Accept Refuse

EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 32008R0377

Regulamento (CE) n.° 377/2008 da Comissão, de 25 de Abril de 2008 , que aplica o Regulamento (CE) n.° 577/98 do Conselho relativo à organização de um inquérito por amostragem às forças de trabalho na Comunidade, no que diz respeito à codificação a utilizar para fins da transmissão de dados a partir de 2009, à utilização de uma subamostra para a recolha de dados relativos às variáveis estruturais e à definição dos trimestres de referência (Texto relevante para efeitos do EEE)

OJ L 114, 26.4.2008, p. 57–84 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)
Special edition in Croatian: Chapter 14 Volume 003 P. 91 - 118

In force

ELI: http://data.europa.eu/eli/reg/2008/377/oj

26.4.2008   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

L 114/57


REGULAMENTO (CE) N.o 377/2008 DA COMISSÃO

de 25 de Abril de 2008

que aplica o Regulamento (CE) n.o 577/98 do Conselho relativo à organização de um inquérito por amostragem às forças de trabalho na Comunidade, no que diz respeito à codificação a utilizar para fins da transmissão de dados a partir de 2009, à utilização de uma subamostra para a recolha de dados relativos às variáveis estruturais e à definição dos trimestres de referência

(Texto relevante para efeitos do EEE)

A COMISSÃO DAS COMUNIDADES EUROPEIAS,

Tendo em conta o Tratado que institui a Comunidade Europeia,

Tendo em conta o Regulamento (CE) n.o 577/98 do Conselho, de 9 de Março de 1998, relativo à organização de um inquérito por amostragem às forças de trabalho na Comunidade (1), e, nomeadamente, o seu artigo 1.o e o n.o 3 do seu artigo 4.o,

Considerando o seguinte:

(1)

O artigo 1.o do Regulamento (CE) n.o 577/98 determina que, no caso de um inquérito contínuo, a Comissão elabora uma lista das semanas que constituem os trimestres de referência para o inquérito.

(2)

Em conformidade com o n.o 3 do artigo 4.o do Regulamento (CE) n.o 577/98, são necessárias medidas de aplicação para definir a codificação das variáveis a utilizar para a transmissão dos dados.

(3)

Nos termos do n.o 4 do artigo 4.o do Regulamento (CE) n.o 577/98, pode ser identificada uma lista de variáveis, a seguir designadas por «variáveis estruturais», de entre as características do inquérito que apenas será necessário inquirir para obter médias anuais, com referência a 52 semanas, e não para obter médias trimestrais. Por conseguinte, afigura-se necessário estabelecer as condições de utilização de uma subamostra para fins da recolha de dados relativos às variáveis estruturais.

(4)

Tendo em conta a importância dos dados sobre o emprego e o desemprego, os valores totais destes indicadores devem ser coerentes, quer advenham da subamostra anual quer tenham por base a média anual das quatro amostras integrais trimestrais.

(5)

Tendo em conta a importância dos dados recolhidos nos módulos ad hoc, esta informação deve poder ser combinada com qualquer outra variável do inquérito.

(6)

O Regulamento (CE) n.o 577/98 com a redacção que lhe foi dada pelo Regulamento (CE) n.o 1372/2007 do Parlamento Europeu e do Conselho torna obrigatória a transmissão da variável «salários da actividade principal». Por conseguinte, deve ser alterada a codificação das variáveis.

(7)

O Regulamento (CE) n.o 430/2005 da Comissão que aplica o Regulamento (CE) n.o 577/98 do Conselho relativo à organização de um inquérito por amostragem às forças de trabalho na Comunidade, no que diz respeito à codificação a utilizar para fins da transmissão de dados a partir de 2006 e à utilização de uma subamostra para a recolha de dados relativos às variáveis estruturais (2), define a codificação a utilizar para a transmissão dos dados a partir de 2006. Todavia, é necessário alterar o sistema de códigos a partir de 2009 a fim de ter em conta as alterações em duas variáveis (domínio do nível completo mais elevado de instrução ou formação e remuneração mensal da actividade principal), de modo a adaptar em conformidade as colunas de transmissão e a corrigir alguns erros de filtragem e omissões para outras variáveis. Deve, por conseguinte, ser revogado o Regulamento (CE) n.o 430/2005 da Comissão, com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2009.

(8)

As medidas previstas no presente regulamento são conformes ao parecer do Comité do Programa Estatístico instituído pela Decisão 89/382/CEE, Euratom do Conselho (3),

ADOPTOU O PRESENTE REGULAMENTO:

Artigo 1.o

Variáveis estruturais

As condições de utilização de uma subamostra para fins da recolha de dados relativos às variáveis estruturais são estabelecidas no anexo I.

Artigo 2.o

Trimestres de referência

A definição dos trimestres de referência a aplicar a partir de 2009 é estabelecida no Anexo II.

Artigo 3.o

Codificação

Os códigos das variáveis a utilizar para fins da transmissão dos dados a partir de 2009 são estabelecidos no anexo III.

Artigo 4.o

Revogação

O Regulamento (CE) n.o 430/2005 do Conselho é revogado com efeitos a partir de 1 de Janeiro de 2009.

Artigo 5.o

Entrada em vigor

O presente regulamento entra em vigor no vigésimo dia seguinte ao da sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia.

É aplicável a partir de 1 de Janeiro de 2009.

O presente regulamento é obrigatório em todos os seus elementos e directamente aplicável em todos os Estados-Membros.

Feito em Bruxelas, em 25 de Abril de 2008.

Pela Comissão

Joaquín ALMUNIA

Membro da Comissão


(1)  JO L 77 de 14.3.1998, p. 3. Regulamento com a última redacção que lhe foi dada pelo Regulamento (CE) n.o 1372/2007 do Parlamento Europeu e do Conselho (JO L 315 de 3.12.2007, p. 42).

(2)  JO L 71 de 17.3.2005, p. 36. Regulamento com a última redacção que lhe foi dada pelo Regulamento (CE) n.o 973/2007 (JO L 216 de 21.8.2007, p. 10).

(3)  JO L 181 de 28.6.1989, p. 47.


ANEXO I

CONDIÇÕES DE UTILIZAÇÃO DE UMA SUBAMOSTRA PARA FINS DA RECOLHA DE DADOS RELATIVOS ÀS VARIÁVEIS ESTRUTURAIS

1.   Variáveis anuais/trimestrais

O termo «anual» na coluna «Periodicidade» da codificação estabelecida no anexo III identifica as variáveis estruturais que, a título facultativo, será apenas necessário inquirir para obter médias anuais, utilizando uma subamostra de observações independentes com referência a 52 semanas, e não para obter médias trimestrais. As variáveis fundamentais a inquirir trimestralmente são identificadas como «trimestrais».

