Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 32024D0951

    Decisão (PESC) 2024/951 do Conselho, de 22 de março de 2024, que altera a Decisão (PESC) 2020/1999 que impõe medidas restritivas contra violações e atropelos graves dos direitos humanos

    ST/7110/2024/INIT

    JO L, 2024/951, 22.3.2024, ELI: http://data.europa.eu/eli/dec/2024/951/oj (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, GA, HR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

    Legal status of the document In force

    ELI: http://data.europa.eu/eli/dec/2024/951/oj

    European flag

    Jornal Oficial
    da União Europeia

    PT

    Série L


    2024/951

    22.3.2024

    DECISÃO (PESC) 2024/951 DO CONSELHO

    de 22 de março de 2024

    que altera a Decisão (PESC) 2020/1999 que impõe medidas restritivas contra violações e atropelos graves dos direitos humanos

    O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA,

    Tendo em conta o Tratado da União Europeia, nomeadamente o artigo 29.o,

    Tendo em conta a Decisão (PESC) 2020/1999 do Conselho, de 7 de dezembro de 2020, que impõe medidas restritivas contra violações e atropelos graves dos direitos humanos (1), nomeadamente o artigo 5.o, n.o 1,

    Tendo em conta a proposta do alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança,

    Considerando o seguinte:

    (1)

    Em 7 de dezembro de 2020, o Conselho adotou a Decisão (PESC) 2020/1999.

    (2)

    Em 8 de dezembro de 2020, na Declaração do alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, em nome da União Europeia, sobre o regime global de sanções da UE em matéria de direitos humanos, a União e os seus Estados-Membros reiteraram o seu forte empenhamento na promoção e proteção dos direitos humanos em todo o mundo. O regime global de sanções da UE em matéria de direitos humanos sublinha a determinação da União em reforçar o seu papel na luta contra as graves violações e atropelos dos direitos humanos em todo o mundo. Um dos objetivos estratégicos da União é fazer com que todos possam efetivamente usufruir dos direitos humanos. O respeito pela dignidade humana, pela liberdade, pela democracia, pela igualdade, pelo Estado de direito e pelos direitos humanos constitui um valor fundamental da União e da sua política externa e de segurança comum.

    (3)

    A União está profundamente preocupada com a contínua deterioração da situação dos direitos humanos na Rússia. A guerra de agressão ilegal, injustificada e não provocada da Rússia contra a Ucrânia acelerou ainda mais a repressão interna na Rússia, limitando drasticamente a liberdade de opinião e de expressão e a liberdade dos meios de comunicação social, e introduzindo a censura de guerra.

    (4)

    A União continua a condenar veementemente a forte expansão da legislação restritiva e da repressão sistemática exercida contra a sociedade civil e os defensores dos direitos humanos, bem como a repressão persistente de meios de comunicação social independentes, de jornalistas e profissionais dos meios de comunicação social, de elementos da oposição política e de outras vozes críticas, ativos por toda a Rússia, bem como fora do país.

    (5)

    Em 19 de fevereiro de 2024, na Declaração do alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança, em nome da União Europeia, sobre a morte de Alexei Navalny, a União manifestou a sua indignação com a morte deste e recordou que condenara reiteradamente o seu envenenamento e todas as ações contra ele por motivações políticas, incluindo a detenção e os maus tratos sofridos no sistema prisional. Sublinhou que a União não poupará esforços para responsabilizar a liderança política e as autoridades da Rússia pela sua morte e que imporá novas sanções.

    (6)

    A União reitera o seu apelo à Rússia para que liberte imediata e incondicionalmente todas as pessoas detidas por motivações políticas.

    (7)

    Nesse contexto, deverão ser incluídas 33 pessoas e duas entidades na lista das pessoas singulares e coletivas, entidades e organismos sujeitos a medidas restritivas constante do anexo da Decisão (PESC) 2020/1999.

    (8)

    Por conseguinte, a Decisão (PESC) 2020/1999 deverá ser alterada em conformidade,

    ADOTOU A PRESENTE DECISÃO:

    Artigo 1.o

    O anexo da Decisão (PESC) 2020/1999 é alterado nos termos do anexo da presente decisão.

    Artigo 2.o

    A presente decisão entra em vigor no dia da sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia.

    Feito em Bruxelas, em 22 de março de 2024.

    Pelo Conselho

    A Presidente

    H. LAHBIB


    (1)   JO L 410 I de 7.12.2020, p. 13.


    ANEXO

    O anexo da Decisão (PESC) 2020/1999 é alterado do seguinte modo:

    1)

    À secção «A. Pessoas singulares», da lista das pessoas singulares ou coletivas, entidades e organismos, são aditadas as seguintes entradas:

     

    Nomes (Transliteração para o alfabeto latino)

    Nomes

    Elementos de identificação

    Motivos para a inclusão na lista

    Data de inclusão na lista

    «73.

