos itens excecionais [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das despesas [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos dispêndios de exploração e avaliação [text block]

text block

IFRS 6 24 a

Descrição da política contabilística da mensuração pelo justo valor [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos rendimentos e despesas de taxas e comissões [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos custos de financiamento [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos custos e rendimento financeiro [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos ativos financeiros [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das garantias financeiras [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos instrumentos financeiros [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos instrumentos financeiros pelo justo valor através dos lucros ou perdas [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos passivos financeiros [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística da transposição de moeda estrangeira [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das taxas de franquia [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística da moeda funcional [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística do goodwill [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos subsídios governamentais [text block]

text block

IAS 20 39 a

Descrição da política contabilística da cobertura [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos investimentos detidos até ao vencimento [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística da imparidade dos ativos [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística da imparidade dos ativos financeiros [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística da imparidade dos ativos não financeiros [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística do imposto sobre o rendimento [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos contratos de seguro e ativos, passivos, despesas e rendimentos relacionados [text block]

text block

IFRS 4 37 a

Descrição da política contabilística dos ativos intangíveis e goodwill [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos ativos intangíveis distintos do goodwill [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística do rendimento e despesas com juros [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística do investimento em associadas [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística do investimento em associadas e empreendimentos conjuntos [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos investimentos em empreendimentos conjuntos [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística da propriedade de investimento [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos investimentos distintos dos investimentos contabilizados pela aplicação do método da equivalência patrimonial [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística do capital emitido [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das locações [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos empréstimos e contas a receber [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística da mensuração das existências [text block]

text block

IAS 2 36 a

Descrição da política contabilística dos ativos mineiros [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos direitos de mineração [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos ativos não correntes ou grupos para alienação classificados como detidos para venda [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos ativos não correntes ou grupos para alienação classificados como detidos para venda e unidades operacionais descontinuadas [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística da compensação de instrumentos financeiros [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos ativos de petróleo e gás [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos ativos de programação [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos ativos fixos tangíveis [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das provisões [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística da reclassificação dos instrumentos financeiros [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística do reconhecimento nos lucros ou perdas da diferença entre o justo valor no reconhecimento inicial e o preço de transação [text block]

text block

IFRS 7 28 a

Descrição da política contabilística do reconhecimento das receitas [text block]

text block

Data de vencimento em 1.1.2018 IAS 18 35 a, IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos diferimentos regulamentares [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística do resseguro [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das reparações e manutenção [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos acordos de recompra e compras com acordo de revenda [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das despesas de investigação e desenvolvimento [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística da caixa de utilização limitada e equivalentes de caixa [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística do relato por segmentos [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos acordos de concessão de serviços [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das transações de pagamento com base em ações [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos custos de descobertura [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das subsidiárias [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos impostos distintos do imposto sobre o rendimento [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos benefícios de cessação [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das contas a pagar comerciais e outras [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das contas a receber comerciais e outras [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos rendimentos e despesas de negociação [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das transações com interesses que não controlam [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das transações com partes relacionadas [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística das ações próprias [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição da política contabilística dos warrants [text block]

text block

IAS 1 117 b

Descrição de outras políticas contabilísticas relevantes para a compreensão das demonstrações financeiras [text block]

text block

IAS 1 117 b


ANEXO III

Especificações Inline XBRL aplicáveis

1.

Os emitentes deverão garantir que o documento de exemplo no formato Inline XBRL é válido no que diz respeito à especificação Inline XBRL 1.1, bem como está em conformidade com o registo de unidades no formato XBRL.

2.

Os emitentes deverão garantir que os respetivos ficheiros de taxonomia de extensão no formato XBRL são válidos no que se refere às especificações das dimensões no formato XBRL 2.1 e no formato XBRL 1.0.

3.

Os emitentes deverão apresentar o documento de exemplo no formato Inline XBRL e os respetivos ficheiros de taxonomia de extensão no formato XBRL como um único conjunto de relato em que os ficheiros de taxonomia no formato XBRL sejam agrupados de acordo com as especificações de conjuntos de taxonomia.

4.

Os emitentes deverão garantir que o documento de exemplo no formato Inline XBRL e a respetiva taxonomia de extensão cumprem os requisitos das regras de marcação e depósito estabelecidos no anexo IV.

ANEXO IV

Regras de marcação e depósito

1.

Os emitentes deverão garantir que o documento de exemplo no formato Inline XBRL contém os dados de um único emitente, de modo que todos os identificadores em contextos da entidade tenham conteúdos idênticos.

2.

Os emitentes deverão identificar-se no documento de exemplo no formato Inline XBRL utilizando os identificadores de entidade jurídica constantes da ISO 17442 relativamente aos identificadores e esquemas da entidade de contexto no formato XBRL.

3.

Na marcação das divulgações, os emitentes deverão utilizar o elemento de taxonomia principal com o significado contabilístico mais próximo da divulgação a ser marcada. Nos casos em que exista, aparentemente, uma escolha dos elementos de taxonomia principal, os emitentes deverão selecionar o elemento com o âmbito e/ou o significado contabilístico mais restrito.

4.

Caso o elemento de taxonomia principal mais próximo deturpe o significado contabilístico da divulgação a ser marcada, conforme exigido no ponto 3, os emitentes deverão criar um elemento de taxonomia de extensão e utilizá-lo para marcar a divulgação em questão. Todos os elementos de taxonomia de extensão criados deverão

a)

não duplicar o significado e o âmbito de qualquer elemento de taxonomia principal;

b)

identificar o criador do elemento;

c)

ser definidos com um atributo de saldo adequado;

d)

ter títulos padrão no idioma correspondente ao idioma do relatório financeiro anual. Recomenda-se que sejam adicionados títulos em idiomas adicionais. Todos os títulos deverão corresponder ao âmbito e significado contabilístico dos conceitos empresariais subjacentes descritos.

5.

Os emitentes deverão garantir que cada elemento de taxonomia de extensão utilizado para marcar uma divulgação no relatório financeiro anual está, no mínimo, incluído numa hierarquia da base de ligações de apresentação e da base de ligações de definição da taxonomia de extensão.

6.

Os emitentes deverão utilizar as bases de ligações de cálculo das respetivas taxonomias de extensão para documentar as relações aritméticas entre os elementos numéricos de taxonomia principal e/ou de extensão, em especial, as relações aritméticas entre os elementos de taxonomia principal e/ou de extensão da demonstração da posição financeira, da demonstração de lucros ou perdas e outro rendimento integral, da demonstração de alterações no capital próprio e da demonstração dos fluxos de caixa.

7.

De modo a identificar a parte das demonstrações financeiras com a qual estão relacionadas as marcações, os emitentes deverão utilizar elementos de taxonomia de raiz dedicados como pontos de partida para as respetivas partes das demonstrações financeiras constantes nas respetivas bases de ligações de apresentação da taxonomia de extensão. Os nomes dos elementos, os títulos e os prefixos de tais elementos de taxonomia de raiz deverão estar em conformidade com o estabelecido no quadro 1.

Quadro

Nomes dos elementos, títulos e prefixos dos elementos de raiz

Prefixo

Nome do elemento

Título

ifrs-full

StatementOfFinancial

PositionAbstract

Espaço reservado da demonstração da posição financeira — este item DEVE ser utilizado como ponto de partida para a demonstração da posição financeira

ifrs-full

IncomeStatement

Abstract

Espaço reservado dos lucros ou perdas — este item DEVE ser utilizado como ponto de partida para a demonstração dos lucros ou perdas caso esta seja divulgada separadamente

ifrs-full

StatementOfCompre

hensiveIncomeAbstract

Espaço reservado da demonstração do rendimento integral — este item DEVE ser utilizado como ponto de partida para a demonstração do rendimento integral caso esta seja divulgada separadamente ou sempre que a demonstração de lucros ou perdas e as demonstrações de outro rendimento integral sejam combinadas numa única demonstração

ifrs-full

StatementOfCash

FlowsAbstract

Espaço reservado da demonstração dos fluxos de caixa — este item DEVE ser utilizado como ponto de partida para a demonstração dos fluxos de caixa

ifrs-full

StatementOfChangesIn

EquityAbstract

Espaço reservado da demonstração das alterações no capital próprio — este item DEVE ser utilizado como ponto de partida para a demonstração das alterações no capital próprio

esef_cor

NotesAccountingPolicies

AndMandatoryTags

Espaço reservado das notas, políticas contabilísticas e elementos de taxonomia principal obrigatórios — este item DEVE ser utilizado como ponto de partida para as marcações das divulgações nas notas anexas às demonstrações financeiras

Os elementos de taxonomia de raiz específicos deverão ser igualmente incluídos nos ficheiros de taxonomia no formato XBRL elaborados pela ESMA.

8.

Nas respetivas taxonomias de extensão, os emitentes não deverão substituir os títulos ou as referências dos elementos de taxonomia principal. Os títulos específicos do emitente poderão ser adicionados aos elementos de taxonomia principal.

9.

Os emitentes deverão garantir que os respetivos elementos de taxonomia de extensão que marcam a demonstração da posição financeira, a demonstração de lucros ou perdas e outro rendimento integral, a demonstração das alterações no capital próprio e a demonstração dos fluxos de caixa constantes das demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS estão ancorados a um ou mais elementos de taxonomia principal. Mais especificamente:

a)

o emitente deverá ancorar o respetivo elemento de taxonomia de extensão ao elemento de taxonomia principal com o âmbito e/ou o significado contabilístico mais amplo mais próximo em relação ao elemento de taxonomia de extensão do emitente. O emitente deverá identificar a relação do elemento de taxonomia de extensão em questão com o elemento de taxonomia principal em questão no que se refere à base de ligações de definição da taxonomia de extensão do emitente. O elemento de taxonomia de extensão deverá ser apresentado como o objetivo da relação;

b)

o emitente poderá ancorar o elemento de taxonomia de extensão ao elemento ou elementos de taxonomia principal com o âmbito e/ou o significado contabilístico mais restrito mais próximo em relação ao elemento de taxonomia de extensão em questão. O emitente deverá identificar a relação do elemento de taxonomia de extensão em questão com o elemento ou elementos de taxonomia principal em questão no que se refere à base de ligações de definição da taxonomia de extensão do emitente. O elemento de taxonomia de extensão deverá ser apresentado como a fonte da relação ou relações. Nos casos em que o elemento de taxonomia de extensão combine diversos elementos de taxonomia principal, o emitente deverá ancorar tal elemento de taxonomia de extensão a cada um desses elementos de taxonomia principal, exceto qualquer elemento ou elementos de taxonomia principal razoavelmente considerados insignificantes.

10.

Não obstante o disposto no ponto 9, os emitentes não necessitam de ancorar a outro elemento de taxonomia principal um elemento de taxonomia de extensão que seja utilizado para marcar uma divulgação na demonstração da posição financeira, na demonstração de lucros ou perdas e outro rendimento integral, na demonstração das alterações no capital próprio ou na demonstração dos fluxos de caixa que seja um subtotal de outras divulgações na mesma demonstração.

11.

Os emitentes deverão garantir que o tipo de dados e o tipo de período de um elemento de taxonomia utilizado para marcar uma divulgação refletem o significado contabilístico da divulgação marcada. Os emitentes não deverão definir nem aplicar um tipo personalizado de um elemento de taxonomia, caso o tipo adequado já esteja definido pelas especificações de XBRL ou no registo de tipos de dados no formato XBRL.

12.

Na marcação das divulgações, os emitentes não deverão utilizar elementos numéricos de taxonomia para marcar diferentes valores para um determinado contexto (entidade, período e discriminações dimensionais), salvo se a diferença for resultado de um arredondamento relacionado com a apresentação da mesma informação com uma escala distinta em mais de uma secção do mesmo relatório financeiro anual.

13.

Na marcação das divulgações, os emitentes deverão utilizar elementos não numéricos de taxonomia de modo que marquem todas as divulgações correspondentes à definição do respetivo elemento. Os emitentes não deverão aplicar as marcações apenas parcial ou seletivamente.

14.

Os emitentes deverão garantir que o documento de exemplo no formato Inline XBRL não contém um código executável.

ANEXO V

Ficheiros de taxonomia no formato XBRL

Os ficheiros de taxonomia no formato XBRL publicados pela ESMA deverão:

a)

identificar, como elementos no formato XBRL, todos os elementos de taxonomia principal;

b)

definir atributos de elementos de taxonomia principal que correspondam ao respetivo tipo conforme estabelecido no anexo I;

c)

fornecer títulos para leitura humana, conforme estabelecidos no quadro do anexo VI, que documentem o significado dos elementos de taxonomia principal, bem como as referências;

d)

definir estruturas que facilitem a navegação no conteúdo de taxonomia e a compreensão da definição de um elemento de taxonomia principal no contexto de outros elementos de taxonomia principal;

e)

definir relações que permitam aos emitentes ancorar elementos de taxonomia de extensão aos elementos de taxonomia principal;

f)

ser válidos de acordo com as especificações no formato XBRL 2.1 e as especificações das dimensões no formato XBRL 1.0, bem como estar agrupados de acordo com as especificações de conjuntos de taxonomia conforme estabelecido no anexo III;

g)

conter as informações técnicas necessárias para o desenvolvimento de soluções de TI que apoiem a elaboração de relatórios financeiros anuais harmonizados;

h)

identificar os períodos a que se referem.


ANEXO VI

Esquema da taxonomia principal

Quadro

Esquema da taxonomia principal para marcação das demonstrações financeiras consolidadas segundo as IFRS

Prefixo

Nome do elemento/URI da função

Tipo de elemento e atributos

Título

Título da documentação

Referências

ifrs-full

AbnormallyLargeChangesInAssetPricesOrForeignExchangeRatesMember

member

Alterações anormalmente grandes nos preços de ativos ou taxas de câmbio [member]

Este membro representa alterações anormalmente grandes nos preços de ativos ou taxas de câmbio.

exemplo: IAS 10 22 g

ifrs-full

AccountingEstimatesAxis

axis

Estimativas contabilísticas [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 8 39

ifrs-full

AccountingEstimatesMember

member

Estimativas contabilísticas [member]

Este membro representa um ativo, um passivo ou um consumo periódico de um ativo, sujeito a ajustamentos que resultam da avaliação da situação atual dos ativos e passivos, bem como das obrigações e dos benefícios futuros previstos associados aos ativos e passivos. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Estimativas contabilísticas» caso não seja utilizado outro membro.

divulgação: IAS 8 39

ifrs-full

AccountingProfit

X duration credit

Lucro contabilístico

A quantia dos lucros (perdas) de um período antes da dedução das despesas com impostos. [Consultar: Lucros (perdas)]

divulgação: IAS 12 81 c ii, divulgação: IAS 12 81 c i

ifrs-full

Acréscimos

X instant credit

Acréscimos

A quantia dos passivos para o pagamento de bens ou serviços recebidos ou fornecidos/prestados, mas não pagos, faturados ou formalmente acordados com o fornecedor ou prestador, incluindo as quantias devidas aos empregados.

prática corrente: IAS 1 78

ifrs-full

AccrualsAndDeferredIncome

X instant credit

Contas de acréscimos e rendimento diferido

A quantia dos acréscimos e rendimento diferido. [Consultar: Acréscimos; Rendimento diferido]

prática corrente: IAS 1 78

ifrs-full

AccrualsAndDeferredIncomeAbstract

 

Acréscimos e rendimento diferido [abstract]

 

 

ifrs-full

AccrualsAndDeferredIncomeClassifiedAsCurrent

X instant credit

Acréscimos e rendimento diferido classificados como correntes

A quantia dos acréscimos e rendimento diferido classificados como correntes. [Consultar: Acréscimos e rendimento diferido]

prática corrente: IAS 1 78

ifrs-full

AccrualsAndDeferredIncomeClassifiedAsCurrentAbstract

 

Acréscimos e rendimento diferido classificados como correntes [abstract]

 

 

ifrs-full

AccrualsAndDeferredIncomeClassifiedAsNoncurrent

X instant credit

Acréscimos e rendimento diferido classificados como não correntes

A quantia dos acréscimos e rendimento diferido classificados como não correntes. [Consultar: Acréscimos e rendimento diferido]

prática corrente: IAS 1 78

ifrs-full

AccrualsAndDeferredIncomeClassifiedAsNoncurrentAbstract

 

Acréscimos e rendimento diferido classificados como não correntes [abstract]

 

 

ifrs-full

AccrualsClassifiedAsCurrent

X instant credit

Acréscimos classificados como correntes

A quantia dos acréscimos classificados como correntes. [Consultar: Acréscimos]

prática corrente: IAS 1 78

ifrs-full

AccrualsClassifiedAsNoncurrent

X instant credit

Acréscimos classificados como não correntes

A quantia dos acréscimos classificados como não correntes. [Consultar: Acréscimos]

prática corrente: IAS 1 78

ifrs-full

AccruedIncome

X instant debit

Rendimento acrescido

A quantia dos ativos que representam os rendimentos auferidos, mas ainda não recebidos.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

AccumulatedAllowanceForUncollectibleMinimumLeasePaymentsReceivable

X instant credit

A dedução acumulada para pagamentos mínimos incobráveis da locação a receber

A dedução acumulada para pagamentos mínimos incobráveis da locação a receber. Pagamentos mínimos da locação são pagamentos durante o prazo da locação que o locatário faça, ou que lhe possam ser exigidos que faça, excluindo a renda contingente, custos relativos a serviços e impostos a serem pagos pelo, e reembolsados ao, locador, juntamente com: (a) para um locatário, quaisquer quantias garantidas pelo locatário ou por uma parte relacionada com o locatário; ou (b) para um locador, qualquer valor residual garantido ao locador por: (i) o locatário; (ii) uma parte relacionada com o locatário; ou (iii) um terceiro não relacionado com o locador que seja financeiramente capaz de dar cumprimento às obrigações segundo a garantia.

divulgação: IAS 17 47 d — Data de vencimento em 1.1.2019

ifrs-full

AccumulatedChangesInFairValueOfFinancialAssetsAttributableToChangesInCreditRiskOfFinancialAssets

X instant debit

Aumento (diminuição) acumulado no justo valor dos ativos financeiros designados como mensurados pelo justo valor através dos lucros ou perdas, atribuível a alterações no risco de crédito dos ativos financeiros

O aumento (diminuição) acumulado do justo valor dos ativos financeiros designados como mensurados pelo justo valor através dos lucros ou perdas, o qual é atribuível a alterações no risco de crédito dos ativos determinadas: (a) como a quantia da alteração do justo valor que não é atribuível a alterações nas condições do mercado que possam dar origem a risco de mercado; ou (b) usando um método alternativo que a entidade considera representar de forma mais fidedigna a quantia da alteração do justo valor que seja atribuível a alterações no risco de crédito do ativo. [Consultar: Risco de crédito [member]; Risco de mercado [member]; Aumento (diminuição) do justo valor dos ativos financeiros designados como mensurados pelo justo valor através dos lucros ou perdas, atribuível a alterações no risco de crédito dos ativos financeiros]

divulgação: IFRS 7 9 c — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AccumulatedChangesInFairValueOfFinancialAssetsRelatedCreditDerivativesOrSimilarInstruments

X instant

Aumento (diminuição) acumulado do justo valor dos ativos financeiros designados como mensurados pelo justo valor através dos lucros ou perdas relacionado com derivados de crédito ou instrumentos análogos

O aumento (diminuição) acumulado do justo valor dos derivados de crédito ou instrumentos análogos relacionado com os ativos financeiros designados como mensurados pelo justo valor através dos lucros ou perdas. [Consultar: Derivados [member]; Aumento (diminuição) do justo valor dos ativos financeiros designados como mensurados pelo justo valor através dos lucros ou perdas relacionado com derivados de crédito ou instrumentos análogos; Ativos financeiros]

divulgação: IFRS 7 9 d — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AccumulatedChangesInFairValueOfFinancialLiabilityAttributableToChangesInCreditRiskOfLiability

X instant credit

Aumento (diminuição) acumulado do justo valor do passivo financeiro, atribuível a alterações no risco de crédito do passivo

O aumento (diminuição) acumulado do justo valor dos passivos financeiros, o qual é atribuível a alterações no risco de crédito dos passivos. [Consultar: Risco de crédito [member]; Risco de mercado [member]; Aumento (diminuição) do justo valor do passivo financeiro, atribuível a alterações no risco de crédito do passivo]

divulgação: IFRS 7 10 a, divulgação: IFRS 7 10A a — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AccumulatedChangesInFairValueOfLoanOrReceivableAttributableToChangesInCreditRiskOfFinancialAssets

X instant debit

Aumento (diminuição) acumulado no justo valor do empréstimo ou conta a receber, atribuível a alterações no risco de crédito dos ativos financeiros

O aumento (diminuição) acumulado do justo valor dos empréstimos ou contas a receber, o qual é atribuível a alterações no risco de crédito dos ativos determinadas: (a) como a quantia da alteração do justo valor que não é atribuível a alterações nas condições do mercado que possam dar origem a risco de mercado; ou (b) usando um método alternativo que a entidade considera representar de forma mais fidedigna a quantia da alteração no justo valor que seja atribuível a alterações no risco de crédito do ativo. [Consultar: Risco de mercado [member]]

divulgação: IFRS 7 9 c — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

AccumulatedChangesInFairValueOfLoansOrReceivablesRelatedCreditDerivativesOrSimilarInstruments

X instant

Aumento (diminuição) acumulado do justo valor dos empréstimos ou contas a receber relacionado com derivados de crédito ou instrumentos análogos

O aumento (diminuição) agregado do justo valor dos derivados de crédito ou instrumentos análogos relacionado com empréstimos ou contas a receber. [Consultar: Derivados [member]; Aumento (diminuição) do justo valor dos empréstimos ou contas a receber relacionado com derivados de crédito ou instrumentos análogos]

divulgação: IFRS 7 9 d — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

AccumulatedDepreciationAmortisationAndImpairmentMember

member

Depreciação, amortização e imparidade acumuladas [member]

Este membro representa a depreciação, amortização e imparidade acumuladas. [Consultar: Perdas por imparidade; Despesas de depreciação e de amortização]

divulgação: IAS 16 73 d, divulgação: IAS 16 75 b, divulgação: IAS 17 32 — Data de vencimento em 1.1.2019, divulgação: IAS 38 118 c, divulgação: IAS 40 79 c, divulgação: IAS 41 54 f

ifrs-full

AccumulatedDepreciationAndAmortisationMember

member

Depreciação e amortização acumuladas [member]

Este membro representa a depreciação e amortização acumuladas. [Consultar: Despesas de depreciação e de amortização]

prática corrente: IAS 16 73 d, divulgação: IAS 16 75 b, prática corrente: IAS 17 32 — Data de vencimento em 1.1.2019, prática corrente: IAS 38 118 c, prática corrente: IAS 40 79 c, prática corrente: IAS 41 54 f

ifrs-full

AccumulatedFairValueHedgeAdjustmentOnHedgedItemIncludedInCarryingAmountAssets

X instant debit

Ajustamento acumulado da cobertura pelo justo valor do item coberto incluído na quantia escriturada, ativos

A quantia do ajustamento acumulado da cobertura pelo justo valor de um item coberto incluído na quantia escriturada do item coberto, reconhecido na demonstração da posição financeira como um ativo. [Consultar: Itens cobertos [member]]

divulgação: IFRS 7 24B a ii — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AccumulatedFairValueHedgeAdjustmentOnHedgedItemIncludedInCarryingAmountLiabilities

X instant credit

Ajustamento acumulado da cobertura pelo justo valor do item coberto incluído na quantia escriturada, passivos

A quantia do ajustamento acumulado da cobertura pelo justo valor de um item coberto incluído na quantia escriturada do item coberto, reconhecido na demonstração da posição financeira como um passivo. [Consultar: Itens cobertos [member]]

divulgação: IFRS 7 24B a ii — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AccumulatedFairValueHedgeAdjustmentRemainingInStatementOfFinancialPositionForHedgedItemThatCeasedToBeAdjustedForHedgingGainsAndLossesAssets

X instant debit

Ajustamento acumulado da cobertura pelo justo valor remanescente na demonstração da posição financeira para um item coberto que deixou de ser ajustado para ganhos e perdas de cobertura, ativos

A quantia do ajustamento acumulado da cobertura pelo justo valor remanescente na demonstração da posição financeira para um item coberto que é um ativo financeiro mensurado pelo custo amortizado e deixou de ser ajustado para ganhos e perdas de cobertura. [Consultar: Ativos financeiros pelo custo amortizado; Itens cobertos [member]]

divulgação: IFRS 7 24B a v — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AccumulatedFairValueHedgeAdjustmentRemainingInStatementOfFinancialPositionForHedgedItemThatCeasedToBeAdjustedForHedgingGainsAndLossesLiabilities

X instant credit

Ajustamento acumulado da cobertura pelo justo valor remanescente na demonstração da posição financeira para um item coberto que deixou de ser ajustado para ganhos e perdas de cobertura, passivos

A quantia do ajustamento acumulado da cobertura pelo justo valor remanescente na demonstração da posição financeira para um item coberto que é um passivo financeiro mensurado pelo custo amortizado e deixou de ser ajustado para ganhos e perdas de cobertura. [Consultar: Passivos financeiros mensurados pelo custo amortizado; Itens cobertos [member]]

divulgação: IFRS 7 24B a v — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AccumulatedImpairmentMember

member

Imparidade acumulada [member]

Este membro representa a imparidade acumulada. [Consultar: Perdas por imparidade]

prática corrente: IAS 16 73 d, prática corrente: IAS 17 32 — Data de vencimento em 1.1.2019, prática corrente: IAS 38 118 c, prática corrente: IAS 40 79 c, prática corrente: IAS 41 54 f, divulgação: IFRS 3 B67 d, divulgação: IFRS 7 35H — Entrada em vigor em 1.1.2018, exemplo: IFRS 7 35N — Entrada em vigor em 1.1.2018, exemplo: IFRS 7 IG29 b — Data de vencimento em 1.1.2018, exemplo: IFRS 7 37 b — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

AccumulatedOtherComprehensiveIncome

X instant credit

Outro rendimento integral acumulado

A quantia dos itens acumulados dos rendimentos e despesas (incluindo ajustamentos de reclassificação) que não são reconhecidos nos lucros ou perdas conforme exigido ou permitido por outras IFRS. [Consultar: IFRS [member]; Outro rendimento integral]

prática corrente: IAS 1 55

ifrs-full

AccumulatedOtherComprehensiveIncomeMember

member

Outro rendimento integral acumulado [member]

Este membro representa outro rendimento integral acumulado. [Consultar: Outro rendimento integral]

prática corrente: IAS 1 108

ifrs-full

AcquisitionAndAdministrationExpenseRelatedToInsuranceContracts

X duration debit

Despesas de aquisição e administração relacionadas com contratos de seguro

A quantia das despesas de aquisição e administração relacionadas com contratos de seguro. [Consultar: Tipos de contratos de seguro [member]]

prática corrente: IAS 1 85

ifrs-full

AcquisitiondateFairValueOfEquityInterestInAcquireeHeldByAcquirerImmediatelyBeforeAcquisitionDate

X instant credit

Justo valor à data de aquisição da participação na adquirida detida pelo adquirente imediatamente antes da data de aquisição

O justo valor à data de aquisição da participação na adquirida detida pelo adquirente imediatamente antes da data de aquisição numa concentração de atividades empresariais alcançada por fases. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]]

divulgação: IFRS 3 B64 p i

ifrs-full

AcquisitiondateFairValueOfTotalConsiderationTransferred

X instant credit

Retribuição transferida, justo valor à data de aquisição

O justo valor, à data de aquisição, da retribuição transferida numa concentração de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]]

divulgação: IFRS 3 B64 f

ifrs-full

AcquisitiondateFairValueOfTotalConsiderationTransferredAbstract

 

Justo valor à data de aquisição da retribuição total transferida [abstract]

 

 

ifrs-full

AcquisitionrelatedCostsForTransactionRecognisedSeparatelyFromAcquisitionOfAssetsAndAssumptionOfLiabilitiesInBusinessCombination

X duration debit

Custos relacionados com a aquisição de uma transação reconhecida separadamente da aquisição de ativos e pressuposto de passivos numa concentração de atividades empresariais

A quantia dos custos relacionados com a aquisição de transações reconhecidas separadamente da aquisição de ativos e pressuposto de passivos em concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]]

divulgação: IFRS 3 B64 m

ifrs-full

AcquisitionrelatedCostsRecognisedAsExpenseForTransactionRecognisedSeparatelyFromAcquisitionOfAssetsAndAssumptionOfLiabilitiesInBusinessCombination

X duration debit

Custos relacionados com a aquisição reconhecidos como despesas de uma transação reconhecida separadamente da aquisição de ativos e pressuposto de passivos numa concentração de atividades empresariais