2.   Representatividade dos resultados

No que diz respeito às variáveis estruturais, o erro padrão-relativo (sem ter em conta o efeito da concepção da amostra) de uma estimativa anual que represente 1 % ou mais da população em idade activa não deve ultrapassar:

a)

9 %, para os países cuja população varie entre 1 milhão e 20 milhões de habitantes, e

b)

5 %, para os países cuja população seja igual ou superior a 20 milhões de habitantes.

Os países cuja população seja inferior a 1 milhão de habitantes estão isentos destas exigências de precisão, pelo que se devem recolher variáveis estruturais relativamente ao total da amostra, salvo se esta última preencher as condições previstas na alínea a).

No que diz respeito aos países que utilizam uma subamostra para fins da recolha de dados relativos às variáveis estruturais, caso se utilize mais do que uma vaga, a subamostra total utilizada deve consistir em observações independentes.

3.   Coerência dos totais

Deve assegurar-se a coerência entre os totais anuais das subamostras e as médias anuais da amostra integral relativamente ao emprego, ao desemprego e à população inactiva, por sexo e por grupos etários, nomeadamente: 15 a 24, 25 a 34, 35 a 44, 45 a 54, 55 +.

4.   Módulos ad hoc

A amostra utilizada para recolher dados sobre os módulos ad hoc fornecerá também informação relativa às variáveis estruturais.


ANEXO II

DEFINIÇÃO DOS TRIMESTRES DE REFERÊNCIA

a)

Os trimestres de cada ano referem-se aos doze meses do ano, de forma a que Janeiro, Fevereiro e Março pertençam ao primeiro trimestre, Abril, Maio e Junho ao segundo trimestre, Julho, Agosto e Setembro ao terceiro trimestre e Outubro, Novembro e Dezembro ao quarto trimestre.

b)

As semanas de referência classificam-se nos trimestres de referência, de forma a que uma semana pertença ao trimestre, tal como definido em a), ao qual pertençam pelo menos quatro dias dessa semana, a não ser que isso resulte no primeiro trimestre do ano composto por apenas 12 semanas. Quando isso ocorrer, os trimestres do ano em questão serão formados por blocos consecutivos de 13 semanas.

c)

Quando, nos termos da alínea b), um trimestre for composto por 14 semanas em vez de 13, os Estados-Membros devem tentar repartir a amostra pelas 14 semanas.

d)

Se não for viável repartir a amostra para cobrir as 14 semanas do trimestre, o Estado-Membro em causa pode saltar uma semana desse trimestre (ou seja, não a cobrir). A semana a saltar deverá ser típica no que se refere a desemprego, emprego e número médio de horas efectivamente trabalhadas e deverá fazer parte de um mês com cinco quintas-feiras.

e)

O primeiro trimestre de 2009 tem início na segunda-feira, 29 de Dezembro de 2008.

Até ao final de 2011, os Estados-Membros que organizam o inquérito às forças de trabalho juntamente com outros inquéritos como um único inquérito integrado podem definir o início dos trimestres de referência uma semana antes do estabelecido nas alíneas a), b) e e).


ANEXO III

CODIFICAÇÃO

Denominação

Coluna

Periodicidade

Código

Descrição

Filtro/Observações

INFORMAÇÕES DEMOGRÁFICAS

HHSEQNUM

1/2

TRIMESTRAL

 

Número de sequência no agregado (deve ser o mesmo em todas as vagas)

Todas as pessoas

01-98

Número de sequência com dois dígitos atribuído a cada membro do agregado

HHLINK

3

ANUAL

 

Relação com a pessoa de referência no agregado

HHTYPE=1,3

1

Pessoa de referência

2

Cônjuge [ou companheiro(a) em coabitação] da pessoa de referência

3

Filho da pessoa de referência [ou do cônjuge ou companheiro(a) em coabitação]

4

Ascendente da pessoa de referência [ou do cônjuge ou companheiro(a) em coabitação]

5

Outro parente

6

Outra

9

Não aplicável (HHTYPE≠1,3)

HHSPOU

4/5

ANUAL

 

Número de sequência do cônjuge ou companheiro(a) em coabitação

HHTYPE=1,3

01-98

Número de sequência do cônjuge ou companheiro(a) em coabitação no agregado

99

Não aplicável [a pessoa não pertence a um agregado doméstico privado, ou não tem companheiro(a), ou o(a) companheiro(a) não pertence a este agregado doméstico privado]

HHFATH

6/7

ANUAL

 

Número de sequência do pai

HHTYPE=1,3

01-98

Número de sequência do pai no agregado

99

Não aplicável (a pessoa não pertence a um agregado doméstico privado, ou o pai não pertence a este agregado doméstico privado)

HHMOTH

8/9

ANUAL

 

Número de sequência da mãe

HHTYPE=1,3

01-98

Número de sequência da mãe no agregado

99

Não aplicável (a pessoa não pertence a um agregado doméstico privado, ou a mãe não pertence a este agregado doméstico privado)

SEX

10

TRIMESTRAL

 

Sexo

Todas as pessoas

1

Masculino

2

Feminino

YEARBIR

11/14

TRIMESTRAL

 

Ano de nascimento

Todas as pessoas

 

São introduzidos os 4 dígitos do ano de nascimento

DATEBIR

15

TRIMESTRAL

 

Data de nascimento em relação ao fim do período de referência

Todas as pessoas

1

A data de nascimento da pessoa situa-se entre 1 de Janeiro e o fim da semana de referência

2

A data de nascimento da pessoa é posterior ao fim da semana de referência

MARSTAT

16

ANUAL

 

Estado civil

Todas as pessoas

1

Solteiro

2

Casado

3

Viúvo

4

Divorciado ou separado judicialmente

em branco

Sem resposta

NATIONAL

17/18

TRIMESTRAL

 

Nacionalidade

Todas as pessoas

 

Para a codificação, consultar a classificação ISO de países

YEARESID

19/20

TRIMESTRAL

 

Anos de residência neste país

Todas as pessoas

00

Nascido neste país

01-99

Número de anos de residência neste país

em branco

Sem resposta

COUNTRYB

21/22

TRIMESTRAL

 

País de nascimento

YEARESID≠00

 

Para a codificação, consultar a classificação ISO de países

99

Não aplicável (col. 19/20=00)

em branco

Sem resposta

PROXY

23

TRIMESTRAL

 

Natureza da participação no inquérito

Todas as pessoas com 15 anos ou mais

1

Participação directa

2

Participação através de outro membro do agregado

9

Não aplicável (criança com menos de 15 anos)

em branco

Sem resposta

CONDIÇÃO PERANTE O TRABALHO

WSTATOR

24

TRIMESTRAL

 

Condição perante o trabalho durante a semana de referência

Todas as pessoas com 15 anos ou mais

1

Efectuou um trabalho remunerado de qualquer natureza durante a semana de referência - uma hora ou mais (incluindo os trabalhadores familiares não remunerados, mas excluindo pessoas a cumprir serviço militar ou serviço cívico obrigatórios)