    Yuri KONOVEEV

    Юрий КОНОВЕЕВ

    (grafia russa)

    Função(ões): chefe do destacamento"PKT" do SUS na colónia penal IK-3

    Data de nascimento: 7.5.1987

    Local de nascimento: Rivne, antiga URSS (atualmente Ucrânia)

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Yuri Konoveev é o chefe do destacamento do SUS e das celas de punição PKT (também conhecido como chefe do departamento de trabalho educativo) na colónia penal IK-3, onde trabalha desde, pelo menos, 2019. Alexei Navalny esteve sob a sua autoridade desde 25 de dezembro de 2023 até à sua morte, em 16 de fevereiro de 2024.

    Nessa qualidade, Yuri Konoveev supervisionou as alas responsáveis pelos maus-tratos de Alexei Navalny e interagiu diretamente com ele pelo menos uma vez por mês. Dada a sua responsabilidade pelas células de punição, assegurou que fosse infligido a Alexei Navalny um regime com o máximo possível de isolamento físico. Nas suas funções de supervisão da (re)educação dos detidos, foi responsável por apoiar um sistema assente em quebrar o ânimo dos detidos, criando um sentimento de desespero total e condições de vida desumanas. Houve testemunhas a confirmar que existiam casos de violações dos direitos humanos no contexto do trabalho educativo imposto aos detidos e que a tortura estava prevista diretamente nos documentos operacionais dos departamentos. Yuri Konoveev era também responsável pelos testes de investigação e pelas zonas de exercício onde Alexei Navalny alegadamente se sentiu mal. A colónia penal IK-3 é conhecida pelo exercício de pressão física e psicológica, isolamento total, tortura e violência sobre os prisioneiros.

    Por conseguinte, Yuri Konoveev é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    74.

    Alexei Vassilyevich LISYUK

    t.c.p.

    Alexei Vassilyevich LYSYUK

    Алексей Васильевич ЛИСЮК

    (grafia russa)

    Função(ões): médico de higiene geral; chefe da unidade médica da colónia penal IK-3

    Data de nascimento: 1984

    Local de nascimento: Ussuriysk, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Alexei Lisyuk é médico de higiene geral e é chefe da unidade médica da colónia penal IK-3 desde, pelo menos, agosto de 2023.

    Nessa qualidade, Alexei Lisyuk foi responsável pela saúde de Alexei Navalny entre 25 de dezembro de 2023 e a sua morte, em 16 de fevereiro de 2024. Alexei Lisyuk negligenciou as condições de detenção e o estado de saúde deploráveis em que se encontrava Alexei Navalny, não assegurou que a sua unidade dispusesse de capacidades de reanimação adequadas e não ordenou que Alexei Navalny fosse levado a tempo para o hospital mais próximo após o seu colapso, em 16 de fevereiro de 2024.

    A colónia penal IK-3 é conhecida pelo exercício de pressão física e psicológica, isolamento total, tortura e violência sobre os prisioneiros, assim como pela má qualidade dos serviços médicos.

    Por conseguinte, Alexei Lisyuk é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes.

    22.3.2024

    75.

    Wadim Konstantinowitsch KALININ

    Вадим Kонстантинович КАЛИНИН

    Função(ões): diretor da colónia penal IK-3

    Data de nascimento: 7.3.1973

    Local de nascimento: Rússia

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Wadim Konstantinowitsch Kalinin é diretor da colónia penal IK-3.

    Enquanto membro da cadeia de comando da colónia penal IK-3, fazendo oficialmente parte dos "quadros superiores de comando" do Serviço Penitenciário Federal russo (FSIN) e assumindo um papel de direção, é diretamente responsável pela tomada de decisões executivas e, por conseguinte, pelas condições gerais de detenção na colónia penal IK-3. A colónia penal IK-3, habitualmente conhecida como "Lobo Polar", é o local onde o político da oposição detido, Alexei Navalny, faleceu em circunstâncias desconhecidas. As condições da detenção deste na colónia penal IK-3 incluíram violência física, nomeadamente tortura e recusa de acesso a água quente e a vestuário adequado no inverno, bem como a assistência médica e a alimentação e água.

    Por conseguinte, Wadim Konstantinowitsch Kalinin é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    76.

    Sergey Nikolaevich KORZHOV

    Сергей Николаевич КОРЖОВ

    (grafia russa)

    Função(ões): diretor adjunto da colónia penal IK-3

    Local de nascimento: Rússia

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Sergey Nikolaevich Korzhov é diretor adjunto da colónia penal IK-3.

    Enquanto membro da cadeia de comando da colónia penal IK-3, fazendo oficialmente parte dos "quadros superiores de comando" do Serviço Penitenciário Federal russo (FSIN) e assumindo um papel de direção, é diretamente responsável pela tomada de decisões executivas e, por conseguinte, pelas condições gerais de detenção na colónia penal IK-3. A colónia penal IK-3, habitualmente conhecida como "Lobo Polar", é o local onde o político da oposição detido, Alexei Navalny, faleceu em circunstâncias desconhecidas. As condições da detenção na colónia penal IK-3 incluíram violência física, nomeadamente tortura e recusa de acesso a água quente e a vestuário adequado no inverno, bem como a assistência médica e a alimentação e água.

    Por conseguinte, Sergey Nikolaevich Korzhov é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    77.

