This document is an excerpt from the EUR-Lex website
Safer detergents for European consumers
Detergentes mais seguros para os consumidores europeus
Detergentes mais seguros para os consumidores europeus
Detergentes mais seguros para os consumidores europeus
SÍNTESE DE:
Regulamento (CE) n.o 648/2004 relativo aos detergentes
SÍNTESE
PARA QUE SERVE ESTE REGULAMENTO?
Os detergentes* podem conter ingredientes — tensioativos* — que os fazem limpar com maior eficiência, mas que prejudicam a qualidade da água quando libertados para o meio ambiente. Por esse motivo, a sua utilização tem de ser cuidadosamente controlada.
Este regulamento estabelece regras comuns destinadas a permitir que os detergentes e os tensioativos sejam vendidos e utilizados em toda a União Europeia (UE), garantindo simultaneamente um elevado grau de proteção do ambiente e da saúde humana.
PONTOS-CHAVE
Em 2012, a legislação foi alterada para harmonizar as regras relativas à limitação do teor de fosfatos e outros compostos de fósforo nos detergentes para máquinas de lavar roupa e loiça domésticas.
A PARTIR DE QUANDO É APLICÁVEL O REGULAMENTO?
O regulamento entrou em vigor em 8 de outubro de 2005.
CONTEXTO
A legislação anterior apenas abrangia a biodegradabilidade primária dos tensioativos nos detergentes. Este regulamento substitui essa legislação colocando a tónica na biodegradabilidade final.
A alteração de 2012 introduz novos limites destinados a reduzir os danos causados pelos fosfatos provenientes dos detergentes nos ecossistemas e na qualidade da água, um fenómeno conhecido como «eutrofização».
Para mais informações, consulte o sítio da Comissão Europeia sobre a legislação em matéria de produtos químicos.
PRINCIPAIS TERMOS
* Detergente: qualquer substância ou preparação, quer seja líquida, em pó ou noutra forma, que contenha sabão e/ou outros tensioativos e se destine a processos de lavagem ou limpeza.
* Tensioativo: um de muitos compostos diferentes de um detergente. São adicionados para remover sujidade da pele, das roupas e dos artigos domésticos, em particular das cozinhas e das casas de banho. Reduzem a tensão superficial entre dois líquidos ou entre um líquido e um sólido. Podem também atuar como agentes humidificadores, emulsionantes e espumantes.
* Biodegradabilidade primária: quando um tensioativo perde a sua capacidade tensioativa. É importante que esta capacidade se perca, a fim de reduzir ao máximo os possíveis efeitos negativos nas centrais de tratamento da água.
* Biodegradabilidade final: quando um tensioativo é decomposto em dióxido de carbono, água e sais minerais e absorvido para o ambiente.
ATO
Regulamento (CE) n.o 648/2004 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 31 de março de 2004, relativo aos detergentes (JO L 104 de 8.4.2004, p. 1-35)
As sucessivas alterações do Regulamento (CE) n.o 648/2004 foram integradas no texto de base. A versão consolidada apenas tem valor documental.
última atualização 15.02.2016