2

Não estava a trabalhar, mas tinha um emprego ou actividade de onde se ausentara durante a semana de referência (incluindo os trabalhadores familiares não remunerados, mas excluindo pessoas a cumprir serviço militar ou serviço cívico obrigatórios)

3

Não estava a trabalhar, porque o contrato de trabalho tinha sido temporariamente suspenso

4

Cumpria serviço militar ou serviço cívico obrigatórios

5

Outras pessoas (com 15 anos ou mais) que não trabalharam nem tinham um emprego ou uma actividade, durante a semana de referência

9

Não aplicável (criança com menos de 15 anos)

NOWKREAS

25/26

TRIMESTRAL

 

Motivo para não ter trabalhado, apesar de ter um emprego

WSTATOR=2

00

Mau tempo

01

Desemprego parcial por motivos de ordem técnica ou económica

02

Conflito de trabalho

03

Frequência de cursos escolares ou de formação

04

Doença, acidente ou invalidez temporária

05

Licença de parto

06

Licença parental

07

Férias

08

Recuperação (no âmbito da acumulação/compensação do tempo de trabalho ou de um contrato de anualização do tempo de trabalho)

09

Outros motivos (por exemplo, responsabilidades pessoais ou familiares)

99

Não aplicável (WSTATOR=1,3-5,9)

CARACTERÍSTICAS DO EMPREGO NA ACTIVIDADE PRINCIPAL

STAPRO

27

TRIMESTRAL

 

Situação na profissão

WSTATOR=1,2

1

Trabalhador por conta própria com pessoal ao seu serviço

2

Trabalhador por conta própria sem pessoal ao seu serviço

3

Trabalhador por conta de outrem

4

Trabalhador familiar não remunerado

9

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

SIGNISAL

28

TRIMESTRAL

 

Percepção continuada de salário ou vencimento

(WSTATOR=2 e NOWKREAS≠04 e NOWKREAS≠05 e STAPRO=3) ou WSTATOR=3

1

Ausente por um período até 3 meses

2

Ausente por um período superior a 3 meses e recebendo um salário, vencimento ou prestações sociais correspondentes a metade ou mais do salário

3

Ausente por um período superior a 3 meses e recebendo um salário, vencimento ou prestações sociais correspondentes a menos de metade do salário

4

Não sabe

9

Não aplicável (WSTATOR≠2 ou NOWKREAS=04 ou NOWKREAS=05 ou STAPRO≠3) e WSTATOR≠3

NACE3D

29/31

TRIMESTRAL

 

Actividade económica da unidade local

WSTATOR=1,2

 

NACE Rev. 2 codificada ao nível de 2 ou, se possível, 3 dígitos

000

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

ISCO4D

32/35

TRIMESTRAL

 

Profissão

WSTATOR=1,2

 

CITP-88 (COM) codificada ao nível de 3 ou, se possível, 4 dígitos

9999

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

SUPVISOR

36

ANUAL

 

Responsabilidades de supervisão

STAPRO=3

1

Sim

2

Não

9

STAPRO≠3

em branco

Sem resposta

SIZEFIRM

37/38

ANUAL

 

Número de pessoas que trabalham na unidade local

STAPRO=1,3,4, em branco

01-10

Se o número de pessoas se situar entre 1 e 10, indicar o número exacto

11

11 a 19 pessoas

12

20 a 49 pessoas

13

50 pessoas ou mais

14

Não sabe, mas são menos de 11 pessoas

15

Não sabe, mas são mais de 10 pessoas

99

Não aplicável (STAPRO=2,9)

em branco

Sem resposta

COUNTRYW

39/40

TRIMESTRAL

 

País do local de trabalho

WSTATOR=1,2

 

Para a codificação, consultar a classificação ISO de países

99

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

REGIONW

41/42

TRIMESTRAL

 

Região do local de trabalho

WSTATOR=1,2

 

NUTS 2

99

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

YSTARTWK

43/46

TRIMESTRAL

 

Ano em que a pessoa começou a trabalhar para o actual empregador ou por conta própria

WSTATOR=1,2

 

Indicar os 4 dígitos do ano em questão

9999

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

MSTARTWK

47/48

TRIMESTRAL

 

Mês em que a pessoa começou a trabalhar para o actual empregador ou por conta própria

YSTARTWK≠9999, em branco & REFYEAR-YSTARTWK<=2

01-12

Indicar o número do mês em questão

99

Não aplicável (YSTARTWK=9999, em branco ou REFYEAR-YSTARTWK>2)

em branco

Sem resposta

WAYJFOUN

49

ANUAL

 

Contribuição, em qualquer altura, dos serviços públicos de emprego para encontrar o emprego actual

STAPRO=3 & começou a trabalhar no actual emprego nos últimos 12 meses

0

Não

1

Sim

9

STAPRO≠3 ou começou a trabalhar no actual emprego há mais de um ano

em branco

Sem resposta

FTPT

50

TRIMESTRAL

 

Distinção entre tempo completo e tempo parcial

WSTATOR=1,2

1

Emprego a tempo completo

2

Emprego a tempo parcial

9

WSTATOR≠1,2

em branco

Sem resposta

FTPTREAS

51

ANUAL

 

Motivos para o emprego a tempo parcial

FTPT=2

 

O emprego é a tempo parcial, pelos seguintes motivos:

1

A pessoa frequenta cursos escolares ou de formação

2

Doença ou invalidez

3

A pessoa cuida de crianças ou de adultos com deficiência

4

Outros motivos pessoais ou familiares

5

A pessoa não conseguiu encontrar um emprego a tempo completo

6

Outros motivos

9

Não aplicável (FTPT≠2)

em branco

Sem resposta

TEMP

52

TRIMESTRAL

 

Duração do emprego

STAPRO=3

1

A pessoa tem um emprego permanente ou um contrato de trabalho de duração indeterminada

2

A pessoa tem um emprego temporário ou um contrato de trabalho de duração determinada

9

Não aplicável (STAPRO≠3)

em branco

Sem resposta

TEMPREAS

53

ANUAL

 

Motivos para um emprego temporário ou um contrato de trabalho de duração determinada

TEMP=2

 

A pessoa tem um emprego temporário ou um contrato de trabalho de duração determinada, pelos seguintes motivos:

1

Trata-se de um contrato para um período de formação (aprendizes, estagiários, assistentes de investigação, etc.)