    Vasily Alexandrovich VYDRIN

    Василий Александрович ВЫДРИН

    (grafia russa)

    Função(ões): diretor adjunto da colónia penal IK-3

    Local de nascimento: Rússia

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Vasily Alexandrovich Vydrin é diretor adjunto da colónia penal IK-3.

    Enquanto membro da cadeia de comando da colónia penal IK-3, fazendo oficialmente parte dos "quadros superiores de comando" do Serviço Penitenciário Federal russo (FSIN) e assumindo um papel de direção, é diretamente responsável pela tomada de decisões executivas e, por conseguinte, pelas condições gerais de detenção na colónia penal IK-3. A colónia penal IK-3, habitualmente conhecida como "Lobo Polar", é o local onde o político da oposição detido, Alexei Navalny, faleceu em circunstâncias desconhecidas. As condições da detenção na colónia penal IK-3 incluem violência física, nomeadamente tortura e recusa de acesso a água quente e a vestuário adequado no inverno, bem como a assistência médica e a alimentação e água.

    Por conseguinte, Vasily Alexandrovich Vydrin é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    78.

    Vladimir Ivanovich PILIPCHIK

    Владимир Иванович ПИЛИПЧИК

    Função(ões): diretor adjunto da colónia penal IK-3

    Local de nascimento: Rússia

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Vladimir Ivanovich Pilipchik é diretor adjunto da colónia penal IK-3.

    Enquanto membro da cadeia de comando da colónia penal IK-3, fazendo oficialmente parte dos "quadros superiores de comando" do Serviço Penitenciário Federal russo (FSIN) e assumindo um papel de direção, é diretamente responsável pela tomada de decisões executivas e, por conseguinte, pelas condições gerais de detenção na colónia penal IK-3. A colónia penal IK-3, habitualmente conhecida como "Lobo Polar", é o local onde o político da oposição detido, Alexei Navalny, faleceu em circunstâncias desconhecidas. As condições da detenção na colónia penal IK-3 incluíram violência física, nomeadamente tortura e recusa de acesso a água quente e a vestuário adequado no inverno, bem como a assistência médica e a alimentação e água.

    Por conseguinte, Vladimir Ivanovich Pilipchik é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    79.

    Alexander Vladimirovich GOLYAKOV

    Александр Владимирович ГОЛЯКОВ

    Função(ões): diretor adjunto da colónia penal IK-3

    Local de nascimento: Rússia

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Alexander Vladimirovich Golyakov é diretor adjunto da colónia penal IK-3.

    Enquanto membro da cadeia de comando da colónia penal IK-3, fazendo oficialmente parte dos "quadros superiores de comando" do Serviço Penitenciário Federal russo (FSIN) e assumindo um papel de direção, é diretamente responsável pela tomada de decisões executivas e, por conseguinte, pelas condições gerais de detenção na colónia penal IK-3. A colónia penal IK-3, habitualmente conhecida como "Lobo Polar", é o local onde o político da oposição detido, Alexei Navalny, faleceu em circunstâncias desconhecidas. As condições da detenção na colónia penal IK-3 incluíram violência física, nomeadamente tortura e recusa de acesso a água quente e a vestuário adequado no inverno, bem como a assistência médica e a alimentação e água.

    Por conseguinte, Alexander Vladimirovich Golyakov é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    80.

    Alexander Valerievich OBRAZTSOV

    Александр Валерьевич ОБРАЗЦОВ

    (grafia russa)

    Função(ões): diretor adjunto da colónia penal IK-3

    Local de nascimento: Rússia

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Alexander Valerievich Obraztsov é diretor adjunto da colónia penal IK-3.

    Nessa qualidade, é diretamente responsável pelas condições de detenção na colónia penal IK-3. A colónia penal IK-3, habitualmente conhecida como "Lobo Polar", é o local onde o político da oposição detido, Alexei Navalny, faleceu em circunstâncias desconhecidas. As condições da detenção na colónia penal IK-3 incluíram violência física, nomeadamente tortura e recusa de acesso a água quente e a vestuário adequado no inverno, bem como a assistência médica e a alimentação e água.

    Por conseguinte, Alexander Valerievich Obraztsov é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    81.

    Igor Borisovich RAKITIN

    Игорь Борисович РАКИТИН

    (grafia russa)

    Função(ões): diretor da Direção do Serviço Penitenciário Federal da Região Autónoma de Yamal-Nenets

    Data de nascimento: 5.10.1973

    Local de nascimento: Oblast de Tyumen, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Número de identificação fiscal: 100602094834

    Igor Borisovich Rakitin é diretor da Direção do Serviço Penitenciário Federal da Região Autónoma de Yamal-Nenets da Federação da Rússia desde 28 de julho de 2020.

    Sob o seu comando, foi estabelecido um padrão generalizado e sistemático de tortura nas colónias penitenciárias da Região Autónoma de Yamal-Nenets. Sob o seu comando, ocorreram práticas de tortura nas colónias penais IK-3 "Lobo Polar" e IK-8 "Urso Polar". Este padrão inclui privação de cuidados médicos, espancamentos, longos períodos de isolamento em cela especial, privação de alimentos e injeção com substâncias desconhecidas.

