91997E3425

PERGUNTA ESCRITA n. 3425/97 do Deputado Marjo MATIKAINEN- KALLSTRÖM à Comissão. Criação de salmão em viveiros fechados no fiorde Teno na Noruega

Jornal Oficial nº C 158 de 25/05/1998 p. 0108


PERGUNTA ESCRITA E-3425/97 apresentada por Marjo Matikainen-Kallström (PPE) à Comissão (31 de Outubro de 1997)

Objecto: Criação de salmão em viveiros fechados no fiorde Teno na Noruega

O Estado norueguês concedeu, contra as recomendações das autoridades regionais em matéria de ambiente e o comité fino-norueguês de fiscalização dos recursos hídricos, licenças para a criação de salmão em viveiros fechados. O que se afigura muito estranho na criação de salmão em viveiros fechados no fiorde Teno é o facto de o Estado norueguês, juntamente com as organições de protecção do ambiente, ter exigido o encerramento de um viveiro em Inari como ameaça à população de salmões selvagens do Teno. De facto, o Estado finlandês encerrou o referido viveiro.

O Estado norueguês demonstrou uma enorme irresponsabilidade cívil ao permitir a criação de salmão em viveiros fechados. Esses viveiros aumentam os riscos da propagação de doenças do salmão e da deterioração do património genético do salmão selvagem do Teno. As medidas norueguesas constituem, antes do mais, uma ameaça para o salmão selvagem do Teno, mas também para a indústria da pesca e o turismo no vale de Teno. A destruição da população de salmão selvagem teria consequências incalculáveis para todo o vale do rio.

Gostaria de perguntar à Comissão Europeia que medidas poderia tomar para esclarecer a situação da pesca no Teno, proteger a população de salmão selvagem e evitar a destruição do vale do rio.

Resposta dada pela Sra Bonino em nome da Comissão (11 de Dezembro de 1997)

Remete-se a atenção da Senhora Deputada para a resposta à pergunta escrita P-2907/97 da Senhora Deputada Hautala ((JO C 134 de 30.4.1998, p. 35. )).