19.12.2022   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

C 481/8


Publicação de um pedido de registo de uma denominação em conformidade com o artigo 50.o, n.o 2, alínea a), do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho, relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios

(2022/C 481/05)

A presente publicação confere um direito de oposição ao pedido nos termos do artigo 51.o do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho (1), no prazo de três meses a contar desta data.

DOCUMENTO ÚNICO

«Rökt Vättersik»

N.o UE: PDO-SE-02591 – 7.11.2019

PDO (X) IGP ( )

1.   Nome(s) [da DOP ou IGP]

«Rökt Vättersik»

2.   Estado-Membro ou país terceiro

Suécia

3.   Descrição do produto agrícola ou género alimentício

3.1.    Tipo de produto

Classe 1.7. Peixes, moluscos e crustáceos frescos e produtos à base de peixes, moluscos ou crustáceos frescos

3.2.    Descrição do produto correspondente ao nome indicado no ponto 1

O «Rökt Vättersik» é um peixe branco (Coregonus ssp.) proveniente do lago Vättern e defumado num fumeiro.

O «Rökt Vättersik» é vendido não embalado, ou embalado em vácuo, para ter maior prazo de validade.

Tem as seguintes características:

Dimensão: normalmente, entre 0,3 e 0,6 kg, sendo possível obter exemplares de maior dimensão.

Matéria gorda: 0,5 - 2,5 %. O teor de matéria gorda varia em função do local de captura.

Cor exterior: entre o castanho escuro com matizes violeta (dorso) e o café com leite escuro com matizes entre o cobre (barriga) e o cobre claro.

Cor da carne: tons claros e escuros variados de ocre com matizes castanhos.

Consistência: a carne apresenta um toque cozido específico e uma firmeza agradável em boca.

Sabor: salgado intenso e fumado distintivo, com uma nota agridoce ligeira.

Aroma: intenso e distintivo a fumado.

3.3.    Alimentos para animais (unicamente para os produtos de origem animal) e matérias-primas (unicamente para os produtos transformados)

Este peixe branco alimenta-se essencialmente de pequenos crustáceos da era glaciar (Mysis sp., Pallasea sp. e Pontoporeia sp.), ovas de peixe, gastrópodes, mexilhões e outros crustáceos e pequenos peixes naturalmente presentes no lago Vättern.

Este peixe branco (Coregonus ssp.) do lago Vättern é também conhecido por «Vättersik».

3.4.    Fases específicas da produção que devem ter lugar na área geográfica identificada

Todas as etapas, desde a captura do peixe, naturalmente presente no lago Vättern, até à produção do «Rökt Vättersik», incluindo a sua fumagem, devem ter lugar na área geográfica descrita no ponto 4.

3.5.    Regras específicas relativas à fatiagem, ralagem, acondicionamento, etc., do produto a que o nome registado se refere

3.6.    Regras específicas relativas à rotulagem do produto a que o nome registado se refere

4.   Delimitação concisa da área geográfica

A área de produção do «Rökt Vättersik» é constituída pelo lago Vättern e terras circundantes, num raio de 10 km da linha de água a um nível normal de retenção.

5.   Relação com a área geográfica

A relação entre a área geográfica e as características do «Rökt Vättersik» assenta simultaneamente nas condições naturais da zona e nos fatores humanos.

Descrição dos fatores naturais que contribuem para a relação

O lago Vättern, o quinto maior lago da Europa, separou-se do atual mar Báltico há cerca de 8 000 anos. Atualmente, a superfície do lago está 88,5 m acima do nível do mar Báltico.

Ao ficar isolada de outras populações de peixes de outras massas de água, a população de peixe branco (Coregonus ssp.) do lago Vättern desenvolveu-se separadamente, sendo agora geneticamente distinta dessas outras populações.

O lago Vättern é um típico lago de águas frias, pobres em nutrientes (a temperatura média da água é de cerca de 10 °C), limpas (a transparência da água é de cerca de 15 m), com um ritmo de renovação lento (cerca de 60 anos).