    Na sua qualidade de diretor da Direção do Serviço Penitenciário Federal da Região Autónoma de Yamal-Nenets, Igor Borisovich Rakitin é responsável por violações graves dos direitos humanos, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    82.

    Valeriy Gennadyevich BOYARINEV

    Валерий Геннадьевич БОЯРИНЕВ

    (grafia russa)

    Função(ões): primeiro diretor adjunto do Serviço Penitenciário Federal da Federação da Rússia

    Patente: major-general

    Nacionalidade: russa

    Data de nascimento: 2.9.1970

    Local de nascimento: Berezovskiy, Krasnoyarskiy Kray, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

    Sexo: masculino

    Número de identificação fiscal: 190113308460

    Valeriy Gennadyevich Boyarinev é primeiro diretor adjunto do Serviço Penitenciário Federal da Federação da Rússia desde 4 de julho de 2022. Foi nomeado por decreto do presidente da Federação da Rússia.

    Sob o seu comando, foi estabelecido um padrão generalizado e sistemático de tortura nas colónias penais russas, inclusive na colónia prisional onde Alexei Navalny esteve detido. Este padrão inclui privação de cuidados médicos, espancamentos, longos períodos de isolamento em cela especial, privação de alimentos e injeção com substâncias desconhecidas.

    Na sua qualidade de primeiro diretor adjunto, Valeriy Gennadyevich Boyarinev deu pessoalmente as ordens para limitar a quantidade de alimentos que Alexei Navalny estava autorizado a comprar durante o tempo que passou na colónia penal IK-6 no Oblast de Vladimirskaya.

    Três dias após a morte de Alexei Navalny numa colónia penitenciária sob a sua supervisão, Valeriy Gennadyevich Boyarinev foi promovido a major-general do serviço interno por decreto presidencial.

    Por conseguinte, Valeriy Gennadyevich Boyarinev é responsável por violações graves dos direitos humanos, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    83.

    Dmitriy Andreevich ARTYUKHOV

    Дмитрий Андреевич АРТЮХОВ

    (grafia russa)

    Função(ões): governador da Região Autónoma de Yamal-Nenets

    Nacionalidade: russa

    Data de nascimento: 17.2.1988

    Local de nascimento: Oblast de Tyumen, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

    Sexo: masculino

    Número de identificação fiscal: 720414941639

    Dmitriy Andreevich Artyukhov é governador da Região Autónoma de Yamal-Nenets da Federação da Rússia desde 29 de maio de 2018.

    Sob o seu governo, tem sido registado um padrão generalizado e sistemático de tortura nas colónias penais, inclusive na colónia onde Alexei Navalny esteve detido, por toda a região. Este padrão inclui privação de cuidados médicos, espancamentos, longos períodos de isolamento em cela especial, privação de alimentos e injeção com substâncias desconhecidas.

    As reuniões entre Dmitriy Andreevich Artyukhov e o diretor do sistema penal demonstram o conhecimento e a aceitação dessas práticas por parte do governo regional e demonstram a estreita cooperação entre o governo regional e o serviço penitenciário.

    Na sua qualidade de governador da Região Autónoma de Yamal-Nenets, Dmitriy Andreevich Artyukhov apoiou e esteve envolvido em violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    84.

    Kirill Sergeevich NIKIFOROV

    Кирилл Сергеевич НИКИФОРОВ

    (grafia russa)

    Função(ões): juiz do tribunal da cidade de Kovrov

    Data de nascimento: 14.3.1992

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Kirill Sergeevich Nikiforov é juiz do tribunal da cidade de Kovrov, que rejeitou a ação judicial do líder da oposição Alexei Navalny contra a IK-6 em recurso da sua transferência para uma cela de punição durante 12 dias. Durante o tempo em que Alexei Navalny cumpriu pena na IK-6, funcionários colocaram-no regularmente numa cela de punição por alegadas infrações menores. Passou, assim, meses em isolamento, o que levou a uma deterioração significativa do seu estado de saúde.

    Por conseguinte, na sua qualidade de juiz do tribunal da cidade de Kovrov, é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo detenções arbitrárias, tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, e a violação da liberdade de opinião e de expressão, que suscita preocupações graves no que respeita aos objetivos da política externa e de segurança comum prevista no artigo 21.o do TUE.

    22.3.2024

    85.

    Andrey Aleksandrovich SUVOROV

    Андрей Александрович СУВОРОВ

    Função(ões): juiz do tribunal da cidade de Moscovo

    Data de nascimento: 2.3.1980

    Local de nascimento: Rússia

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Andrey Aleksandrovich Suvorov é juiz do tribunal da cidade de Moscovo, que condenou Alexei Navalny a uma pena de 19 anos numa colónia de regime especial em condições desumanas em 2023, o que conduziu a uma grave deterioração da saúde de Alexei Navalny.

    Por conseguinte, na sua qualidade de juiz do tribunal da cidade de Moscovo, Andrey Aleksandrovich Suvorov é responsável por graves violações dos direitos humanos na Rússia, incluindo detenções arbitrárias, tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, e a violação da liberdade de opinião e de expressão, que suscita preocupações graves no que respeita aos objetivos da política externa e de segurança comum prevista no artigo 21.o do TUE.