A quantia dos custos relacionados com a aquisição reconhecidos como uma despesa de transações reconhecidas separadamente da aquisição de ativos e pressuposto de passivos em concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]]

divulgação: IFRS 3 B64 m

ifrs-full

AcquisitionsThroughBusinessCombinationsBiologicalAssets

X duration debit

Aquisições através de concentrações de atividades empresariais, ativos biológicos

O aumento dos ativos biológicos decorrente de aquisições através de concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]; Ativos biológicos]

divulgação: IAS 41 50 e

ifrs-full

AcquisitionsThroughBusinessCombinationsDeferredAcquisitionCostsArisingFromInsuranceContracts

X duration debit

Aquisições através de concentrações de atividades empresariais, custos de aquisição diferidos resultantes de contratos de seguro

O aumento dos custos de aquisição diferidos resultantes de contratos de seguro decorrente de aquisições através de concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]; Custos de aquisição diferidos resultantes de contratos de seguro]

prática corrente: IFRS 4 37 e

ifrs-full

AcquisitionsThroughBusinessCombinationsIntangibleAssetsAndGoodwill

X duration debit

Aquisições através de concentrações de atividades empresariais, ativos intangíveis e goodwill

O aumento dos ativos intangíveis e goodwill decorrente de aquisições através de concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]; Ativos intangíveis e goodwill]

prática corrente: IAS 38 118 e i

ifrs-full

AcquisitionsThroughBusinessCombinationsIntangibleAssetsOtherThanGoodwill

X duration debit

Aquisições através de concentrações de atividades empresariais, ativos intangíveis distintos do goodwill

O aumento dos ativos intangíveis distintos do goodwill decorrente de aquisições através de concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]; Ativos intangíveis que não sejam goodwill]

divulgação: IAS 38 118 e i

ifrs-full

AcquisitionsThroughBusinessCombinationsInvestmentProperty

X duration debit

Aquisições através de concentrações de atividades empresariais, propriedade de investimento

O aumento da propriedade de investimento decorrente de aquisições através de concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]; Propriedades de investimento]

divulgação: IAS 40 76 b, divulgação: IAS 40 79 d ii

ifrs-full

AcquisitionsThroughBusinessCombinationsLiabilitiesUnderInsuranceContractsAndReinsuranceContractsIssued

X duration credit

Aquisições através de concentrações de atividades empresariais, passivos resultantes de contratos de seguro e contratos de resseguro emitidos

O aumento dos passivos resultantes de contratos de seguros e contratos de resseguro emitidos decorrente de aquisições através de concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]; Passivos resultantes de contratos de seguro e contratos de resseguro emitidos]

prática corrente: IFRS 4 37 e

ifrs-full

AcquisitionsThroughBusinessCombinationsOtherProvisions

X duration credit

Aquisições através de concentrações de atividades empresariais, outras provisões

O aumento de outras provisões decorrente de aquisições através de concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]; Outras provisões]

prática corrente: IAS 37 84

ifrs-full

AcquisitionsThroughBusinessCombinationsPropertyPlantAndEquipment

X duration debit

Aquisições através de concentrações de atividades empresariais, ativos fixos tangíveis

O aumento dos ativos fixos tangíveis decorrente de aquisições através de concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]; Ativos fixos tangíveis]

divulgação: IAS 16 73 e iii

ifrs-full

AcquisitionsThroughBusinessCombinationsReinsuranceAssets

X duration debit

Aquisições através de concentrações de atividades empresariais, ativos por contrato de resseguro

O aumento dos ativos por contrato de resseguro decorrente de aquisições através de concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]; Ativos por contrato de resseguro]

prática corrente: IFRS 4 37 e

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfDiscountRates

X.XX instant

Pressuposto atuarial de taxas de desconto

A taxa de desconto utilizada como o pressuposto atuarial significativo para determinar o valor atual de uma obrigação de benefícios definidos. [Consultar: Obrigação de benefícios definidos, ao valor atual; Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 144

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfDiscountRatesMember

member

Pressuposto atuarial das taxas de desconto [member]

Este membro representa as taxas de desconto utilizadas como pressupostos atuariais. [Consultar: Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 145

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfExpectedRatesOfInflation

X.XX instant

Pressuposto atuarial das taxas de inflação previstas

A taxa de inflação prevista utilizada como o pressuposto atuarial significativo para determinar o valor atual de uma obrigação de benefícios definidos. [Consultar: Planos de benefícios definidos [member]; Obrigação de benefícios definidos, ao valor atual; Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 144

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfExpectedRatesOfInflationMember

member

Pressuposto atuarial das taxas de inflação previstas [member]

Este membro representa as taxas de inflação previstas utilizadas como pressupostos atuariais. [Consultar: Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 145

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfExpectedRatesOfPensionIncreases

X.XX instant

Pressuposto atuarial das taxas previstas dos aumentos das pensões

A taxa prevista dos aumentos das pensões utilizada como o pressuposto atuarial significativo para determinar o valor atual de uma obrigação de benefícios definidos. [Consultar: Planos de benefícios definidos [member]; Obrigação de benefícios definidos, ao valor atual; Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 144

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfExpectedRatesOfPensionIncreasesMember

member

Pressuposto atuarial das taxas previstas dos aumentos das pensões [member]

Este membro representa as taxas previstas dos aumentos das pensões utilizadas como pressupostos atuariais. [Consultar: Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 145

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfExpectedRatesOfSalaryIncreases

X.XX instant

Pressuposto atuarial das taxas previstas dos aumentos dos salários

A taxa prevista dos aumentos dos salários utilizada como o pressuposto atuarial significativo para determinar o valor atual de uma obrigação de benefícios definidos. [Consultar: Planos de benefícios definidos [member]; Obrigação de benefícios definidos, ao valor atual; Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 144

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfExpectedRatesOfSalaryIncreasesMember

member

Pressuposto atuarial das taxas previstas dos aumentos dos salários [member]

Este membro representa as taxas previstas dos aumentos dos salários utilizadas como pressupostos atuariais. [Consultar: Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 145

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfLifeExpectancyAfterRetirement

 

Pressuposto atuarial da esperança de vida após a reforma

A esperança de vida após a reforma utilizada como o pressuposto atuarial significativo para determinar o valor atual de uma obrigação de benefícios definidos. [Consultar: Obrigação de benefícios definidos, ao valor atual; Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 144

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfLifeExpectancyAfterRetirementMember

member

Pressuposto atuarial da esperança de vida após a reforma [member]

Este membro representa a esperança de vida após a reforma utilizada como pressupostos atuariais. [Consultar: Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 145

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfMedicalCostTrendRates

X.XX instant

Pressuposto atuarial das taxas tendenciais dos custos médicos

A taxa tendencial dos custos médicos utilizada como o pressuposto atuarial significativo para determinar o valor atual de uma obrigação de benefícios definidos. [Consultar: Obrigação de benefícios definidos, ao valor atual; Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 144

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfMedicalCostTrendRatesMember

member

Pressuposto atuarial das taxas tendenciais dos custos médicos [member]

Este membro representa as taxas tendenciais dos custos médicos utilizadas como pressupostos atuariais. [Consultar: Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 145

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfMortalityRates

 

Pressuposto atuarial das taxas de mortalidade

A taxa de mortalidade utilizada como um pressuposto atuarial significativo para determinar o valor atual de uma obrigação de benefícios definidos. [Consultar: Obrigação de benefícios definidos, ao valor atual; Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 144

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfMortalityRatesMember

member

Pressuposto atuarial das taxas de mortalidade [member]

Este membro representa as taxas de mortalidade utilizadas como pressupostos atuariais. [Consultar: Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 145

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfRetirementAge

 

Pressuposto atuarial da idade de reforma

A idade de reforma utilizada como um pressuposto atuarial significativo para determinar o valor atual de uma obrigação de benefícios definidos. [Consultar: Obrigação de benefícios definidos, ao valor atual; Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 144

ifrs-full

ActuarialAssumptionOfRetirementAgeMember

member

Pressuposto atuarial da idade de reforma [member]

Este membro representa a idade de reforma utilizada como pressupostos atuariais. [Consultar: Pressupostos atuariais [member]]

prática corrente: IAS 19 145

ifrs-full

ActuarialAssumptionsAxis

axis

Pressupostos atuariais [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros do domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 19 145

ifrs-full

ActuarialAssumptionsMember

member

Pressupostos atuariais [member]

Este membro representa todos os pressupostos atuariais. Os pressupostos atuariais são as melhores estimativas imparciais e mutuamente compatíveis da entidade das variáveis demográficas e financeiras que determinarão o custo final da concessão de benefícios pós-emprego. Além disso, representa o valor padrão do eixo "Pressupostos atuariais" caso não seja utilizado outro membro.

divulgação: IAS 19 145

ifrs-full

ActuarialGainsLossesArisingFromChangesInDemographicAssumptionsNetDefinedBenefitLiabilityAsset

X duration debit

Ganhos (perdas) atuariais decorrentes de alterações nos pressupostos demográficos, passivo (ativo) líquido por benefícios definidos

A diminuição (aumento) num passivo (ativo) líquido por benefícios definidos decorrente de ganhos (perdas) atuariais resultantes de alterações nos pressupostos demográficos que resultam em novas mensurações do passivo (ativo) líquido por benefícios definidos. Os pressupostos demográficos tratam matérias como: (a) a mortalidade; (b) as taxas de rotação, de incapacidade e de reforma antecipada dos empregados; (c) a proporção dos membros do plano com dependentes que serão elegíveis para os benefícios; (d) a proporção dos membros do plano que irão escolher cada opção de pagamento disponível nos termos do plano; e (e) as taxas de reivindicação segundo os planos médicos. [Consultar: Passivo (ativo) líquido por benefícios definidos]

divulgação: IAS 19 141 c ii

ifrs-full

ActuarialGainsLossesArisingFromChangesInFinancialAssumptionsNetDefinedBenefitLiabilityAsset

X duration debit

Ganhos (perdas) atuariais decorrentes de alterações nos pressupostos financeiros, passivo (ativo) líquido por benefícios definidos

A diminuição (aumento) num passivo (ativo) líquido por benefícios definidos decorrente de ganhos (perdas) atuariais decorrentes de alterações nos pressupostos financeiros que resultam em novas mensurações do passivo (ativo) líquido por benefícios definidos. Os pressupostos financeiros tratam matérias como: (a) taxa de desconto; (b) os níveis de benefícios, excluindo quaisquer custos dos benefícios a serem satisfeitos pelos empregados, e o futuro salário; (c) no caso de benefícios médicos, os custos médicos futuros, incluindo os custos de tratamento dos pagamentos (ou seja, os custos que serão incorridos no processamento e resolução dos pedidos de pagamento, incluindo honorários de advogados e peritos); e (d) os impostos a pagar pelo plano sobre as contribuições relativas a serviços anteriores à data de relato ou sobre benefícios decorrentes desses serviços. [Consultar: Passivo (ativo) líquido por benefícios definidos]

divulgação:IAS 19 141 c iii

ifrs-full

ActuarialGainsLossesArisingFromExperienceAdjustmentsNetDefinedBenefitLiabilityAsset

X duration debit

Ganhos (perdas) atuariais decorrentes de ajustamentos de experiência, passivo (ativo) líquido por benefícios definidos

A diminuição (aumento) num passivo (ativo) líquido por benefícios definidos decorrente de ganhos (perdas) atuariais decorrentes de ajustamentos de experiência que resultam em novas mensurações do passivo (ativo) líquido por benefícios definidos. Os ajustamentos de experiência tratam dos efeitos de diferenças entre os anteriores pressupostos atuariais e aquilo que realmente ocorreu. [Consultar: Passivo (ativo) líquido por benefícios definidos]

prática corrente: IAS 19 141 c

ifrs-full

ActuarialPresentValueOfPromisedRetirementBenefits

X instant credit

Quantia atuarial atual dos benefícios de reforma prometidos

O valor atual dos pagamentos previstos por um plano de benefícios de reforma a empregados existentes e antigos, atribuível ao serviço já prestado.

divulgação: IAS 26 35 d

ifrs-full

AdditionalAllowanceRecognisedInProfitOrLossAllowanceAccountForCreditLossesOfFinancialAssets

X duration

Subsídio complementar reconhecido nos lucros ou perdas, conta de provisão para perdas de crédito de ativos financeiros

A quantia do subsídio complementar para perdas de crédito de ativos financeiros reconhecido nos lucros ou perdas. [Consultar: Conta de provisão para perdas de crédito de ativos financeiros]

prática corrente: IFRS 7 16 — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

AdditionalDisclosuresForAmountsRecognisedAsOfAcquisitionDateForEachMajorClassOfAssetsAcquiredAndLiabilitiesAssumedAbstract

 

Divulgações adicionais das quantias reconhecidas à data de aquisição para cada principal classe de ativos adquiridos e passivos assumidos [abstract]

 

 

ifrs-full

AdditionalDisclosuresRelatedToRegulatoryDeferralAccountsAbstract

 

Divulgações adicionais relacionadas com os diferimentos regulamentares [abstract]

 

 

ifrs-full

AdditionalInformationAboutEntityExposureToRisk

text

Informações adicionais acerca da exposição da entidade ao risco

Informações adicionais acerca da exposição da entidade ao risco quando os dados quantitativos divulgados não são representativos.

divulgação: IFRS 7 35

ifrs-full

AdditionalInformationAboutNatureAndFinancialEffectOfBusinessCombination

text

Informações adicionais acerca da natureza e efeito financeiro da concentração de atividades empresariais

Informações adicionais acerca da natureza e efeitos financeiros das concentrações de atividades empresariais necessárias para cumprir os objetivos da IFRS 3. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]]

divulgação: IFRS 3 63

ifrs-full

AdditionalInformationAboutNatureOfAndChangesInRisksAssociatedWithInterestsInStructuredEntitiesExplanatory

text block

Informações adicionais acerca da natureza e alterações nos riscos associados aos interesses em entidades estruturadas [text block]

A divulgação de informações adicionais acerca da natureza e alterações nos riscos associados aos interesses em entidades estruturadas.

divulgação: IFRS 12 B25

ifrs-full

AdditionalInformationAboutSharebasedPaymentArrangements

text block

Informações adicionais acerca dos acordos de pagamento com base em ações [text block]

Informações adicionais acerca dos acordos de pagamento com base em ações necessários para satisfazer os requisitos de divulgação da IFRS 2. [Consultar: Acordos de pagamento com base em ações [member]]

divulgação: IFRS 2 52

ifrs-full

AdditionalInformationAbstract

 

Informações adicionais [abstract]

 

 

ifrs-full

AdditionalLiabilitiesContingentLiabilitiesRecognisedInBusinessCombination

X duration credit

Passivos adicionais, passivos contingentes reconhecidos numa concentração de atividades empresariais

A quantia dos passivos contingentes adicionais reconhecidos em concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Passivos contingentes reconhecidos numa concentração de atividades empresariais; Concentrações de atividades empresariais [member]; Passivos contingentes [member]]

divulgação: IFRS 3 B67 c

ifrs-full

AdditionalLiabilitiesContingentLiabilitiesRecognisedInBusinessCombinationAbstract

 

Passivos adicionais, passivos contingentes reconhecidos numa concentração de atividades empresariais [abstract]]

 

 

ifrs-full

AdditionalPaidinCapital

X instant credit

Prémio de emissão

A quantia recebida ou a receber da emissão das ações da entidade superiores ao valor nominal e as quantias recebidas de outras transações que envolvem as ações ou os acionistas da entidade.

prática corrente: IAS 1 55

ifrs-full

AdditionalPaidinCapitalMember

member

Capital realizado adicional [member]

Este membro representa as quantias recebidas da emissão das ações da entidade superiores ao valor nominal e as quantias recebidas de outras transações que envolvem as ações ou os acionistas da entidade.

prática corrente: IAS 1 108

ifrs-full

AdditionalProvisionsOtherProvisions

X duration credit

Provisões adicionais, outras provisões

A quantia de outras provisões adicionais constituídas. [Consultar: Outras provisões]

divulgação: IAS 37 84 b

ifrs-full

AdditionalProvisionsOtherProvisionsAbstract

 

Provisões adicionais, outras provisões [abstract]

 

 

ifrs-full

AdditionalRecognitionGoodwill

X duration debit

Reconhecimento adicional, goodwill

O goodwill adicional reconhecido, com a exceção do goodwill incluído num grupo para alienação que, no momento da aquisição, satisfaz os critérios para ser classificado como detido para venda de acordo com a IFRS 5. [Consultar: Goodwill; Grupos para alienação classificados como detidos para venda [member]]

divulgação: IFRS 3 B67 d ii

ifrs-full

AdditionsFromAcquisitionsInvestmentProperty

X duration debit

Acréscimos de aquisições, propriedade de investimento

A quantia dos acréscimos à propriedade de investimento decorrentes de aquisições. [Consultar: Propriedades de investimento]

divulgação: IAS 40 76 a, divulgação: IAS 40 79 d i

ifrs-full

AdditionsFromPurchasesBiologicalAssets

X duration debit

Acréscimos de aquisições, ativos biológicos

A quantia dos acréscimos aos ativos biológicos decorrentes de aquisições. [Consultar: Ativos biológicos]

divulgação: IAS 41 50 b

ifrs-full

AdditionsFromSubsequentExpenditureRecognisedAsAssetBiologicalAssets

X duration debit

Acréscimos de dispêndios subsequentes reconhecidos como ativos, ativos biológicos

A quantia dos acréscimos aos ativos biológicos decorrentes de dispêndios subsequentes reconhecidos como um ativo. [Consultar: Ativos biológicos]

prática corrente: IAS 41 50

ifrs-full

AdditionsFromSubsequentExpenditureRecognisedAsAssetInvestmentProperty

X duration debit

Acréscimos de dispêndios subsequentes reconhecidos como ativos, propriedade de investimento

A quantia dos acréscimos à propriedade de investimento decorrentes de dispêndios subsequentes reconhecidos como um ativo. [Consultar: Propriedades de investimento]

divulgação: IAS 40 76 a, divulgação: IAS 40 79 d i

ifrs-full

AdditionsInvestmentPropertyAbstract

 

Acréscimos, propriedade de investimento [abstract]

 

 

ifrs-full

AdditionsLiabilitiesUnderInsuranceContractsAndReinsuranceContractsIssued

X duration credit

Acréscimos sem ser através de concentrações de atividades empresariais, passivos resultantes de contratos de seguro e contratos de resseguro emitidos

O aumento dos passivos resultantes de contratos de seguros e contratos de resseguro emitidos decorrente de acréscimos sem ser através de concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Passivos resultantes de contratos de seguro e contratos de resseguro emitidos; Concentrações de atividades empresariais [member]]

exemplo: IFRS 4 IG37 b, exemplo: IFRS 4 37 e

ifrs-full

AdditionsOtherThanThroughBusinessCombinationsBiologicalAssets

X duration debit

Acréscimos sem ser através de concentrações de atividades empresariais, ativos biológicos

A quantia dos acréscimos aos ativos biológicos distintos dos adquiridos através de concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]; Ativos biológicos]

prática corrente: IAS 41 50

ifrs-full

AdditionsOtherThanThroughBusinessCombinationsBiologicalAssetsAbstract

 

Acréscimos sem ser através de concentrações de atividades empresariais, ativos biológicos [abstract]

 

 

ifrs-full

AdditionsOtherThanThroughBusinessCombinationsIntangibleAssetsOtherThanGoodwill

X duration debit

Acréscimos sem ser através de concentrações de atividades empresariais, ativos intangíveis distintos do goodwill

A quantia dos acréscimos aos ativos intangíveis distintos do goodwill, distintos dos adquiridos através de concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]; Ativos intangíveis que não sejam goodwill]

divulgação: IAS 38 118 e i

ifrs-full

AdditionsOtherThanThroughBusinessCombinationsInvestmentProperty

X duration debit

Acréscimos sem ser através de concentrações de atividades empresariais, propriedade de investimento

A quantia dos acréscimos à propriedade de investimento distintos dos adquiridos através de concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]; Propriedades de investimento]

divulgação: IAS 40 76 a, divulgação: IAS 40 79 d i

ifrs-full

AdditionsOtherThanThroughBusinessCombinationsPropertyPlantAndEquipment

X duration debit

Acréscimos sem ser através de concentrações de atividades empresariais, ativos fixos tangíveis

A quantia dos acréscimos aos ativos fixos tangíveis distintos dos adquiridos através de concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]; Ativos fixos tangíveis]

divulgação: IAS 16 73 e i

ifrs-full

AdditionsOtherThanThroughBusinessCombinationsReinsuranceAssets

X duration debit

Acréscimos sem ser através de concentrações de atividades empresariais, ativos por contrato de resseguro

A quantia dos acréscimos aos ativos por contrato de resseguro distintos dos adquiridos através de concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]; Ativos por contrato de resseguro]

prática corrente: IFRS 4 37 e

ifrs-full

AdditionsToNoncurrentAssets

X duration debit

Acréscimos aos ativos não correntes distintos de instrumentos financeiros, ativos por impostos diferidos, ativos líquidos por benefícios definidos e direitos resultantes de contratos de seguro

A quantia dos acréscimos aos ativos não correntes distintos de instrumentos financeiros, ativos por impostos diferidos, ativos líquidos por benefícios definidos e direitos resultantes de contratos de seguro. [Consultar: Ativos por impostos diferidos; Instrumentos financeiros, classe [member]; Ativos não correntes; Tipos de contratos de seguro [member]]

divulgação: IFRS 8 24 b, divulgação: IFRS 8 28 e

ifrs-full

AdditionsToRightofuseAssets

X duration debit

Acréscimos aos ativos sob direito de uso

A quantia dos acréscimos aos ativos sob direito de uso. [Consultar: Ativos sob direito de uso]

divulgação: IFRS 16 53 h — Entrada em vigor em 1.1.2019

ifrs-full

AddressOfRegisteredOfficeOfEntity

text

Endereço da sede social da entidade

O endereço onde a sede da entidade está registada.

divulgação: IAS 1 138 a

ifrs-full

AddressWhereConsolidatedFinancialStatementsAreObtainable

text

Endereço onde as demonstrações financeiras consolidadas estão acessíveis

O endereço onde as demonstrações financeiras consolidadas que cumprem as IFRS da entidade-mãe em última instância ou qualquer intermediária da entidade estão acessíveis. [Consultar: Consolidadas [member]; IFRS [member]]

divulgação: IAS 27 16 a

ifrs-full

AdjustedWeightedAverageShares

shares

Número médio ponderado ajustado de ações ordinárias em circulação

O número médio ponderado de ações ordinárias em circulação mais o número médio ponderado de ações ordinárias a serem emitidas na conversão de todas as possíveis ações ordinárias diluidoras em ações ordinárias. [Consultar: Ações ordinárias [member]; Média ponderada [member]]

divulgação: IAS 33 70 b

ifrs-full

AdjustmentsForAmortisationExpense

X duration debit

Ajustamentos para despesas de amortização

Ajustamentos para despesas de amortização para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Lucros (perdas); Despesas de depreciação e de amortização]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForAmountsTransferredToInitialCarryingAmountOfHedgedItems

X duration debit

Quantias removidas de capital próprio e incluídas na quantia escriturada dos ativos (passivos) não financeiros cuja aquisição ou constituição foi uma transação altamente provável coberta e prevista, líquida de impostos

As quantias removidas de capital próprio e incluídas no custo inicial ou noutra quantia escriturada de um ativo (passivo) não financeiro cuja aquisição ou constituição foi uma transação altamente provável coberta e prevista, líquida de impostos. [Consultar: Quantia escriturada [member]]

divulgação: IFRS 7 23 e — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

AdjustmentsForCurrentTaxOfPriorPeriod

X duration debit

Ajustamentos para impostos correntes de períodos anteriores

Ajustamentos das despesas (rendimento) de imposto reconhecido no período para impostos correntes de períodos anteriores.

exemplo: IAS 12 80 b

ifrs-full

AdjustmentsForDecreaseIncreaseInBiologicalAssets

X duration debit

Ajustamentos para diminuição (aumento) dos ativos biológicos

Ajustamentos para diminuição (aumento) dos ativos biológicos para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Ativos biológicos; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForDecreaseIncreaseInDerivativeFinancialAssets

X duration debit

Ajustamentos para diminuição (aumento) dos ativos financeiros derivados

Ajustamentos para diminuição (aumento) dos ativos financeiros derivados para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Ativos financeiros derivados; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForDecreaseIncreaseInFinancialAssetsHeldForTrading

X duration debit

Ajustamentos para diminuição (aumento) dos ativos financeiros detidos para negociação

Ajustamentos para diminuição (aumento) dos ativos financeiros detidos para negociação para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Ativos financeiros; Ativos financeiros pelo justo valor através dos lucros ou perdas, classificados como detidos para negociação; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForDecreaseIncreaseInInventories

X duration debit

Ajustamentos para diminuição (aumento) das existências

Ajustamentos para diminuição (aumento) das existências para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Existências; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20 a

ifrs-full

AdjustmentsForDecreaseIncreaseInLoansAndAdvancesToBanks

X duration debit

Ajustamentos para diminuição (aumento) dos empréstimos e adiantamentos a bancos

Ajustamentos para diminuição (aumento) dos empréstimos e adiantamentos a bancos para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Empréstimos e adiantamentos a bancos; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForDecreaseIncreaseInLoansAndAdvancesToCustomers

X duration debit

Ajustamentos para diminuição (aumento) dos empréstimos e adiantamentos a clientes

Ajustamentos para diminuição (aumento) dos empréstimos e adiantamentos a clientes para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Empréstimos e adiantamentos a clientes; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForDecreaseIncreaseInOtherAssets

X duration debit

Ajustamentos para diminuição (aumento) de outros ativos

Ajustamentos para diminuição (aumento) de outros ativos para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Outros ativos; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForDecreaseIncreaseInOtherCurrentAssets

X duration debit

Ajustamentos para diminuição (aumento) de outros ativos correntes

Ajustamentos para diminuição (aumento) de outros ativos correntes para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Outros ativos correntes; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForDecreaseIncreaseInOtherOperatingReceivables

X duration debit

Ajustamentos para diminuição (aumento) de outras contas a receber comerciais

Ajustamentos para diminuição (aumento) de outras contas a receber comerciais para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20 a

ifrs-full

AdjustmentsForDecreaseIncreaseInReverseRepurchaseAgreementsAndCashCollateralOnSecuritiesBorrowed

X duration debit

Ajustamentos para diminuição (aumento) das compras com acordo de revenda e garantias em numerário relativas a títulos tomados de empréstimo

Ajustamentos para diminuição (aumento) das compras com acordo de revenda e garantias em numerário relativas a títulos tomados de empréstimo para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Compras com acordo de revenda e garantias em numerário relativas a títulos tomados de empréstimo; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForDecreaseIncreaseInTradeAccountReceivable

X duration debit

Ajustamentos para diminuição (aumento) das contas a receber comerciais

Ajustamentos para diminuição (aumento) das contas a receber comerciais para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20 a

ifrs-full

AdjustmentsForDecreaseIncreaseInTradeAndOtherReceivables

X duration debit

Ajustamentos para diminuição (aumento) das contas a receber comerciais e outras

Ajustamentos para diminuição (aumento) das contas a receber comerciais e outras para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Contas a receber comerciais e outras; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForDeferredTaxExpense

X duration debit

Ajustamentos para despesas por impostos diferidos

Ajustamentos para despesas por impostos diferidos para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Despesa (rendimento) por impostos diferidos; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForDeferredTaxOfPriorPeriods

X duration debit

Ajustamentos para impostos diferidos de períodos anteriores

Ajustamentos das despesas (rendimento) de imposto reconhecidos no período para impostos diferidos de períodos anteriores.

prática corrente: IAS 12 80

ifrs-full

AdjustmentsForDepreciationAndAmortisationExpense

X duration debit

Ajustamentos para despesas de depreciação e amortização

Ajustamentos para despesas de depreciação e amortização para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Despesas de depreciação e de amortização; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20 b

ifrs-full

AdjustmentsForDepreciationAndAmortisationExpenseAndImpairmentLossReversalOfImpairmentLossRecognisedInProfitOrLoss

X duration debit

Ajustamentos para despesas de depreciação e amortização e perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas

Ajustamentos para despesas de depreciação e amortização e perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Perdas por imparidade; Despesas de depreciação e de amortização; Perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForDepreciationExpense

X duration debit

Ajustamentos para despesas de depreciação

Ajustamentos para despesas de depreciação para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForDividendIncome

X duration credit

Ajustamentos para rendimento de dividendos

Ajustamentos para rendimento de dividendos para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Rendimento de dividendos; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForFairValueGainsLosses

X duration debit

Ajustamentos para perdas (ganhos) pelo justo valor

Ajustamentos para perdas (ganhos) pelo justo valor para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20 b

ifrs-full

AdjustmentsForFinanceCosts

X duration debit

Ajustamentos para custos de financiamento

Ajustamentos para custos de financiamento para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Custos de financiamento; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20 c

ifrs-full

AdjustmentsForFinanceIncome

X duration credit

Ajustamentos para rendimento financeiro

Ajustamentos para rendimento financeiro para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Rendimento financeiro; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForFinanceIncomeCost

X duration credit

Ajustamentos para rendimento (custo) financeiro

Ajustamentos para custo ou rendimento financeiro líquido para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Rendimento (custo) financeiro; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForGainLossOnDisposalOfInvestmentsInSubsidiariesJointVenturesAndAssociates

X duration credit

Ajustamentos para ganhos (perdas) na alienação de investimentos em subsidiárias, empreendimentos conjuntos e associadas

Ajustamentos para ganhos (perdas) na alienação de investimentos em subsidiárias, empreendimentos conjuntos e associadas para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Associadas [member]; Empreendimentos conjuntos [member]; Subsidiárias [member]; Investimentos em subsidiárias, empreendimentos conjuntos e associadas; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForGainLossOnDisposalsPropertyPlantAndEquipment

X duration credit

Ajustamentos para ganhos (perdas) de alienações, ativos fixos tangíveis

Ajustamentos para ganhos (perdas) de alienações de ativos fixos tangíveis para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Lucros (perdas); Ativos fixos tangíveis; Alienações, ativos fixos tangíveis]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForGainsLossesOnChangeInFairValueLessCostsToSellBiologicalAssets

X duration credit

Ajustamentos para ganhos (perdas) da alteração no justo valor menos custos de vender, ativos biológicos

Ajustamentos para ganhos (perdas) das alterações no justo valor menos custos de vender dos ativos biológicos para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Ativos biológicos; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForGainsLossesOnChangeInFairValueOfDerivatives

X duration credit

Ajustamentos para ganhos (perdas) da alteração no justo valor dos derivados

Ajustamentos para ganhos (perdas) das alterações no justo valor dos derivados para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Pelo justo valor [member]; Derivados [member]; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForGainsLossesOnFairValueAdjustmentInvestmentProperty

X duration credit

Ajustamentos para ganhos (perdas) do ajustamento pelo justo valor, propriedade de investimento

Ajustamentos para ganhos (perdas) decorrentes de uma alteração no justo valor da propriedade de investimento para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Propriedades de investimento; Ganhos (perdas) do ajustamento pelo justo valor, propriedade de investimento; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForImpairmentLossRecognisedInProfitOrLossGoodwill

X duration debit

Ajustamentos para perda por imparidade reconhecida nos lucros ou perdas, goodwill

Ajustamentos para perdas por imparidade no goodwill reconhecidas nos lucros ou perdas para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Goodwill; Perdas por imparidade; Perdas por imparidade reconhecidas nos lucros ou perdas]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForImpairmentLossReversalOfImpairmentLossRecognisedInProfitOrLoss

X duration debit

Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas

Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas]

prática corrente: IAS 7 20 b

ifrs-full

AdjustmentsForImpairmentLossReversalOfImpairmentLossRecognisedInProfitOrLossExplorationAndEvaluationAssets

X duration debit

Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas, ativos de exploração e avaliação

Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) nos ativos de exploração e avaliação reconhecidas nos lucros ou perdas para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Ativos de exploração e avaliação [member]; Perdas por imparidade; Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas; Perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForImpairmentLossReversalOfImpairmentLossRecognisedInProfitOrLossInventories

X duration debit

Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas, existências

Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) nas existências reconhecidas nos lucros ou perdas para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Existências; Perdas por imparidade; Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas; Perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForImpairmentLossReversalOfImpairmentLossRecognisedInProfitOrLossLoansAndAdvances

X duration debit

Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas, empréstimos e adiantamentos

Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) nos empréstimos e adiantamentos reconhecidas nos lucros ou perdas para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForImpairmentLossReversalOfImpairmentLossRecognisedInProfitOrLossPropertyPlantAndEquipment

X duration debit

Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas, ativos fixos tangíveis

Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) nos ativos fixos tangíveis reconhecidas nos lucros ou perdas para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas; Ativos fixos tangíveis]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForImpairmentLossReversalOfImpairmentLossRecognisedInProfitOrLossTradeAndOtherReceivables

X duration debit

Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas, contas a receber comerciais e outras

Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) nas contas a receber comerciais e outras reconhecidas nos lucros ou perdas para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Contas a receber comerciais e outras; Perdas por imparidade; Ajustamentos para perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas; Perdas por imparidade (reversão de perdas por imparidade) reconhecidas nos lucros ou perdas]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForIncomeTaxExpense

X duration debit

Ajustamentos para despesas de imposto sobre o rendimento

Ajustamentos para despesas de imposto sobre o rendimento para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Lucros (perdas)]

divulgação: IAS 7 35

ifrs-full

AdjustmentsForIncreaseDecreaseInDeferredIncome

X duration debit

Ajustamentos para aumento (diminuição) do rendimento diferido

Ajustamentos para aumento (diminuição) do rendimento diferido para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Rendimento diferido; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForIncreaseDecreaseInDepositsFromBanks

X duration debit

Ajustamentos para aumento (diminuição) dos depósitos de bancos

Ajustamentos para aumento (diminuição) dos depósitos de bancos para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Depósitos de bancos; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForIncreaseDecreaseInDepositsFromCustomers

X duration debit

Ajustamentos para aumento (diminuição) dos depósitos de clientes

Ajustamentos para aumento (diminuição) dos depósitos de clientes para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Depósitos de clientes; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForIncreaseDecreaseInDerivativeFinancialLiabilities

X duration debit

Ajustamentos para aumento (diminuição) dos passivos financeiros derivados

Ajustamentos para aumento (diminuição) dos passivos financeiros derivados para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Passivos financeiros derivados; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForIncreaseDecreaseInEmployeeBenefitLiabilities

X duration debit

Ajustamentos para aumento (diminuição) dos passivos de benefícios dos empregados

Ajustamentos para aumento (diminuição) dos passivos de benefícios dos empregados para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForIncreaseDecreaseInFinancialLiabilitiesHeldForTrading

X duration debit

Ajustamentos para aumento (diminuição) dos passivos financeiros detidos para negociação

Ajustamentos para aumento (diminuição) dos passivos financeiros detidos para negociação para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Passivos financeiros; Passivos financeiros pelo justo valor através dos lucros ou perdas que satisfazem a definição de detidos para negociação; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForIncreaseDecreaseInInsuranceReinsuranceAndInvestmentContractLiabilities

X duration debit

Ajustamentos para aumento (diminuição) dos passivos resultantes de contratos de seguro, resseguro e investimento

Ajustamentos para aumento (diminuição) dos passivos resultantes de contratos de seguro, resseguro e investimento para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Passivos resultantes de contratos de investimento; Passivos resultantes de contratos de seguro e contratos de resseguro emitidos; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForIncreaseDecreaseInOtherCurrentLiabilities

X duration debit

Ajustamentos para aumento (diminuição) de outros passivos correntes

Ajustamentos para aumento (diminuição) de outros passivos correntes para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Outros passivos correntes; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForIncreaseDecreaseInOtherLiabilities

X duration debit

Ajustamentos para aumento (diminuição) de outros passivos

Ajustamentos para aumento (diminuição) de outros passivos para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Outros passivos; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForIncreaseDecreaseInOtherOperatingPayables

X duration debit

Ajustamentos para aumento (diminuição) de outras contas a pagar operacionais

Ajustamentos para aumento (diminuição) de outras contas a pagar operacionais para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20 a

ifrs-full

AdjustmentsForIncreaseDecreaseInRepurchaseAgreementsAndCashCollateralOnSecuritiesLent

X duration debit

Ajustamentos para aumento (diminuição) dos acordos de recompra e garantias em numerário relativas a títulos emprestados

Ajustamentos para aumento (diminuição) dos acordos de recompra e garantias em numerário relativas a títulos emprestados para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Acordos de recompra e garantias em numerário relativas a títulos emprestados; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForIncreaseDecreaseInTradeAccountPayable

X duration debit

Ajustamentos para aumento (diminuição) das contas a pagar comerciais

Ajustamentos para aumento (diminuição) das contas a pagar comerciais para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20 a

ifrs-full

AdjustmentsForIncreaseDecreaseInTradeAndOtherPayables

X duration debit

Ajustamentos para aumento (diminuição) das contas a pagar comerciais e outras

Ajustamentos para aumento (diminuição) das contas a pagar comerciais e outras para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Contas a pagar comerciais e outras; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForIncreaseInOtherProvisionsArisingFromPassageOfTime

X duration debit

Ajustamentos para aumento de outras provisões decorrentes da passagem do tempo

Ajustamentos para aumentos de outras provisões decorrentes da passagem do tempo para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Lucros (perdas); Outras provisões [member]]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForInterestExpense

X duration debit

Ajustamentos para despesas com juros

Ajustamentos para despesas com juros para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Despesas com juros; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForInterestIncome

X duration credit

Ajustamentos para rendimento de juros

Ajustamentos para despesas com rendimento de juros para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Rendimento de juros; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForLossesGainsOnDisposalOfNoncurrentAssets

X duration debit

Ajustamentos para perdas (ganhos) na alienação de ativos não correntes

Ajustamentos para perdas (ganhos) na alienação de ativos não correntes para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Ativos não correntes; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 14

ifrs-full

AdjustmentsForProvisions

X duration debit

Ajustamentos para provisões

Ajustamentos para provisões para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Provisões; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20 b

ifrs-full

AdjustmentsForReconcileProfitLoss

X duration debit

Ajustamentos para conciliar lucros (perdas)

Ajustamentos para conciliar lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Lucros (perdas)]

divulgação: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForReconcileProfitLossAbstract

 

Ajustamentos para conciliar lucros (perdas) [abstract]

 

 

ifrs-full

AdjustmentsForSharebasedPayments

X duration debit

Ajustamentos para pagamentos com base em ações

Ajustamentos para pagamentos com base em ações para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20 b

ifrs-full

AdjustmentsForUndistributedProfitsOfAssociates

X duration credit

Ajustamentos para lucros não distribuídos de associadas

Ajustamentos para lucros não distribuídos de associadas para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Associadas [member]; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20 b

ifrs-full

AdjustmentsForUndistributedProfitsOfInvestmentsAccountedForUsingEquityMethod

X duration credit

Ajustamentos para lucros não distribuídos de investimentos contabilizados com base no método da equivalência patrimonial

Ajustamentos para lucros não distribuídos de investimentos contabilizados com base no método da equivalência patrimonial para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Investimentos contabilizados com base no método da equivalência patrimonial; Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentsForUnrealisedForeignExchangeLossesGains

X duration debit

Ajustamentos para perdas (ganhos) cambiais não realizadas

Ajustamentos para perdas (ganhos) cambiais não realizadas para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20 b

ifrs-full

AdjustmentsToReconcileProfitLossOtherThanChangesInWorkingCapital

X duration debit

Ajustamentos para conciliar lucros (perdas) distintos das alterações no capital circulante

Ajustamentos, distintos das alterações no capital circulante, para conciliar os lucros (perdas) para fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) atividades de exploração. [Consultar: Lucros (perdas)]

prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

AdjustmentToCarryingAmountsReportedUnderPreviousGAAP

X instant debit

Ajustamento agregado nas quantias escrituradas de investimentos relatados ao abrigo dos PCGA anteriores

A quantia dos ajustamentos agregados nas quantias escrituradas relatadas ao abrigo dos PCGA anteriores de investimentos em subsidiárias, empreendimentos conjuntos ou associadas nas primeiras demonstrações financeiras segundo as IFRS da entidade. [Consultar: Associadas [member]; Quantia escriturada [member]; Empreendimentos conjuntos [member]; PCGA anteriores [member]; Subsidiárias [member]; Investimentos em subsidiárias, empreendimentos conjuntos e associadas; IFRS [member]]

divulgação: IFRS 1 31 c

ifrs-full

AdjustmentToMidmarketConsensusPriceSignificantUnobservableInputsAssets

X.XX duration

Ajustamento no preço de consenso médio do mercado, dados não observáveis importantes, ativos

Ajustamento no preço de consenso (não vinculativo) médio do mercado utilizado como um dado não observável importante de nível 3 para ativos. [Consultar: Nível 3 da hierarquia do justo valor [member]]

exemplo: IFRS 13 B36 c

ifrs-full

AdjustmentToMidmarketConsensusPriceSignificantUnobservableInputsEntitysOwnEquityInstruments

X.XX duration

Ajustamento no preço de consenso médio do mercado, dados não observáveis importantes, instrumentos de capital próprio da entidade

Ajustamento no preço de consenso (não vinculativo) médio do mercado utilizado como um dado não observável importante de nível 3 para instrumentos de capital próprio da entidade. [Consultar: Nível 3 da hierarquia do justo valor [member]; Instrumentos de capital próprio da entidade [member]]

exemplo: IFRS 13 B36 c

ifrs-full

AdjustmentToMidmarketConsensusPriceSignificantUnobservableInputsLiabilities

X.XX duration

Ajustamento no preço de consenso médio do mercado, dados não observáveis importantes, passivos

Ajustamento no preço de consenso (não vinculativo) médio do mercado utilizado como um dado não observável importante de nível 3 para passivos. [Consultar: Nível 3 da hierarquia do justo valor [member]]

exemplo: IFRS 13 B36 c

ifrs-full

AdjustmentToProfitLossForPreferenceShareDividends

X duration debit

Ajustamento para lucros (perdas) dos dividendos preferenciais

Ajustamento para lucros (perdas) dos dividendos das ações preferenciais para calcular os lucros (perdas) atribuíveis aos detentores de capital próprio ordinário da entidade-mãe. [Consultar: Ações preferenciais [member]; Lucros (perdas)]

exemplo: IAS 33 Exemplo 12 Cálculo e apresentação dos resultados básicos e diluídos por ação (exemplo completo), exemplo: IAS 33 70 a

ifrs-full

AdministrativeExpense

X duration debit

Despesas administrativas

A quantia das despesas que a entidade classifica como sendo administrativas.

exemplo: IAS 1 103, divulgação: IAS 1 99, divulgação: IAS 26 35 b vi

ifrs-full

Adiantamentos

X instant credit

Adiantamentos recebidos

A quantia dos pagamentos recebidos de bens ou serviços a serem fornecidos ou prestados no futuro.

prática corrente: IAS 1 55

ifrs-full

AdvancesReceivedForContractsInProgress

X instant credit

Adiantamentos recebidos de contratos em curso

A quantia dos adiantamentos recebidos pela entidade antes de o trabalho relacionado ser efetuado ao abrigo de contratos de construção.

divulgação: IFRIC 15 21 b — Data de vencimento em 1.1.2018, divulgação: IAS 11 40 b — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

AdvertisingExpense

X duration debit

Despesas com publicidade

A quantia das despesas decorrentes de publicidade.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

AggregateAdjustmentToCarryingValueReportedUnderPreviousGAAPMember

member

Ajustamento agregado das quantias escrituradas relatadas ao abrigo dos PCGA anteriores [member]

Este membro representa o ajustamento agregado das quantias escrituradas relatadas ao abrigo dos PCGA anteriores. [Consultar: Quantia escriturada [member]; PCGA anteriores [member]]

divulgação: IFRS 1 30 b

ifrs-full

AggregateContinuingAndDiscontinuedOperationsMember

member

Agregado de unidades operacionais descontinuadas e em continuação [member]

Este membro representa o agregado de unidades operacionais descontinuadas e em continuação. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Unidades operacionais descontinuadas e em continuação», caso não seja utilizado outro membro. [Consultar: Unidades operacionais descontinuadas [member]; Unidades operacionais em continuação [member]]

divulgação: IFRS 5 Apresentação e divulgação

ifrs-full

AggregateDifferenceBetweenFairValueAtInitialRecognitionAndAmountDeterminedUsingValuationTechniqueYetToBeRecognised

X instant

Diferença agregada entre o justo valor no reconhecimento inicial e o preço de transação ainda por reconhecer nos lucros ou perdas

A diferença agregada entre o justo valor no reconhecimento inicial e o preço de transação de instrumentos financeiros ainda por reconhecer nos lucros ou perdas. [Consultar: Instrumentos financeiros, classe [member]]

divulgação: IFRS 7 28 b

ifrs-full

AggregatedIndividuallyImmaterialAssociatesMember

member

Associadas individualmente imateriais agregadas [member]

Este membro representa a agregação das associadas individualmente imateriais. [Consultar: Associadas [member]]

divulgação: IFRS 12 21 c ii, divulgação: IFRS 4 39M b — Entrada em vigor na primeira aplicação da IFRS 9

ifrs-full

AggregatedIndividuallyImmaterialBusinessCombinationsMember

member

Concentrações de atividades empresariais individualmente imateriais agregadas [member]

Este membro representa a agregação das concentrações de atividades empresariais individualmente imateriais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]]

divulgação: IFRS 3 B65

ifrs-full

AggregatedIndividuallyImmaterialJointVenturesMember

member

Empreendimentos conjuntos individualmente imateriais agregados [member]

Este membro representa a agregação dos empreendimentos conjuntos individualmente imateriais. [Consultar: Empreendimentos conjuntos [member]]

divulgação: IFRS 12 21 c i, divulgação: IFRS 4 39M b — Entrada em vigor na primeira aplicação da IFRS 9

ifrs-full

AggregatedMeasurementMember

member

Mensuração agregada [member]

Este membro representa todos os tipos de mensuração. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Mensuração» caso não seja utilizado outro membro.

divulgação: IAS 40 32A, divulgação: IAS 41 50, divulgação: IFRS 13 93 a

ifrs-full

AggregatedTimeBandsMember

member

Intervalos temporais agregados [member]

Este membro representa os intervalos temporais agregados. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Vencimento», caso não seja utilizado outro membro.

divulgação: IAS 1 61, divulgação: IAS 17 31 b — Data de vencimento em 1.1.2019, divulgação: IAS 17 35 a — Data de vencimento em 1.1.2019, divulgação: IAS 17 47 a — Data de vencimento em 1.1.2019, divulgação: IAS 17 56 a — Data de vencimento em 1.1.2019, divulgação: IFRS 15 120 b i — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 16 97 — Entrada em vigor em 1.1.2019, divulgação: IFRS 16 94 — Entrada em vigor em 1.1.2019, exemplo: IFRS 7 B11, exemplo: IFRS 7 B35, divulgação: IFRS 7 23B a — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AggregateNotSignificantIndividualAssetsOrCashgeneratingUnitsMember

member

Unidades geradoras de caixa agregadas para as quais a quantia do goodwill ou ativos intangíveis com vidas úteis indefinidas não é significativa [member]

Este membro representa o agregado de unidades geradoras de caixa para as quais a quantia do goodwill ou ativos intangíveis com vidas úteis indefinidas não é significativa. [Consultar: Unidades geradoras de caixa [member]; Goodwill; Ativos intangíveis que não sejam goodwill]

divulgação: IAS 36 135

ifrs-full

AggregateOfFairValuesMember

member

Agregado dos justos valores [member]

Este membro representa o agregado dos justos valores. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Justo valor como custo considerado», caso não seja utilizado outro membro.

divulgação: IFRS 1 30 a

ifrs-full

AgriculturalProduceByGroupAxis

axis

Produto agrícola por grupo [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros do domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

prática corrente: IAS 41 46 b ii

ifrs-full

AgriculturalProduceGroupMember

member

Produto agrícola, grupo [member]

Este membro representa todos os produtos agrícolas quando desagregados por grupo. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Produto agrícola por grupo», caso não seja utilizado outro membro. [Consultar: Produto agrícola corrente]

prática corrente: IAS 41 46 b ii

ifrs-full

Aeronaves

X instant debit

Aeronaves

A quantia dos ativos fixos tangíveis que representam as aeronaves utilizadas nas unidades operacionais da entidade.

exemplo: IAS 16 37 e

ifrs-full

AircraftMember

member

Aeronaves [member]

Este membro representa uma classe de ativos fixos tangíveis que representam as aeronaves utilizadas nas unidades operacionais da entidade. [Consultar: Ativos fixos tangíveis]

exemplo: IAS 16 37 e

ifrs-full

AircraftUnderFinanceLeaseMember

member

Aeronaves ao abrigo de uma locação financeira [member]

Este membro representa as aeronaves detidas pela entidade ao abrigo de uma locação financeira. [Consultar: Aeronaves [member]]

prática corrente: IAS 16 37 e — Data de vencimento em 1.1.2019

ifrs-full

AirportLandingRightsMember

member

Direitos de aterragem em aeroportos [member]

Este membro representa os direitos de aterragem em aeroportos.

prática corrente: IAS 38 119

ifrs-full

AllLevelsOfFairValueHierarchyMember

member

Todos os níveis da hierarquia do justo valor [member]

Este membro representa todos os níveis da hierarquia do justo valor. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Níveis da hierarquia do justo valor», caso não seja utilizado outro membro.

divulgação: IAS 19 142, divulgação: IFRS 13 93 b

ifrs-full

AllOtherSegmentsMember

member

Todos os outros segmentos [member]

Este membro representa todas as atividades comerciais e segmentos operacionais que não são relatáveis.

divulgação: IFRS 15 115 — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 8 16

ifrs-full

AllowanceAccountForCreditLossesOfFinancialAssets

X instant credit

Conta de provisão para perdas de crédito de ativos financeiros

A quantia de uma conta de provisão utilizada para registar as imparidades de ativos financeiros devido a perdas de crédito. [Consultar: Ativos financeiros]

divulgação: IFRS 7 16 — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

AllowanceForCreditLossesMember

member

Provisão para perdas de crédito [member]

Este membro representa uma conta de provisão utilizada para registar as imparidades de ativos financeiros devido a perdas de crédito.

prática corrente: IAS 12 81 g

ifrs-full

AmortisationAssetsRecognisedFromCostsIncurredToObtainOrFulfilContractsWithCustomers

X duration debit

Amortização, ativos reconhecidos decorrentes dos custos incorridos para obtenção ou cumprimento de contratos com clientes

A quantia da amortização para ativos reconhecidos decorrentes dos custos incorridos para a obtenção ou o cumprimento de contratos com clientes. [Consultar: Ativos reconhecidos decorrentes dos custos incorridos para obtenção ou cumprimento de contratos com clientes; Despesas de amortização]

divulgação: IFRS 15 128 b — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AmortisationDeferredAcquisitionCostsArisingFromInsuranceContracts

X duration credit

Amortização, custos de aquisição diferidos resultantes de contratos de seguro

A quantia da amortização de custos de aquisição diferidos resultantes de contratos de seguro. [Consultar: Custos de aquisição diferidos resultantes de contratos de seguro; Despesas de depreciação e de amortização; Tipos de contratos de seguro [member]]

exemplo: IFRS 4 IG39 c, exemplo: IFRS 4 37 e

ifrs-full

AmortisationExpense

X duration debit

Despesas de amortização

A quantia das despesas de amortização. Amortização é a imputação sistemática de quantias depreciáveis de ativos intangíveis ao longo da sua vida útil.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

AmortisationIntangibleAssetsOtherThanGoodwill

X duration

Amortização, ativos intangíveis distintos do goodwill

A quantia da amortização dos ativos intangíveis distintos do goodwill. [Consultar: Despesas de depreciação e de amortização; Ativos intangíveis que não sejam goodwill]

divulgação: IAS 38 118 e vi

ifrs-full

AmortisationMethodIntangibleAssetsOtherThanGoodwill

text

Método de amortização, ativos intangíveis distintos do goodwill

O método de amortização utilizado para ativos intangíveis distintos do goodwill com vidas úteis finitas. [Consultar: Ativos intangíveis distintos do goodwill; Despesas de depreciação e de amortização]

divulgação: IAS 38 118 b

ifrs-full

AmortisationOfGainsAndLossesArisingOnBuyingReinsurance

X duration debit

Amortização de perdas (ganhos) decorrentes da compra de resseguros

A quantia da amortização de perdas (ganhos) diferidas decorrentes da compra de resseguros. [Consultar: Despesas de depreciação e de amortização; Ganhos (perdas) reconhecidos nos lucros ou perdas resultantes da compra de resseguros]

divulgação: IFRS 4 37 b ii

ifrs-full

AmountByWhichFinancialAssetsRelatedCreditDerivativesOrSimilarInstrumentsMitigateMaximumExposureToCreditRisk

X instant

Quantia pela qual os ativos financeiros designados como mensurados pelo justo valor através dos lucros ou perdas relacionados com derivados de crédito ou instrumentos análogos atenuam a exposição máxima ao risco de crédito

A quantia pela qual os derivados de crédito ou instrumentos análogos relacionados com ativos financeiros designados como mensurados pelo justo valor através dos lucros ou perdas atenuam a exposição máxima ao risco de crédito. [Consultar: Empréstimos e contas a receber; Risco de crédito [member]; Derivados [member]; Exposição máxima ao risco de crédito; Ativos financeiros]

divulgação: IFRS 7 9 b — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AmountByWhichLoansOrReceivablesRelatedCreditDerivativesOrSimilarInstrumentsMitigateMaximumExposureToCreditRisk

X instant

Quantia pela qual os empréstimos ou contas a receber relacionados com derivados de crédito ou instrumentos análogos atenuam a exposição máxima ao risco de crédito

A quantia pela qual os derivados de crédito ou instrumentos análogos relacionados com empréstimos ou contas a receber atenuam a exposição máxima ao risco de crédito. [Consultar: Empréstimos e contas a receber; Risco de crédito [member]; Exposição máxima ao risco de crédito; Derivados [member]]

divulgação: IFRS 7 9 b — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

AmountByWhichRegulatoryDeferralAccountCreditBalanceHasBeenReducedBecauseItIsNoLongerFullyReversible

X instant debit

Quantia pela qual o saldo credor dos diferimentos regulamentares foi reduzido por já não ser plenamente reversível

A quantia pela qual um saldo credor dos diferimentos regulamentares foi reduzido por já não ser plenamente reversível. [Consultar: Saldos credores dos diferimentos regulamentares]

divulgação: IFRS 14 36

ifrs-full

AmountByWhichRegulatoryDeferralAccountDebitBalanceHasBeenReducedBecauseItIsNoLongerFullyRecoverable

X instant credit

Quantia pela qual o saldo devedor dos diferimentos regulamentares foi reduzido por já não ser plenamente recuperável

A quantia pela qual um saldo devedor dos diferimentos regulamentares foi reduzido por já não ser plenamente recuperável. [Consultar: Saldos devedores dos diferimentos regulamentares]

divulgação: IFRS 14 36

ifrs-full

AmountByWhichUnitsRecoverableAmountExceedsItsCarryingAmount

X instant debit

Quantia pela qual a quantia recuperável da unidade é superior à respetiva quantia escriturada

A quantia pela qual a quantia recuperável de uma unidade geradora de caixa (do grupo de unidades) é superior à respetiva quantia escriturada. [Consultar: Quantia escriturada [member]; Unidades geradoras de caixa [member]]

divulgação: IAS 36 134 f i, divulgação: IAS 36 135 e i

ifrs-full

AmountByWhichValueAssignedToKeyAssumptionMustChangeInOrderForUnitsRecoverableAmountToBeEqualToCarryingAmount

X.XX instant

Quantia pela qual o valor atribuído a um pressuposto-chave deve alterar-se para que a quantia recuperável da unidade seja igual à quantia escriturada

A quantia pela qual o valor atribuído a um pressuposto-chave deve alterar-se para que a quantia recuperável da unidade seja igual à respetiva quantia escriturada. [Consultar: Quantia escriturada [member]]

divulgação: IAS 36 134 f iii, divulgação: IAS 36 135 e iii

ifrs-full

AmountIncurredByEntityForProvisionOfKeyManagementPersonnelServicesProvidedBySeparateManagementEntity

X duration debit

Quantia incorrida pela entidade para a prestação de serviços de pessoal-chave da gerência prestados por uma entidade de gestão separada

A quantia incorrida pela entidade para a prestação de serviços de pessoal-chave da gerência prestados por uma entidade de gestão separada. [Consultar: Pessoal-chave da gerência da entidade ou entidade-mãe [member]; Entidades de gestão separada [member]]

divulgação: IAS 24 18A

ifrs-full

AmountOfReclassificationsOrChangesInPresentation

X duration

Quantia das reclassificações ou alterações na apresentação

A quantia reclassificada quando a entidade altera a classificação ou apresentação nas respetivas demonstrações financeiras.

divulgação: IAS 1 41 b

ifrs-full

AmountPresentedInOtherComprehensiveIncomeRealisedAtDerecognition

X duration

Quantia apresentada noutro rendimento integral realizado no desreconhecimento do passivo financeiro

