Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 52019XE1478

    Resolução sobre «Votemos por uma Europa unida»

    JO C 240 de 16.7.2019, p. 1–2 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, HR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

    16.7.2019   

    PT

    Jornal Oficial da União Europeia

    C 240/1


    Resolução sobre «Votemos por uma Europa unida»

    (2019/C 240/01)

    Na reunião plenária de 15 e 16 de maio de 2019 (sessão de 15 de maio), o Comité Económico e Social Europeu adotou a presente resolução, por 226 votos a favor, 4 votos contra e 12 abstenções.

    Votemos por uma Europa unida

    Em vésperas de eleições para o Parlamento Europeu e tendo em conta a declaração sobre o Futuro da Europa, aprovada pelos chefes de Estado e de Governo da UE-27, em 9 de maio de 2019, em Sibiu (Roménia), o Comité Económico e Social Europeu insta os cidadãos da UE a exercerem o seu direito de voto.

    A UE assenta em valores comuns: democracia, proteção dos direitos humanos, liberdade de expressão, Estado de direito, tolerância, justiça, igualdade, solidariedade e participação democrática. Estes valores devem ser constantemente defendidos e protegidos, uma vez que permitem que os europeus vivam numa sociedade aberta em que cada cidadão é respeitado e em que somos unidos por uma identidade europeia, para além da nossa identidade nacional.

    Atualmente enfrentamos desafios comuns e complexos:

    alterações climáticas,

    desigualdades sociais, económicas e territoriais,

    pobreza,

    desemprego, sobretudo entre os jovens,

    redução do espaço cívico,

    migração,

    segurança e terrorismo,

    corrupção.

    E o nacionalismo não é a resposta.

    Só através de uma Europa unida podemos realizar progressos concretos nestas questões.

    Defendemos uma Europa que coloque as necessidades dos seus cidadãos no centro das suas políticas e ações e assegure que os desafios económicos, sociais e ambientais são enfrentados em conjunto de forma sustentável; uma Europa que assegure a qualidade de vida e de emprego, um ambiente favorável ao investimento e ao empreendedorismo, bem como uma maior coesão económica e social.

    Defendemos igualmente uma Europa que ofereça aos jovens a oportunidade de realizarem o seu potencial e que promova a sua participação ativa nos processos políticos europeus.

    Nós, enquanto representantes das organizações da sociedade civil, trabalhamos em conjunto por uma UE que responda às expectativas e às necessidades dos seus cidadãos.

    Instamos os cidadãos de toda a Europa a votar nas próximas eleições europeias. Apelamos às organizações da sociedade civil para que se unam aos nossos esforços, a fim de mobilizar os eleitores para um voto positivo numa Europa unida.

    Bruxelas, 15 de maio de 2019.

    O Presidente

    do Comité Económico e Social Europeu

    Luca JAHIER


    Top