    22.3.2024

    86.

    Aleksandr Aleksandrovich MUKHANOV

    Александр Александрович МУХАНОВ

    Função(ões): diretor da IK-2

    Data de nascimento: 7.12.1984

    Local de nascimento: Rússia

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Aleksandr Aleksandrovich Mukhanov é diretor da colónia correcional n.o 2 (IK-2), onde Alexei Navalny esteve detido entre março de 2021 e junho de 2022.

    A IK-2 é conhecida pelas más condições de detenção. Nesta colónia foi recusado a Alexei Navalny, que tinha sido recentemente envenenado, o acesso a médicos civis, apesar da ameaça para a sua saúde.

    No exercício das suas funções, Aleksandr Aleksandrovich Mukhanov é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, nomeadamente tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    87.

    Roman Alexandrovitch VIDYUKOV

    Роман Александрович ВИДЮКОВ

    (grafia russa)

    Função(ões): investigador na Comissão de Investigação Estatal da Federação da Rússia

    Data de nascimento: 30.7.1980

    Local de nascimento: Rússia

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Roman Alexandrovitch Vidyukov é investigador na Comissão de Investigação Estatal da Federação da Rússia.

    Conduziu a investigação de um dos processos em que Alexei Navalny esteve envolvido e que resultou na condenação deste a nove anos de prisão em 2022. Foi também membro da equipa de inquérito no processo de "branqueamento de capitais" contra a fundação de combate à corrupção de Alexei Navalny. Conduziu ainda a investigação contra Lilia Chanysheva, antiga chefe da sede da fundação Navalny em Ufa, condenada pela "criação de uma comunidade extremista". Lilia Chanysheva foi condenada a sete anos e meio de prisão em 2023.

    Durante os referidos processos judiciais, Roman Alexandrovitch Vidyukov alegadamente ameaçou uma testemunha, a fim de a obrigar a prestar um depoimento favorável à investigação durante o processo de fraude de Alexei Navalny.

    Por conseguinte, é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo prisão ou detenções arbitrárias e a violação da liberdade de opinião e de expressão, que suscita preocupações graves no que respeita aos objetivos da política externa e de segurança comum prevista no artigo 21.o do TUE.

    22.3.2024

    88.

    Evgenia Sergeevna NIKOLAEVA

    Евгения Сергеевна НИКОЛАЕВА

    (grafia russa)

    Função(ões): juíza do tribunal distrital de Basmanny, em Moscovo

    Data de nascimento: 9.7.1981

    Local de nascimento: Rússia

    Nacionalidade: russa

    Sexo: feminino

    Evgenia Sergeevna Nikolaeva é juíza do tribunal distrital de Basmanny, em Moscovo, desde 2016.

    Proferiu uma série de acórdãos contra opositores políticos (incluindo Alexei Navalny, Ilia Yashin e Vladimir Kara-Murza), contribuindo assim para a repressão política na Rússia. Em outubro de 2023, enviou os advogados de Alexei Navalny, Alexey Liptser e Igor Sergunin, para prisão preventiva durante dois meses. Antes disso, tinha dificultado repetidamente a vida dos presos políticos, tendo, inclusive, prolongado a sentença de detenção em centro de prisão preventiva da antiga chefe da sede da fundação Navalny em Ufa, Lilia Chanysheva. Também se recusou a dar resposta às queixas relativas à inação da Comissão de Investigação da Federação da Rússia no referente à alegação de envenenamento de Alexei Navalny.

    No exercício das suas funções, é portanto responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo prisão ou detenções arbitrárias e a violação da liberdade de opinião e de expressão, que suscita preocupações graves no que diz respeito aos objetivos da política externa e de segurança comum enunciados no artigo 21.o do TUE.

    22.3.2024

    89.

    Natalia Nikolaevna DUDAR

    Наталия Николаевна ДУДАРЬ

    (grafia russa)

    Função(ões): juíza do tribunal distrital de Basmanny, em Moscovo

    Data de nascimento: 13.6.1974

    Local de nascimento: Rússia

    Nacionalidade: russa

    Sexo: feminino

    Natalia Nikolaevna Dudar é juíza do tribunal distrital de Basmanny, em Moscovo.

    Nessa qualidade, proferiu uma série de acórdãos contra manifestantes pacíficos e opositores políticos, incluindo funcionários da fundação de combate à corrupção de Alexei Navalny (FBK), Ilia Yashin e Vladimir Kara-Murza. Emitiu ordens para efetuar revistas a funcionários da FBK e colocar os seus telefones sob escuta. Prolongou a detenção em centro de prisão preventiva de Lilia Chanysheva, antiga chefe da sede da fundação Navalny em Ufa, que foi acusada de criar uma comunidade extremista.

    Por conseguinte, Natalia Nikolaevna Duda é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, em especial prisão ou detenções arbitrárias e a violação da liberdade de opinião e de expressão, que suscita preocupações graves no que respeita aos objetivos da política externa e de segurança comum prevista no artigo 21.o do TUE.

