24.3.2021   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

C 102/21


Publicação de um pedido de registo de um nome em conformidade com o artigo 50.o, n.o 2, alínea a), do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo aos regimes de qualidade dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios

(2021/C 102/08)

A presente publicação confere um direito de oposição ao pedido, nos termos do artigo 51.o do Regulamento (UE) n.o 1151/2012 do Parlamento Europeu e do Conselho (1) no prazo de três meses a contar desta data.

DOCUMENTO ÚNICO

«TUZSÉRI ALMA»

N.o UE: PDO-HU-02483 — 20.9.2018

DOP (X) IGP ( )

1.   Nome(s)

«Tuzséri alma»

2.   País(es) do(s) requerente(s)

Hungria

3.   Descrição do produto agrícola ou género alimentício

3.1.   Tipo de produto

Classe 1.6. Frutas, produtos hortícolas e cereais não transformados ou transformados

3.2.   Descrição do produto correspondente ao nome indicado no ponto 1

A denominação de origem protegida (DOP) «Tuzséri alma» pode ser utilizada para designar maçãs da espécie Malus domestica, das variedades Gala, Jonagold, Red Delicious, Golden Delicious, Mutsu, Idared, Jonathan e Granny Smith, destinadas ao consumo no estado fresco.

Características físicas:

As variedades produzidas na área geográfica delimitada caracterizam-se todas por uma polpa mais firme do que a média (mín. 6 kg/cm2) e, por consequência, estaladiça, um longo período de conservação e um teor de açúcar superior à média (mín. 10 oBrix).

As variedades de cor vermelha (Jonagold, Red Delicious, Idared e Jonathan) apresentam tipicamente uma coloração mais importante (mín. 40%) e um epicarpo de cor intensa.

O quadro seguinte resume as características físicas e organoléticas das diferentes variedades, aquando da entrada em armazém:

Variedade: Firmeza da polpa (mín. kg/cm2); Teor de açúcar (mín. °Brix); Coloração (mín. %).

Gala:

7;

11;

40

Jonagold:

6;

12;

40

Red Delicious:

7;

11;

50

Golden delicious:

6,5;

12;

sem relevância

Mutsu:

7;

11;

sem relevância

Idared:

6;

11;

40

Jonathan:

6,5;

12;

40

Granny Smith:

7;

10;

sem relevância

3.3.   Alimentos para animais (unicamente para os produtos de origem animal) e matérias-primas (unicamente para os produtos transformados)

—-

3.4.   Fases específicas da produção que devem ter lugar na área geográfica delimitada

O cultivo e a apanha das maçãs «Tuzséri alma» ocorre exclusivamente na área geográfica delimitada indicada no ponto 4.

3.5.   Regras específicas relativas à fatiagem, ralagem, acondicionamento, etc., do produto a que o nome registado se refere

3.6.   Regras específicas relativas à rotulagem do produto a que o nome registado se refere

Todos os produtos colocados no mercado, quer as maçãs sejam vendidas à unidade ou em embalagens fechadas e seladas, têm de levar o logótipo abaixo.

Sempre que as maçãs sejam rotuladas individualmente, pelo menos 70% devem ostentar um rótulo.

O logótipo inclui, num semicírculo, sob a menção «Tuzséri alma», uma maçã vermelha inteira, à esquerda, com uma folha verde a apontar para outra maçã, esta cortada ao meio, de polpa amarelada e casca verde e com uma semente no centro de cada metade do caroço branco.

Image 1

4.   Delimitação concisa da área geográfica

Os limites administrativos da aldeia de Tuzsér, na região de Rétköz, distrito de Szabolcs-Szatmár-Bereg.

5.   Relação com a área geográfica

A qualidade das maçãs «Tuzséri alma» deve-se exclusivamente aos fatores naturais e humanos da área geográfica delimitada.

Fatores naturais:

A aldeia de Tuzsér, nas proximidades do rio Tisza, está situada entre 100 e 113 metros de altitude. É delimitada, a norte, pelas montanhas de Zemplén e, a nordeste, pelos Cárpatos orientais exteriores. Outra característica natural importante é o facto de a área se situar na curva em forma de «U» do rio Tisza, conhecida por «cotovelo do Tisza».