A quantia apresentada noutro rendimento integral realizado no desreconhecimento dos passivos financeiros designados pelo justo valor através dos lucros ou perdas. [Consultar: Outro rendimento integral]

divulgação: IFRS 7 10 d — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AmountReclassifiedFromProfitOrLossToOtherComprehensiveIncomeApplyingOverlayApproach

X duration debit

Quantia reclassificada dos lucros ou perdas para outro rendimento integral aplicando a abordagem de sobreposição

A quantia reclassificada dos lucros ou perdas para outro rendimento integral na aplicação da abordagem de sobreposição, apresentada como uma rubrica separada nos lucros ou perdas.

divulgação: IFRS 4 35D a — Entrada em vigor na primeira aplicação da IFRS 9

ifrs-full

AmountReclassifiedFromProfitOrLossToOtherComprehensiveIncomeApplyingOverlayApproachNewlyDesignatedFinancialAssets

X duration debit

Quantia reclassificada dos lucros ou perdas para outro rendimento integral aplicando a abordagem de sobreposição, ativos financeiros recentemente designados

A quantia reclassificada dos lucros ou perdas para outro rendimento integral relacionado com ativos financeiros recentemente designados aplicando a abordagem de sobreposição.

divulgação: IFRS 4 39L f i — Entrada em vigor na primeira aplicação da IFRS 9

ifrs-full

AmountReclassifiedToOtherComprehensiveIncomeFromProfitOrLossApplyingOverlayApproachBeforeTax

X duration credit

Quantia reclassificada dos lucros ou perdas para outro rendimento integral aplicando a abordagem de sobreposição, antes de impostos

A quantia reconhecida noutro rendimento integral na reclassificação dos lucros ou perdas na aplicação da abordagem de sobreposição, antes de impostos. [Consultar: Outro rendimento integral]

divulgação: IFRS 4 35D b — Entrada em vigor na primeira aplicação da IFRS 9

ifrs-full

AmountReclassifiedToOtherComprehensiveIncomeFromProfitOrLossApplyingOverlayApproachNetOfTax

X duration credit

Quantia reclassificada dos lucros ou perdas para outro rendimento integral aplicando a abordagem de sobreposição, líquida de impostos

A quantia reconhecida noutro rendimento integral na reclassificação dos lucros ou perdas na aplicação da abordagem de sobreposição, líquida de impostos. [Consultar: Outro rendimento integral]

divulgação: IFRS 4 35D b — Entrada em vigor na primeira aplicação da IFRS 9

ifrs-full

AmountRecognisedAsIncomeFromArrangementInvolvingLegalFormOfLease

X duration credit

Quantia reconhecida como rendimento de um acordo que envolve uma forma jurídica de locação

A quantia reconhecida como rendimento de acordos que envolvem a forma jurídica de uma locação.

divulgação: SIC 27 10 b — Data de vencimento em 1.1.2019

ifrs-full

AmountRecognisedInOtherComprehensiveIncomeAndAccumulatedInEquityRelatingToNoncurrentAssetsOrDisposalGroupsHeldForSale

X instant credit

Quantia reconhecida noutro rendimento integral e acumulada no capital próprio relativa a ativos não correntes ou grupos para alienação detidos para venda

A quantia reconhecida noutro rendimento integral e acumulada no capital próprio relativa a ativos não correntes ou grupos para alienação detidos para venda. [Consultar: Ativos não correntes ou grupos para alienação classificados como detidos para venda; Outras reservas; Outro rendimento integral; Grupos para alienação classificados como detidos para venda [member]]

divulgação: IFRS 5 38, exemplo: IFRS 5 Exemplo 12

ifrs-full

AmountRecognisedInOtherComprehensiveIncomeAndAccumulatedInEquityRelatingToNoncurrentAssetsOrDisposalGroupsHeldForSaleMember

member

Quantia reconhecida noutro rendimento integral e acumulada no capital próprio relativa a ativos não correntes ou grupos para alienação detidos para venda [member]

Este membro representa uma componente do capital próprio decorrente de quantias reconhecidas noutro rendimento integral e acumuladas no capital próprio relativa a ativos não correntes ou grupos para alienação detidos para venda. [Consultar: Ativos não correntes ou grupos para alienação classificados como detidos para venda; Outro rendimento integral]

divulgação: IFRS 5 38, exemplo: IFRS 5 Exemplo 12

ifrs-full

AmountRemovedFromReserveOfCashFlowHedgesAndIncludedInInitialCostOrOtherCarryingAmountOfNonfinancialAssetLiabilityOrFirmCommitmentForWhichFairValueHedgeAccountingIsApplied

X duration debit

Quantia removida da reserva de coberturas do fluxo de caixa e incluída no custo inicial ou noutra quantia escriturada de um ativo (passivo) não financeiro ou compromisso firme pelo qual é aplicada a contabilidade de cobertura pelo justo valor

A quantia removida da reserva de coberturas do fluxo de caixa e incluída no custo inicial ou noutra quantia escriturada de um ativo (passivo) não financeiro ou um compromisso firme pelo qual é aplicada a contabilidade de cobertura pelo justo valor. [Consultar: Reserva de coberturas do fluxo de caixa]

divulgação: IFRS 9 6.5.11 d i — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 7 24E a — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AmountRemovedFromReserveOfChangeInValueOfForeignCurrencyBasisSpreadsAndIncludedInInitialCostOrOtherCarryingAmountOfNonfinancialAssetLiabilityOrFirmCommitmentForWhichFairValueHedgeAccountingIsApplied

X duration debit

Quantia removida da reserva de alteração no valor dos diferenciais com base em moeda estrangeira e incluída no custo inicial ou noutra quantia escriturada de um ativo (passivo) não financeiro ou compromisso firme pelo qual é aplicada a contabilidade de cobertura pelo justo valor

A quantia removida da reserva de alteração no valor dos diferenciais com base em moeda estrangeira e incluída no custo inicial ou noutra quantia escriturada de um ativo (passivo) não financeiro ou um compromisso firme pelo qual é aplicada a contabilidade de cobertura pelo justo valor. [Consultar: Reserva de alteração no valor dos diferenciais com base em moeda estrangeira]

divulgação: IFRS 9 6.5.16 — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AmountRemovedFromReserveOfChangeInValueOfForwardElementsOfForwardContractsAndIncludedInInitialCostOrOtherCarryingAmountOfNonfinancialAssetLiabilityOrFirmCommitmentForWhichFairValueHedgeAccountingIsApplied

X duration debit

Quantia removida da reserva de alteração no valor dos elementos futuros de contratos de forwards e incluída no custo inicial ou noutra quantia escriturada de um ativo (passivo) não financeiro ou compromisso firme pelo qual é aplicada a contabilidade de cobertura pelo justo valor

A quantia removida da reserva de alteração no valor dos elementos futuros de contratos de forwards e incluída no custo inicial ou noutra quantia escriturada de um ativo (passivo) não financeiro ou um compromisso firme pelo qual é aplicada a contabilidade de cobertura pelo justo valor. [Consultar: Reserva de alteração no valor dos elementos futuros de contratos de forwards]

divulgação: IFRS 9 6.5.16 — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AmountRemovedFromReserveOfChangeInValueOfTimeValueOfOptionsAndIncludedInInitialCostOrOtherCarryingAmountOfNonfinancialAssetLiabilityOrFirmCommitmentForWhichFairValueHedgeAccountingIsApplied

X duration debit

Quantia removida da reserva de alteração do valor temporal de opções e incluída no custo inicial ou noutra quantia escriturada de um ativo (passivo) não financeiro ou compromisso firme pelo qual é aplicada a contabilidade de cobertura pelo justo valor

A quantia removida da reserva de alteração do valor temporal de opções e incluída no custo inicial ou noutra quantia escriturada de um ativo (passivo) não financeiro ou um compromisso firme pelo qual é aplicada a contabilidade de cobertura pelo justo valor. [Consultar: Reserva de alteração do valor temporal de opções]

divulgação: IFRS 9 6.5.15 b i — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AmountReportedInProfitOrLossApplyingIFRS9FinancialAssetsToWhichOverlayApproachIsApplied

X duration debit

Quantia relatada nos lucros ou perdas aplicando a IFRS 9, ativos financeiros aos quais é aplicada a abordagem de sobreposição

A quantia relatada nos lucros ou perdas aplicando a IFRS 9 para ativos financeiros aos quais é aplicada a abordagem de sobreposição.

divulgação: IFRS 4 39L d i — Entrada em vigor na primeira aplicação da IFRS 9

ifrs-full

AmountsArisingFromInsuranceContractsAxis

axis

Quantias resultantes de contratos de seguro [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros do domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

prática corrente: IFRS 4 Divulgação

ifrs-full

AmountsIncurredDeferredAcquisitionCostsArisingFromInsuranceContracts

X duration debit

Quantias incorridas, custos de aquisição diferidos resultantes de contratos de seguro

O aumento dos custos de aquisição diferidos resultantes de contratos de seguro decorrente das quantias de tais custos incorridos. [Consultar: Custos de aquisição diferidos resultantes de contratos de seguro]

exemplo: IFRS 4 IG39 b, exemplo: IFRS 4 37 e

ifrs-full

AmountsPayableRelatedPartyTransactions

X instant credit

Quantias a pagar, transações com partes relacionadas

As quantias a pagar decorrentes de transações com partes relacionadas. [Consultar: Partes relacionadas [member]]

divulgação: IAS 24 20, divulgação: IAS 24 18 b

ifrs-full

AmountsPayableToTransfereeInRespectOfTransferredAssets

X instant credit

Outras quantias a pagar ao destinatário da transferência em relação aos ativos transferidos

As quantias a pagar ao destinatário da transferência em relação aos ativos financeiros transferidos distintos dos fluxos de saída de caixa não descontados que sejam ou possam ser necessários para a recompra de ativos financeiros desreconhecidos (por exemplo, o preço de exercício de um acordo de opção). [Consultar: Ativos financeiros]

divulgação: IFRS 7 42E d

ifrs-full

AmountsReceivableRelatedPartyTransactions

X instant debit

Quantias a receber, transações com partes relacionadas

As quantias a receber decorrentes de transações com partes relacionadas. [Consultar: Partes relacionadas [member]]

divulgação: IAS 24 20, divulgação: IAS 24 18 b

ifrs-full

AmountsRecognisedAsOfAcquisitionDateForEachMajorClassOfAssetsAcquiredAndLiabilitiesAssumedAbstract

 

Quantias reconhecidas à data de aquisição para cada principal classe de ativos adquiridos e passivos assumidos [abstract]

 

 

ifrs-full

AmountsRecognisedForTransactionRecognisedSeparatelyFromAcquisitionOfAssetsAndAssumptionOfLiabilitiesInBusinessCombination

X duration

Quantias reconhecidas para uma transação reconhecida separadamente da aquisição de ativos e pressuposto de passivos numa concentração de atividades empresariais

As quantias reconhecidas para uma transação reconhecida separadamente da aquisição de ativos e pressuposto de passivos em concentrações de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]]

divulgação: IFRS 3 B64 l iii

ifrs-full

AmountsRemovedFromEquityAndAdjustedAgainstFairValueOfFinancialAssetsOnReclassificationOutOfFairValueThroughOtherComprehensiveIncomeMeasurementCategoryBeforeTax

X duration debit

Quantias removidas de capital próprio e ajustadas pelo justo valor dos ativos financeiros na reclassificação pelo justo valor através da categoria de mensuração de outro rendimento integral, antes de impostos

As quantias removidas de capital próprio e ajustadas pelo justo valor dos ativos financeiros na reclassificação pelo justo valor através da categoria de mensuração de outro rendimento integral, antes de impostos. [Consultar: Ativos financeiros]

divulgação: IFRS 9 5.6.5 — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AmountsRemovedFromEquityAndAdjustedAgainstFairValueOfFinancialAssetsOnReclassificationOutOfFairValueThroughOtherComprehensiveIncomeMeasurementCategoryNetOfTax

X duration debit

Quantias removidas de capital próprio e ajustadas pelo justo valor dos ativos financeiros na reclassificação pelo justo valor através da categoria de mensuração de outro rendimento integral, líquidas de impostos

As quantias removidas de capital próprio e ajustadas pelo justo valor dos ativos financeiros na reclassificação pelo justo valor através da categoria de mensuração de outro rendimento integral, líquidas de impostos. [Consultar: Ativos financeiros]

divulgação: IFRS 9 5.6.5 — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AmountsRemovedFromEquityAndIncludedInCarryingAmountOfNonfinancialAssetLiabilityWhoseAcquisitionOrIncurrenceWasHedgedHighlyProbableForecastTransactionBeforeTax

X duration debit

Quantias removidas de capital próprio e incluídas na quantia escriturada dos ativos (passivos) não financeiros cuja aquisição ou constituição foi uma transação altamente provável coberta e prevista, antes de impostos

As quantias removidas de capital próprio e incluídas no custo inicial ou noutra quantia escriturada de um ativo (passivo) não financeiro cuja aquisição ou constituição foi uma transação altamente provável coberta e prevista, antes de impostos. [Consultar: Quantia escriturada [member]]

divulgação: IFRS 7 23 e — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

AmountsSubjectToEnforceableMasterNettingArrangementOrSimilarAgreementNotSetOffAgainstFinancialAssets

X instant credit

Quantias sujeitas a um acordo principal de compensação obrigatório ou um acordo análogo não imputadas nos ativos financeiros

As quantias sujeitas a um acordo principal de compensação obrigatório ou um acordo análogo e não imputadas nos ativos financeiros. [Consultar: Ativos financeiros]

divulgação: IFRS 7 13C d

ifrs-full

AmountsSubjectToEnforceableMasterNettingArrangementOrSimilarAgreementNotSetOffAgainstFinancialAssetsAbstract

 

Quantias sujeitas a um acordo principal de compensação obrigatório ou um acordo análogo não imputadas nos ativos financeiros [abstract]

 

 

ifrs-full

AmountsSubjectToEnforceableMasterNettingArrangementOrSimilarAgreementNotSetOffAgainstFinancialLiabilities

X instant debit

Quantias sujeitas a um acordo principal de compensação obrigatório ou um acordo análogo não imputadas nos passivos financeiros

As quantias sujeitas a um acordo principal de compensação obrigatório ou um acordo análogo e não imputadas nos passivos financeiros. [Consultar: Passivos financeiros]

divulgação: IFRS 7 13C d

ifrs-full

AmountsSubjectToEnforceableMasterNettingArrangementOrSimilarAgreementNotSetOffAgainstFinancialLiabilitiesAbstract

 

Quantias sujeitas a um acordo principal de compensação obrigatório ou um acordo análogo não imputadas nos passivos financeiros [abstract]

 

 

ifrs-full

AmountThatWouldHaveBeenReclassifiedFromProfitOrLossToOtherComprehensiveIncomeApplyingOverlayApproachIfFinancialAssetsHadNotBeenDedesignated

X duration debit

Quantia que teria sido reclassificada dos lucros ou perdas para outro rendimento integral aplicando a abordagem de sobreposição se os ativos financeiros não tivessem sido desdesignados

A quantia que teria sido reclassificada dos lucros ou perdas para outro rendimento integral se os ativos financeiros não tivessem sido desdesignados a partir da abordagem de sobreposição.

divulgação: IFRS 4 39L f ii — Entrada em vigor na primeira aplicação da IFRS 9

ifrs-full

AmountThatWouldHaveBeenReportedInProfitOrLossIfIAS39HadBeenAppliedFinancialAssetsToWhichOverlayApproachIsApplied

X duration debit

Quantia que teria sido relatada nos lucros ou perdas se a IAS 39 tivesse sido aplicada, ativos financeiros aos quais é aplicada a abordagem de sobreposição

A quantia que teria sido relatada nos lucros ou perdas para os ativos financeiros aos quais é aplicada a abordagem de sobreposição se a IAS 39 tivesse sido aplicada.

divulgação: IFRS 4 39L d ii — Entrada em vigor na primeira aplicação da IFRS 9

ifrs-full

AnalysisOfAgeOfFinancialAssetsThatArePastDueButNotImpaired

text block

Análise da idade dos ativos financeiros vencidos, mas não em imparidade [text block]

Análise da idade dos ativos financeiros vencidos, mas não em imparidade. [Consultar: Ativos financeiros]

divulgação: IFRS 7 37 a — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

AnalysisOfCreditExposuresUsingExternalCreditGradingSystemExplanatory

text block

Análise das posições em risco de crédito utilizando um sistema externo de classificação de crédito [text block]

A divulgação de uma análise das posições em risco de crédito utilizando um sistema externo de classificação de crédito. [Consultar: Exposição ao risco de crédito; Classificações externas de crédito [member]]

exemplo: IFRS 7 IG23 a — Data de vencimento em 1.1.2018, exemplo: IFRS 7 36 c — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

AnalysisOfCreditExposuresUsingInternalCreditGradingSystemExplanatory

text block

Análise das posições em risco de crédito utilizando um sistema interno de classificação de crédito [text block]

A divulgação de uma análise das posições em risco de crédito utilizando um sistema interno de classificação de crédito. [Consultar: Exposição ao risco de crédito; Classificações internas de crédito [member]]

exemplo: IFRS 7 IG23 a — Data de vencimento em 1.1.2018, exemplo: IFRS 7 36 c — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

AnalysisOfFinancialAssetsThatAreIndividuallyDeterminedToBeImpaired

text block

Análise dos ativos financeiros determinados individualmente como estando em imparidade [text block]

Análise dos ativos financeiros determinados individualmente como estando em imparidade, incluindo os fatores considerados pela entidade na determinação da imparidade. [Consultar: Ativos financeiros]

divulgação: IFRS 7 37 b — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

AnalysisOfIncomeAndExpenseAbstract

 

Análise dos rendimentos e despesas [abstract]

 

 

ifrs-full

AnnouncementOfPlanToDiscontinueOperationMember

member

Anúncio do plano para descontinuar uma unidade operacional [member]

Este membro representa o anúncio de um plano para descontinuar uma unidade operacional.

exemplo: IAS 10 22 b

ifrs-full

AnnouncingOrCommencingImplementationOfMajorRestructuringMember

member

Anúncio ou início da implementação de uma reestruturação importante [member]

Este membro representa o anúncio ou o início da implementação de uma reestruturação importante.

exemplo: IAS 10 22 e

ifrs-full

ApplicableTaxRate

X.XX duration

Taxa de tributação aplicável

A taxa de imposto sobre o rendimento aplicável.

divulgação: IAS 12 81 c ii

ifrs-full

AreaOfLandUsedForAgriculture

area

Área de terreno utilizada para agricultura

A área de terreno utilizada para agricultura pela entidade.

prática corrente: IAS 41 46 b i

ifrs-full

ArrangementsInvolvingLegalFormOfLeaseAxis

axis

Acordos que envolvem a forma jurídica de locação [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: SIC 27 10 — Data de vencimento em 1.1.2019

ifrs-full

ArrangementsInvolvingLegalFormOfLeaseMember

member

Acordos que envolvem a forma jurídica de locação [member]

Este membro representa todos os acordos que envolvem formas jurídicas de locação. Por exemplo, uma Entidade pode locar ativos a um investidor e relocar o mesmo ativo, ou, alternativamente, vender legalmente ativos e relocar os mesmos ativos. A forma de cada acordo e os seus termos e condições podem variar significativamente. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Acordos que envolvem a forma jurídica de locação» caso não seja utilizado outro membro.

divulgação: SIC 27 10 — Data de vencimento em 1.1.2019

ifrs-full

AssetbackedDebtInstrumentsHeld

X instant debit

Instrumentos de dívida cobertos por ativos detidos

A quantia dos instrumentos de dívida detidos que são cobertos por ativos subjacentes. [Consultar: Instrumentos de dívida detidos]

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

AssetbackedFinancingsMember

member

Financiamentos cobertos por ativos [member]

Este membro representa os financiamentos cobertos por ativos.

exemplo: IFRS 12 B23 b

ifrs-full

AssetbackedSecuritiesAmountContributedToFairValueOfPlanAssets

X instant debit

Títulos cobertos por ativos, quantia contribuída para o justo valor dos ativos do plano

A quantia dos títulos cobertos por ativos subjacentes que constituem o justo valor dos ativos de planos de benefícios definidos. [Consultar: Ativos do plano, pelo justo valor; Planos de benefícios definidos [member]]

exemplo: IAS 19 142 g

ifrs-full

AssetRecognisedForExpectedReimbursementContingentLiabilitiesInBusinessCombination

X instant debit

Ativos reconhecidos para reembolso esperado, passivos contingentes numa concentração de atividades empresariais

A quantia dos ativos reconhecidos para o reembolso esperado dos passivos contingentes reconhecidos numa concentração de atividades empresariais. [Consultar: Passivos contingentes [member]; Reembolso esperado, passivos contingentes numa concentração de atividades empresariais; Concentrações de atividades empresariais [member]]

divulgação: IFRS 3 B67 c, divulgação: IFRS 3 B64 j

ifrs-full

AssetRecognisedForExpectedReimbursementOtherProvisions

X instant debit

Ativos reconhecidos para reembolso esperado, outras provisões

A quantia dos ativos reconhecidos para o reembolso esperado de outras provisões. [Consultar: Reembolso esperado, outras provisões; Outras provisões]

divulgação: IAS 37 85 c

ifrs-full

Assets

X instant debit

Ativos

A quantia dos recursos: (a) controlado pela entidade como resultado de acontecimentos passados; e (b) do qual se espera que fluam benefícios económicos futuros para a entidade.

divulgação: IAS 1 55, divulgação: IFRS 13 93 a, divulgação: IFRS 13 93 b, divulgação: IFRS 13 93 e, divulgação: IFRS 8 28 c, divulgação: IFRS 8 23

ifrs-full

AssetsAbstract

 

Ativos [abstract]

 

 

ifrs-full

AssetsAndLiabilitiesAxis

axis

Ativos e passivos [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 1 125

ifrs-full

AssetsAndLiabilitiesClassifiedAsHeldForSaleAxis

axis

Ativos e passivos classificados como detidos para venda [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 5 38

ifrs-full

AssetsAndLiabilitiesClassifiedAsHeldForSaleMember

member

Ativos e passivos classificados como detidos para venda [member]

Este membro representa os ativos e passivos que estão classificados como detidos para venda. [Consultar: Ativos não correntes detidos para venda [member]; Passivos incluídos em grupos para alienação classificados como detidos para venda; Grupos para alienação classificados como detidos para venda [member]]

divulgação: IFRS 5 38

ifrs-full

AssetsAndLiabilitiesMember

member

Ativos e passivos [member]

Este membro representa os ativos e passivos. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Ativos e passivos» caso não seja utilizado outro membro. [Consultar: Ativos; Passivos]

divulgação: IAS 1 125

ifrs-full

AssetsAndLiabilitiesNotClassifiedAsHeldForSaleMember

member

Ativos e passivos não classificados como detidos para venda [member]

Este membro representa os ativos e passivos que não estão classificados como detidos para venda. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Ativos e passivos classificados como detidos para venda» caso não seja utilizado outro membro. [Consultar: Ativos não correntes detidos para venda [member]; Passivos incluídos em grupos para alienação classificados como detidos para venda; Grupos para alienação classificados como detidos para venda [member]]

divulgação: IFRS 5 38

ifrs-full

AssetsAndRegulatoryDeferralAccountDebitBalances

X instant debit

Ativos e saldos devedores dos diferimentos regulamentares

A quantia dos ativos e saldos devedores dos diferimentos regulamentares. [Consultar: Ativos; Saldos devedores dos diferimentos regulamentares]

divulgação: IFRS 14 21

ifrs-full

AssetsArisingFromExplorationForAndEvaluationOfMineralResources

X instant debit

Ativos decorrentes de exploração e avaliação de recursos minerais

A quantia de ativos decorrentes da pesquisa de recursos minerais, incluindo minérios, petróleo, gás natural e recursos não regenerativos semelhantes depois de a entidade ter obtido os direitos legais de explorar numa área específica, bem como a determinação da exequibilidade técnica e viabilidade comercial de extrair o recurso mineral.

divulgação: IFRS 6 24 b

ifrs-full

AssetsArisingFromInsuranceContracts

X instant debit

Ativos resultantes de contratos de seguro

A quantia dos ativos reconhecidos resultantes de contratos de seguro. [Consultar: Tipos de contratos de seguro [member]]

divulgação: IFRS 4 37 b

ifrs-full

AssetsHeldAsCollateralPermittedToBeSoldOrRepledgedAtFairValue

X instant debit

Garantia detida com permissão para ser vendida ou dada novamente em penhor na ausência de incumprimento pelo proprietário da garantia, pelo justo valor

O justo valor da garantia detida com permissão para ser vendida ou dada novamente em penhor na ausência de incumprimento pelo proprietário da garantia. [Consultar: Pelo justo valor [member]]

divulgação: IFRS 7 15 a

ifrs-full

AssetsHeldToHedgeLiabilitiesArisingFromFinancingActivitiesMember

member

Ativos detidos para cobrir passivos decorrentes de atividades de financiamento [member]

Este membro representa os ativos detidos para cobrir passivos decorrentes de atividades de financiamento. [Consultar: Ativos; Passivos decorrentes de atividades de financiamento]

exemplo: IAS 7 C Conciliação dos passivos decorrentes de atividades de financiamento, exemplo: IAS 7 44C

ifrs-full

AssetsLessCurrentLiabilities

X instant debit

Ativos menos passivos correntes

A quantia dos ativos menos a quantia dos passivos correntes.

prática corrente: IAS 1 55

ifrs-full

AssetsLessCurrentLiabilitiesAbstract

 

Ativos menos passivos correntes [abstract]

 

 

ifrs-full

AssetsLiabilitiesOfBenefitPlan

X instant credit

Ativos (passivos) do plano de benefícios

A quantia dos ativos de um plano de benefícios de reforma menos os passivos distintos da quantia atuarial atual dos benefícios de reforma prometidos.

divulgação: IAS 26 35 a

ifrs-full

AssetsObtained

X instant debit

Ativos obtidos através da aquisição da posse de garantias ou outras melhorias da qualidade de crédito

A quantia dos ativos obtidos pela entidade através da aquisição da posse de garantias detidas a título de caução ou outras melhorias da qualidade de crédito (por exemplo, garantias). [Consultar: Garantias [member]]

divulgação: IFRS 7 38 a

ifrs-full

AssetsOfBenefitPlan

X instant debit

Ativos do plano de benefícios

A quantia dos ativos detidos pelos planos de benefícios de reforma. [Consultar: Planos de benefícios definidos [member]]

divulgação: IAS 26 35 a i

ifrs-full

AssetsOtherThanCashOrCashEquivalentsInSubsidiaryOrBusinessesAcquiredOrDisposed2013

X duration debit

Ativos distintos da caixa ou equivalentes de caixa numa subsidiária ou em empresas adquiridas ou alienadas

A quantia dos ativos, distintos da caixa ou equivalentes de caixa, nas subsidiárias ou noutras empresas nas quais o controlo é obtido ou perdido. [Consultar: Subsidiárias [member]]

divulgação: IAS 7 40 d

ifrs-full

AssetsRecognisedFromCostsToObtainOrFulfilContractsWithCustomers

X instant debit

Ativos reconhecidos decorrentes dos custos incorridos para obtenção ou cumprimento de contratos com clientes

A quantia dos ativos reconhecidos decorrentes dos custos para a obtenção ou o cumprimento de contratos com clientes. Os custos para obter um contrato com um cliente são os custos incrementais de obtenção do contrato que a entidade não teria incorrido caso o contrato não tivesse sido obtido. Os custos para o cumprimento de um contrato com um cliente são os custos relacionados diretamente com um contrato ou um contrato previsto que a entidade pode identificar especificamente.

divulgação: IFRS 15 128 a — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AssetsRecognisedInEntitysFinancialStatementsInRelationToStructuredEntities

X instant debit

Ativos reconhecidos nas demonstrações financeiras da entidade em relação a entidades estruturadas

A quantia dos ativos reconhecidos nas demonstrações financeiras da entidade em relação aos seus interesses em entidades estruturadas. [Consultar: Ativos; Entidades estruturadas não consolidadas [member]]

divulgação: IFRS 12 29 a

ifrs-full

AssetsSoldOrRepledgedAsCollateralAtFairValue

X instant debit

Garantia vendida ou dada novamente em penhor na ausência de incumprimento pelo proprietário da garantia, pelo justo valor