A água fria proporciona o habitat adequado para as espécies típicas das águas frias, como é caso do peixe branco do lago Vättern, e para os crustáceos da era glaciar, que constituem a sua principal fonte de alimentos.

Resultado da água fria e pobre em nutrientes do lago Vättern, o peixe branco deste lago é mais magro (teor de gordura, 0,5-2,5 %, dependendo da época do ano e do local de captura) e mais pequeno (normalmente 0,3-0,6 kg) que o peixe branco capturado noutras massas de água.

O seu baixo teor de matéria gorda confere ao «Rökt Vättersik» uma carne claramente mais rija e uma firmeza mais agradável em boca do que no caso de outros tipos de peixe fumado habitualmente disponível no mercado. O baixo teor de matéria gorda contribui igualmente para tornar o sabor do «Rökt Vättersik» mais subtil e elegante do que o de outros tipos comuns de peixes fumados.

Descrição dos fatores humanos que contribuem para a relação

Do ponto de vista histórico, a produção de «Rökt Vättersik» tem assumido grande importância para os habitantes do lago Vättern. Tradicionalmente, eram os pescadores quem fumava e vendia o «Rökt Vättersik». Esta tradição continua viva apesar de, hoje é dia, haver também quem se dedique exclusivamente ou à pesca ou à fumagem do peixe branco do lago Vättern.

A pesca e a fumagem do peixe branco é uma arte tradicional baseada no profundo conhecimento de fatores como o comportamento do lago Vättern e o tipo de fumagem do peixe magro, adquirida ao longo de gerações e frequentemente transmitida de família para família.

O peixe branco está presente em diferentes pontos do lago Vättern e a diferentes profundidades, dependendo de fatores como a disponibilidade de alimento e a época do ano. No período entre agosto e novembro, o peixe branco vive em águas pouco profundas, a uma profundidade não superior a 30 metros, perto dos locais de reprodução. A partir do mês de dezembro, o peixe branco migra para águas cada vez mais profundas, pelo que, até final de fevereiro, é pescado entre 90 e 120 metros de profundidade. Dada a maior disponibilidade de alimentos nas zonas mais baixas do lago Vättern, o peixe branco regressa às zonas mais baixas do lago durante a primavera.

Os pescadores de peixe branco devem estar familiarizados com os seus padrões de migração sazonal à procura de alimentos. Selecionam os bancos de pesca em função da localização mais provável do peixe branco nesse momento específico.

A fumagem tem de ser ajustada de acordo com vários fatores, para o que o produto possa adquirir as características do «Rökt Vättersik». O processo de fumagem tem de ser adaptado a fatores como a estação do ano, o clima e a pressão atmosférica. Os bancos de pesca e a temporada de pesca – época do ano em que é feita a captura do peixe branco – também influem no processo de fumagem, dadas as variações no seu teor de gordura.

O conhecimento das características específicas do fumeiro – quantidade de fumo produzida e sua distribuição no forno – assume também uma importância decisiva para as especificidades do produto acabado.

Dadas as características únicas de cada fumeiro, os defumadores seguem um procedimento adaptado às suas próprias instalações de fumagem. Nesta fase, dependendo da arquitetura do espaço, o peixe branco pode ter de ser mudado de sítio dentro do fumeiro para garantir uma fumagem uniforme. Para controlar a quantidade de fumo no interior do fumeiro, é utilizada, de forma alternada, madeira seca e húmida ou madeira de corte recente.

O tempo necessário para a fumagem varia de acordo com a temperatura (normalmente 70-80 °C) e a quantidade de fumo dentro do fumeiro. O defumador decide quando o peixe branco está pronto verificando a textura, o cheiro e a firmeza das barbatanas.

Referência à publicação do caderno de especificações

https://www.livsmedelsverket.se/globalassets/foretag-regler-kontroll/livsmedelsinformation-markning-halsopastaenden/skyddade-beteckningar/ansokan_vattersik_2022_07_07.pdf


(1)  JO L 343 de 14.12.2012, p. 1.