O clima é moderadamente quente e seco, com um elevado número de horas de insolação durante o período vegetativo e elevada flutuação da temperatura diária.

Antes da regulação do rio Tisza, a área de produção inseria-se na sua zona de planície inundável, pelo que possui solos aluviais ricos em húmus e fósforo.

Devido à proximidade do rio, no «cotovelo do Tisza», e à evaporação natural da água, o nível de humidade na área de produção é elevado.

Especificidade do produto:

Aquando da entrada das «Tuzséri alma» em armazém, além do teor de açúcar elevado (mín. de 10 oBrix), apresentam uma polpa mais firme (mín. 6 kg/cm2) do que as outras maçãs. Por conseguinte, suportam melhor o armazenamento, conservando o seu sabor e aroma. A coloração é mais importante (mín. 40%) nas variedades vermelhas e a cor mais intensa e brilhante do que nas maçãs cultivadas noutros locais.

Nexo causal entre a área geográfica e as características do produto (nexo causal entre a área geográfica e a qualidade específica do produto):

As cadeias montanhosas circundantes protegem a área a partir do norte e do leste durante a floração das árvores e o desenvolvimento dos frutos.

A elevada quantidade de fósforo e o uso de adubos com baixo teor de azoto tornam a polpa das maçãs mais firme do que a média.

A maturação mais lenta das maçãs «Tuzséri alma», característica da área de produção, deve-se claramente à localização geográfica. Os solos aluviais, em conjunto com a humidade elevada, retardam a incorporação de açúcar. Por conseguinte, a maturação não é um processo abrupto.

O elevado número de horas de insolação, a elevada flutuação da temperatura diária, causada por dias quentes e noites frescas, e a poda da copa das árvores, resultam num teor de açúcar elevado. Graças aos solos aluviais com água em abundância, as maçãs são sumarentas, com uma presença de açúcar naturalmente menos marcada, o que se traduz num sabor harmonioso e acidulado.

A evaporação natural do rio no «cotovelo do Tisza» torna a área de produção mais húmida. O orvalho matinal é também consideravelmente superior devido à proximidade do rio. A humidade elevada, as gotas de orvalho que se formam de noite na superfície dos frutos, a elevada flutuação da temperatura diária, o elevado número de horas de insolação durante o período vegetativo e a poda da copa das árvores resultam numa coloração mais importante, dado que estes fatores naturais promovem níveis elevados de antocianina da casca, tornando mais intenso o tom vermelho das maçãs.

Descrição dos fatores humanos relevantes para o meio geográfico em causa e que contribuem para o desenvolvimento das propriedades específicas do produto:

As seguintes competências humanas contribuem para as características das maçãs «Tuzséri alma»:

O cultivo das maçãs «Tuzséri alma» ocorre num ambiente humano e profissional com trezentos anos e tira bom partido da experiência adquirida, transmitida ao longo de gerações. As macieiras são plantadas em linhas separadas por zonas cobertas de erva, o que melhora a capacidade de retenção de água, distintas das linhas regulares trabalhadas noutros locais. A técnica de poda «Sándor Nagy» aplicada na região cria uma estrutura foliar mais arejada e aberta, que permite que mais luz solar alcance os frutos em crescimento na copa das árvores. Os adubos usados contêm baixo teor de azoto. As práticas de cultivo sãs permitem aos agricultores participarem ativamente no processo de produção, desde a primeira até à última fase. A apanha, a pré-seleção e a triagem são efetuadas manualmente, garantindo que só são colhidas maçãs maduras. Isto significa que a experiência e a perícia desempenham um papel crucial na apanha. Os conhecimentos relacionados com a apanha e a triagem das maçãs foram também transmitidos ao longo de gerações. A associação agrícola Sándor Nagy (Nagy Sándor Kertbarát Klub Egyesület), na aldeia de Tuzsér, é um importante organismo profissional que reúne conhecimentos e promove o desenvolvimento da produção de maçãs na região.

Referência à publicação do caderno de especificações

(artigo 6.o, n.o 1, segundo parágrafo, do presente regulamento)

https://gi.kormany.hu/foldrajzi-arujelzok


(1)  JO L 343 de 14.12.2012, p. 1.