O justo valor da garantia vendida ou dada novamente em penhor cuja venda ou nova penhora foi permitida na ausência de incumprimento pelo proprietário da garantia. [Consultar: Pelo justo valor [member]]

divulgação: IFRS 7 15 b

ifrs-full

AssetsThatEntityContinuesToRecognise

X instant debit

Ativos que a entidade continua a reconhecer

A quantia dos ativos financeiros transferidos que a entidade continua a reconhecer na íntegra. [Consultar: Ativos financeiros]

divulgação: IFRS 7 42D e

ifrs-full

AssetsThatEntityContinuesToRecogniseToExtentOfContinuingInvolvement

X instant debit

Ativos que a entidade continua a reconhecer com vista ao envolvimento continuado

A quantia dos ativos financeiros transferidos que a entidade continua a reconhecer com vista ao seu envolvimento continuado. [Consultar: Ativos financeiros]

divulgação: IFRS 7 42D f

ifrs-full

AssetsToWhichSignificantRestrictionsApply

X instant debit

Ativos aos quais se aplicam restrições significativas

A quantia nas demonstrações financeiras consolidadas dos ativos do grupo aos quais se aplicam restrições significativas (por exemplo, restrições estatutárias, contratuais e regulamentares) em relação à capacidade de acesso ou utilização dos ativos pela entidade.

divulgação: IFRS 12 13 c

ifrs-full

AssetsTransferredToStructuredEntitiesAtTimeOfTransfer

X duration credit

Ativos transferidos para entidades estruturadas, no momento da transferência

A quantia, no momento da transferência, de todos os ativos transferidos para entidades estruturadas. [Consultar: Entidades estruturadas não consolidadas [member]]

divulgação: IFRS 12 27 c

ifrs-full

AssetsUnderInsuranceContractsAndReinsuranceContractsIssued

X instant debit

Ativos ao abrigo de contratos de seguro e contratos de resseguro emitidos

A quantia dos ativos ao abrigo de contratos de seguro e contratos de resseguro emitidos. [Consultar: Tipos de contratos de seguro [member]]

exemplo: IAS 1 55, exemplo: IFRS 4 IG20 b, exemplo: IFRS 4 37 b

ifrs-full

AssetsUnderReinsuranceCeded

X instant debit

Ativos ao abrigo de contratos de resseguro cedidos

A quantia dos ativos ao abrigo de contratos de resseguro em que a entidade é o tomador de seguro.

exemplo: IAS 1 55, exemplo: IFRS 4 IG20 c, exemplo: IFRS 4 37 b

ifrs-full

AssetsWithSignificantRiskOfMaterialAdjustmentsWithinNextFinancialYear

X instant debit

Ativos com risco significativo de ajustamentos materiais no exercício financeiro seguinte

A quantia dos ativos sujeitos a pressupostos com um risco significativo de resultar num ajustamento material para as quantias desses ativos no exercício financeiro seguinte.

divulgação: IAS 1 125 b

ifrs-full

AssociatedLiabilitiesThatEntityContinuesToRecognise

X instant credit

Passivos associados que a entidade continua a reconhecer

A quantia dos passivos associados aos ativos financeiros transferidos que a entidade continua a reconhecer na íntegra. [Consultar: Ativos financeiros]

divulgação: IFRS 7 42D e

ifrs-full

AssociatedLiabilitiesThatEntityContinuesToRecogniseToExtentOfContinuingInvolvement

X instant credit

Passivos associados que a entidade continua a reconhecer com vista ao envolvimento continuado

A quantia dos passivos associados aos ativos financeiros transferidos que a entidade continua a reconhecer com vista ao seu envolvimento continuado. [Consultar: Ativos financeiros]

divulgação: IFRS 7 42D f

ifrs-full

AssociatesMember

member

Associadas [member]

Este membro representa as entidades nas quais o investidor tem uma influência significativa.

divulgação: IAS 24 19 d, divulgação: IAS 27 17 b, divulgação: IAS 27 16 b, divulgação: IFRS 12 B4 d, divulgação: IFRS 4 39M a — Entrada em vigor na primeira aplicação da IFRS 9

ifrs-full

AtCostMember

member

Pelo custo [member]

Este membro representa a mensuração com base no custo. Custo é a quantia de caixa ou seus equivalentes paga ou o justo valor da outra retribuição dada para adquirir um ativo no momento da sua aquisição ou construção, ou, quando aplicável, a quantia atribuída a esse ativo aquando do reconhecimento inicial de acordo com os requisitos específicos de outras IFRS.

divulgação: IAS 40 32A, divulgação: IAS 41 50, divulgação: IAS 41 55

ifrs-full

AtCostOrInAccordanceWithIFRS16WithinFairValueModelMember

member

Pelo custo ou de acordo com a IFRS 16 no âmbito do modelo do justo valor [member]

Este membro representa a mensuração com base no custo ou na IFRS 16, em que o modelo do justo valor é geralmente utilizado pela entidade para a mensuração de uma classe de ativos. [Consultar: Pelo custo [member]]

divulgação: IAS 40 78 — Entrada em vigor em 1.1.2019

ifrs-full

AtCostWithinFairValueModelMember

member

Pelo custo no âmbito do modelo do justo valor [member]

Este membro representa a mensuração com base no custo, em que o modelo do justo valor é geralmente utilizado pela entidade para a mensuração de uma classe de ativos. [Consultar: Pelo custo [member]]

divulgação: IAS 40 78 — Data de vencimento em 1.1.2019

ifrs-full

AtFairValueMember

member

Pelo justo valor [member]

Este membro representa a mensuração com base no justo valor. Justo valor é o preço que seria recebido pela venda de um ativo ou pago pela transferência de um passivo numa transação ordenada entre participantes no mercado à data da mensuração.

divulgação: IAS 40 32A, divulgação: IAS 41 50, divulgação: IFRS 13 93 a

ifrs-full

AuditorsRemuneration

X duration debit

Remuneração dos auditores

A quantia dos honorários pagos ou a pagar aos auditores da entidade.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

AuditorsRemunerationAbstract

 

Remuneração dos auditores [abstract]

 

 

ifrs-full

AuditorsRemunerationForAuditServices

X duration debit

Remuneração dos auditores para serviços de auditoria

A quantia dos honorários pagos ou a pagar aos auditores da entidade para serviços de auditoria.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

AuditorsRemunerationForOtherServices

X duration debit

Remuneração dos auditores para outros serviços

A quantia dos honorários pagos ou a pagar aos auditores da entidade para serviços que a entidade não divulga separadamente na mesma demonstração ou nota.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

AuditorsRemunerationForTaxServices

X duration debit

Remuneração dos auditores para serviços fiscais

A quantia dos honorários pagos ou a pagar aos auditores da entidade para serviços fiscais.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

AuthorisedCapitalCommitmentsButNotContractedFor

X instant credit

Compromissos de capital autorizados, mas não contratados

A quantia dos compromissos de capital que foram autorizados pela entidade, mas para os quais a entidade não celebrou um contrato. [Consultar: Compromissos de capital]

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

AvailableforsaleFinancialAssetsAbstract

 

Ativos financeiros disponíveis para venda [abstract]

 

 

ifrs-full

AverageEffectiveTaxRate

X.XX duration

Taxa média efetiva de imposto

A despesa (rendimento) de imposto dividida pelo lucro contabilístico. [Consultar: Lucro contabilístico]

divulgação: IAS 12 81 c ii

ifrs-full

AverageForeignExchangeRate

X.XX duration

Taxa média de câmbio

A taxa média de câmbio utilizada pela entidade. Taxa de câmbio é o rácio de troca de duas moedas.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

AverageNumberOfEmployees

X.XX duration

Número médio de empregados

O número médio de pessoal empregue pela entidade durante um período.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

AveragePriceOfHedgingInstrument

X.XX instant

Preço médio do instrumento de cobertura

O preço médio de um instrumento de cobertura. [Consultar: Instrumento de cobertura [member]]

divulgação: IFRS 7 23B b — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

AverageRateOfHedgingInstrument

X.XX instant

Taxa média do instrumento de cobertura

A taxa média de um instrumento de cobertura. [Consultar: Instrumento de cobertura [member]]

divulgação: IFRS 7 23B b — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

BalancesOnCurrentAccountsFromCustomers

X instant credit

Saldos das contas correntes de clientes

A quantia dos saldos nas contas correntes de clientes detidas pela entidade.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

BalancesOnDemandDepositsFromCustomers

X instant credit

Saldos dos depósitos à ordem de clientes

A quantia dos saldos nos depósitos à ordem de clientes detidos pela entidade.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

BalancesOnOtherDepositsFromCustomers

X instant credit

Saldos de outros depósitos de clientes

A quantia dos saldos nas contas de depósito de clientes detidas pela entidade que esta não divulga separadamente na mesma demonstração ou nota.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

BalancesOnTermDepositsFromCustomers

X instant credit

Saldos dos depósitos a prazo de clientes

A quantia dos saldos nos depósitos a prazo de clientes detidos pela entidade.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

BalancesWithBanks

X instant debit

Saldos em bancos

A quantia dos saldos de caixa detidos em bancos.

prática corrente: IAS 7 45

ifrs-full

BankAcceptanceAssets

X instant debit

Ativos de aceites bancários

A quantia dos aceites bancários reconhecidos como ativos.

prática corrente: IAS 1 55

ifrs-full

BankAcceptanceLiabilities

X instant credit

Passivos de aceites bancários

A quantia dos aceites bancários reconhecidos como passivos.

prática corrente: IAS 1 55

ifrs-full

BankAndSimilarCharges

X duration debit

Comissões bancárias e despesas análogas

A quantia das comissões bancárias e despesas análogas reconhecidas pela entidade como uma despesa.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

BankBalancesAtCentralBanksOtherThanMandatoryReserveDeposits

X instant debit

Saldos bancários em bancos centrais distintos dos depósitos de reserva obrigatórios

A quantia dos saldos bancários detidos em bancos centrais distintos dos depósitos de reserva obrigatórios. [Consultar: Depósitos de reserva obrigatórios em bancos centrais]

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

BankBorrowingsUndiscountedCashFlows

X instant credit

Empréstimos bancários, fluxos de saída de caixa não descontados

A quantia dos fluxos de caixa contratuais não descontados em relação aos empréstimos bancários. [Consultar: Empréstimos]

exemplo: IFRS 7 IG31A — Entrada em vigor em 1.1.2019, exemplo: IFRS 7 B11D

ifrs-full

BankDebtInstrumentsHeld

X instant debit

Instrumentos de dívida bancários detidos

A quantia dos instrumentos de dívida detidos pela entidade que foram emitidos por um banco. [Consultar: Instrumentos de dívida detidos]

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

BankingArrangementsClassifiedAsCashEquivalents

X instant debit

Outros acordos bancários, classificados como equivalentes de caixa

Uma classificação dos equivalentes de caixa que representam acordos bancários que a entidade não divulga separadamente na mesma demonstração ou nota. [Consultar: Equivalentes de caixa]

prática corrente: IAS 7 45

ifrs-full

BankOverdraftsClassifiedAsCashEquivalents

X instant credit

Descobertos bancários

A quantia que foi retirada de uma conta superior aos saldos de caixa existentes. Tal é considerado um prolongamento de curto prazo do crédito pelo banco. [Consultar: Caixa e equivalentes de caixa]

prática corrente: IAS 7 45

ifrs-full

BasicAndDilutedEarningsLossPerShare

X.XX duration

Lucros (perda) básicos e diluídos por ação

A quantia dos lucros por ação em que as mensurações básicas e diluídas são iguais. [Consultar: Lucros (perda) básicos por ação; Lucros (perda) diluídos por ação]

prática corrente: IAS 1 85

ifrs-full

BasicAndDilutedEarningsLossPerShareFromContinuingOperations

X.XX duration

Lucros (perda) básicos e diluídos por ação de unidades operacionais em continuação

Lucros (perda) básicos e diluídos por ação de unidades operacionais em continuação. [Consultar: Lucros (perda) básicos e diluídos por ação]

prática corrente: IAS 1 85

ifrs-full

BasicAndDilutedEarningsLossPerShareFromContinuingOperationsIncludingNetMovementInRegulatoryDeferralAccountBalancesAndNetMovementInRelatedDeferredTax

X.XX duration

Lucros (perda) básicos e diluídos por ação de unidades operacionais em continuação, incluindo movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares e movimento líquido nos impostos diferidos relacionados

Lucros (perda) básicos e diluídos por ação de unidades operacionais em continuação que incluem o movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares e o movimento líquido nos impostos diferidos relacionados. [Consultar: Lucros (perda) básicos e diluídos por ação; Movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares relacionados com os lucros ou perdas e movimento líquido nos impostos diferidos relacionados; Unidades operacionais em continuação [member]]

divulgação: IFRS 14 26

ifrs-full

BasicAndDilutedEarningsLossPerShareFromDiscontinuedOperations

X.XX duration

Lucros (perda) básicos e diluídos por ação de unidades operacionais descontinuadas

Lucros (perda) básicos e diluídos por ação de unidades operacionais descontinuadas. [Consultar: Lucros (perda) básicos e diluídos por ação]

prática corrente: IAS 1 85

ifrs-full

BasicAndDilutedEarningsLossPerShareFromDiscontinuedOperationsIncludingNetMovementInRegulatoryDeferralAccountBalancesAndNetMovementInRelatedDeferredTax

X.XX duration

Lucros (perda) básicos e diluídos por ação de unidades operacionais descontinuadas, incluindo movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares e movimento líquido nos impostos diferidos relacionados

Lucros (perda) básicos e diluídos por ação de unidades operacionais descontinuadas que incluem o movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares e o movimento líquido nos impostos diferidos relacionados. [Consultar: Lucros (perda) básicos e diluídos por ação; Movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares relacionados com os lucros ou perdas e movimento líquido nos impostos diferidos relacionados; Unidades operacionais descontinuadas [member]]

divulgação: IFRS 14 26

ifrs-full

BasicAndDilutedEarningsLossPerShareIncludingNetMovementInRegulatoryDeferralAccountBalancesAndNetMovementInRelatedDeferredTax

X.XX duration

Lucros (perda) básicos e diluídos por ação, incluindo movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares e movimento líquido nos impostos diferidos relacionados

Lucros (perda) básicos e diluídos por ação que incluem o movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares e o movimento líquido nos impostos diferidos relacionados. [Consultar: Lucros (perda) básicos e diluídos por ação; Movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares relacionados com os lucros ou perdas e movimento líquido nos impostos diferidos relacionados]

divulgação: IFRS 14 26

ifrs-full

BasicAndDilutedEarningsPerShareAbstract

 

Lucros básicos e diluídos por ação [abstract]

 

 

ifrs-full

BasicEarningsLossPerShare

X.XX duration

Lucros (perda) básicos por ação

A quantia dos lucros (perda) atribuíveis aos detentores de capital próprio ordinário da entidade-mãe (o numerador) divididos pelo número médio ponderado de ações ordinárias em circulação durante o período (o denominador).

divulgação: IAS 33 66

ifrs-full

BasicEarningsLossPerShareFromContinuingOperations

X.XX duration

Lucros (perda) básicos por ação de unidades operacionais em continuação

Lucros (perda) básicos por ação de unidades operacionais em continuação. [Consultar: Lucros (perda) básicos por ação; Unidades operacionais em continuação [member]]

divulgação: IAS 33 66

ifrs-full

BasicEarningsLossPerShareFromContinuingOperationsIncludingNetMovementInRegulatoryDeferralAccountBalancesAndNetMovementInRelatedDeferredTax

X.XX duration

Lucros (perda) básicos por ação de unidades operacionais em continuação, incluindo movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares e movimento líquido nos impostos diferidos relacionados

Lucros (perda) básicos por ação de unidades operacionais em continuação que incluem o movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares e o movimento líquido nos impostos diferidos relacionados. [Consultar: Lucros (perda) básicos por ação; Movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares relacionados com os lucros ou perdas e movimento líquido nos impostos diferidos relacionados; Unidades operacionais em continuação [member]]

divulgação: IFRS 14 26

ifrs-full

BasicEarningsLossPerShareFromDiscontinuedOperations

X.XX duration

Lucros (perda) básicos por ação de unidades operacionais descontinuadas

Lucros (perda) básicos por ação de unidades operacionais descontinuadas. [Consultar: Lucros (perda) básicos por ação; Unidades operacionais descontinuadas [member]]

divulgação: IAS 33 68

ifrs-full

BasicEarningsLossPerShareFromDiscontinuedOperationsIncludingNetMovementInRegulatoryDeferralAccountBalancesAndNetMovementInRelatedDeferredTax

X.XX duration

Lucros (perda) básicos por ação de unidades operacionais descontinuadas, incluindo movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares e movimento líquido nos impostos diferidos relacionados

Lucros (perda) básicos por ação de unidades operacionais descontinuadas que incluem o movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares e o movimento líquido nos impostos diferidos relacionados. [Consultar: Lucros (perda) básicos por ação; Movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares relacionados com os lucros ou perdas e movimento líquido nos impostos diferidos relacionados; Unidades operacionais descontinuadas [member]]

divulgação: IFRS 14 26

ifrs-full

BasicEarningsLossPerShareIncludingNetMovementInRegulatoryDeferralAccountBalancesAndNetMovementInRelatedDeferredTax

X.XX duration

Lucros (perda) básicos por ação, incluindo movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares e movimento líquido nos impostos diferidos relacionados

Lucros (perda) básicos por ação que incluem o movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares e o movimento líquido nos impostos diferidos relacionados. [Consultar: Lucros (perda) básicos por ação; Movimento líquido nos saldos dos diferimentos regulamentares relacionados com os lucros ou perdas e movimento líquido nos impostos diferidos relacionados]

divulgação: IFRS 14 26

ifrs-full

BasicEarningsPerShareAbstract

 

Lucros básicos por ação [abstract]

 

 

ifrs-full

BasisForAttributingRevenuesFromExternalCustomersToIndividualCountries

text

Descrição da base de atribuição dos réditos provenientes de clientes externos aos diferentes países

A descrição da base de atribuição dos réditos provenientes de clientes externos aos diferentes países. [Consultar: Réditos]

divulgação: IFRS 8 33 a

ifrs-full

BearerBiologicalAssetsMember

member

Ativos biológicos destinados à produção [member]

Este membro representa os ativos biológicos destinados à produção. Os ativos biológicos destinados à produção são os distintos de ativos biológicos consumíveis. [Consultar: Ativos biológicos; Ativos biológicos consumíveis [member]]

exemplo: IAS 41 43

ifrs-full

BearerPlants

X instant debit

Plantas destinadas à produção

A quantia dos ativos fixos tangíveis que representam plantas destinadas à produção. Uma planta destinada à produção é uma planta viva que (a) é utilizada na produção ou no fornecimento de produtos agrícolas; (b) irá fornecer produtos agrícolas por um período que se espera ser superior a um ano; e (c) tem uma probabilidade remota de ser vendida como produto agrícola, com exceção de vendas ocasionais de resíduos. [Consultar: Ativos fixos tangíveis]

exemplo: IAS 16 37 i

ifrs-full

BearerPlantsMember

member

Plantas destinadas à produção [member]

Este membro representa uma classe de ativos fixos tangíveis que representam as plantas destinadas à produção. Uma planta destinada à produção é uma planta viva que (a) é utilizada na produção ou no fornecimento de produtos agrícolas; (b) irá fornecer produtos agrícolas por um período que se espera ser superior a um ano; e (c) tem uma probabilidade remota de ser vendida como produto agrícola, com exceção de vendas ocasionais de resíduos. [Consultar: Ativos fixos tangíveis]

exemplo: IAS 16 37 i

ifrs-full

BenefitsPaidOrPayable

X duration debit

Benefícios pagos ou a pagar

A quantia dos benefícios pagos ou a pagar para planos de benefícios de reforma.

divulgação: IAS 26 35 b v

ifrs-full

BestEstimateAtAcquisitionDateOfContractualCashFlowsNotExpectedToBeCollectedForAcquiredReceivables

X instant debit

Melhor estimativa à data de aquisição dos fluxos de caixa contratuais cuja recolha para contas a receber adquiridas não é esperada

A melhor estimativa à data de aquisição dos fluxos de caixa contratuais cuja recolha para contas a receber adquiridas em concentrações de atividades empresariais não é esperada. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]]

divulgação: IFRS 3 B64 h iii

ifrs-full

BiologicalAssets

X instant debit

Ativos biológicos

A quantia das plantas ou animais vivos reconhecidos como ativos.

divulgação: IAS 1 54 f, divulgação: IAS 41 50, exemplo: IAS 41 43

ifrs-full

BiologicalAssetsAgeMember

member

Ativos biológicos, idade [member]

Este membro representa todos os ativos biológicos quando desagregados por idade. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Ativos biológicos por idade» caso não seja utilizado outro membro. [Consultar: Ativos biológicos]

exemplo: IAS 41 43

ifrs-full

BiologicalAssetsAxis

axis

Ativos biológicos [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

prática corrente: IAS 41 50

ifrs-full

BiologicalAssetsByAgeAxis

axis

Ativos biológicos por idade [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

exemplo: IAS 41 43

ifrs-full

BiologicalAssetsByGroupAxis

axis

Ativos biológicos por grupo [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 41 41

ifrs-full

BiologicalAssetsByTypeAxis

axis

Ativos biológicos por tipo [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

exemplo: IAS 41 43

ifrs-full

BiologicalAssetsGroupMember

member

Ativos biológicos, grupo [member]

Este membro representa todos os ativos biológicos quando desagregados por grupo. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Ativos biológicos por grupo» caso não seja utilizado outro membro. [Consultar: Ativos biológicos]

divulgação: IAS 41 41

ifrs-full

BiologicalAssetsMember

member

Ativos biológicos [member]

Este membro representa as plantas ou animais vivos. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Ativos biológicos» caso não seja utilizado outro membro.

divulgação: IAS 17 31 a — Data de vencimento em 1.1.2019, prática corrente: IAS 41 50

ifrs-full

BiologicalAssetsPledgedAsSecurityForLiabilities

X instant debit

Ativos biológicos dados em penhor a título de caução de passivos

A quantia dos ativos biológicos dados em penhor a título de caução de passivos. [Consultar: Ativos biológicos]

divulgação: IAS 41 49 a

ifrs-full

BiologicalAssetsTypeMember

member

Ativos biológicos, tipo [member]

Este membro representa todos os ativos biológicos quando desagregados por tipo. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Ativos biológicos por tipo» caso não seja utilizado outro membro. [Consultar: Ativos biológicos]

exemplo: IAS 41 43

ifrs-full

BiologicalAssetsWhoseTitleIsRestricted

X instant debit

Ativos biológicos cuja titularidade está restringida

A quantia dos ativos biológicos cuja titularidade está restringida. [Consultar: Ativos biológicos]

divulgação: IAS 41 49 a

ifrs-full

BondsIssued

X instant credit

Obrigações emitidas

A quantia das obrigações emitidas pela entidade.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

BondsIssuedUndiscountedCashFlows

X instant credit

Obrigações emitidas, fluxos de saída de caixa não descontados

A quantia dos fluxos de caixa contratuais não descontados em relação às obrigações emitidas. [Consultar: Obrigações emitidas]

exemplo: IFRS 7 IG31A — Entrada em vigor em 1.1.2019, exemplo: IFRS 7 B11D

ifrs-full

BorrowingCostsAbstract

 

Custos de empréstimos [abstract]

 

 

ifrs-full

BorrowingCostsCapitalised

X duration

Custos de empréstimos capitalizados

A quantia dos juros e outros custos incorridos por uma entidade em relação ao empréstimo de fundos que são diretamente atribuíveis à aquisição, construção ou produção de um ativo que se qualifica e faz parte do custo desse ativo.

divulgação: IAS 23 26 a

ifrs-full

BorrowingCostsIncurred

X duration

Custos de empréstimos incorridos

A quantia dos custos de juros e outros incorridos por uma entidade relativamente a pedidos de empréstimo de fundos.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

BorrowingCostsRecognisedAsExpense

X duration debit

Custos de empréstimos reconhecidos como despesas

A quantia dos juros e outros custos incorridos por uma entidade em relação ao empréstimo de fundos que são reconhecidos como uma despesa.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

Empréstimos

X instant credit

Empréstimos

A quantia dos fundos pendentes que a entidade é obrigada a reembolsar.

prática corrente: IAS 1 55

ifrs-full

BorrowingsAbstract

 

Empréstimos [abstract]

 

 

ifrs-full

BorrowingsAdjustmentToInterestRateBasis

X.XX instant

Empréstimos, ajustamento à base da taxa de juro

O ajustamento à base (taxa de referência) utilizada para o cálculo da taxa de juro dos empréstimos. [Consultar: Empréstimos]

prática corrente: IFRS 7 7

ifrs-full

BorrowingsByNameAxis

axis

Empréstimos por nome [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

prática corrente: IFRS 7 7

ifrs-full

BorrowingsByNameMember

member

Empréstimos por nome [member]

Este membro representa todos os empréstimos quando desagregados por nome. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Empréstimos por nome» caso não seja utilizado outro membro. [Consultar: Empréstimos]

prática corrente: IFRS 7 7

ifrs-full

BorrowingsByTypeAbstract

 

Empréstimos, por tipo [abstract]

 

 

ifrs-full

BorrowingsInterestRate

X.XX instant

Empréstimos, taxa de juro

A taxa de juro dos empréstimos. [Consultar: Empréstimos]

prática corrente: IFRS 7 7

ifrs-full

BorrowingsInterestRateBasis

text

Empréstimos, base da taxa de juro

A base (taxa de referência) utilizada para o cálculo da taxa de juro dos empréstimos. [Consultar: Empréstimos]

prática corrente: IFRS 7 7

ifrs-full

BorrowingsMaturity

text

Empréstimos, vencimento

O vencimento dos empréstimos. [Consultar: Empréstimos]

prática corrente: IFRS 7 7

ifrs-full

BorrowingsOriginalCurrency

text

Empréstimos, moeda de origem

A moeda na qual os empréstimos são expressos. [Consultar: Empréstimos]

prática corrente: IFRS 7 7

ifrs-full

BorrowingsRecognisedAsOfAcquisitionDate

X instant credit

Empréstimos reconhecidos à data de aquisição

A quantia reconhecida à data de aquisição para os empréstimos assumidos numa concentração de atividades empresariais. [Consultar: Empréstimos; Concentrações de atividades empresariais [member]]

prática corrente: IFRS 3 B64 i

ifrs-full

BottomOfRangeMember

member

Baixo da gama [member]

Este membro representa o baixo de uma gama.

exemplo: IFRS 13 IE63, exemplo: IFRS 13 B6, divulgação: IFRS 14 33 b, divulgação: IFRS 2 45 d, prática corrente: IFRS 7 7

ifrs-full

BrandNames

X instant debit

Marcas comerciais

A quantia dos ativos intangíveis que representam direitos a um grupo de ativos complementares tais como uma marca comercial (ou marca de serviço) e respetiva designação comercial, fórmulas, receitas e conhecimentos tecnológicos. [Consultar: Ativos intangíveis que não sejam goodwill]

exemplo: IAS 38 119 a

ifrs-full

BrandNamesMember

member

Marcas comerciais [member]

Este membro representa uma classe de ativos intangíveis que representam direitos a um grupo de ativos complementares tais como uma marca comercial (ou marca de serviço) e respetiva designação comercial, fórmulas, receitas e conhecimentos tecnológicos. [Consultar: Ativos intangíveis que não sejam goodwill]

exemplo: IAS 38 119 a

ifrs-full

BroadcastingRightsMember

member

Direitos de transmissão [member]

Este membro representa os direitos de transmissão.

prática corrente: IAS 38 119

ifrs-full

BrokerageFeeExpense

X duration debit

Despesas com comissões de corretagem

A quantia das despesas reconhecidas para comissões de corretagem cobradas à entidade.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

BrokerageFeeIncome

X duration credit

Rendimentos com comissões de corretagem

A quantia dos rendimentos reconhecidos para comissões de corretagem cobradas pela entidade.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

Buildings

X instant debit

Imóveis

A quantia dos ativos fixos tangíveis que representam imóveis depreciáveis e estruturas análogas para utilização nas unidades operacionais. [Consultar: Ativos fixos tangíveis]

prática corrente: IAS 16 37

ifrs-full

BuildingsMember

member

Imóveis [member]

Este membro representa uma classe de ativos fixos tangíveis que representam imóveis depreciáveis e estruturas análogas para utilização nas unidades operacionais. [Consultar: Ativos fixos tangíveis]

prática corrente: IAS 16 37

ifrs-full

BusinessCombinationsAxis

axis

Concentrações de atividades empresariais [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 3 B64

ifrs-full

BusinessCombinationsMember

member

Concentrações de atividades empresariais [member]

Este membro representa transações ou outros acontecimentos em que uma adquirente obtém o controlo sobre uma ou mais atividades empresariais. As transações por vezes referidas como «verdadeiras fusões» ou «fusões de iguais» são também concentrações de atividades empresariais na aceção do termo utilizada nesta IFRS 3.

