91997E3761

PERGUNTA ESCRITA n. 3761/97 do Deputado Patricia McKENNA ao Conselho. Prisão de activista dos direitos humanos na Coreia do Sul

Jornal Oficial nº C 187 de 16/06/1998 p. 0050


PERGUNTA ESCRITA E-3761/97 apresentada por Patricia McKenna (V) ao Conselho (24 de Novembro de 1997)

Objecto: Prisão de activista dos direitos humanos na Coreia do Sul

Suh Jun-Sik, um dos organizadores do recente Festival de Cinema dos Direitos Humanos em Sarangbang, foi preso pela polícia sul-coreana a 4 de Novembro de 1997.

O activista já tinha cumprido anteriormente uma sentença de prisão por acusações relacionadas com o seu trabalho pacífico a favor dos direitos humanos. O seu último mandato de prisão referia-se ao festival de cinema que tinha organizado, acusando-o de «favorecer» a Coreia do Norte e de não se apresentar regularmente à polícia segundo os termos da sua libertação anterior.

Cinco outras pessoas tinham já sido detidas durante o festival de cinema, apresentado em Seoul em Outubro, depois dos organizadores se recusarem a submeter os seus filmes à censura do governo.

Poderá o Conselho indicar as medidas que está a tomar no caso de Suh Jun-Sik e para defender a liberdade de expressão na Coreia do Sul?

Resposta (19 de Março de 1998)

O Conselho partilha as preocupações da Senhora Deputada em matéria de respeito dos direitos humanos. O caso que invoca na sua pergunta - como todos os outros casos de alegada inobservância dos direitos humanos individuais - merece a maior atenção. Se os factos forem comprovados, este caso poderá ser objecto de menção nos contactos que ocorrem regularmente entre a União Europeia e o Governo da Coreia do Sul.