    22.3.2024

    90.

    Oleg Vladimirovich SEVOSTYANOV

    Олег Владимирович СЕВОСТЬЯНОВ

    Função(ões): chefe do Departamento do Ministério da Justiça da Rússia para o Okrug autónomo de Yamalo-Nenets

    Data de nascimento: 16.10.1968

    Local de nascimento: Bratsk, região de Irkutsk, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Número de identificação fiscal: 622701024605

    Oleg Vladimirovich Sevostyanov é um alto funcionário russo. É chefe do Departamento do Ministério da Justiça da Rússia para o Okrug autónomo de Yamalo-Nenets.

    Nessa qualidade, é responsável por assegurar a proteção dos direitos humanos e civis e das liberdades no Okrug autónomo de Yamalo-Nenets. A colónia penal IK-3, onde o político da oposição Alexei Navalny faleceu e que é conhecida pelo exercício de pressão física e psicológica, isolamento total, tortura e violência sobre os prisioneiros, assim como pela má qualidade dos serviços médicos, está situada no Okrug autónomo de Yamalo-Nenets.

    Por conseguinte, Oleg Vladimirovich Sevostyanov é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    91.

    Vsevolod Lvovich VUKOLOV

    Всеволод Львович ВУКОЛОВ

    (grafia russa)

    Função(ões): vice-ministro da Justiça da Federação da Rússia

    Data de nascimento: 7.4.1969

    Local de nascimento: Moscovo, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Número de identificação fiscal: 770405292394

    Vsevolod Lvovich Vukolov é um alto funcionário russo. É vice-ministro da Justiça da Federação da Rússia.

    Nessa qualidade, é responsável pela supervisão do Serviço Penitenciário Federal e do Departamento de Política Estatal no domínio do sistema penitenciário. Assim sendo, foi responsável pela execução das penas de prisão do político da oposição russa Alexei Navalny, pela sua segurança e bem-estar nas prisões russas. Uma vez que supervisionou o encarceramento de Alexei Navalny, é, em última instância, responsável pela morte de Alexei Navalny na colónia penal IK-3.

    Por conseguinte, Vsevolod Lvovich Vukolov é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    92.

    Viktor Evdokimovich GAVRILOV

    Виктор Евдокимович ГАВРИЛОВ

    (grafia russa)

    Função(ões): chefe do Departamento de Transportes do Serviço de Segurança Económica do Serviço Federal de Segurança (FSB) da Federação da Rússia.

    Data de nascimento: 1961

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Pessoas associadas: Aleksandr Vasilievich Bortnikov

    Viktor Evdokimovich Gavrilov é chefe do Departamento de Transportes do Serviço de Segurança Económica do FSB.

    Nessa qualidade, foi responsável pela coordenação de várias agências governamentais após a chegada do político da oposição, Alexei Navalny, a Moscovo depois de ter recebido tratamento contra o envenenamento por Novichok em 2021. As suas ações facilitaram e permitiram a detenção e prisão de Alexei Navalny.

    Por conseguinte, Viktor Evdokimovich Gavrilov é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, prisão ou detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    93.

    Ilya Nikolayevich KRUGLYSHEV

    Илья Николаевич КРУГЛЫШЕВ

    (grafia russa)

    Função(ões): conselheiro jurídico principal do Serviço Jurídico do Departamento Organizacional e Analítico do Serviço Penitenciário Federal da Região de Vladimir

    Patente: capitão

    Data de nascimento: 23.2.1986

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Ilya Nikolayevich Kruglyshev é um alto funcionário russo. É conselheiro jurídico principal do Serviço Jurídico do Departamento Organizacional e Analítico do Serviço Penitenciário Federal da Região de Vladimir e representou a colónia penal IK-6 em processos judiciais intentados por Alexei Navalny contra a colónia penal IK-6.

    Nessa qualidade, esteve diretamente envolvido na criação de condições de tortura para Alexei Navalny na colónia penal n.o 6 em Melekhovo, na região de Vladimir. Também não teve em conta as queixas relativas às condições de cumprimento de pena apresentadas por Alexei Navalny (incluindo as queixas sobre a incapacidade de comprar mais alimentos).

    Por conseguinte, Ilya Nikolayevich Kruglyshev é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    94.

    Dmitry Evgenievich SAMOILOV

    Дмитрий Евгеньевич САМОЙЛОВ

    (grafia russa)

    Função(ões): juiz do tribunal da cidade de Kovrov

    Data de nascimento: 6.4.1970

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Dmitry Evgenievich Samoilov é um juiz russo que trabalha no tribunal da cidade de Kovrov.

    Nessa qualidade, recusou repetidamente dar resposta às alegações apresentadas pelo político da oposição, Alexei Navalny, contra a colónia correcional IK-6 com o objetivo de restabelecer e proteger os seus direitos violados pelos dirigentes da IK-6. As alegações de Alexei Navalny diziam respeito ao acesso a assistência médica, ao acesso à informação e ao direito de contactar a sua família.

    Por conseguinte, Dmitry Evgenievich Samoilov é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    95.