2

A pessoa não conseguiu encontrar um emprego permanente

3

A pessoa não queria um emprego permanente

4

Trata-se de um contrato para um período de experiência

9

Não aplicável (TEMP≠2)

em branco

Sem resposta

TEMPDUR

54

TRIMESTRAL

 

Duração total do emprego temporário ou do contrato de trabalho de duração determinada

TEMP=2

1

Menos de um mês

2

1 a 3 meses

3

4 a 6 meses

4

7 a 12 meses

5

13 a 18 meses

6

19 a 24 meses

7

25 a 36 meses

8

Mais de 3 anos

9

Não aplicável (TEMP≠2)

em branco

Sem resposta

TEMPAGCY

55

ANUAL

 

Contrato com uma empresa de trabalho temporário

STAPRO=3

0

Não

1

Sim

9

Não aplicável (STAPRO≠3)

em branco

Sem resposta

TRABALHO ATÍPICO

SHIFTWK

56

ANUAL

 

Trabalho por turnos

STAPRO=3

1

A pessoa trabalha por turnos

3

A pessoa nunca trabalha por turnos

9

Não aplicável (STAPRO≠3)

em branco

Sem resposta

EVENWK

57

ANUAL

 

Trabalho ao serão

WSTATOR=1 ou WSTATOR=2

1

A pessoa trabalha habitualmente ao serão

2

A pessoa trabalha às vezes ao serão

3

A pessoa nunca trabalha ao serão

9

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

NIGHTWK

58

ANUAL

 

Trabalho nocturno

WSTATOR=1 ou WSTATOR=2

1

A pessoa trabalha habitualmente à noite

2

A pessoa trabalha às vezes à noite

3

A pessoa nunca trabalha à noite

9

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

SATWK

59

ANUAL

 

Trabalho ao sábado

WSTATOR=1 ou WSTATOR=2

1

A pessoa trabalha habitualmente ao sábado

2

A pessoa trabalha às vezes ao sábado

3

A pessoa nunca trabalha ao sábado

9

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

SUNWK

60

ANUAL

 

Trabalho ao domingo

WSTATOR=1 ou WSTATOR=2

1

A pessoa trabalha habitualmente ao domingo

2

A pessoa trabalha às vezes ao domingo

3

A pessoa nunca trabalha ao domingo

9

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

HORAS TRABALHADAS

HWUSUAL

61/62

TRIMESTRAL

 

Número de horas habitualmente efectuadas por semana na actividade principal

WSTATOR=1,2

00

O número de horas habitualmente efectuadas não pode ser indicado, por variar de forma considerável, semanal ou mensalmente

01-98

Número de horas habitualmente efectuadas na actividade principal

99

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

HWACTUAL

63/64

TRIMESTRAL

 

Número de horas realmente efectuadas durante a semana de referência, na actividade principal

WSTATOR=1,2

00

Pessoa que tem um emprego ou uma actividade e que não trabalhou durante a semana de referência, na actividade principal

01-98

Número de horas realmente efectuadas na actividade principal, durante a semana de referência

99

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

HWOVERP

65/66

TRIMESTRAL

 

Horas extraordinárias remuneradas durante a semana de referência, na actividade principal

STAPRO=3

00-98

Número de horas extraordinárias remuneradas

99

Não aplicável (STAPRO≠3)

em branco

Sem resposta

HWOVERPU

67/68

TRIMESTRAL

 

Horas extraordinárias não remuneradas durante a semana de referência, na actividade principal

STAPRO=3

00-98

Número de horas extraordinárias não remuneradas

99

Não aplicável (STAPRO≠3)

em branco

Sem resposta

HOURREAS

69/70

TRIMESTRAL

 

Principal motivo para a discrepância entre o número de horas realmente efectuadas durante a semana de referência e o número de horas habitualmente cumpridas

HWUSUAL=00-98 & HWACTUAL=00-98 & WSTATOR=1

 

A pessoa efectuou mais horas do que habitualmente, pelos seguintes motivos:

01

horário variável (por exemplo, horário flexível)

16

horas extraordinárias

02

outros motivos

 

A pessoa efectuou menos horas do que habitualmente, pelos seguintes motivos:

03

mau tempo

04

desemprego parcial por motivos de ordem técnica ou económica

05

conflito de trabalho

06

frequência de cursos escolares ou de formação

07

horário variável (por exemplo, horário flexível)

08

doença, acidente ou invalidez temporária

09

licença de maternidade ou parental

10

licença especial por motivos pessoais ou familiares

11

férias anuais

12

feriados

13

início/mudança de emprego durante a semana de referência

14

cessação de emprego sem que outro se tenha iniciado durante a semana de referência

15

outros motivos

97

Pessoa que efectuou o número de horas habitual durante a semana de referência (HWUSUAL=HWACTUAL=01-98)

98

Pessoa cujo número de horas variou consideravelmente, semanal ou mensalmente, e que não indicou os motivos para a discrepância entre o número de horas habitual e o efectivo (HWUSUAL=00 & HOURREAS#01-16)

99

Não aplicável (WSTATOR=2-5,9 ou HWUSUAL=em branco ou HWACTUAL=em branco)

em branco

Sem resposta

WISHMORE

71

TRIMESTRAL

 

Desejo de trabalhar mais do que o número de horas actual

(WSTATOR=1 ou WSTATOR=2)

0

Não

1

Sim

9

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

WAYMORE

72

ANUAL

 

Modalidade preferida pela pessoa para trabalhar mais horas

WISHMORE=1

1

Através de um emprego suplementar

2

Num emprego em que efectue mais horas do que no actual

3

Apenas no âmbito do emprego actual

4

De qualquer das formas supramencionadas

9

Não aplicável (WISHMORE≠1)

em branco

Sem resposta

HWWISH

73/74

TRIMESTRAL

 

Número total de horas que a pessoa desejaria efectuar

WSTATOR=1 ou WSTATOR=2

01-98

Número total de horas que desejaria efectuar

99

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

HOMEWK

75

ANUAL

 

Trabalho no domicílio

WSTATOR=1 ou WSTATOR=2

1

A pessoa trabalha habitualmente no domicílio

2

A pessoa trabalha às vezes no domicílio

3

A pessoa nunca trabalha no domicílio

9

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

LOOKOJ

76

TRIMESTRAL

 

Procura de outro emprego

WSTATOR=1 ou WSTATOR=2

0

A pessoa não procura outro emprego

1

A pessoa procura outro emprego

9

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

LOOKREAS

77

ANUAL

 

A pessoa procura outro emprego, pelos seguintes motivos:

LOOKOJ=1

1

risco ou certeza da perda ou cessação do emprego actual

2

carácter transitório do emprego actual

3

procura outro emprego para adicionar horas às horas efectuadas no actual emprego

4

procura um emprego em que efectue mais horas do que no actual emprego

5

procura um emprego em que efectue menos horas do que no actual emprego

6

desejo de encontrar melhores condições de trabalho (por ex., remuneração, horário de trabalho, tempo de transporte e qualidade do trabalho)

7

outros motivos

9

Não aplicável (LOOKOJ≠1)

em branco

Sem resposta

ACTIVIDADE SECUNDÁRIA

EXIST2J

78

TRIMESTRAL

 

