16.10.2012   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

L 282/50


DECISÃO 2012/634/PESC DO CONSELHO

de 15 de outubro de 2012

que altera a Decisão 2011/782/PESC que impõe medidas restritivas contra a Síria

O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA,

Tendo em conta o Tratado da União Europeia, nomeadamente o artigo 29.o,

Considerando o seguinte:

(1)

Em 1 de dezembro de 2011, o Conselho adotou a Decisão 2011/782/PESC (1).

(2)

Face à gravidade da situação na Síria, deverão ser impostas medidas restritivas adicionais.

(3)

Deverá ser proibido adquirir, importar ou transportar armamento da Síria, bem como prestar financiamento ou assistência financeira relacionados com essas atividades.

(4)

Além disso, não deverá ser autorizado o acesso de voos operados por companhias aéreas árabes sírias aos aeroportos dos Estados-Membros, sem prejuízo das obrigações dos Estados-Membros nos termos do direito internacional, em especial dos acordos internacionais no domínio da aviação civil aplicáveis.

(5)

Importará especificar que a proibição de disponibilizar fundos ou recursos económicos às companhias aéreas árabes sírias não é aplicável aos atos ou operações que visam exclusivamente evacuar da Síria cidadãos da União e membros das suas famílias.

(6)

Além disso, deverão ser incluídas mais pessoas e entidades na lista das pessoas e entidades sujeitas a medidas restritivas constante do Anexo I da Decisão 2011/782/PESC. Em especial, todos os ministros do Governo Sírio deverão ser designados devido à sua responsabilidade coletiva na violenta repressão da população civil na Síria.

(7)

Deverão ser mantidas as medidas restritivas contra antigos ministros do Governo Sírio, atendendo a que se pode ainda considerar que se encontram associados ao regime e à sua violenta repressão da população civil. Por conseguinte, as entradas relativas a essas pessoas deverão ser alteradas.

(8)

Duas pessoas e uma entidade deverão ser retiradas da lista de pessoas e entidades sujeitas a medidas restritivas.

(9)

São necessárias novas medidas da União para executar determinadas disposições da presente decisão.

(10)

A Decisão 2011/782/CE deverá ser alterada em conformidade,

ADOTOU A PRESENTE DECISÃO:

Artigo 1.o

A Decisão 2011/782/PESC do Conselho é alterada do seguinte modo:

1)

É inserido o seguinte artigo:

«Artigo 2.o-A

1.   São proibidos a compra, a importação e o transporte de armamento e material conexo de qualquer tipo, incluindo armas e munições, veículos e equipamento militar e paramilitar e respetivas peças sobresselentes a partir da Síria ou originários deste país.

2.   É proibido prestar, direta ou indiretamente, financiamento ou assistência financeira, incluindo derivados financeiros, bem como seguros e resseguros e serviços de corretagem relacionados com seguros e resseguros, para efeitos de aquisição, importação ou transporte dos artigos referidos no n.o 1 a partir da Síria ou originários deste país.».

2)

O artigo 17.o-A passa a ter a seguinte redação:

«Artigo 17.o-A

1.   Os Estados-Membros devem tomar as medidas necessárias, nos termos da respetiva legislação nacional e na observância do direito internacional, nomeadamente dos acordos internacionais aplicáveis no domínio da aviação civil, para impedir o acesso aos aeroportos sob a sua jurisdição de todos os voos exclusivamente de carga operados por transportadoras sírias e todos os voos operados por companhias aéreas árabes sírias.

2.   O n.o 1 não se aplica ao acesso a aeroportos sob jurisdição dos Estados-Membros de voos operados por companhias aéreas árabes sírias necessários para a consecução do objetivo exclusivo de evacuar da Síria cidadãos da União e membros das suas famílias.».

3)

No artigo 19.o é aditado o seguinte número:

«11.   Os n.os 1 e 2 não são aplicáveis aos atos ou operações efetuados, no que respeita a companhias aéreas árabes sírias, com o objetivo exclusivo de evacuar da Síria cidadãos da União e membros das suas famílias.».

Artigo 2.o

O Anexo I da Decisão 2011/782/PESC é alterado nos termos do Anexo da presente decisão.

Artigo 3.o

A presente decisão entra em vigor na data da sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia.

Feito no Luxemburgo, em 15 de outubro de 2012.

Pelo Conselho

A Presidente

C. ASHTON


(1)   JO L 319 de 2.12.2011, p. 56


ANEXO

I.   

As pessoas e entidades enumeradas na presente lista serão acrescentadas à lista de pessoas e entidades constante do Anexo I à Decisão 2011/782/PESC.

A.   Pessoas

 

Nome

Elementos de identificação

Motivos

Data de inclusão na lista

1.

Dr. Qadri Jameel

 

Vice-Primeiro-Ministro para os Assuntos Económicos, Ministro do Comércio Interno e da Defesa do Consumidor. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

2.

