91997E3396

PERGUNTA ESCRITA n. 3396/97 do Deputado Fernando FERNÁNDEZ MARTÍN à Comissão. Efeito dos incêndios florestais de Sumatra e Bornéu nas alterações climáticas

Jornal Oficial nº C 134 de 30/04/1998 p. 0158


PERGUNTA ESCRITA E-3396/97 apresentada por Fernando Fernández Martín (PPE) à Comissão (23 de Outubro de 1997)

Objecto: Efeito dos incêndios florestais de Sumatra e Bornéu nas alterações climáticas

A erupção do vulcão Pinatubo nas ilhas Filipinas em 1991 não afectou somente a atmosfera da região, mas causou também um ligeiro abaixamento das temperaturas a nível mundial. Hoje ocorrem nessa mesma região (Sumatra e Bornéu) importantes incêndios florestais.

Tomou a Comissão alguma iniciativa para avaliar a incidência destes incêndios nas alterações climáticas, considerando que os seus efeitos negativos se somam aos da mencionada erupção?

Resposta dada por Manuel Marín em nome da Comissão (19 de Novembro de 1997)

Para fazer face à situação de crise criada pelos incêndios florestais de grande escala, que se calcula tenham destruído um milhão de hectares de florestas na Indonésia, a Comissão e os Estados-membros criaram um grupo de acção conjunto (EUFREG - European Union Fire Response Group) em Jacarta.

EUFREG está actualmente a iniciar a segunda fase dos seus trabalhos, que consiste na avaliação da superfície e do tipo, a classificação e a utilização das terras queimadas nos incêndios deste ano, principalmente através da análise dos dados recolhidos por teledetecção. Este grupo de acção estabelecerá igualmente as condições gerais de uma missão de avaliação dos incêndios florestais deste ano com o objectivo de ajudar o Governo indonésio a executar melhores políticas e práticas de forma a evitar a repetição dessa catástrofe ou, pelo menos, minimizar as suas consequências.

A Comissão continuará a trabalhar em concertação com o Governo indonésio e tenciona contribuir para a realização de um vasto estudo sobre o impacto a médio e longo prazo dos incêndios florestais no ambiente e no clima regional e mundial.

O Governo indonésio, por seu lado, organizou um congresso científico e tecnológico internacional para avaliar os efeitos no ambiente mundial e no ambiente marítimo indonésio, a ter lugar em Jacarta nos dias 10, 11 e 12 de Novembro de 1997, com a participação activa da Comissão.