    Ilnar Irfanovich BASYROV

    Ильнар Ирфанович БАСЫРОВ

    (grafia russa)

    Função(ões): juiz do tribunal da cidade de Moscovo

    Data de nascimento: 8.6.1981

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Entidades associadas: tribunal da cidade de Moscovo

    Ilnar Irfanovich Basyrov desempenha as funções de juiz no tribunal da cidade de Moscovo desde 28 de maio de 2014. Foi nomeado por decreto presidencial.

    Nessa qualidade, esteve diretamente envolvido no julgamento do político da oposição, Alexei Navalny. Num julgamento com motivações políticas, condenou Alexei Navalny e enviou-o para uma colónia penal de alta segurança, a fim de impedir Alexei Navalny de exercer qualquer atividade política.

    Por conseguinte, Ilnar Irfanovich Basyrov é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    96.

    Sergey Anatolevich MOROZ

    Сергей Анатольевич МОРОЗ

    (grafia russa)

    Função(ões): chefe do Serviço Penitenciário Federal da Federação da Rússia, para Moscovo

    Data de nascimento: 15.9.1968

    Local de nascimento: Berdyansk, Zaporozhye, República Socialista Soviética da Ucrânia (atualmente Ucrânia)

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Sergey Anatolevich Moroz é um funcionário russo. É chefe do Serviço Penitenciário Federal em Moscovo.

    Nessa qualidade, colocou o político da oposição, Alexei Navalny, na lista federal de pessoas procuradas. Sergey Anatolevich Moroz é acusado de ter exercido extrema humilhação e violência contra os detidos no momento da sua chegada à detenção.

    Por conseguinte, Sergey Anatolevich Moroz é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    97.

    Elena Evgenievna MOROZOVA

    Елена Евгеньевна МОРОЗОВА

    (grafia russa)

    Função(ões): juíza do tribunal da cidade de Khimki

    Nacionalidade: russa

    Sexo: feminino

    Elena Evgenievna Morozova é uma juíza russa que trabalha no tribunal da cidade de Khimki.

    Nessa qualidade, decidiu deter o político da oposição, Alexei Navalny, durante 30 dias, após a sua chegada a Moscovo depois de ter recebido tratamento contra o envenenamento por Novichok. O julgamento a que presidiu violou as normas de um processo equitativo, incluindo o direito de rever o conteúdo da acusação e os documentos do julgamento, a oportunidade de consultar um advogado e o acesso do público ao julgamento.

    Por conseguinte, Elena Evgenievna Morozova é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, prisão ou detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    98.

    Musa Abdurakhmanovich MUSAEV

    Муса Абдурахманович МУСАЕВ

    (grafia russa)

    Função(ões): juiz do tribunal regional de Moscovo

    Data de nascimento: 14.10.1951

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Musa Abdurakhmanovich Musaev é um juiz russo que trabalha no tribunal regional de Moscovo.

    Nessa qualidade, intentou uma ação judicial para a detenção do líder da oposição na Rússia, Alexei Navalny, após o seu regresso da Alemanha, onde tinha estado a receber tratamento contra o envenenamento por Novichok. Confirmou a decisão de detenção de Alexei Navalny por 30 dias, tendo rejeitado o seu recurso. A decisão foi tomada numa audiência curta que durou apenas cinco minutos.

    Por conseguinte, Musa Abdurakhmanovich Musaev é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, prisão ou detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    99.

    Mikhail Yurievich PTITSYN

    Михаил Юрьевич ПТИЦЫН

    (grafia russa)

    Função(ões): presidente do tribunal da cidade de Moscovo

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Mikhail Yurievich Ptitsyn é presidente do tribunal da cidade de Moscovo.

    Na sua qualidade, considerou de forma positiva a proposta do Serviço Penitenciário Federal russo de substituir a pena de liberdade condicional do líder da oposição, Alexei Navalny, por uma pena efetiva. Assim sendo, Alexei Navalny foi privado da possibilidade de desempenhar um papel na vida pública na Rússia ao ser preso numa colónia penal.

    Por conseguinte, Mikhail Yurievich Ptitsyn é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    100.

    Sergey Alekseevich RYABTSEV

    Сергей Алексеевич РЯБЦЕВ

    (grafia russa)

    Função(ões): juiz do tribunal distrital de Lefortovo, em Moscovo

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Sergey Alekseevich Ryabtsev é um juiz russo que trabalha no tribunal distrital de Lefortovo, em Moscovo.

    Nessa qualidade, esteve envolvido na sabotagem da investigação sobre o envenenamento de Alexei Navalny, tendo recusado dar resposta à queixa relativa à inação da Direção de Investigação do Serviço Federal de Segurança da Federação da Rússia (FSB). Além disso, profere continuamente sentenças contrárias à liberdade de expressão na Rússia.

    Por conseguinte, Sergey Alekseevich Ryabtsev é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    101.

    Petr Pavlovich SERKOV

    Пётр Павлович СЕРКОВ

    (grafia russa)

    Função(ões): primeiro vice-presidente do Supremo Tribunal da Federação da Rússia

    Data de nascimento: 7.6.1955

    Local de nascimento: Poldamasovo, região de Ulyanovsk, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Petr Pavlovich Serkov é primeiro vice-presidente do Supremo Tribunal da Federação da Rússia.