Waleed Al Mo’allem

 

Vice-Primeiro-Ministro, Ministro dos Negócios Estrangeiros e dos Expatriados. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

3.

Major-General Fahd Jassem Al Freij

 

Ministro da Defesa e comandante militar. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

4.

Dr. Mohammad Abdul Sattar Al Sayed

 

Ministro dos Awqaf (fundações religiosas). Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

5.

Eng.a Hala Mohammad Al Nasser

 

Ministra do Turismo. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

6.

Eng. Bassam Hanna

 

Ministro dos Recursos Hídricos. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

7.

Eng. Subhi Ahmad Al Abdallah

 

Ministro da Agricultura e da Reforma Agrária. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

8.

Dr. Mohammad Yahiya Mo’alla

 

Ministro do Ensino Superior. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

9.

Dr. Hazwan Al Wez

 

Ministro da Educação. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

10.

Dr. Mohamad Zafer Mohabak

 

Ministro da Economia e do Comércio Externo. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

11.

Dr. Mahmud Ibraheem Sa’iid

 

Ministro dos Transportes. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

12.

Dr. Safwan Al Assaf

 

Ministro da Habitação e do Desenvolvimento Urbano. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

13.

Eng. Yasser Al Siba’ii

 

Ministro das Obras Públicas. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

14.

Eng Sa’iid Ma’thi Hneidi

 

Ministro do Petróleo e dos Recursos Minerais. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

15.

Dr.a Lubana Mushaweh

 

Ministra da Cultura. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

16.

Dr. Jassem Mohammad Zakaria

 

Ministro do Trabalho e dos Assuntos Sociais. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

17.

Omran Ahed Al Zu’bi

 

Ministro da Informação. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

18.

Dr. Adnan Abdo Al Sikhny

 

Ministro da Indústria. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

19.

Najm Hamad Al Ahmad

 

Ministro da Justiça. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

20.

Dr. Abdul Salam Al Nayef

 

Ministro da Saúde. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

21.

Dr. Ali Heidar

 

Ministro de Estado para os Assuntos de Reconciliação Nacional. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

22.

Dr.a Nazeera Farah Sarkees

 

Ministra de Estado para os Assuntos Ambientais. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

23.

Mohammad Turki Al Sayed

 

Ministro de Estado. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

24.

Najm-eddin Khreit

 

Ministro de Estado. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

25.

Abdullah Khaleel Hussein

 

Ministro de Estado. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

26.

Jamal Sha’ban Shaheen

 

Ministro de Estado. Enquanto Ministro do Governo, tem responsabilidades na violenta repressão exercida pelo regime contra a população civil.

16.10.2012

27.

Suleiman Maarouf

(t.c.p. Sulayman Mahmud Ma’ruf, Sleiman Maarouf, Mahmoud Soleiman Maarouf)

Passaporte: possui passaporte do Reino Unido

Empresário próximo da família do Presidente Al-Assad. Tem ações no canal de televisão Dounya TV, incluído na lista. Próximo de Muhammad Nasif Khayrbik, também designado. Apoia o regime sírio.

16.10.2012

28.

Raza Othman

Esposa de Rami Makhlouf

Tem estreitas relações pessoais e financeiras com Rami Makhlouf, primo do Presidente Bashar Al-Assad e principal financiador do regime, também designado. Nessa qualidade, está associada ao regime sírio e conta-se entre os seus favorecidos.

16.10.2012

B.   Entidades

 

Nome

Elementos de identificação

Motivos

Data de inclusão na lista

1.

Megatrade

Endereço:

Aleppo Street

P.O. Box 5966

Damascus, Syria

Fax: 963114471081

Testa-de-ferro do Instituto de Investigação Científica Militar (SSRC), que está incluído na lista. Envolvimento no comércio de bens de dupla utilização, proibidos por força das sanções da UE, para o Governo da Síria.

16.10.2012

2.

Expert Partners

Endereço:

Rukn Addin

Saladin Street, Building 5

PO Box: 7006

Damascus, Syria

Testa-de-ferro do Instituto de Investigação Científica Militar (SSRC), que está incluído na lista. Envolvimento no comércio de bens de dupla utilização, proibidos por força das sanções da UE, para o Governo da Síria.

16.10.2012

II.   

As entradas relativas às pessoas e entidades que constam do Anexo I da Decisão 2011/782/PESC são substituídas pelas entradas a seguir indicadas:

 

Nome

Elementos de identificação

Motivos

Data de inclusão na lista

1

Dr. Wael Nader Al-Halqir

Data e local de nascimento: 1964, Província de Daraa

Primeiro-Ministro e antigo Ministro da Saúde. Enquanto Primeiro-Ministro, partilha da responsabilidade pela violenta repressão da população civil pelo regime.

27.2.2012

2.

Muhammad Ibrahim Al-Sha’ar

(t.c.p.: Mohammad Ibrahim Al-Chaar)

Data e local de nascimento: 1956, Alepo

Ministro do Interior. Enquanto Ministro do Governo, partilha da responsabilidade pela violenta repressão da população civil pelo regime.

