91997E3544

PERGUNTA ESCRITA n. 3544/97 do Deputado Gerardo FERNÁNDEZ- ALBOR à Comissão. Programa de férias de Inverno para os idosos

Jornal Oficial nº C 158 de 25/05/1998 p. 0148


PERGUNTA ESCRITA E-3544/97 apresentada por Gerardo Fernández-Albor (PPE) à Comissão (12 de Novembro de 1997)

Objecto: Programa de férias de Inverno para os idosos

O êxito da disponibilização de lugares de férias de Inverno para os idosos, realizada pelas autoridades sociais espanholas, reflecte-se no facto de 80% dos lugares disponíveis terem sido reservados no primeiro dia.

Dado que, ano após ano, a referida categoria etária tem vindo a desfrutar de férias que, para além da diversão e do relaxamento que possibilitam aos beneficiários directos, proporciona um útil complemento às economias das zonas turísticas em épocas de baixa ocupação, seria conveniente alargar o âmbito de aplicação desta medida, não só a um maior número de beneficiários da terceira idade, como a outros membros da referida categoria pertencentes a outros países da União Europeia.

Pode a Comissão indicar se participa de algum modo no referido programa de férias de Inverno para os idosos em Espanha e se pensa que o mesmo deveria ser alargado a outros países europeus para que os seus cidadãos da terceira idade possam beneficiar da clemência do clima do Sul da Europa no Inverno?

Resposta dada por Christos Papoutsis em nome da Comissão (12 de Dezembro de 1997)

A Comissão está ciente de que a questão da sazonalidade, que afecta muitos destinos turísticos que sofrem de sobreconcentração em época alta, é um dos principais desafios que o sector do turismo enfrenta.

Foram realizadas certas iniciativas a nível nacional para ajudar a compensar alguns problemas causados pela sazonalidade, entre as quais se encontra o programa de férias de Inverno para idosos em Espanha.

Quanto à possibilidade de alargar o programa a outros Estados-membros, a Comissão considera que esta e outras iniciativas semelhantes poderão ser proveitosamente exploradas no contexto da troca de experiências e cooperação envolvendo a Comissão, os Estados-membros e a indústria.