92003E1447

PERGUNTA ESCRITA E-1447/03 apresentada por Mogens Camre (UEN) à Comissão. Antigo emprego de Beate Winklers.

Jornal Oficial nº 268 E de 07/11/2003 p. 0199 - 0200


PERGUNTA ESCRITA E-1447/03

apresentada por Mogens Camre (UEN) à Comissão

(28 de Abril de 2003)

Objecto: Antigo emprego de Beate Winklers

Beate Winklers é directora do Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia (EUMC) desde 1998.

Esta agência tem grande influência no debate sobre imigração nos Estados-Membros da UE, devido, em parte, a diversas declarações relevantes da sua directora. Esta afirmou, em várias ocasiões, que a agência de que é directora controla e examina as declarações do Dansk Folkeparti (Partido Popular Dinamarquês).

O Dansk Folkeparti é um partido social-liberal e, além disso, é o partido em que se apoia o governo dinamarquês. No entanto, a directora do EUMC qualificou por diversas vezes este partido como um partido de extrema direita.

Para que o EUMC possa prosseguir as suas actividades, é importante que o seu director seja uma pessoa capaz de desenvolver uma actividade de investigação objectiva e que não se limite a expor determinadas opiniões políticas.

Pode a Comissão indicar qual é a formação académica (e em que estabelecimento de ensino foi obtida) de Beate Winkler e que lugares ocupou depois de concluir os seus estudos? Pode a Comissão indicar concretamente em que órgãos trabalhou Beate Winkler e que funções exerceu? Pode a Comissão indicar igualmente se Beate Winkler teve uma actividade política activa antes de ser nomeada para o cargo que ocupa na UE?

Resposta dada por Anna Diamantopoulou em nome da Comissão

(3 de Junho de 2003)

Beate Winkler foi nomeada directora do Observatório Europeu do Racismo e da Xenofobia em 1998 e o Conselho de Administração do Observatório reconduziu-a para um segundo mandato em 2002, com base numa lista de candidatos apresentada pela Comissão. O seu percurso profissional e a sua experiência foram, naturalmente, factores determinantes que o Conselho de Administração levou em conta nas suas deliberações. O curriculum vitae de Beate Winkler encontra-se disponível no sítio do Observatório, no seguinte endereço:http://www.eumc.eu.int/eumc/index.php?fuseaction=content.dsp_cat_content&catid=3e4a5843e8631

As habilitações académicas de Beate Winkler incluem um doutoramento em direito pela Universidade de Colónia. O seu percurso profissional fez-se principalmente no sector público, designadamente no gabinete do comissário para as questões de imigração do governo federal alemão. Antes de assumir o seu cargo no Observatório, Beate Winkler foi directora executiva da Federação dos Arquitectos Alemães. O seu curriculum vitae não contém quaisquer pormenores sobre a sua filiação política. O Conselho de Administração do Observatório não colocou esta questão durante os debates relativos à sua nomeação.