1.12.2011

3.

Dr. Mohammad Al-Jleilati

Data e local de nascimento: 1945, Damasco

Ministro das Finanças. Enquanto Ministro do Governo, partilha da responsabilidade pela violenta repressão da população civil pelo regime.

1.12.2011

4.

Imad Mohammad Deeb Khamis

(t.c.p.: Imad Mohammad Dib Khamees)

Data e local de nascimento: 1 de agosto de 1961, perto de Damasco

Ministro da Eletricidade. Enquanto Ministro do Governo, partilha da responsabilidade pela violenta repressão da população civil pelo regime.

23.3.2012

5.

Omar Ibrahim Ghalawanji

Data e local de nascimento: 1954, Tartous

Vice Primeiro-Ministro para questões de Serviços, Ministro da Administração Local. Enquanto Ministro do Governo, partilha da responsabilidade pela violenta repressão da população civil pelo regime.

23.3.2012

6.

Joseph Suwaid

(t.c.p.: Joseph Jergi Sweid)

Data e local de nascimento:1958, Damasco

Ministro do Estado. Enquanto Ministro do Governo, partilha da responsabilidade pela violenta repressão da população civil pelo regime.

23.3.2012

7.

Eng. Hussein Mahmoud Farzat

(t.c.p.: Hussein Mahmud Farzat)

Data e local de nascimento: 1957, Hama

Ministro do Estado. Enquanto Ministro do Governo, partilha da responsabilidade pela violenta repressão da população civil pelo regime.

23.3.2012

8.

Mansour Fadlallah Azzam

(t.c.p.: Mansur Fadl Allah Azzam)

Data e local de nascimento: 1960, província de Sweida

Ministro da Presidência. Enquanto Ministro do Governo, partilha da responsabilidade pela violenta repressão da população civil pelo regime.

27.2.2012

9.

Dr. Emad Abdul-Ghani Sabouni

(t.c.p.: Imad Abdul Ghani Al Sabuni)

Data e local de nascimento: 1964, Damasco.

Ministério das Telecomunicações e da Tecnologia. Enquanto Ministro do Governo, partilha da responsabilidade pela violenta repressão da população civil pelo regime

27.2.2012

10.

General Ali Habib Mahmoud

Data e local de nascimento: 1939, Tartous

Antigo Ministro da Defesa. Associado ao regime sírio e às forças armadas sírias, e à sua violenta repressão da população civil.

1.8.2011

11.

Tayseer Qala Awwad

Data e local de nascimento: 1943, Damasco.

Antigo Ministro da Justiça. Associado ao regime sírio e à sua violenta repressão da população civil.

23.9.2011

12.

Dr. Adnan Hassan Mahmoud

Data e local de nascimento: 1966, Tartous

Antigo Ministro da Informação. Associado ao regime sírio e à sua violenta repressão da população civil.

23.9.2011

13.

Dr. Mohammad Nidal Al-Shaar

Data e local de nascimento: 1956, Alepo

Antigo Ministro da Economia e do Comércio. Associado ao regime sírio e à sua violenta repressão da população civil.

1.12.2011

14.

Sufian Allaw

Data e local de nascimento: 1944, al-Bukamal, Deir Ezzor.

Antigo Ministro do Petróleo e dos Recursos Minerais. Associado ao regime e à sua violenta repressão da população civil.

27.2.2012

15.

Dr. Adnan Slakho

Data e local de nascimento: 1955, Damasco.

Antigo Ministro da Indústria. Associado ao regime e à sua violenta repressão da população civil.

27.2.2012

16.

Dr. Saleh Al-Rashed

Data e local de nascimento: 1964, Província de Alepo.

Antigo Ministro da Educação. Associado ao regime e à sua violenta repressão da população civil.

27.2.2012

17.

Dr. Fayssal Abbas

Data e local de nascimento: 1955, Província de Hama

Antigo Ministro dos Transportes. Associado ao regime e à sua violenta repressão da população civil.

27.2.2012

18.

Ghiath Jeraatli

Data e local de nascimento:1950, Salamiya

Antigo Ministro de Estado Associado ao regime e à sua violenta repressão da população civil.

23.3.2012

19.

Yousef Suleiman Al-Ahmad

Data e local de nascimento: 1956, Hasaka

Antigo Ministro de Estado. Associado ao regime e à sua violenta repressão da população civil.

23.3.2012

20.

Hassan al-Sari

Data e local de nascimento: 1953, Hama

Antigo Ministro de Estado. Associado ao regime e à sua violenta repressão da população civil.

23.3.2012

III.   

As pessoas e entidades a seguir enumeradas são retiradas da lista de pessoas e entidades constante do Anexo I da Decisão 2011/782/PESC.

1.

Salim Altoun

2.

Youssef Klizli

3.

Altoun Group