Existência de mais do que um emprego ou uma actividade

WSTATOR=1 ou WSTATOR=2

1

A pessoa tinha apenas um emprego ou uma actividade, durante a semana de referência

2

A pessoa tinha mais do que um emprego ou uma actividade, durante a semana de referência (mas não devido a mudança de emprego ou de actividade)

9

Não aplicável (WSTATOR=3-5,9)

em branco

Sem resposta

STAPRO2J

79

TRIMESTRAL

 

Situação na profissão (na actividade secundária)

EXIST2J=2

1

Trabalhador por conta própria com pessoal ao seu serviço

2

Trabalhador por conta própria sem pessoal ao seu serviço

3

Trabalhador por conta de outrem

4

Trabalhador familiar não remunerado

9

Não aplicável (EXIST2J=1,9 em branco)

em branco

Sem resposta

NACE2J2D

80/81

TRIMESTRAL

 

Actividade económica da unidade local (na actividade secundária)

EXIST2J=2

 

NACE Rev. 2

00

Não aplicável (EXIST2J=1,9, em branco)

em branco

Sem resposta

HWACTUA2

82/83

TRIMESTRAL

 

Número de horas realmente efectuadas durante a semana de referência, na actividade secundária

EXIST2J=2

00

A pessoa não trabalhou na actividade secundária durante a semana de referência

01-98

Número de horas realmente efectuadas na actividade secundária, durante a semana de referência

99

Não aplicável (EXIST2J=1,9, em branco)

em branco

Sem resposta

EXPERIÊNCIA PROFISSIONAL ANTERIOR DAS PESSOAS SEM EMPREGO

EXISTPR

84

TRIMESTRAL

 

Existência de experiência profissional anterior

WSTATOR=3-5

0

A pessoa nunca teve emprego (o trabalho puramente ocasional como, por exemplo, trabalho em férias, o serviço militar ou o serviço cívico obrigatórios não devem ser considerados empregos)

1

A pessoa já teve emprego (o trabalho ocasional como, por exemplo, trabalho em férias, o serviço militar ou o serviço cívico obrigatórios não devem ser considerados empregos)

9

Não aplicável (WSTATOR=1,2 ou 9)

em branco

Sem resposta

YEARPR

85/88

TRIMESTRAL

 

Ano em que a pessoa trabalhou pela última vez

EXISTPR=1

 

Indicar os 4 dígitos do ano em que a pessoa trabalhou pela última vez

9999

Não aplicável (EXISTPR=0,9, em branco)

em branco

Sem resposta

MONTHPR

89/90

TRIMESTRAL

 

Mês em que a pessoa trabalhou pela última vez

YEARPR≠9999, em branco & REFYEAR-YEARPR<=2

01-12

Indicar o número do mês em que a pessoa trabalhou pela última vez

99

Não aplicável (YEARPR=9999, em branco ou REFYEAR-YEARPR>2)

em branco

Sem resposta

LEAVREAS

91/92

ANUAL

 

Principal motivo para ter deixado o último emprego ou a última actividade

EXISTPR=1 e REFYEAR-YEARPR<8

00

Despedimento ou supressão do posto de trabalho

01

Fim de um emprego de duração determinada

02

A pessoa cuida de crianças ou de adultos com deficiência

03

Outras responsabilidades pessoais ou familiares

04

Doença ou invalidez

05

Frequência de cursos escolares ou de formação

06

Reforma antecipada

07

Reforma normal

08

Serviço militar ou serviço cívico obrigatórios

09

Outros motivos

99

Não aplicável (EXISTPR=0,9, em branco, ou EXISTPR=1 e não trabalhou nos últimos 8 anos)

em branco

Sem resposta

STAPROPR

93

TRIMESTRAL, apenas se trabalhou nos últimos 12 meses,

ANUAL nos restantes casos

 

Situação na profissão, no último emprego

EXISTPR=1 e REFYEAR-YEARPR<8

1

Trabalhador por conta própria com pessoal ao seu serviço

2

Trabalhador por conta própria sem pessoal ao seu serviço

3

Trabalhador por conta de outrem

4

Trabalhador familiar não remunerado

9

Não aplicável (EXISTPR=0,9, em branco, ou EXISTPR=1 e não trabalhou nos últimos 8 anos)

em branco

Sem resposta

NACEPR2D

94/95

TRIMESTRAL, se trabalhou nos últimos 12 meses,

ANUAL nos restantes casos

 

Actividade económica da unidade local onde a pessoa trabalhou pela última vez

EXISTPR=1 e REFYEAR-YEARPR<8

 

NACE Rev. 2

00

Não aplicável (EXISTPR=0,9, em branco, ou EXISTPR=1 e não trabalhou nos últimos 8 anos)

em branco

Sem resposta

ISCOPR3D

96/98

TRIMESTRAL, se trabalhou nos últimos 12 meses,

ANUAL nos restantes casos:

 

Profissão, no último emprego

EXISTPR=1 e REFYEAR-YEARPR<8

 

CITP-88 (COM)

999

Não aplicável (EXISTPR=0,9, em branco, ou EXISTPR=1 e não trabalhou nos últimos 8 anos)

em branco

Sem resposta

PROCURA DE EMPREGO

SEEKWORK

99

TRIMESTRAL

 

Procura de emprego durante as quatro semanas anteriores

(WSTATOR=3-5 ou SIGNISAL=3) e Idade<75

1

A pessoa já encontrou emprego e começará a trabalhar dentro de 3 meses, no máximo

2

A pessoa já encontrou emprego e começará a trabalhar dentro de mais de 3 meses, não se encontrando à procura de emprego

3

A pessoa não se encontra à procura de emprego nem encontrou emprego com início em data posterior

4

A pessoa procura emprego

9

Não aplicável (WSTATOR=1,2 ou 9 e SIGNISAL≠3) ou idade igual ou superior a 75 anos

SEEKREAS

100

ANUAL

 

Motivos para não procurar emprego

SEEKWORK=3

 

A pessoa não procura emprego, pelos seguintes motivos:

1

espera regressar ao emprego (pessoas com contrato temporariamente suspenso)

2

doença ou invalidez

3

a pessoa cuida de crianças ou de adultos com deficiência

4

outras responsabilidades pessoais ou familiares

5

frequência de cursos escolares ou de formação

6

reforma

7

a pessoa pensa que não há emprego disponível

8

outros motivos

9

Não aplicável (SEEKWORK≠3)

em branco

Sem resposta

SEEKTYPE

101

TRIMESTRAL

 

Tipo de emprego procurado (ou encontrado)

SEEKWORK=1,2,4 ou LOOKOJ=1

 

O emprego procurado (para SEEKWORK=1,2 o emprego encontrado) é:

1

Por conta própria

 

Por conta de outrem:

2

e só procura um emprego a tempo completo (ou já o encontrou)

3

e procura um emprego a tempo completo mas, se não o encontrar, aceitará um emprego a tempo parcial