divulgação: IFRS 3 B64

ifrs-full

CancellationOfTreasuryShares

X duration credit

Anulação de ações próprias

A quantia das ações próprias anuladas durante o período. [Consultar: Ações próprias]

prática corrente: IAS 1 106 d

ifrs-full

CapitalCommitments

X instant credit

Compromissos de capital

A quantia das futuras despesas de capital que a entidade assume o compromisso de efetuar.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

CapitalCommitmentsAbstract

 

Compromissos de capital [abstract]

 

 

ifrs-full

CapitalisationRateOfBorrowingCostsEligibleForCapitalisation

X.XX duration

Taxa de capitalização dos custos de empréstimos elegíveis para capitalização

A média ponderada dos juros e outros custos incorridos por uma entidade em relação ao empréstimo de fundos aplicáveis aos empréstimos da entidade que estão pendentes durante o período, distintos dos empréstimos efetuados especificamente para efeitos de obtenção de um ativo que se qualifica. [Consultar: Média ponderada [member]; Empréstimos]

divulgação: IAS 23 26 b

ifrs-full

CapitalisedDevelopmentExpenditureMember

member

Dispêndios de desenvolvimento capitalizados [member]

Este membro representa uma classe de ativos intangíveis decorrentes de dispêndios de desenvolvimento capitalizados antes do início da produção ou utilização comercial. Um ativo intangível deve apenas ser reconhecido se a entidade puder demonstrar todos os aspetos a seguir: (a) a viabilidade técnica de concluir o ativo intangível a fim de que esteja disponível para uso ou venda; (b) a sua intenção de concluir o ativo intangível e usá-lo ou vendê-lo; (c) a sua capacidade de usar ou vender o ativo intangível; (d) a forma como o ativo intangível gerará prováveis benefícios económicos futuros. Entre outras coisas, a entidade pode demonstrar a existência de um mercado para a produção do ativo intangível ou para o próprio ativo intangível ou, se for para ser usado internamente, a utilidade do ativo intangível; (e) a disponibilidade de recursos técnicos, financeiros e outros adequados para concluir o desenvolvimento e usar ou vender o ativo intangível; e (f) a sua capacidade para mensurar fiavelmente o dispêndio atribuível ao ativo intangível durante a sua fase de desenvolvimento.

prática corrente: IAS 38 119

ifrs-full

CapitalRedemptionReserve

X instant credit

Reserva de capitalização

Um componente do capital próprio que representa a reserva para a capitalização das ações próprias da entidade.

prática corrente: IAS 1 55

ifrs-full

CapitalRedemptionReserveMember

member

Reserva de capitalização [member]

Este membro representa um componente do capital próprio que representa a reserva para a capitalização das ações próprias da entidade.

prática corrente: IAS 1 108

ifrs-full

CapitalRequirementsAxis

axis

Requisitos de capital [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 1 136

ifrs-full

CapitalRequirementsMember

member

Requisitos de capital [member]

Este membro representa os requisitos de capital aos quais a entidade está sujeita. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Requisitos de capital» caso não seja utilizado outro membro.

divulgação: IAS 1 136

ifrs-full

CapitalReserve

X instant credit

Reserva de capital

Um componente do capital próprio que representa as reservas de capital.

prática corrente: IAS 1 55

ifrs-full

CapitalReserveMember

member

Reserva de capital [member]

Este membro representa um componente do capital próprio que representa as reservas de capital.

prática corrente: IAS 1 108

ifrs-full

CarryingAmountAccumulatedDepreciationAmortisationAndImpairmentAndGrossCarryingAmountAxis

axis

Quantia escriturada, depreciação, amortização e imparidade acumuladas e quantia escriturada bruta [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 16 73 d, divulgação: IAS 16 73 e, divulgação: IAS 17 32 — Data de vencimento em 1.1.2019, divulgação: IAS 38 118 c, divulgação: IAS 38 118 e, divulgação: IAS 40 76, divulgação: IAS 40 79 c, divulgação: IAS 40 79 d, divulgação: IAS 41 50, divulgação: IAS 41 54 f, divulgação: IFRS 3 B67 d, divulgação: IFRS 7 35H — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 7 35I — Entrada em vigor em 1.1.2018, prática corrente: IFRS 7 IG29 — Data de vencimento em 1.1.2018, prática corrente: IFRS 7 37 b — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

CarryingAmountAtTimeOfSaleOfInvestmentPropertyCarriedAtCostWithinFairValueModel

X instant debit

Propriedade de investimento escriturada pelo custo no âmbito do modelo do justo valor, no momento da venda

A quantia no momento da venda da propriedade de investimento escriturada pelo custo no âmbito do modelo do justo valor. [Consultar: Pelo custo no âmbito do modelo do justo valor [member]; Quantia escriturada [member]; Propriedades de investimento]

divulgação: IAS 40 78 d ii — Data de vencimento em 1.1.2019

ifrs-full

CarryingAmountMember

member

Quantia escriturada [member]

Este membro representa a quantia pela qual um ativo é reconhecido na demonstração da posição financeira (após a dedução de qualquer depreciação ou amortização acumuladas e perdas por imparidade acumuladas). Além disso, representa o valor padrão do eixo «Quantia escriturada, depreciação, amortização e imparidade acumuladas e quantia escriturada bruta» caso não seja utilizado outro membro. [Consultar: Despesas de depreciação e de amortização; Perdas por imparidade]

divulgação: IAS 16 73 e, divulgação: IAS 17 32 — Data de vencimento em 1.1.2019, divulgação: IAS 38 118 e, divulgação: IAS 40 76, divulgação: IAS 40 79 d, divulgação: IAS 41 50, divulgação: IFRS 3 B67 d, divulgação: IFRS 7 35H — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 7 35I — Entrada em vigor em 1.1.2018, exemplo: IFRS 7 IG29 a — Data de vencimento em 1.1.2018, exemplo: IFRS 7 37 b — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

Cash

X instant debit

Numerário

A quantia do dinheiro em caixa e depósitos à ordem. [Consultar: Dinheiro em caixa]

prática corrente: IAS 7 45

ifrs-full

CashAbstract

 

Numerário [abstract]

 

 

ifrs-full

CashAdvancesAndLoansFromRelatedParties

X duration debit

Adiantamentos e empréstimos de partes relacionadas

O influxo de caixa dos adiantamentos e empréstimos de partes relacionadas. [Consultar: Partes relacionadas [member]; Adiantamento recebido]

prática corrente: IAS 7 17

ifrs-full

CashAdvancesAndLoansMadeToOtherPartiesClassifiedAsInvestingActivities

X duration credit

Adiantamentos e empréstimos efetuados a outras partes, classificados como atividades de investimento

A quantia dos adiantamentos e empréstimos efetuados a outras partes (distintos dos adiantamentos e empréstimos efetuados por uma instituição financeira), classificados como atividades de investimento.

exemplo: IAS 7 16 e

ifrs-full

CashAdvancesAndLoansMadeToRelatedParties

X duration credit

Adiantamentos e empréstimos efetuados a partes relacionadas

O fluxo de saída de caixa dos adiantamentos e empréstimos efetuados a partes relacionadas. [Consultar: Partes relacionadas [member]]

prática corrente: IAS 7 16

ifrs-full

CashAndBankBalancesAtCentralBanks

X instant debit

Caixa e saldos bancários em bancos centrais

A quantia de caixa e saldos bancários detidos em bancos centrais.

prática corrente: IAS 1 55

ifrs-full

CashAndCashEquivalents

X instant debit

Caixa e equivalentes de caixa

A quantia do dinheiro em caixa e depósitos à ordem, em conjunto com investimentos a curto prazo altamente líquidos, que são prontamente convertíveis para quantias conhecidas de dinheiro e estão sujeitos a um risco insignificativo de alterações no valor. [Consultar: Numerário; Equivalentes de caixa]

divulgação: IAS 1 54 i, divulgação: IAS 7 45, divulgação: IFRS 12 B13 a

ifrs-full

CashAndCashEquivalentsAbstract

 

Caixa e equivalentes de caixa [abstract]

 

 

ifrs-full

CashAndCashEquivalentsAmountContributedToFairValueOfPlanAssets

X instant debit

Caixa e equivalentes de caixa, quantia contribuída para o justo valor dos ativos do plano

A quantia da caixa e equivalentes de caixa que constituem o justo valor dos ativos de planos de benefícios definidos. [Consultar: Caixa e equivalentes de caixa; Ativos do plano, pelo justo valor; Planos de benefícios definidos [member]]

exemplo: IAS 19 142 a

ifrs-full

CashAndCashEquivalentsClassifiedAsPartOfDisposalGroupHeldForSale

X instant debit

Caixa e equivalentes de caixa classificados como parte do grupo para alienação detido para venda

A quantia da caixa e equivalentes de caixa classificados como parte do grupo para alienação detido para venda. [Consultar: Caixa e equivalentes de caixa; Grupos para alienação classificados como detidos para venda [member]]

prática corrente: IAS 7 45

ifrs-full

CashAndCashEquivalentsHeldByEntityUnavailableForUseByGroup

X instant debit

Caixa e equivalentes de caixa detidos pela entidade indisponíveis para utilização pelo grupo

A quantia dos saldos significativos de caixa e equivalentes de caixa detidos pela entidade que não estão disponíveis para utilização pelo grupo. [Consultar: Caixa e equivalentes de caixa]

divulgação: IAS 7 48

ifrs-full

CashAndCashEquivalentsIfDifferentFromStatementOfFinancialPosition

X instant debit

Caixa e equivalentes de caixa se diferentes da demonstração da posição financeira

A quantia da caixa e equivalentes de caixa na demonstração dos fluxos de caixa se diferente da quantia de caixa e equivalentes de caixa na demonstração da posição financeira. [Consultar: Caixa e equivalentes de caixa]

prática corrente: IAS 7 45

ifrs-full

CashAndCashEquivalentsIfDifferentFromStatementOfFinancialPositionAbstract

 

Caixa e equivalentes de caixa se diferentes da demonstração da posição financeira [abstract]

 

 

ifrs-full

CashAndCashEquivalentsInSubsidiaryOrBusinessesAcquiredOrDisposed2013

X duration debit

Caixa e equivalentes de caixa numa subsidiária ou em empresas adquiridas ou alienadas

A quantia de caixa e equivalentes de caixa nas subsidiárias ou outras atividades empresariais sobre as quais o controlo é obtido ou perdido. [Consultar: Subsidiárias [member]; Caixa e equivalentes de caixa]

divulgação: IAS 7 40 c

ifrs-full

CashAndCashEquivalentsRecognisedAsOfAcquisitionDate

X instant debit

Caixa e equivalentes de caixa reconhecidos à data de aquisição

A quantia reconhecida à data de aquisição da caixa e equivalentes de caixa adquiridos numa concentração de atividades empresariais. [Consultar: Caixa e equivalentes de caixa; Concentrações de atividades empresariais [member]]

prática corrente: IFRS 3 B64 i

ifrs-full

CashCollateralPledgedSubjectToEnforceableMasterNettingArrangementOrSimilarAgreementNotSetOffAgainstFinancialLiabilities

X instant debit

Garantias em numerário dadas em penhor sujeitas a um acordo principal de compensação obrigatório ou um acordo análogo não imputadas nos passivos financeiros

A quantia das garantias em numerário dadas em penhor que estão sujeitas a um acordo principal de compensação obrigatório ou um acordo similar e não imputadas nos passivos financeiros. [Consultar: Passivos financeiros]

exemplo: IFRS 7 IG40D, exemplo: IFRS 7 13C d ii

ifrs-full

CashCollateralReceivedSubjectToEnforceableMasterNettingArrangementOrSimilarAgreementNotSetOffAgainstFinancialAssets

X instant credit

Garantias em numerário recebidas sujeitas a um acordo principal de compensação obrigatório ou um acordo análogo não imputadas nos ativos financeiros

A quantia das garantias em numerário recebidas que estão sujeitas a um acordo principal de compensação obrigatório ou um acordo análogo e não imputadas nos ativos financeiros. [Consultar: Ativos financeiros]

exemplo: IFRS 7 IG40D, exemplo: IFRS 7 13C d ii

ifrs-full

CashEquivalents

X instant debit

Equivalentes de caixa

A quantia dos investimentos a curto prazo, altamente líquidos, que sejam prontamente convertíveis para quantias conhecidas de dinheiro e que estejam sujeitas a um risco insignificante de alterações de valor.

prática corrente: IAS 7 45

ifrs-full

CashEquivalentsAbstract

 

Equivalentes de caixa [abstract]

 

 

ifrs-full

CashFlowHedgesAbstract

 

Coberturas do fluxo de caixa [abstract]

 

 

ifrs-full

CashFlowHedgesMember

member

Coberturas do fluxo de caixa [member]

Este membro representa as coberturas da exposição à variabilidade nos fluxos de caixa que (i) são atribuíveis a um risco particular associado a um ativo ou passivo reconhecido (tal como todos ou alguns dos futuros pagamentos de juros sobre uma dívida de taxa variável) ou a uma transação prevista altamente provável; e (b) possam afetar os lucros ou perdas. [Consultar: Coberturas [member]]

divulgação: IAS 39 86 b, divulgação: IFRS 7 24A — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 7 24B — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 7 24C — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

CashFlowsFromContinuingAndDiscontinuedOperationsAbstract

 

Fluxos de caixa de unidades operacionais descontinuadas e em continuação [abstract]

 

 

ifrs-full

CashFlowsFromLosingControlOfSubsidiariesOrOtherBusinessesClassifiedAsInvestingActivities

X duration debit

Fluxos de caixa da perda do controlo de subsidiárias ou outras empresas, classificados como atividades de investimento

Os fluxos de caixa agregados decorrentes da perda do controlo de subsidiárias ou outras empresas, classificados como atividades de investimento. [Consultar: Subsidiárias [member]]

divulgação: IAS 7 39

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInDecreaseIncreaseInRestrictedCashAndCashEquivalents

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) diminuição (aumento) de caixa de utilização limitada e equivalentes de caixa

O influxo (fluxo de saída) de caixa devido a uma diminuição (aumento) da caixa de utilização limitada e equivalentes de caixa. [Consultar: Caixa de utilização limitada e equivalentes de caixa]

prática corrente: IAS 7 16

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInDecreaseIncreaseInShorttermDepositsAndInvestments

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) diminuição (aumento) de depósitos e investimentos a curto prazo

O influxo (fluxo de saída) de caixa devido a uma diminuição (aumento) dos depósitos e investimentos a curto prazo.

prática corrente: IAS 7 16

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInExplorationForAndEvaluationOfMineralResourcesClassifiedAsInvestingActivities

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) exploração e avaliação de recursos minerais, classificados como atividades de investimento

Os fluxos de caixa da (utilizados na) pesquisa de recursos minerais, incluindo minérios, petróleo, gás natural e recursos não regenerativos semelhantes depois de a entidade ter obtido os direitos legais de explorar numa área específica, bem como a determinação da exequibilidade técnica e viabilidade comercial de extrair o recurso mineral, classificados como atividades de investimento.

divulgação: IFRS 6 24 b

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInExplorationForAndEvaluationOfMineralResourcesClassifiedAsOperatingActivities

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) exploração e avaliação de recursos minerais, classificados como atividades de exploração

Os fluxos de caixa da (utilizados na) pesquisa de recursos minerais, incluindo minérios, petróleo, gás natural e recursos não regenerativos semelhantes depois de a entidade ter obtido os direitos legais de explorar numa área específica, bem como a determinação da exequibilidade técnica e viabilidade comercial de extrair o recurso mineral, classificados como atividades de exploração.

divulgação: IFRS 6 24 b

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInFinancingActivities

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de financiamento

Os fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de financiamento, as quais são atividades que resultam em alterações na dimensão e composição do capital próprio e dos empréstimos contribuídos da entidade.

divulgação: IAS 7 10, divulgação: IAS 7 50 d

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInFinancingActivitiesAbstract

 

Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de financiamento [abstract]

 

 

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInFinancingActivitiesContinuingOperations

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de financiamento, unidades operacionais em continuação

Os fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de financiamento da entidade, relacionados com unidades operacionais em continuação. [Consultar: Unidades operacionais em continuação [member]; Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de financiamento]

divulgação: IFRS 5 33 c

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInFinancingActivitiesDiscontinuedOperations

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de financiamento, unidades operacionais descontinuadas

Os fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de financiamento da entidade, relacionados com unidades operacionais descontinuadas. [Consultar: Unidades operacionais descontinuadas [member]; Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de financiamento]

divulgação: IFRS 5 33 c

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInIncreaseDecreaseInCurrentBorrowings

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) aumento (diminuição) dos empréstimos correntes

O influxo (fluxo de saída) de caixa devido a uma diminuição (aumento) dos empréstimos correntes. [Consultar: Empréstimos correntes]

prática corrente: IAS 7 17

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInIncreasesInOperatingCapacity

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) aumentos na capacidade de funcionamento

A quantia agregada dos fluxos de caixa que representam aumentos na capacidade da entidade de executar atividades de exploração (por exemplo, mensurados por unidades de produção por dia).

exemplo: IAS 7 50 c

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInInsuranceContracts

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) contratos de seguro

Os fluxos de caixa líquidos de (utilizados em) contratos de seguro. [Consultar: Tipos de contratos de seguro [member]]

divulgação: IFRS 4 37 b

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInInvestingActivities

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de investimento

Os fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de investimento, as quais consistem na aquisição e alienação de ativos a longo prazo e outros investimentos não incluídos nos equivalentes de caixa.

divulgação: IAS 7 10, divulgação: IAS 7 50 d

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInInvestingActivitiesAbstract

 

Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de investimento [abstract]

 

 

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInInvestingActivitiesContinuingOperations

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de investimento, unidades operacionais em continuação

Os fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de investimento da entidade, relacionados com unidades operacionais em continuação. [Consultar: Unidades operacionais em continuação [member]; Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de investimento]

divulgação: IFRS 5 33 c

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInInvestingActivitiesDiscontinuedOperations

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de investimento, unidades operacionais descontinuadas

Os fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de investimento da entidade, relacionados com unidades operacionais descontinuadas. [Consultar: Unidades operacionais descontinuadas [member]; Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de investimento]

divulgação: IFRS 5 33 c

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInMaintainingOperatingCapacity

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) manutenção da capacidade de funcionamento

A quantia agregada dos fluxos de caixa que são necessários para manter a capacidade atual da entidade de executar atividades de exploração (por exemplo, mensurados por unidades de produção por dia).

exemplo: IAS 7 50 c

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInOperatingActivities

X duration

Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de exploração

Os fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de exploração, as quais são as principais atividades geradoras de receitas da entidade e outras atividades que não são atividades de investimento ou financiamento. [Consultar: Réditos]

divulgação: IAS 7 10, divulgação: IAS 7 50 d

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInOperatingActivitiesAbstract

 

Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de exploração [abstract]

 

 

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInOperatingActivitiesContinuingOperations

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de exploração, unidades operacionais em continuação

Os fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de exploração da entidade, relacionados com unidades operacionais em continuação. [Consultar: Unidades operacionais em continuação [member]; Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de exploração]

divulgação: IFRS 5 33 c

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInOperatingActivitiesDiscontinuedOperations

X duration debit

Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de exploração, unidades operacionais descontinuadas

Os fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de exploração da entidade, relacionados com unidades operacionais descontinuadas. [Consultar: Unidades operacionais descontinuadas [member]; Fluxos de caixa de (utilizados em) atividades de exploração]

divulgação: IFRS 5 33 c

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInOperations

X duration

Fluxos de caixa de (utilizados em) unidades operacionais

O numerário de (utilizado em) unidades operacionais da entidade.

exemplo: IAS 7 A Demonstração dos fluxos de caixa para uma entidade distinta de uma instituição financeira, exemplo: IAS 7 20

ifrs-full

CashFlowsFromUsedInOperationsBeforeChangesInWorkingCapital

X duration

Fluxos de caixa de (utilizados em) unidades operacionais antes de alterações no capital circulante

O influxo (fluxo de saída) de caixa das unidades operacionais da entidade antes de alterações no capital circulante.

exemplo: IAS 7 A Demonstração dos fluxos de caixa para uma entidade distinta de uma instituição financeira, prática corrente: IAS 7 20

ifrs-full

CashFlowsUsedInExplorationAndDevelopmentActivities

X duration credit

Fluxos de caixa utilizados em atividades de exploração e desenvolvimento

O fluxo de saída de caixa para atividades de exploração e desenvolvimento.

prática corrente: IAS 7 16

ifrs-full

CashFlowsUsedInObtainingControlOfSubsidiariesOrOtherBusinessesClassifiedAsInvestingActivities

X duration credit

Fluxos de caixa utilizados na obtenção do controlo de subsidiárias ou outras empresas, classificados como atividades de investimento

Os fluxos de caixa agregados utilizados na obtenção do controlo de subsidiárias ou outras empresas, classificados como atividades de investimento. [Consultar: Subsidiárias [member]]

divulgação: IAS 7 39

ifrs-full

CashOnHand

X instant debit

Dinheiro em caixa

A quantia da caixa detida pela entidade. Tal não inclui depósitos à ordem.

prática corrente: IAS 7 45

ifrs-full

CashOutflowForLeases

X duration credit

Fluxo de saída de caixa para locações

O fluxo de saída de caixa para locações.

divulgação: IFRS 16 53 g — Entrada em vigor em 1.1.2019

ifrs-full

CashPaidLiabilitiesUnderInsuranceContractsAndReinsuranceContractsIssued

X duration debit

Caixa paga, passivos resultantes de contratos de seguro e contratos de resseguro emitidos

A diminuição dos passivos resultantes de contratos de seguros e contratos de resseguro emitidos decorrente da caixa paga. [Consultar: Passivos resultantes de contratos de seguro e contratos de resseguro emitidos]

exemplo: IFRS 4 IG37 c, exemplo: IFRS 4 37 e

ifrs-full

CashPaymentsForFutureContractsForwardContractsOptionContractsAndSwapContractsClassifiedAsInvestingActivities

X duration credit

Pagamentos de caixa relativos a contratos de futuros, contratos de forwards, contratos de opção e contratos de swap, classificados como atividades de investimento

O fluxo de saída de caixa para contratos de futuros, contratos de forwards, contratos de opção e contratos de swap, exceto quando os contratos sejam mantidos para fins de negociação ou de comercialização, ou os pagamentos sejam classificados como atividades de financiamento.

exemplo: IAS 7 16 g

ifrs-full

CashReceiptsFromFutureContractsForwardContractsOptionContractsAndSwapContractsClassifiedAsInvestingActivities

X duration debit

Recebimentos de caixa de contratos de futuros, contratos de forwards, contratos de opção e contratos de swap, classificados como atividades de investimento

O influxo de caixa de contratos de futuros, contratos de forwards, contratos de opção e contratos de swap, exceto quando os contratos sejam mantidos para fins de negociação ou de comercialização, ou os recebimentos sejam classificados como atividades de financiamento.

exemplo: IAS 7 16 h

ifrs-full

CashReceiptsFromRepaymentOfAdvancesAndLoansMadeToOtherPartiesClassifiedAsInvestingActivities

X duration debit

Recebimentos de caixa do reembolso de adiantamentos e empréstimos efetuados a outras partes, classificados como atividades de investimento

O influxo de caixa do reembolso de adiantamentos e empréstimos efetuados a outras partes (distintos dos adiantamentos e empréstimos efetuados por uma instituição financeira), classificados como atividades de investimento.

exemplo: IAS 7 16 f

ifrs-full

CashReceiptsFromRepaymentOfAdvancesAndLoansMadeToRelatedParties

X duration debit

Recebimentos de caixa do reembolso de adiantamentos e empréstimos efetuados a outras partes

O influxo de caixa do reembolso à entidade de empréstimos e adiantamentos efetuados a partes relacionadas. [Consultar: Partes relacionadas [member]]

prática corrente: IAS 7 16

ifrs-full

CashRepaymentsOfAdvancesAndLoansFromRelatedParties

X duration credit

Recebimentos de caixa de adiantamentos e empréstimos de partes relacionadas

O fluxo de saída de caixa do reembolso de adiantamentos e empréstimos de partes relacionadas. [Consultar: Partes relacionadas [member]; Adiantamento recebido]

prática corrente: IAS 7 17

ifrs-full

CashTransferred

X instant credit

Caixa transferida

O justo valor, à data de aquisição, de numerário transferido como retribuição numa concentração de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]]

divulgação: IFRS 3 B64 f i

ifrs-full

CategoriesOfAssetsRecognisedFromCostsToObtainOrFulfilContractsWithCustomersAxis

axis

Categorias de ativos reconhecidos decorrentes dos custos incorridos para obtenção ou cumprimento de contratos com clientes [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 15 128 a — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

CategoriesOfAssetsRecognisedFromCostsToObtainOrFulfilContractsWithCustomersMember

member

Categorias de ativos reconhecidos decorrentes dos custos incorridos para obtenção ou cumprimento de contratos com clientes [member]

Este membro representa todas as categorias de ativos reconhecidos decorrentes dos custos para a obtenção ou o cumprimento de contratos com clientes. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Categorias de ativos reconhecidos decorrentes dos custos incorridos para obtenção ou cumprimento de contratos com clientes» caso não seja utilizado outro membro. [Consultar: Ativos reconhecidos decorrentes dos custos incorridos para obtenção ou cumprimento de contratos com clientes]

divulgação: IFRS 15 128 a — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

CategoriesOfCurrentFinancialAssetsAbstract

 

Categorias de ativos financeiros correntes [abstract]

 

 

ifrs-full

CategoriesOfCurrentFinancialLiabilitiesAbstract

 

Categorias de passivos financeiros correntes [abstract]

 

 

ifrs-full

CategoriesOfFinancialAssetsAbstract

 

Categorias de ativos financeiros [abstract]

 

 

ifrs-full

CategoriesOfFinancialAssetsAxis

axis

Categorias de ativos financeiros [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 7 8

ifrs-full

CategoriesOfFinancialLiabilitiesAbstract

 

Categorias de passivos financeiros [abstract]

 

 

ifrs-full

CategoriesOfFinancialLiabilitiesAxis

axis

Categorias de passivos financeiros [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 7 8

ifrs-full

CategoriesOfNoncurrentFinancialAssetsAbstract

 

Categorias de ativos financeiros não correntes [abstract]

 

 

ifrs-full

CategoriesOfNoncurrentFinancialLiabilitiesAbstract

 

Categorias de passivos financeiros não correntes [abstract]

 

 

ifrs-full

CategoriesOfRelatedPartiesAxis

axis

Categorias de partes relacionadas [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 24 19

ifrs-full

ChangeInAmountRecognisedForPreacquisitionDeferredTaxAsset

X duration debit

Aumento (diminuição) na quantia reconhecida para ativos por impostos diferidos anteriores à aquisição

O aumento (diminuição) de um ativo por impostos diferidos anterior à aquisição do adquirente como resultado de uma concentração de atividades empresariais que altera a probabilidade de realização do ativo pelo adquirente. [Consultar: Ativos por impostos diferidos; Concentrações de atividades empresariais [member]]

divulgação: IAS 12 81 j

ifrs-full

ChangeInValueOfForeignCurrencyBasisSpreadsAbstract

 

Alteração no valor dos diferenciais com base em moeda estrangeira [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangeInValueOfForwardElementsOfForwardContractsAbstract

 

Alteração no valor dos elementos futuros de contratos de forwards [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangeInValueOfTimeValueOfOptionsAbstract

 

Alteração no valor do valor temporal de opções [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInAggregateDifferenceBetweenFairValueAtInitialRecognitionAndAmountDeterminedUsingValuationTechniqueYetToBeRecognisedAbstract

 

Alterações na diferença agregada entre o justo valor no reconhecimento inicial e o preço de transação ainda a ser reconhecido nos lucros ou perdas [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInAllowanceAccountForCreditLossesOfFinancialAssetsAbstract

 

Alterações na conta de provisão para perdas de crédito de ativos financeiros [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInBiologicalAssets

X duration debit

Aumento (diminuição) dos ativos biológicos

O aumento (diminuição) dos ativos biológicos. [Consultar: Ativos biológicos]

divulgação: IAS 41 50

ifrs-full

ChangesInBiologicalAssetsAbstract

 

Alterações nos ativos biológicos [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInContingentLiabilitiesRecognisedInBusinessCombinationAbstract

 

Alterações nos passivos contingentes reconhecidos numa concentração de atividades empresariais [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInDeferredAcquisitionCostsArisingFromInsuranceContractsAbstract

 

Alterações nos custos de aquisição diferidos resultantes de contratos de seguro [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInDeferredTaxLiabilityAssetAbstract

 

Alterações no passivo (ativo) por impostos diferidos [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInEquity

X duration credit

Aumento (diminuição) do capital próprio

O aumento (diminuição) do capital próprio. [Consultar: Capital próprio]

divulgação: IAS 1 106 d

ifrs-full

ChangesInEquityAbstract

 

Alterações no capital próprio [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInExposureToRisk

text

Descrição das alterações na exposição ao risco

A descrição das alterações na exposição aos riscos decorrentes de instrumentos financeiros. [Consultar: Instrumentos financeiros, classe [member]]

divulgação: IFRS 7 33 c

ifrs-full

ChangesInFairValueMeasurementAssetsAbstract

 

Alterações na mensuração pelo justo valor, ativos [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInFairValueMeasurementEntitysOwnEquityInstrumentsAbstract

 

Alterações na mensuração pelo justo valor, instrumentos de capital próprio da entidade [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInFairValueMeasurementLiabilitiesAbstract

 

Alterações na mensuração pelo justo valor, passivos [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInFairValueOfCreditDerivativeAbstract

 

Alterações no justo valor de derivado de crédito [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInFairValueOfFinancialAssetsAttributableToChangesInCreditRiskOfFinancialAssets

X duration debit

Aumento (diminuição) no justo valor dos ativos financeiros designados como mensurados pelo justo valor através dos lucros ou perdas, atribuível a alterações no risco de crédito dos ativos financeiros

O aumento (diminuição) no justo valor de um ativo financeiro (ou grupo de ativos financeiros) designado como mensurado pelo justo valor através dos lucros ou perdas, o qual é atribuível a alterações no risco de crédito de tal ativo determinadas: (a) como a quantia da alteração no justo valor que não é atribuível a alterações nas condições do mercado que possam dar origem a risco de mercado; ou (b) usando um método alternativo que a entidade considera representar de forma mais fidedigna a quantia da alteração no justo valor que seja atribuível a alterações no risco de crédito do ativo. [Consultar: Risco de crédito [member]; Ativos financeiros]

divulgação: IFRS 7 9 c — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

ChangesInFairValueOfFinancialAssetsRelatedCreditDerivativesOrSimilarInstruments

X duration

Aumento (diminuição) no justo valor dos ativos financeiros designados como mensurados pelo justo valor através dos lucros ou perdas relacionado com derivados de crédito ou instrumentos análogos

O aumento (diminuição) no justo valor dos derivados de crédito ou instrumentos análogos relacionados com os ativos financeiros designados como mensurados pelo justo valor através dos lucros ou perdas. [Consultar: Derivados [member]; Ativos financeiros]

divulgação: IFRS 7 9 d — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

ChangesInFairValueOfFinancialLiabilityAttributableToChangesInCreditRiskOfLiability

X duration credit

Aumento (diminuição) no justo valor do passivo financeiro, atribuível a alterações no risco de crédito do passivo

O aumento (diminuição) no justo valor de um passivo financeiro, o qual é atribuível a alterações no risco de crédito de tal passivo. [Consultar: Risco de crédito [member]]

divulgação: IFRS 7 10 a — Data de vencimento em 1.1.2018, divulgação: IFRS 7 10A a — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

ChangesInFairValueOfLoansOrReceivablesAttributableToChangesInCreditRiskOfFinancialAssets

X duration debit

Aumento (diminuição) no justo valor dos empréstimos ou contas a receber, atribuível a alterações no risco de crédito dos ativos financeiros

O aumento (diminuição) no justo valor dos empréstimos ou contas a receber, o qual é atribuível a alterações no risco de crédito dos empréstimos e contas a receber determinadas: (a) como a quantia da alteração no justo valor que não é atribuível a alterações nas condições do mercado que possam dar origem a risco de mercado; ou (b) usando um método alternativo que a entidade considera representar de forma mais fidedigna a quantia da alteração no justo valor que seja atribuível a alterações no risco de crédito do ativo. [Consultar: Risco de crédito [member]; Risco de mercado [member]]

divulgação: IFRS 7 9 c — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

ChangesInFairValueOfLoansOrReceivablesRelatedCreditDerivativesOrSimilarInstruments

X duration

Aumento (diminuição) no justo valor dos empréstimos ou contas a receber relacionado com derivados de crédito ou instrumentos análogos

O aumento (diminuição) no justo valor dos derivados de crédito ou instrumentos análogos relacionado com empréstimos ou contas a receber. [Consultar: Derivados [member]]

divulgação: IFRS 7 9 d — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

ChangesInGoodwill

X duration debit

Aumento (diminuição) do goodwill

O aumento (diminuição) do goodwill. [Consultar: Goodwill]

divulgação: IFRS 3 B67 d

ifrs-full

ChangesInGoodwillAbstract

 

Alterações no goodwill [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInIntangibleAssetsAndGoodwillAbstract

 

Alterações nos ativos intangíveis e goodwill [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInIntangibleAssetsOtherThanGoodwill

X duration debit

Aumento (diminuição) dos ativos intangíveis distintos do goodwill

O aumento (diminuição) dos ativos intangíveis distintos do goodwill. [Consultar: Ativos intangíveis que não sejam goodwill]

divulgação: IAS 38 118 e

ifrs-full

ChangesInIntangibleAssetsOtherThanGoodwillAbstract

 

Alterações nos ativos intangíveis distintos do goodwill [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInInventoriesOfFinishedGoodsAndWorkInProgress

X duration debit

Diminuição (aumento) das existências de bens acabados e trabalhos em curso

A diminuição (aumento) das existências de bens acabados e trabalhos em curso. [Consultar: Existências; Bens acabados correntes; Trabalhos em curso correntes]

exemplo: IAS 1 102, divulgação: IAS 1 99

ifrs-full

ChangesInInvestmentProperty

X duration debit

Aumento (diminuição) das propriedades de investimento

O aumento (diminuição) das propriedades de investimento. [Consultar: Propriedades de investimento]

divulgação: IAS 40 79 d, divulgação: IAS 40 76

ifrs-full

ChangesInInvestmentPropertyAbstract

 

Alterações na propriedade de investimento [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInLiabilitiesArisingFromFinancingActivitiesAbstract

 

Alterações nos passivos decorrentes de atividades de financiamento [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInLiabilitiesUnderInsuranceContractsAndReinsuranceContractsIssuedAbstract

 

Alterações nos passivos resultantes de contratos de seguro e contratos de resseguro emitidos [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInMethodsAndAssumptionsUsedInPreparingSensitivityAnalysis

text

Descrição das alterações nos métodos e pressupostos utilizados na elaboração da análise de sensibilidade

A descrição das alterações nos métodos e pressupostos utilizados na elaboração de uma análise de sensibilidade para os tipos de risco de mercado aos quais a entidade está exposta. [Consultar: Risco de mercado [member]]

divulgação: IFRS 7 40 c

ifrs-full

ChangesInMethodsUsedToMeasureRisk

text

Descrição das alterações nos métodos utilizados para mensuração do risco

A descrição das alterações nos métodos utilizados para mensuração dos riscos decorrentes de instrumentos financeiros. [Consultar: Instrumentos financeiros, classe [member]]

divulgação: IFRS 7 33 c

ifrs-full

ChangesInNetAssetsAvailableForBenefitsAbstract

 

Alterações nos ativos líquidos disponíveis para benefícios [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInNetDefinedBenefitLiabilityAssetAbstract

 

Alterações no passivo (ativo) líquido por benefícios definidos [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInNominalAmountOfCreditDerivativeAbstract

 

Alterações no valor nominal de derivado de crédito [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInNumberOfSharesOutstandingAbstract

 

Alterações no número de ações em circulação [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInObjectivesPoliciesAndProcessesForManagingRisk

text

Descrição das alterações nos objetivos, políticas e processos para gestão dos riscos

A descrição das alterações nos objetivos, políticas e processos para gestão dos riscos decorrentes de instrumentos financeiros. [Consultar: Instrumentos financeiros, classe [member]]

divulgação: IFRS 7 33 c

ifrs-full

ChangesInOtherProvisions

X duration credit

Aumento (diminuição) de outras provisões

O aumento (diminuição) de outras provisões. [Consultar: Outras provisões]

divulgação: IAS 37 84

ifrs-full

ChangesInOtherProvisionsAbstract

 

Alterações noutras provisões [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInPropertyPlantAndEquipment

X duration debit

Aumento (diminuição) dos ativos fixos tangíveis

O aumento (diminuição) dos ativos fixos tangíveis. [Consultar: Ativos fixos tangíveis]

divulgação: IAS 16 73 e

ifrs-full

ChangesInPropertyPlantAndEquipmentAbstract

 

Alterações nos ativos fixos tangíveis [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInRegulatoryDeferralAccountCreditBalancesAbstract

 

Alterações nos saldos credores dos diferimentos regulamentares [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInRegulatoryDeferralAccountDebitBalancesAbstract

 

Alterações nos saldos devedores dos diferimentos regulamentares [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInReimbursementRightsAbstract

 

Alterações nos direitos de reembolso [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInReimbursementRightsAtFairValue

X duration debit

Aumento (diminuição) dos direitos de reembolso, pelo justo valor

O aumento (diminuição) do justo valor dos direitos de reembolso. [Consultar: Pelo justo valor [member]; Direitos de reembolso, pelo justo valor]

divulgação: IAS 19 141

ifrs-full

ChangesInReinsuranceAssetsAbstract

 

Alterações nos ativos por contrato de resseguro [abstract]

 

 

ifrs-full

ChangesInTaxRatesOrTaxLawsEnactedOrAnnouncedMember

member

Alterações nas taxas de imposto ou leis fiscais decretadas ou anunciadas [member]

Este membro representa as alterações nas taxas de imposto ou leis fiscais decretadas ou anunciadas.

exemplo: IAS 10 22 h

ifrs-full

CirculationRevenue

X duration credit

Receitas de circulação

A quantia das receitas decorrentes da venda de jornais, revistas, publicações periódicas, bem como formatos e aplicações digitais. [Consultar: Réditos]

prática corrente: IAS 1 112 c, prática corrente: IAS 18 35 b i — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

CircumstancesLeadingToReversalsOfInventoryWritedown

text

Descrição das circunstâncias que resultam em reversões da redução das existências

A descrição das circunstâncias ou acontecimentos que resultam na reversão de uma redução das existências para um valor realizável líquido. [Consultar: Existências; Reversão da redução das existências]

divulgação: IAS 2 36 g

ifrs-full

ClaimsAndBenefitsPaidNetOfReinsuranceRecoveries

X duration debit

Indemnizações e benefícios pagos, líquidos de recuperações de resseguros

A quantia das indemnizações e benefícios pagos aos tomadores de seguro, líquidos de recuperações de resseguros.

prática corrente: IAS 1 85

ifrs-full

ClaimsIncurredButNotReported

X instant credit

Indemnizações incorridas, mas não relatadas

A quantia do passivo de acontecimentos segurados ocorridos, mas cujas indemnizações ainda não foram relatadas pelos tomadores de seguro.

exemplo: IFRS 4 IG22 c, exemplo: IFRS 4 37 b

ifrs-full

ClaimsReportedByPolicyholders

X instant credit

Indemnizações relatadas pelos tomadores de seguro

A quantia do passivo de indemnizações relatadas pelos tomadores de seguro como resultado da ocorrência de acontecimentos segurados. [Consultar: Tipos de contratos de seguro [member]]

exemplo: IFRS 4 IG22 b, exemplo: IFRS 4 37 b

ifrs-full

ClassesOfAcquiredReceivablesAxis

axis

Classes de contas a receber adquiridas [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 3 B64 h

ifrs-full

ClassesOfAcquiredReceivablesMember

member

Classes de contas a receber adquiridas [member]

Este membro representas as classes de contas a receber adquiridas em concentrações de atividades empresariais. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Classes de contas a receber adquiridas» caso não seja utilizado outro membro. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]]

divulgação: IFRS 3 B64 h

ifrs-full

ClassesOfAssetsAxis

axis

Classes de ativos [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 17 31 a — Data de vencimento em 1.1.2019, divulgação: IAS 36 126, divulgação: IAS 36 130 d ii, divulgação: IFRS 13 93, divulgação: IFRS 16 53 — Entrada em vigor em 1.1.2019

ifrs-full

ClassesOfAssetsMember

member

Ativos [member]

Este membro representa os recursos: (a) controlado por uma entidade como resultado de acontecimentos passados; e (b) do qual se espera que fluam benefícios económicos futuros para a entidade. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Classes de ativos» caso não seja utilizado outro membro.

divulgação: IAS 17 31 a — Data de vencimento em 1.1.2019, divulgação: IAS 36 126, divulgação: IFRS 13 93, divulgação: IFRS 16 53 — Entrada em vigor em 1.1.2019

ifrs-full

ClassesOfCashPaymentsAbstract

 

Classes de pagamentos em numerário de atividades de exploração [abstract]

 

 

ifrs-full

ClassesOfCashReceiptsFromOperatingActivitiesAbstract

 

Classes de recebimentos em numerário de atividades de exploração [abstract]

 

 

ifrs-full

ClassesOfContingentLiabilitiesAxis

axis

Classes de passivos contingentes [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 37 86, divulgação: IFRS 3 B67 c

ifrs-full

ClassesOfCurrentInventoriesAlternativeAbstract

 

Classes de existências correntes, alternativas [abstract]

 

 

ifrs-full

ClassesOfEmployeeBenefitsExpenseAbstract

 

Classes de despesas com benefícios dos empregados [abstract]

 

 

ifrs-full

ClassesOfEntitysOwnEquityInstrumentsAxis

axis

Classes de instrumentos de capital próprio da entidade [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 13 93

ifrs-full

ClassesOfFinancialAssetsAxis

axis

Classes de ativos financeiros [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 4 39L b — Entrada em vigor na primeira aplicação da IFRS 9, divulgação: IFRS 7 6

ifrs-full

ClassesOfFinancialInstrumentsAxis

axis

Classes de instrumentos financeiros [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 7 36, divulgação: IFRS 7 35K — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 7 35H — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 7 35M — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

ClassesOfFinancialInstrumentsMember

member

Instrumentos financeiros, classe [member]

Este membro representa as classes agregadas de instrumentos financeiros. Os instrumentos financeiros são quaisquer contratos que deem origem a um ativo financeiro de uma entidade e a um passivo financeiro ou instrumento de capital próprio de outra entidade. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Classes de instrumentos financeiros» caso não seja utilizado outro membro. [Consultar: Ativos financeiros; Passivos financeiros]

divulgação: IFRS 7 36, divulgação: IFRS 7 35K — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 7 35H — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 7 35M — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

ClassesOfFinancialLiabilitiesAxis

axis

Classes de passivos financeiros [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 7 6

ifrs-full

ClassesOfIntangibleAssetsAndGoodwillAxis

axis

Classes de ativos intangíveis e goodwill [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

prática corrente: IAS 38 118

ifrs-full

ClassesOfIntangibleAssetsOtherThanGoodwillAxis

axis

Classes de ativos intangíveis distintos do goodwill [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 38 118

ifrs-full

ClassesOfInventoriesAbstract

 

Classes de existências correntes [abstract]

 

 

ifrs-full

ClassesOfLiabilitiesAxis

axis

Classes de passivos [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 13 93

ifrs-full

ClassesOfOrdinarySharesAxis

axis

Classes de ações ordinárias [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 33 66

ifrs-full

ClassesOfOtherProvisionsAbstract

 

Classes de outras provisões [abstract]

 

 

ifrs-full

ClassesOfPropertyPlantAndEquipmentAxis

axis

Classes de ativos fixos tangíveis [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 16 73

ifrs-full

ClassesOfProvisionsAxis

axis

Classes de outras provisões [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 37 84

ifrs-full

ClassesOfRegulatoryDeferralAccountBalancesAxis

axis

Classes de saldos dos diferimentos regulamentares [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 14 30 c, divulgação: IFRS 14 33

ifrs-full

ClassesOfRegulatoryDeferralAccountBalancesMember

member

Classes de saldos dos diferimentos regulamentares [member]

Este membro representa todas as classes (isto é, tipos de custo ou rendimento) de saldos dos diferimentos regulamentares. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Classes de saldos dos diferimentos regulamentares» caso não seja utilizado outro membro. [Consultar: Saldos dos diferimentos regulamentares [member]]

divulgação: IFRS 14 30 c, divulgação: IFRS 14 33

ifrs-full

ClassesOfShareCapitalAxis

axis

Classes de capital social [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 1 79 a

ifrs-full

ClassesOfShareCapitalMember

member

Capital social [member]

Este membro representa o capital social da entidade. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Classes de capital social» caso não seja utilizado outro membro.

divulgação: IAS 1 79 a

ifrs-full

ClassificationOfAssetsAsHeldForSaleMember

member

Classificação dos ativos como detidos para venda [member]

Este membro representa a classificação dos ativos como detidos para venda. [Consultar: Ativos não correntes detidos para venda [member]]

exemplo: IAS 10 22 c

ifrs-full

ClosingForeignExchangeRate

X.XX instant

Taxa de câmbio de fecho

A taxa de câmbio à vista no final do período de relato. Taxa de câmbio é o rácio de troca de duas moedas. Taxa de câmbio à vista é a taxa de câmbio para entrega imediata.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

CommencementOfMajorLitigationMember

member

Início de litígio importante [member]

Este membro representa o início de um litígio importante.

exemplo: IAS 10 22 j

ifrs-full

CommentaryByManagementOnSignificantCashAndCashEquivalentBalancesHeldByEntityThatAreNotAvailableForUseByGroup

text

Comentário da gerência relativo aos saldos significativos de caixa e equivalentes de caixa detidos pela entidade não disponíveis para utilização pelo grupo

O comentário da gerência relativo aos saldos significativos de caixa e equivalentes de caixa detidos pela entidade não disponíveis para utilização pelo grupo. [Consultar: Caixa e equivalentes de caixa]

divulgação: IAS 7 48

ifrs-full

CommercialPapersIssued

X instant credit

Papel comercial emitido

A quantia do papel comercial emitido pela entidade.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

CommitmentsForDevelopmentOrAcquisitionOfBiologicalAssets

X instant credit

Compromissos relativos ao desenvolvimento ou à aquisição de ativos biológicos

A quantia de compromissos relativos ao desenvolvimento ou à aquisição de ativos biológicos. [Consultar: Ativos biológicos]

divulgação: IAS 41 49 b

ifrs-full

CommitmentsInRelationToJointVentures

X instant credit

Compromissos relativos a empreendimentos conjuntos

Os compromissos da entidade relativos aos respetivos empreendimentos conjuntos conforme especificados nos parágrafos B18-B20 da IFRS 12. [Consultar: Empreendimentos conjuntos [member]]

divulgação: IFRS 12 23 a

ifrs-full

CommitmentsMadeByEntityRelatedPartyTransactions

X duration

Compromissos assumidos pela entidade, transações com partes relacionadas

A quantia dos compromissos com partes relacionadas assumidos pela entidade para fazer algo caso um acontecimento específico ocorra ou não no futuro, incluindo contratos executórios (reconhecidos e não reconhecidos). [Consultar: Partes relacionadas [member]]

exemplo: IAS 24 21 i

ifrs-full

CommitmentsMadeOnBehalfOfEntityRelatedPartyTransactions

X duration

Compromissos assumidos em nome da entidade, transações com partes relacionadas

A quantia dos compromissos com partes relacionadas assumidos em nome da entidade para fazer algo caso um acontecimento específico ocorra ou não no futuro, incluindo contratos executórios (reconhecidos e não reconhecidos). [Consultar: Partes relacionadas [member]]

exemplo: IAS 24 21 i

ifrs-full

CommodityPriceRiskMember

member

Risco de preço das mercadorias [member]

Este membro representa um componente de outros riscos de preço que representa o tipo de risco que o justo valor ou os fluxos de caixa futuros de um instrumento financeiro venham a flutuar devido a alterações nos preços das mercadorias. [Consultar: Instrumentos financeiros, classe [member]]

exemplo: IFRS 7 IG32, exemplo: IFRS 7 40 a

ifrs-full

CommunicationAndNetworkEquipmentMember

member

Equipamento de rede e comunicação [member]

Este membro representa uma classe de ativos fixos tangíveis que representam o equipamento de rede e comunicação. [Consultar: Ativos fixos tangíveis]

prática corrente: IAS 16 37

ifrs-full

CommunicationExpense

X duration debit

Despesas de comunicação

A quantia das despesas decorrentes de comunicação.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

CompensationFromThirdPartiesForItemsOfPropertyPlantAndEquipment

X duration credit

Compensação de terceiros para itens de ativos fixos tangíveis em imparidade, perdidos ou renunciados

A quantia da compensação de terceiros para itens de ativos fixos tangíveis em imparidade, perdidos ou renunciados incluída nos lucros ou perdas. [Consultar: Lucros (perdas); Ativos fixos tangíveis]

divulgação: IAS 16 74 d

ifrs-full

ComponentsOfEquityAxis

axis

Componentes do capital próprio [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 1 106

ifrs-full

ComponentsOfOtherComprehensiveIncomeThatWillBeReclassifiedToProfitOrLossBeforeTaxAbstract

 

Componentes de outro rendimento integral que serão reclassificados nos lucros ou perdas, antes de impostos [abstract]

 

 

ifrs-full

ComponentsOfOtherComprehensiveIncomeThatWillBeReclassifiedToProfitOrLossNetOfTaxAbstract

 

Componentes de outro rendimento integral que serão reclassificados nos lucros ou perdas, líquidos de impostos [abstract]

 

 

ifrs-full

ComponentsOfOtherComprehensiveIncomeThatWillNotBeReclassifiedToProfitOrLossBeforeTaxAbstract

 

Componentes de outro rendimento integral que não serão reclassificados nos lucros ou perdas, antes de impostos [abstract]

 

 

ifrs-full

ComponentsOfOtherComprehensiveIncomeThatWillNotBeReclassifiedToProfitOrLossNetOfTaxAbstract

 

Componentes de outro rendimento integral que não serão reclassificados nos lucros ou perdas, líquidos de impostos [abstract]

 

 

ifrs-full

ComprehensiveIncome

X duration credit

Rendimento integral

A quantia da alteração no capital próprio decorrente de transações e outros acontecimentos, distinta das alterações decorrentes de transações com os proprietários na sua capacidade como proprietários.

divulgação: IAS 1 106 a, divulgação: IAS 1 81A c, divulgação: IFRS 1 32 a ii, divulgação: IFRS 1 24 b, divulgação: IFRS 12 B12 b ix, exemplo: IFRS 12 B10 b

ifrs-full

ComprehensiveIncomeAbstract

 

Rendimento integral [abstract]

 

 

ifrs-full

ComprehensiveIncomeAttributableToAbstract

 

Rendimento integral atribuível a [abstract]

 

 

ifrs-full

ComprehensiveIncomeAttributableToNoncontrollingInterests

X duration credit

Rendimento integral, atribuível a interesses que não controlam

A quantia do rendimento integral atribuível a interesses que não controlam. [Consultar: Rendimento integral; Interesses que não controlam]

divulgação: IAS 1 106 a, divulgação: IAS 1 81B b i

ifrs-full

ComprehensiveIncomeAttributableToOwnersOfParent

X duration credit

Rendimento integral, atribuível aos proprietários da entidade-mãe

A quantia do rendimento integral atribuível aos proprietários da entidade-mãe. [Consultar: Rendimento integral]

divulgação: IAS 1 106 a, divulgação: IAS 1 81B b ii

ifrs-full

ComputerEquipmentMember

member

Equipamento informático [member]

Este membro representa uma classe de ativos fixos tangíveis que representam o equipamento informático. [Consultar: Ativos fixos tangíveis]

prática corrente: IAS 16 37

ifrs-full

ComputerSoftware

X instant debit

Software informático

A quantia dos ativos intangíveis que representam software informático. [Consultar: Ativos intangíveis que não sejam goodwill]

exemplo: IAS 38 119 c

ifrs-full

ComputerSoftwareMember

member

Software informático [member]

Este membro representa uma classe de ativos intangíveis que representam o software informático. [Consultar: Ativos intangíveis que não sejam goodwill]

exemplo: IAS 38 119 c

ifrs-full

ConcentrationsOfRisk

text

Descrição das concentrações de riscos

A descrição das concentrações de riscos decorrentes de instrumentos financeiros. [Consultar: Instrumentos financeiros, classe [member]]

divulgação: IFRS 7 34 c

ifrs-full

ConsensusPricingMember

member

Determinação de preços por consenso [member]

Este membro representa uma técnica de valorização específica consistente com a abordagem de mercado que envolve a análise dos dados da determinação de preços por consenso (por exemplo, cotações oferecidas, ajustamentos de comparabilidade) no mercado. [Consultar: Abordagem de mercado [member]]

exemplo: IFRS 13 IE63, exemplo: IFRS 13 B5

ifrs-full

ConsiderationPaidReceived

X duration credit

Retribuição paga (recebida)

A quantia da retribuição paga ou recebida no que diz respeito à obtenção ou perda do controlo de subsidiárias ou outras empresas. [Consultar: Subsidiárias [member]]

divulgação: IAS 7 40 a

ifrs-full

ConsolidatedAndSeparateFinancialStatementsAxis

axis

Demonstrações financeiras consolidadas e separadas [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 27 4

ifrs-full

ConsolidatedMember

member

Consolidadas [member]

Este membro representa as demonstrações financeiras de um grupo em que os ativos, passivos, capitais próprios, rendimentos, despesas e fluxos de caixa da entidade-mãe e das suas subsidiárias são apresentados como respeitantes a uma única entidade económica. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Demonstrações financeiras consolidadas e separadas» caso não seja utilizado outro membro.

divulgação: IAS 27 4

ifrs-full

ConsolidatedStructuredEntitiesAxis

axis

Entidades estruturadas consolidadas [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 12 Natureza dos riscos associados aos interesses de uma entidade em entidades estruturadas consolidadas

ifrs-full

ConsolidatedStructuredEntitiesMember

member

Entidades estruturadas consolidadas [member]

Este membro representa as entidades estruturadas consolidadas. Uma entidade estruturada é uma entidade que tenha sido concebida de modo a que os direitos de voto ou direitos semelhantes não sejam o fator dominante para decidir quem a controla, como por exemplo quando quaisquer direitos de voto estão relacionados apenas com as tarefas administrativas e as atividades relevantes são regidas por disposições contratuais. [Consultar: Consolidadas [member]]

divulgação: IFRS 12 Natureza dos riscos associados aos interesses de uma entidade em entidades estruturadas consolidadas

ifrs-full

ConstantPrepaymentRateSignificantUnobservableInputsAssets

X.XX duration

Taxa de pré-pagamento constante, dados não observáveis importantes, ativos

A taxa de pré-pagamento constante utilizada como um dado não observável importante de nível 3 para ativos. [Consultar: Nível 3 da hierarquia do justo valor [member]]

exemplo: IFRS 13 IE63, exemplo: IFRS 13 93 d

ifrs-full

ConstantPrepaymentRateSignificantUnobservableInputsEntitysOwnEquityInstruments

X.XX duration

Taxa de pré-pagamento constante, dados não observáveis importantes, instrumentos de capital próprio da entidade

A taxa de pré-pagamento constante utilizada como um dado não observável importante de nível 3 para instrumentos de capital próprio da entidade. [Consultar: Instrumentos de capital próprio da entidade [member]; Nível 3 da hierarquia do justo valor [member]]

exemplo: IFRS 13 IE63, exemplo: IFRS 13 93 d

ifrs-full

ConstantPrepaymentRateSignificantUnobservableInputsLiabilities

X.XX duration

Taxa de pré-pagamento constante, dados não observáveis importantes, passivos

A taxa de pré-pagamento constante utilizada como um dado não observável importante de nível 3 para passivos. [Consultar: Nível 3 da hierarquia do justo valor [member]]

exemplo: IFRS 13 IE63, exemplo: IFRS 13 93 d

ifrs-full

ConstructionInProgress

X instant debit

Construção em curso

A quantia dos dispêndios capitalizados durante a construção de ativos não correntes ainda não disponíveis para utilização. [Consultar: Ativos não correntes]

prática corrente: IAS 16 37

ifrs-full

ConstructionInProgressMember

member

Construção em curso [member]

Este membro representa os dispêndios capitalizados durante a construção de itens de ativos fixos tangíveis ainda não disponíveis para utilização (ou seja, ainda não na localização e na condição necessárias para que sejam capazes de funcionar conforme pretendido pela gerência). [Consultar: Ativos fixos tangíveis]

prática corrente: IAS 16 37

ifrs-full

ConsumableBiologicalAssetsMember

member

Ativos biológicos consumíveis [member]

Este membro representa os ativos biológicos consumíveis. Os ativos biológicos consumíveis são aqueles que estão prontos a ser colhidos como produtos agrícolas ou vendidos como ativos biológicos. [Consultar: Ativos biológicos]

exemplo: IAS 41 43

ifrs-full

ConsumerLoans

X instant debit

Empréstimos a consumidores

A quantia dos empréstimos a consumidores concedidos pela entidade. [Consultar: Empréstimos a consumidores [member]]

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

ConsumerLoansMember

member

Empréstimos a consumidores [member]

Este membro representa os empréstimos concedidos a indivíduos para utilização pessoal.

exemplo: IFRS 7 IG40B, exemplo: IFRS 7 IG20C — Entrada em vigor em 1.1.2018, exemplo: IFRS 7 6

ifrs-full

ContingentConsiderationArrangementsAndIndemnificationAssetsRecognisedAsOfAcquisitionDate

X instant debit

Acordos de retribuição contingente e ativos de indemnização reconhecidos à data de aquisição

A quantia reconhecida à data de aquisição dos acordos de retribuição contingente assumidos e dos ativos de indemnização adquiridos numa concentração de atividades empresariais. [Consultar: Concentrações de atividades empresariais [member]]

divulgação: IFRS 3 B64 g i

ifrs-full

ContingentLiabilitiesIncurredByVenturerInRelationToInterestsInJointVentures

X instant credit

Passivos contingentes incorridos em relação a interesses em empreendimentos conjuntos

A quantia dos passivos contingentes incorridos em relação a interesses em empreendimentos conjuntos. [Consultar: Passivos contingentes [member]; Empreendimentos conjuntos [member]]

divulgação: IFRS 12 23 b

ifrs-full

ContingentLiabilitiesIncurredInRelationToInterestsInAssociates

X instant credit

Passivos contingentes incorridos em relação a interesses em associadas

A quantia dos passivos contingentes incorridos em relação aos interesses da entidade em associadas. [Consultar: Associadas [member]; Passivos contingentes [member]]

divulgação: IFRS 12 23 b

ifrs-full

ContingentLiabilitiesMember

member

Passivos contingentes [member]

Este membro representa possíveis obrigações que resultam de acontecimentos passados e cuja existência será confirmada apenas pela ocorrência ou não de um ou mais acontecimentos futuros incertos não totalmente sob controlo da entidade; ou obrigações atuais que resultam de acontecimentos passados, mas não reconhecidas, uma vez que (a) é provável que um fluxo de saída de recursos que incorporam benefícios económicos seja exigido para liquidar as obrigações; ou (b) a quantia das obrigações não pode ser medido com fiabilidade suficiente. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Classes de passivos contingentes» caso não seja utilizado outro membro.

divulgação: IAS 37 88, divulgação: IFRS 3 B67 c

ifrs-full

ContingentLiabilitiesOfJointVentureMember

member

Passivos contingentes relacionados com empreendimentos conjuntos [member]

Este membro representa os passivos contingentes relacionados com empreendimentos conjuntos. [Consultar: Passivos contingentes [member]; Empreendimentos conjuntos [member]]

exemplo: IAS 37 88

ifrs-full

ContingentLiabilitiesRecognisedAsOfAcquisitionDate

X instant credit

Passivos contingentes reconhecidos à data de aquisição

A quantia dos passivos contingentes reconhecidos à data de aquisição numa concentração de atividades empresariais. [Consultar: Passivos contingentes [member]; Concentrações de atividades empresariais [member]]

exemplo: IFRS 3 B64 i, exemplo: IFRS 3 IE72

ifrs-full

ContingentLiabilitiesRecognisedInBusinessCombination

X instant credit

Passivos contingentes reconhecidos numa concentração de atividades empresariais

A quantia dos passivos contingentes reconhecidos numa concentração de atividades empresariais. [Consultar: Passivos contingentes [member]; Concentrações de atividades empresariais [member]]

divulgação: IFRS 3 B67 c

ifrs-full

ContingentLiabilityArisingFromPostemploymentBenefitObligationsMember

member

Passivo contingente decorrente de obrigações de benefícios pós-emprego [member]

Este membro representa um passivo contingente decorrente de obrigações de benefícios pós-emprego. Benefícios pós-emprego são benefícios dos empregados (que não sejam benefícios de cessação de emprego nem benefícios a curto prazo de empregados) pagáveis após a conclusão do emprego. [Consultar: Passivos contingentes [member]]

divulgação: IAS 19 152

ifrs-full

ContingentLiabilityForDecommissioningRestorationAndRehabilitationCostsMember

member

Passivo contingente para custos de descomissionamento, restauro e reabilitação [member]

Este membro representa um passivo contingente relacionado com os custos de descomissionamento, restauro e reabilitação. [Consultar: Passivos contingentes [member]]

exemplo: IAS 37 88

ifrs-full

ContingentLiabilityForGuaranteesMember

member

Passivo contingente para garantias [member]

Este membro representa um passivo contingente para garantias. [Consultar: Passivos contingentes [member]; Garantias [member]]

prática corrente: IAS 37 88

ifrs-full

ContingentRentsRecognisedAsExpense

X duration debit

Rendas contingentes reconhecidas como despesa

A parte dos pagamentos da locação reconhecida como uma despesa que não seja de quantia fixada mas antes baseada na futura quantia de um fator que se altera sem ser pela passagem do tempo (por exemplo, percentagem de futuras vendas, quantidade de futuro uso, futuros índices de preços, futuras taxas de juro do mercado).

divulgação: IAS 17 35 c — Data de vencimento em 1.1.2019, divulgação: IAS 17 31 c — Data de vencimento em 1.1.2019

ifrs-full

ContingentRentsRecognisedAsExpenseClassifiedAsFinanceLease

X duration debit

Rendas contingentes reconhecidas como despesa, classificadas como locação financeira

A quantia das rendas contingentes reconhecidas como uma despesa para locações financeiras. [Consultar: Rendas contingentes reconhecidas como despesa]

divulgação: IAS 17 31 c — Data de vencimento em 1.1.2019

ifrs-full

ContingentRentsRecognisedAsExpenseClassifiedAsOperatingLease

X duration debit

Rendas contingentes reconhecidas como despesa, classificadas como locação operacional

A quantia das rendas contingentes reconhecidas como uma despesa para locações operacionais. [Consultar: Rendas contingentes reconhecidas como despesa]

divulgação: IAS 17 35 c — Data de vencimento em 1.1.2019

ifrs-full

ContingentRentsRecognisedAsIncome

X duration credit

Rendas contingentes reconhecidas como rendimento

A parte dos pagamentos da locação reconhecida como um rendimento que não seja de quantia fixada mas antes baseada na futura quantia de um fator que se altera sem ser pela passagem do tempo (por exemplo, percentagem de futuras vendas, quantidade de futuro uso, futuros índices de preços, futuras taxas de juro do mercado).

divulgação: IAS 17 47 e — Data de vencimento em 1.1.2019, divulgação: IAS 17 56 b — Data de vencimento em 1.1.2019

ifrs-full

ContingentRentsRecognisedAsIncomeAbstract

 

Rendas contingentes reconhecidas como rendimento [abstract]

 

 

ifrs-full

ContingentRentsRecognisedAsIncomeClassifiedAsFinanceLease

X duration credit

Rendas contingentes reconhecidas como rendimento, classificadas como locação financeira

A quantia das rendas contingentes reconhecidas como um rendimento para locações financeiras. [Consultar: Rendas contingentes reconhecidas como rendimento]

divulgação: IAS 17 47 e — Data de vencimento em 1.1.2019

ifrs-full

ContingentRentsRecognisedAsIncomeClassifiedAsOperatingLease

X duration credit

Rendas contingentes reconhecidas como rendimento, classificadas como locação operacional

A quantia das rendas contingentes reconhecidas como um rendimento para locações operacionais. [Consultar: Rendas contingentes reconhecidas como rendimento]

divulgação: IAS 17 56 b — Data de vencimento em 1.1.2019

ifrs-full

ContinuingAndDiscontinuedOperationsAxis

axis

Unidades operacionais descontinuadas e em continuação [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 5 Apresentação e divulgação

ifrs-full

ContinuingInvolvementInDerecognisedFinancialAssetsByTypeOfInstrumentAxis

axis

Envolvimento continuado nos ativos financeiros desreconhecidos por tipo de instrumento [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

exemplo: IFRS 7 B33

ifrs-full

ContinuingInvolvementInDerecognisedFinancialAssetsByTypeOfTransferAxis

axis

Envolvimento continuado nos ativos financeiros desreconhecidos por tipo de transferência [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

exemplo: IFRS 7 B33

ifrs-full

ContinuingOperationsMember

member

Unidades operacionais em continuação [member]

Este membro representa os componentes da entidade que não são unidades operacionais descontinuadas. Um componente de uma entidade compreende unidades operacionais e fluxos de caixa que podem ser claramente distinguidos, operacionalmente e para finalidades de relato financeiro, do resto da entidade. [Consultar: Unidades operacionais descontinuadas [member]]

divulgação: IFRS 5 Apresentação e divulgação

ifrs-full

ContractAssets

X instant debit

Ativos resultantes de contratos

A quantia do direito de uma entidade a retribuição em troca de bens ou serviços que a entidade transferiu para um cliente sempre que esse direito dependa de algo que não a passagem do tempo (por exemplo, o desempenho futuro da entidade).

divulgação: IFRS 15 105 — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 15 116 a — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

ContractAssetsAbstract

 

Ativos resultantes de contratos [abstract]

 

 

ifrs-full

ContractAssetsMember

member

Ativos resultantes de contratos [member]

Este membro representa os ativos resultantes de contratos. [Consultar: Ativos resultantes de contratos]

divulgação: IFRS 7 35H b iii — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 7 35M b iii — Entrada em vigor em 1.1.2018, exemplo: IFRS 7 35N — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

ContractDurationAxis

axis

Duração do contrato [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

exemplo: IFRS 15 B89 e — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

ContractDurationMember

member

Duração do contrato [member]

Este membro representa todas as durações dos contratos com clientes. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Duração do contrato» caso não seja utilizado outro membro.

exemplo: IFRS 15 B89 e — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

ContractLiabilities

X instant credit

Passivos resultantes do contrato

A quantia de obrigação de uma entidade de transferir bens ou serviços para um cliente pelos quais a entidade recebeu uma retribuição (ou pelos quais é devida a quantia de retribuição) do cliente.

divulgação: IFRS 15 105 — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 15 116 a — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

ContractLiabilitiesAbstract

 

Passivos resultantes de contratos [abstract]

 

 

ifrs-full

ContractualAmountsToBeExchangedInDerivativeFinancialInstrumentForWhichGrossCashFlowsAreExchanged

X instant credit

Quantias contratuais a serem trocadas num instrumento financeiro derivado cujos fluxos de caixa brutos são trocados

A quantia dos fluxos de caixa contratuais não descontados em relação às quantias contratuais a serem trocadas num instrumento financeiro derivado cujos fluxos de caixa brutos são trocados. [Consultar: Derivados [member]]

exemplo: IFRS 7 B11D d

ifrs-full

ContractualCapitalCommitments

X instant credit

Compromissos contratuais de capital

A quantia dos compromissos de capital para os quais a entidade celebrou um contrato. [Consultar: Compromissos de capital]

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

ContractualCommitmentsForAcquisitionOfIntangibleAssets

X instant credit

Compromissos contratuais para aquisição de ativos intangíveis

A quantia de compromissos contratuais para aquisição de ativos intangíveis.

divulgação: IAS 38 122 e

ifrs-full

ContractualCommitmentsForAcquisitionOfPropertyPlantAndEquipment

X instant credit

Compromissos contratuais para aquisição de ativos fixos tangíveis

A quantia de compromissos contratuais para aquisição de ativos fixos tangíveis. [Consultar: Ativos fixos tangíveis]

divulgação: IAS 16 74 c

ifrs-full

ContributionsToPlanByEmployerNetDefinedBenefitLiabilityAsset

X duration debit

Contribuições para planos pelo empregador, passivo (ativo) líquido por benefícios definidos

A diminuição (aumento) do passivo (ativo) líquido por benefícios definidos decorrente das contribuições para um plano de benefícios definidos pelo empregador. [Consultar: Passivo (ativo) líquido por benefícios definidos; Planos de benefícios definidos [member]]

divulgação: IAS 19 141 f

ifrs-full

ContributionsToPlanByPlanParticipantsNetDefinedBenefitLiabilityAsset

X duration debit

Contribuições para planos pelos participantes do plano, passivo (ativo) líquido por benefícios definidos

A diminuição (aumento) do passivo (ativo) líquido por benefícios definidos decorrente das contribuições para um plano de benefícios definidos pelos participantes do plano. [Consultar: Passivo (ativo) líquido por benefícios definidos; Planos de benefícios definidos [member]]

divulgação: IAS 19 141 f

ifrs-full

ContributionsToPlanNetDefinedBenefitLiabilityAsset

X duration debit

Contribuições para planos, passivo (ativo) líquido por benefícios definidos

A diminuição (aumento) do passivo (ativo) líquido por benefícios definidos decorrente das contribuições para um plano de benefícios definidos. [Consultar: Passivo (ativo) líquido por benefícios definidos; Planos de benefícios definidos [member]]

divulgação: IAS 19 141 f

ifrs-full

ContributionsToPlanNetDefinedBenefitLiabilityAssetAbstract

 

Contribuições para planos, passivo (ativo) líquido por benefícios definidos [abstract]

 

 

ifrs-full

CopyrightsPatentsAndOtherIndustrialPropertyRightsServiceAndOperatingRights

X instant debit

Copyrights, patentes e outros direitos de propriedade industrial, direitos de serviços e operacionais

A quantia dos ativos intangíveis que representam copyrights, patentes e outros direitos de propriedade industrial, direitos de serviços e operacionais. [Consultar: Ativos intangíveis que não sejam goodwill]

exemplo: IAS 38 119 e

ifrs-full

CopyrightsPatentsAndOtherIndustrialPropertyRightsServiceAndOperatingRightsMember

member

Copyrights, patentes e outros direitos de propriedade industrial, direitos de serviços e operacionais [member]

Este membro representa uma classe de ativos intangíveis que representam copyrights, patentes e outros direitos de propriedade industrial, direitos de serviços e operacionais. [Consultar: Ativos intangíveis que não sejam goodwill]

exemplo: IAS 38 119 e

ifrs-full

CorporateDebtInstrumentsHeld

X instant debit

Instrumentos de dívida das empresas detidos

A quantia dos instrumentos de dívida detidos pela entidade que foram emitidos por uma entidade empresarial. [Consultar: Instrumentos de dívida detidos]

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

CorporateLoans

X instant debit

Empréstimos a entidades empresariais

A quantia dos empréstimos a empresas concedidos pela entidade. [Consultar: Empréstimos a entidades empresariais [member]]

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

CorporateLoansMember

member

Empréstimos a entidades empresariais [member]

Este membro representa os empréstimos concedidos a entidades empresariais.

prática corrente: IAS 1 112 c, exemplo: IFRS 7 IG20C — Entrada em vigor em 1.1.2018, exemplo: IFRS 7 6

ifrs-full

CostApproachMember

member

Abordagem de custo [member]

Este membro representa uma técnica de mensuração que reflete a quantia que seria necessária num determinado momento para substituir a capacidade de serviço de um ativo (habitualmente designada por «custo atual de substituição»).

exemplo: IFRS 13 62

ifrs-full

CostOfInventoriesRecognisedAsExpenseDuringPeriod

X duration debit

Custos das existências reconhecidos como despesa durante o período

A quantia de existências reconhecida como uma despesa durante o período. [Consultar: Existências]

divulgação: IAS 2 36 d

ifrs-full

CostOfMerchandiseSold

X duration debit

Custo das mercadorias vendidas

A quantia das mercadorias vendidas durante o período e reconhecidas como uma despesa.

prática corrente: IAS 1 85

ifrs-full

CostOfPurchasedEnergySold

X duration debit

Custo da energia adquirida vendida

A quantia da energia adquirida vendida durante o período e reconhecida como uma despesa.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

CostOfSales

X duration debit

Custo de vendas

A quantia dos custos relacionados com despesas direta ou indiretamente atribuídos aos bens ou serviços vendidos, que poderão incluir, entre outros, os custos previamente incluídos na mensuração das existências agora vendidas, nos gastos gerais de produção não imputados e nas quantias anormais dos custos de produção das existências.

divulgação: IAS 1 99, divulgação: IAS 1 103

ifrs-full

CostOfSalesFoodAndBeverage

X duration debit

Custo de vendas, alimentos e bebidas

A quantia do custo de vendas atribuído a alimentos e bebidas. [Consultar: Custo de vendas]

prática corrente: IAS 1 85

ifrs-full

CostOfSalesHotelOperations

X duration debit

Custo de vendas, unidades operacionais de hotelaria

A quantia do custo de vendas atribuído a unidades operacionais de hotelaria. [Consultar: Custo de vendas]

prática corrente: IAS 1 85

ifrs-full

CostOfSalesRoomOccupancyServices

X duration debit

Custo de vendas, serviços de ocupação de quartos

A quantia do custo de vendas atribuído a serviços de ocupação de quartos. [Consultar: Custo de vendas]

prática corrente: IAS 1 85

ifrs-full

CostsIncurredAndRecognisedProfitsLessRecognisedLosses

X instant

Custos incorridos e lucros reconhecidos (menos perdas reconhecidas)

A quantia agregada dos custos incorridos e lucros reconhecidos, menos perdas reconhecidas, à data relativos a contratos de construção em curso.

divulgação: IFRIC 15 21 a — Data de vencimento em 1.1.2018, divulgação: IAS 11 40 a — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

CostsToObtainContractsWithCustomersMember

member

Custos de obtenção de contratos com clientes [member]

Este membro representa uma categoria de ativos reconhecidos decorrentes dos custos para a obtenção ou o cumprimento de contratos com clientes que representam os custos de obtenção de contratos com clientes. [Consultar: Ativos reconhecidos decorrentes dos custos incorridos para obtenção ou cumprimento de contratos com clientes]

exemplo: IFRS 15 128 a — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

CounterpartiesAxis

axis

Contrapartes [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 7 B52

ifrs-full

CounterpartiesMember

member

Contrapartes [member]

Este membro representa as partes da transação distintas da entidade. Além disso, representa o valor padrão do eixo «Contrapartes» caso não seja utilizado outro membro.

divulgação: IFRS 7 B52

ifrs-full

CountryOfDomicileMember

member

País de domicílio [member]

Este membro representa o país onde a entidade está registada e tem o seu domicílio legal ou sede social.

divulgação: IFRS 8 33 b, divulgação: IFRS 8 33 a

ifrs-full

CountryOfIncorporation

text

País de constituição

O país onde a entidade foi constituída.

divulgação: IAS 1 138 a

ifrs-full

CountryOfIncorporationOfEntityWhoseConsolidatedFinancialStatementsHaveBeenProducedForPublicUse

text

País de constituição da entidade cujas demonstrações financeiras consolidadas foram elaboradas para utilização pública

O país onde foi constituída a entidade-mãe em última instância, ou qualquer intermediária, cujas demonstrações financeiras consolidadas que cumprem as IFRS foram elaboradas para utilização pública. [Consultar: Consolidadas [member]; IFRS [member]]

divulgação: IAS 27 16 a

ifrs-full

CountryOfIncorporationOfJointOperation

text

País de constituição da unidade operacional conjunta

O país onde uma unidade operacional conjunta da entidade foi constituída. [Consultar: Unidades operacionais conjuntas [member]]

divulgação: IFRS 12 21 a iii

ifrs-full

CountryOfIncorporationOfJointVenture

text

País de constituição do empreendimento conjunto

O país onde um empreendimento conjunto da entidade foi constituído. [Consultar: Empreendimentos conjuntos [member]]

divulgação: IAS 27 16 b ii, divulgação: IAS 27 17 b ii, divulgação: IFRS 12 21 a iii

ifrs-full

CountryOfIncorporationOrResidenceOfAssociate

text

País de constituição da associada

O país onde uma associada da entidade foi constituída. [Consultar: Associadas [member]]

divulgação: IAS 27 16 b ii, divulgação: IAS 27 17 b ii, divulgação: IFRS 12 21 a iii

ifrs-full

CountryOfIncorporationOrResidenceOfSubsidiary

text

País de constituição da subsidiária

O país onde uma subsidiária da entidade foi constituída. [Consultar: Subsidiárias [member]]

divulgação: IAS 27 16 b ii, divulgação: IAS 27 17 b ii, divulgação: IFRS 12 12 b, divulgação: IFRS 12 19B b

ifrs-full

CreationDateAxis

axis

Data de criação [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IAS 8 28 f i, divulgação: IAS 8 29 c i, divulgação: IAS 8 49 b i

ifrs-full

CreditDerivativeFairValue

X instant debit

Derivado de crédito, justo valor

O justo valor de um derivado de crédito. [Consultar: Pelo justo valor [member]; Derivados [member]]

divulgação: IFRS 7 24G a — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

CreditDerivativeNominalAmount

X instant

Derivado de crédito, valor nominal

O valor nominal de um derivado de crédito. [Consultar: Derivados [member]]

divulgação: IFRS 7 24G a — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

CreditExposure

X instant

Exposição ao risco de crédito

A quantia da exposição a perdas decorrentes do risco de crédito. [Consultar: Risco de crédito [member]]

exemplo: IFRS 7 IG24 a — Data de vencimento em 1.1.2018, exemplo: IFRS 7 IG25 b — Data de vencimento em 1.1.2018, exemplo: IFRS 7 36 c — Data de vencimento em 1.1.2018

ifrs-full

CreditImpairmentOfFinancialInstrumentsAxis

axis

Imparidade de crédito de instrumentos financeiros [axis]

O eixo de um quadro define a relação entre as categorias ou membros de domínio no quadro e os conceitos ou rubricas que completam o quadro.

divulgação: IFRS 7 35H — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 7 35M — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

CreditImpairmentOfFinancialInstrumentsMember

member

Imparidade de crédito de instrumentos financeiros [member]

Este membro representa todos os estatutos de imparidade de crédito de instrumentos financeiros. Um instrumento financeiro está em imparidade de crédito quando ocorreram um ou mais acontecimentos que tenham um impacto negativo nos fluxos de caixa futuros estimados desse instrumento financeiro. Além disso, este membro representa o valor padrão do eixo «Imparidade de crédito de instrumentos financeiros» caso não seja utilizado outro membro.

divulgação: IFRS 7 35H — Entrada em vigor em 1.1.2018, divulgação: IFRS 7 35M — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

CreditrelatedFeeAndCommissionIncome

X duration credit

Rendimentos de taxas e comissões relacionadas com crédito

A quantia dos rendimentos reconhecidos de taxas e comissões relacionadas com crédito. [Consultar: Rendimentos de taxas e comissões]

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

CreditRiskMember

member

Risco de crédito [member]

Este membro representa o risco de que um participante de um instrumento financeiro não venha a cumprir uma obrigação, provocando deste modo uma perda financeira para o outro participante. [Consultar: Instrumentos financeiros, classe [member]]

exemplo: IFRS 7 32

ifrs-full

CumulativeChangeInFairValueRecognisedInProfitOrLossOnSalesOfInvestmentPropertyBetweenPoolsOfAssetsMeasuredUsingDifferentModels

X duration credit

Alteração cumulativa no justo valor reconhecida nos lucros ou perdas relativamente a vendas da propriedade de investimento entre conjuntos de ativos mensurados pela aplicação de diferentes modelos

A alteração cumulativa do justo valor reconhecido nos lucros ou perdas de vendas de uma propriedade de investimento de um conjunto de ativos em que o modelo do custo é usado para um conjunto em que se usa o modelo do justo valor. [Consultar: Modelo do justo valor [member]; Propriedades de investimento]

divulgação: IAS 40 75 f iv

ifrs-full

CumulativeGainLossOnDisposalOfInvestmentsInEquityInstrumentsDesignatedAsMeasuredAtFairValueThroughOtherComprehensiveIncome

X duration credit

Ganho (perda) cumulativo da alienação de investimentos em instrumentos de capital próprio designados pelo justo valor através de outro rendimento integral

O ganho (perda) cumulativo da alienação de investimentos em instrumentos de capital próprio designados pela entidade pelo justo valor através de outro rendimento integral. [Consultar: Pelo justo valor [member]; Outro rendimento integral]

divulgação: IFRS 7 11B c — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

CumulativeGainLossPreviouslyRecognisedInOtherComprehensiveIncomeArisingFromReclassificationOfFinancialAssetsOutOfFairValueThroughOtherComprehensiveIncomeIntoFairValueThroughProfitOrLossMeasurementCategory

X duration credit

Ganho (perda) cumulativo previamente reconhecido noutro rendimento integral decorrente da reclassificação de ativos financeiros pelo justo valor através de outro rendimento integral na categoria de mensuração pelo justo valor através dos lucros ou perdas

O ganho (perda) cumulativo previamente reconhecido noutro rendimento integral decorrente da reclassificação de ativos financeiros pelo justo valor através de outro rendimento integral na categoria de mensuração pelo justo valor através dos lucros ou perdas. [Consultar: Ativos financeiros mensurados pelo justo valor através de outro rendimento integral; Ativos financeiros pelo justo valor através dos lucros ou perdas; Outro rendimento integral]

divulgação: IAS 1 82 cb — Entrada em vigor em 1.1.2018

ifrs-full

CumulativePreferenceDividendsNotRecognised

X duration

Dividendos preferenciais cumulativos não reconhecidos

A quantia de dividendos preferenciais cumulativos não reconhecidos.

divulgação: IAS 1 137 b

ifrs-full

CumulativeUnrecognisedShareOfLossesOfAssociates

X instant credit

Parte cumulativa não reconhecida das perdas de associadas

A quantia cumulativa da parte não reconhecida das perdas de associadas caso a entidade tenha deixado de reconhecer a respetiva parte das perdas através da aplicação do método da equivalência patrimonial. [Consultar: Associadas [member]; Parte não reconhecida das perdas de associadas]

divulgação: IFRS 12 22 c

ifrs-full

CumulativeUnrecognisedShareOfLossesOfJointVentures

X instant credit

Parte cumulativa não reconhecida das perdas de empreendimentos conjuntos

A quantia cumulativa da parte não reconhecida das perdas de empreendimentos conjuntos caso a entidade tenha deixado de reconhecer a respetiva parte das perdas através da aplicação do método da equivalência patrimonial. [Consultar: Empreendimentos conjuntos [member]; Parte não reconhecida das perdas de empreendimentos conjuntos]

divulgação: IFRS 12 22 c

ifrs-full

CumulativeUnrecognisedShareOfLossesOfJointVenturesTransitionFromProportionateConsolidationToEquityMethod

X instant credit

Parte cumulativa não reconhecida das perdas de empreendimentos conjuntos, transição da consolidação proporcional para o método da equivalência patrimonial

A parte cumulativa não reconhecida da entidade das perdas dos respetivos empreendimentos conjuntos para a qual foi efetuada uma transição da consolidação proporcional para o método da equivalência patrimonial. [Consultar: Empreendimentos conjuntos [member]; Parte cumulativa não reconhecida das perdas de empreendimentos conjuntos]

divulgação: IFRS 11 C4

ifrs-full

CurrencyRiskMember

member

Risco de moeda [member]

Este membro representa um tipo de risco de mercado que representa o risco que o justo valor ou os fluxos de caixa futuros de um instrumento financeiro venham a flutuar devido a alterações nas taxas de câmbio. [Consultar: Instrumentos financeiros, classe [member]]

divulgação: IFRS 7 Termos definidos

ifrs-full

CurrencySwapContractMember

member

Contrato de swap de divisas [member]

Este membro representa um contrato de swap de divisas. [Consultar: Contrato de swap [member]]

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

CurrentAccruedExpensesAndOtherCurrentLiabilities

X instant credit

Despesas acrescidas correntes e outros passivos correntes

A quantia das despesas acrescidas correntes e outros passivos correntes. [Consultar: Acréscimos; Outros passivos correntes]

prática corrente: IAS 1 55

ifrs-full

CurrentAccruedIncome

X instant debit

Rendimento acrescido corrente

A quantia do rendimento acrescido corrente. [Consultar: Rendimento acrescido]

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

CurrentAdvances

X instant credit

Adiantamentos correntes recebidos

A quantia dos pagamentos correntes recebidos de bens ou serviços a serem fornecidos ou prestados no futuro. [Consultar: Adiantamento recebido]

prática corrente: IAS 1 55

ifrs-full

CurrentAdvancesToSuppliers

X instant debit

Adiantamentos correntes a fornecedores

A quantia dos adiantamentos correntes efetuados a fornecedores antes de os bens ou serviços serem recebidos.

prática corrente: IAS 1 112 c

ifrs-full

CurrentAgriculturalProduce

X instant debit

Produto agrícola corrente

Uma classificação das existências correntes que representam a quantia do produto da colheita dos ativos biológicos da entidade. [Consultar: Ativos biológicos; Existências]

prática corrente: IAS 2 37