4

e procura um emprego a tempo parcial mas, se não o encontrar, aceitará um emprego a tempo completo

5

e só procura um emprego a tempo parcial (ou já o encontrou)

6

e não indicou se procura (ou se já encontrou) um emprego a tempo completo ou a tempo parcial

9

Não aplicável (SEEKWORK≠1,2,4 e LOOKOJ≠1)

em branco

Sem resposta

SEEKDUR

102

TRIMESTRAL

 

Duração do período de procura de trabalho

SEEKWORK=1,4 ou LOOKOJ=1

0

A procura ainda não foi iniciada

1

Menos de um mês

2

1-2 meses

3

3-5 meses

4

6-11 meses

5

12-17 meses

6

18-23 meses

7

24-47 meses

8

4 anos ou mais

9

Não aplicável (SEEKWORK≠1,4 e LOOKOJ≠1)

em branco

Sem resposta

MÉTODOS DE PROCURA DE TRABALHO NAS QUATRO ÚLTIMAS SEMANAS

METHODA

103

TRIMESTRAL

 

Inscreveu-se num centro público de emprego

SEEKWORK=4 ou LOOKOJ=1

0

Não

1

Sim

9

Não aplicável (SEEKWORK≠4 e LOOKOJ≠1)

METHODB

104

TRIMESTRAL

 

Inscreveu-se numa agência privada de colocações

SEEKWORK=4 ou LOOKOJ=1

0

Não

1

Sim

9

Não aplicável (SEEKWORK≠4 e LOOKOJ≠1)

METHODC

105

TRIMESTRAL

 

Contactou entidades patronais directamente

SEEKWORK=4 ou LOOKOJ=1

0

Não

1

Sim

9

Não aplicável (SEEKWORK≠4 e LOOKOJ≠1)

METHODD

106

TRIMESTRAL

 

Contactou amigos, parentes, sindicatos, etc.

SEEKWORK=4 ou LOOKOJ=1

0

Não

1

Sim

9

Não aplicável (SEEKWORK≠4 e LOOKOJ≠1)

METHODE

107

TRIMESTRAL

 

Colocou ou respondeu a anúncios em jornais e revistas

SEEKWORK=4 ou LOOKOJ=1

0

Não

1

Sim

9

Não aplicável (SEEKWORK≠4 e LOOKOJ≠1)

METHODF

108

TRIMESTRAL

 

Estudou anúncios em jornais e revistas

SEEKWORK=4 ou LOOKOJ=1

0

Não

1

Sim

9

Não aplicável (SEEKWORK≠4 e LOOKOJ≠1)

METHODG

109

TRIMESTRAL

 

Submeteu-se a um teste, exame ou entrevista

SEEKWORK=4 ou LOOKOJ=1

0

Não

1

Sim

9

Não aplicável (SEEKWORK≠4 e LOOKOJ≠1)

METHODH

110

TRIMESTRAL

 

Procurou terreno, instalações ou equipamento

SEEKWORK=4 ou LOOKOJ=1

0

Não

1

Sim

9

Não aplicável (SEEKWORK≠4 e LOOKOJ≠1)

METHODI

111

TRIMESTRAL

 

Procurou obter autorizações, licenças, recursos financeiros

SEEKWORK=4 ou LOOKOJ=1

0

Não

1

Sim

9

Não aplicável (SEEKWORK≠4 e LOOKOJ≠1)

METHODJ

112

TRIMESTRAL

 

Aguarda resultados de uma candidatura a um emprego

SEEKWORK=4 ou LOOKOJ=1

0

Não

1

Sim

9

Não aplicável (SEEKWORK≠4 e LOOKOJ≠1)

METHODK

113

TRIMESTRAL

 

Aguarda contacto de um centro público de emprego

SEEKWORK=4 ou LOOKOJ=1

0

Não

1

Sim

9

Não aplicável (SEEKWORK≠4 e LOOKOJ≠1)

METHODL

114

TRIMESTRAL

 

Aguarda resultados de um concurso para o sector público

SEEKWORK=4 ou LOOKOJ=1

0

Não

1

Sim

9

Não aplicável (SEEKWORK≠4 e LOOKOJ≠1)

METHODM

115

TRIMESTRAL

 

Outro método utilizado

SEEKWORK=4 ou LOOKOJ=1

0

Não

1

Sim

9

Não aplicável (SEEKWORK≠4 e LOOKOJ≠1)

WANTWORK

116

TRIMESTRAL

 

Desejo de trabalhar das pessoas que não procuram emprego

SEEKWORK=3

 

A pessoa não procura emprego:

1

mas, apesar disso, gostaria de ter trabalho

2

nem quer ter um trabalho

9

Não aplicável (SEEKWORK≠3)

em branco

Sem resposta

AVAILBLE

117

TRIMESTRAL

 

Disponibilidade para começar a trabalhar dentro de 2 semanas

SEEKWORK=1,4 ou WANTWORK=1, em branco ou WISHMORE=1

 

Se encontrasse agora trabalho:

1

A pessoa poderia começar a trabalhar imediatamente (dentro de 2 semanas)

2

A pessoa não poderia começar a trabalhar imediatamente (dentro de 2 semanas)

9

Não aplicável (SEEKWORK≠1,4 e WANTWORK≠1, em branco e WISHMORE≠1)

AVAIREAS

118

ANUAL

 

Motivos para não estar disponível para começar a trabalhar dentro de 2 semanas

AVAILBLE=2

 

A pessoa não poderia começar a trabalhar imediatamente (dentro de 2 semanas) porque:

1

tem de completar estudos ou formação

2

tem de completar o serviço militar ou o serviço cívico obrigatórios

3

não pode deixar o emprego actual no prazo de duas semanas, devido ao pré-aviso de despedimento

4

tem responsabilidades pessoais ou familiares (incluindo maternidade)

5

está doente ou inválida

6

outros motivos

9

Não aplicável (AVAILBLE≠2)

em branco

Sem resposta

PRESEEK

119

ANUAL

 

Situação da pessoa imediatamente antes de começar a procurar emprego (ou enquanto aguardava o início de novo emprego)

SEEKWORK=1,2,4

1

A pessoa estava a trabalhar (incluindo aprendizes e estagiários)

2

A pessoa frequentava cursos escolares a tempo completo (excluindo aprendizes e estagiários)

3

A pessoa encontrava-se a prestar o serviço militar ou o serviço cívico obrigatórios

4

A pessoa tinha responsabilidades domésticas/familiares

5

Outras (por ex., reformado)

9

Não aplicável (SEEKWORK=3,9)

em branco

Sem resposta

NEEDCARE

120

ANUAL

 

Necessidade de serviços de assistência

FTPTREAS=3 ou SEEKREAS=3

 

A pessoa não procura emprego ou está a trabalhar a tempo parcial, porque:

1

Os serviços adequados de assistência a crianças não estão disponíveis ou não têm preços acessíveis

2

Os serviços adequados de assistência a pessoas doentes, com deficiência ou idosas não estão disponíveis ou não têm preços acessíveis

3

Os serviços adequados de assistência a crianças, bem como a pessoas doentes, com deficiência ou idosas não estão disponíveis ou não têm preços acessíveis

4

Os serviços de assistência não influenciam a decisão de trabalhar a tempo parcial ou de não procurar emprego

9

Não aplicável (FTPTREAS≠3 e SEEKREAS≠3)

em branco

Sem resposta

REGISTO

121

ANUAL

 

Inscrição num centro público de emprego

Todas as pessoas de 15 a 74 anos

1

A pessoa está inscrita num centro público de emprego e recebe subsídio ou assistência

2

A pessoa está inscrita num centro público de emprego, mas não recebe subsídio nem assistência

3

A pessoa não está inscrita num centro público de emprego, mas recebe subsídio ou assistência

4

A pessoa não está inscrita num centro público de emprego e não recebe subsídio nem assistência

9

Não aplicável (pessoa com menos de 15 anos ou mais de 75)

em branco

Sem resposta

CONDIÇÃO PRINCIPAL PERANTE O TRABALHO

MAINSTAT (facultativo)

122

ANUAL

 

Condição principal

Todas as pessoas com 15 anos ou mais

1

Tem um emprego ou uma profissão, incluindo trabalho não remunerado numa actividade ou empresa familiar (inclusive aprendizagem ou estágio remunerado, etc.)

2

Desempregado

3

Frequenta cursos escolares ou de formação, tem uma experiência de trabalho não remunerado

4

Reformado ou com reforma antecipada, ou abandonou a actividade

5

Invalidez permanente

6

Serviço militar obrigatório

7

Cumprimento de tarefas domésticas

8

Outro tipo de pessoas inactivas

9

Não aplicável (criança com menos de 15 anos)

em branco

Sem resposta

INSTRUÇÃO E FORMAÇÃO

EDUCSTAT

123

TRIMESTRAL

 

Instrução recebida como estudante ou aprendiz nas quatro últimas semanas

Todas as pessoas com 15 anos ou mais

1

Foi estudante ou aprendiz

3

Pessoa inserida no ensino regular mas em gozo de férias

2

Não foi estudante nem aprendiz

9

Não aplicável (criança com menos de 15 anos)

em branco

Sem resposta

EDUCLEVL

124

TRIMESTRAL

 

Nível desta instrução ou formação

EDUCSTAT=1 ou 3

1

CITE 1

2

CITE 2

3

CITE 3

4

CITE 4

5

CITE 5

6

CITE 6

9

Não aplicável (EDUCSTAT=2,9, em branco)

em branco

Sem resposta

EDUCFILD (facultativo)

125/127

ANUAL

 

Domínio desta instrução ou formação

EDUCSTAT=1 ou 3 e EDUCLEVL=3 a 6

000

Programas de carácter geral

100

Formação de professores e ciências da educação

200

Humanísticas, línguas e artes

222

Línguas estrangeiras

300

Ciências sociais, ciências empresariais e direito

400

Ciências, matemática e informática

420

Ciências da vida (incluindo biologia e ciências do ambiente)

440

Ciências físico-químicas (incluindo física, química e ciências da Terra)

460

Matemática e estatística

481

Informática

482

Informática do ponto de vista do utilizador

500

Engenharia, indústria e construção

600

Agricultura e medicina veterinária

700

Saúde e segurança social

800

Serviços

900

Desconhecido

999

Não aplicável [EDUCSTAT=2,9, em branco ou EDUCLEVL≠(3 a 6)]

em branco

Sem resposta

COURATT

128

TRIMESTRAL

 

Frequentou algum curso, seminário, conferência ou recebeu lições privadas ou instrução não inseridas no sistema educativo regular (a seguir designadas actividades de aprendizagem leccionadas) nas quatro últimas semanas?

Todas as pessoas com 15 anos ou mais

1

Sim

2

Não

9

Não aplicável (criança com menos de 15 anos)

em branco

Sem resposta

COURLEN

129/131

TRIMESTRAL

 

Número de horas passadas em actividades de aprendizagem leccionadas nas últimas quatro semanas

COURATT=1

3 dígitos

Número de horas

999

Não aplicável (COURATT=2,9, em branco)

em branco

Sem resposta

COURPURP (facultativo)

132

ANUAL

 

Objectivo da actividade de aprendizagem leccionada mais recente

COURATT=1

1

Principalmente relacionado com o trabalho (profissional)

2

Principalmente pessoal/social

9

Não aplicável (COURATT=2,9, em branco)

em branco

Sem resposta

COURFILD (facultativo)

133/135

ANUAL

 

Domínio da actividade de aprendizagem leccionada mais recente

COURATT=1

000

Programas de carácter geral

100

Formação de professores e ciências da educação

200

Humanísticas, línguas e artes

222

Línguas estrangeiras

300

Ciências sociais, ciências empresariais e direito

400

Ciências, matemática e informática

420

Ciências da vida (incluindo biologia e ciências do ambiente)

440

Ciências físico-químicas (incluindo física, química e ciências da Terra)

460

Matemática e estatística

481

Informática

482

Informática do ponto de vista do utilizador

500

Engenharia, indústria e construção

600

Agricultura e medicina veterinária

700

Saúde e segurança social

800

Serviços

900

Desconhecido

999

Não aplicável (COURATT=2,9, em branco)

em branco

Sem resposta

COURWORH (facultativo)

136

ANUAL

 

A actividade de aprendizagem leccionada mais recente teve lugar durante as horas de trabalho remuneradas?

COURATT=1

1

Apenas durante as horas de trabalho remuneradas

2

Principalmente durante as horas de trabalho remuneradas

3

Principalmente fora das horas de trabalho remuneradas

4

Apenas fora das horas de trabalho remuneradas

5

Sem emprego nesse momento

9

Não aplicável (COURATT=2,9, em branco)

em branco

Sem resposta

HATLEVEL

137/138

TRIMESTRAL

 

Nível completo mais elevado de instrução ou formação

Todas as pessoas com 15 anos ou mais

00

Sem instrução ou abaixo do CITE 1

11

CITE 1

21

CITE 2

22

CITE 3c (menos de dois anos)

31

CITE 3c (dois anos ou mais)

32

CITE 3 a, b

30

CITE 3 (sem distinção possível entre a, b ou c, mais de 2 anos)

41

CITE 4a, b

42

CITE 4c

43

CITE 4 (sem distinção possível entre a, b ou c)

51

CITE 5b

52

CITE 5a

60

CITE 6

99

Não aplicável (criança com menos de 15 anos)

em branco

Sem resposta

HATFIELD

139/141

ANUAL

 

Domínio do nível completo mais elevado de instrução ou formação

HATLEVEL=22 a 60

000

Programas de carácter geral (1)

100

Formação de professores e ciências da educação (1)

200

Humanísticas, línguas e artes (1)

222

Línguas estrangeiras

300

Ciências sociais, ciências empresariais e direito (1)

400

Ciências, matemática e informática (1)

420

Ciências da vida, incluindo biologia e ciências do ambiente (1)

440

Ciências físico-químicas, incluindo física, química e ciências da Terra (1)

460

Matemática e estatística (1)

481

Informática

482

Informática do ponto de vista do utilizador

500

Engenharia, indústria e construção (1)

600

Agricultura e medicina veterinária (1)

700

Saúde e segurança social (1)

800

Serviços (1)

900

Desconhecido

999

Não aplicável (HATLEVEL=00, 11, 21, 99, em branco)

em branco

Sem resposta

HATYEAR

142/145

ANUAL

 

Ano em que completou o nível mais elevado de instrução ou formação

HATLEVEL=11-60

 

Introduzir os 4 dígitos do ano em que obteve o nível mais elevado de instrução ou formação

9999

Não aplicável (HATLEVEL=00, 99, em branco)

em branco

Sem resposta

SITUAÇÃO UM ANO ANTES DO INQUÉRITO

WSTAT1Y

146

ANUAL

 

Situação relativamente à actividade um ano antes do inquérito:

Todas as pessoas com 15 anos ou mais

1

Tem um emprego ou uma profissão, incluindo trabalho não remunerado numa actividade ou empresa familiar, inclusive aprendizagem ou estágio remunerado, etc.

2

Desempregado

3

Frequenta cursos escolares ou de formação, tem uma experiência de trabalho não remunerado

4

Reformado ou com reforma antecipada, ou abandonou a actividade

5

Invalidez permanente

6

Serviço militar obrigatório

7

Cumprimento de tarefas domésticas

8

Outro tipo de pessoas inactivas

9

Não aplicável (criança com menos de 15 anos)

em branco

Sem resposta

STAPRO1Y

147

ANUAL

 

Situação na profissão, um ano antes do inquérito

WSTAT1Y=1

1

Trabalhador por conta própria com pessoal ao seu serviço

2

Trabalhador por conta própria sem pessoal ao seu serviço

3

Trabalhador por conta de outrem

4

Trabalhador familiar não remunerado

9

Não aplicável (WSTAT1Y≠1)

em branco

Sem resposta

NACE1Y2D

148/149

ANUAL

 

Actividade económica da unidade local onde a pessoa trabalhava, um ano antes do inquérito:

WSTAT1Y=1

 

NACE Rev. 2

00

Não aplicável (WSTAT1Y≠1)

em branco

Sem resposta

COUNTR1Y

150/151

ANUAL

 

País de residência, um ano antes do inquérito

Todas as pessoas com um ou mais anos

 

Para a codificação, consultar a classificação ISO de países

99

Não aplicável (criança com menos de um ano)

em branco

Sem resposta

REGION1Y

152/153

ANUAL

 

Região de residência, um ano antes do inquérito

Todas as pessoas com um ou mais anos

 

NUTS 2

99

Não aplicável (pessoa que mudou de país de residência, ou criança com menos de um ano)

em branco

Sem resposta

RECEITAS

INCDECIL

154/155

ANUAL

 

Remuneração mensal (líquida) da actividade principal

STAPRO=3

01-10

Ordem de decis

99

Não aplicável (STAPRO≠3)

em branco

Sem resposta

QUESTÕES TÉCNICAS RELATIVAS À ENTREVISTA

REFYEAR

156/159

TRIMESTRAL

 

Ano do inquérito

Todas as pessoas

 

4 dígitos do ano

REFWEEK

160/161

TRIMESTRAL

 

Semana de referência

Todas as pessoas

 

Número da semana, contada de segunda-feira a domingo

INTWEEK

162/163

TRIMESTRAL

 

Semana da entrevista

Todas as pessoas

 

Número da semana, contada de segunda-feira a domingo

COUNTRY

164/165

TRIMESTRAL

 

País

Todas as pessoas

 

Para a codificação, consultar a classificação ISO de países

REGION

166/167

TRIMESTRAL

 

Região do agregado

Todas as pessoas

 

NUTS 2

DEGURBA

168

TRIMESTRAL

 

Grau de urbanização

Todas as pessoas

1

Área densamente povoada

2

Área intermédia

3

Área pouco povoada

HHNUM

169/174

TRIMESTRAL

 

Número de série do agregado

Todas as pessoas

 

Os números de série são atribuídos pelos institutos nacionais de estatística e são os mesmos em todas as vagas.

 

Os registos relativos aos diferentes membros do mesmo agregado têm o mesmo número de série

HHTYPE

175

TRIMESTRAL

 

Tipo de agregado

Todas as pessoas

1

Pessoa vivendo num agregado doméstico privado (ou permanentemente num hotel) e aí entrevistada

2

Pessoa vivendo numa instituição e aí entrevistada

3

Pessoa vivendo numa instituição, mas entrevistada neste agregado doméstico privado

4

Pessoa vivendo num outro agregado doméstico privado, no território do país, mas entrevistada neste agregado de origem

HHINST

176

TRIMESTRAL

 

Tipo de instituição

HHTYPE=2,3

1

Estabelecimento de ensino

2

Hospital

3

Outro estabelecimento de assistência social

4

Instituição religiosa (não incluída em 1-3)

5

Lar para trabalhadores, alojamento no local de trabalho na construção civil, residência para estudantes, lar universitário, etc.

6

Estabelecimento militar

7

Outro (por ex., prisão)

9

Não aplicável (HHTYPE=1,4)

em branco

Sem resposta

COEFFY

177/182

ANUAL

 

Factor de ponderação anual

Todas as pessoas

0000-9999

As cols. 177-180 contêm números inteiros

00-99

As cols. 181-182 contêm casas decimais

COEFFQ

183/188

TRIMESTRAL

 

Factor de ponderação trimestral

Todas as pessoas

0000-9999

As cols. 183-186 contêm números inteiros

00-99

As cols. 187-188 contêm casas decimais

COEFFH

189/194

ANUAL

 

Factor de ponderação anual da amostra, relativamente às características do agregado (no caso de uma amostra de indivíduos)

 

0000-9999

As cols. 189-192 contêm números inteiros

 

00-99

As cols. 193-194 contêm casas decimais

 

INTWAVE

195

TRIMESTRAL

 

Número de sequência da vaga do inquérito

Todas as pessoas

1-8

Número de sequência da vaga

INTQUEST

196

TRIMESTRAL

 

Questionário utilizado

Todas as pessoas

1

Apenas variáveis fundamentais

2

Questionário integral


(1)  Ou subdivisões da CITE 1997 – domínio de instrução - codificada em 3 dígitos.


Top