    Nessa qualidade, confirmou o veredicto contra o político da oposição, Alexei Navalny, em 2018. Como consequência, Alexei Navalny foi condenado e preso numa colónia penal de alta segurança, no intuito de o impedir de exercer qualquer atividade política. A prisão de Alexei Navalny numa colónia penal resultou na sua morte.

    Por conseguinte, Petr Pavlovich Serkov é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    102.

    Yuri Vasilievich SITNIKOV

    Юрий Васильевич СИТНИКОВ

    (grafia russa)

    Função(ões): juiz do Supremo Tribunal da Rússia (atualmente reformado)

    Data de nascimento: 17.4.1961

    Local de nascimento: Krutogorye, região de Lipetsk, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Yuri Vasilievich Sitnikov é um antigo juiz do Supremo Tribunal da Rússia, que exerceu as funções de membro da Câmara de Recurso do Supremo Tribunal da Federação da Rússia.

    Nessa qualidade, impediu Alexei Navalny de se candidatar às eleições presidenciais na Rússia em 2018, num julgamento com motivações políticas.

    Por conseguinte, Yuri Vasilievich Sitnikovis é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo violações sistemáticas do direito à reunião pacífica e associação, bem como da liberdade de expressão e de opinião.

    22.3.2024

    103.

    Nikolay Viktorovich TIMOSHIN

    Николай Викторович ТИМОШИН

    (grafia russa)

    Função(ões): membro do Presidium do Supremo Tribunal da Federação da Rússia

    Data de nascimento: 14.8.1959

    Local de nascimento: aldeia de Zhidkoe, distrito de Znamensky, região de Oryol, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Nikolay Viktorovich Timoshin é membro do Presidium do Supremo Tribunal da Federação da Rússia.

    Nessa qualidade, confirmou o veredicto contra o político da oposição, Alexei Navalny, em 2018. Como consequência, Alexei Navalny foi condenado e preso numa colónia penal de alta segurança, no intuito de o impedir de exercer qualquer atividade política.

    Por conseguinte, Nikolay Viktorovich Timoshin é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    104.

    Vladimir Yurievich ZAITSEV

    Владимир Юрьевич ЗАЙЦЕВ

    (grafia russa)

    Função(ões): presidente da Câmara de Recurso do Supremo Tribunal da Federação da Rússia

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Vladimir Yurievich Zaitsev é presidente da Câmara de Recurso do Supremo Tribunal da Federação da Rússia.

    Nessa qualidade, impediu Alexei Navalny de se candidatar às eleições presidenciais na Rússia em 2018, num julgamento com motivações políticas.

    Por conseguinte, Vladimir Yurievich Zaitsev é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo violações sistemáticas do direito à reunião pacífica e associação, bem como da liberdade de expressão e de opinião.

    22.3.2024

    105.

    Vladimir Sergeevich SHVEDOV

    Владимир Сергеевич ШВЕДОВ

    (grafia russa)

    Função(ões): chefe do Departamento de Política Estatal no domínio da execução de condenações penais do Ministério da Justiça da Rússia

    Nacionalidade: russa

    Sexo: masculino

    Pessoas associadas: Vsevolod Lvovich Vukolov

    Entidades associadas: Ministério da Justiça da Rússia

    Vladimir Sergeevich Shvedov é um alto funcionário russo. É chefe do Departamento de Política Estatal no domínio da execução de condenações penais do Ministério da Justiça da Rússia.

    Nessa qualidade, na medida em que dirige a política do Estado no domínio da execução de condenações penais e aprecia os recursos apresentados pelos cidadãos, foi responsável pela execução das penas de prisão do político da oposição russa, Alexei Navalny.

    Por conseguinte, Vladimir Sergeevich Shvedov é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes, detenções arbitrárias e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024»

    2)

    À secção «B. Pessoas coletivas, entidades e organismos», da lista das pessoas singulares ou coletivas, entidades e organismos, são aditadas as seguintes entradas:

     

    Nomes (Transliteração para o alfabeto latino)

    Nomes

    Elementos de identificação

    Motivos para a inclusão na lista

    Data de inclusão na lista

    «22.

    IK-3 penal colony [Colónia penal IK-3]

    t.c.p.

    The Federal State Institution "Correctional Colony No. 3" (IK-3)[Instituição do Estado Federal "Colónia Correcional n.o 3" (IK-3)];

    IK-3 men's maximum security corrective colony [colónia correcional masculina de segurança máxima IK-3];

    Polar Wolf [Lobo Polar]

    ФКУ ИК-3

    t.c.p.

    Полярный волк

    (grafia russa)

    Endereço: 629420, st. Gagarina, 1 A , Yamalo-Nenets Autonomous Okrug, Kharp village

    Data de registo: 1961

    Estabelecimento principal: Okrug autónomo de Yamalo-Nenets, Federação da Rússia

    Pessoas associadas: diretor da colónia penal IK-3, coronel Vadim Konstantinovich KALININ

    A IK-3 é uma colónia penal pertencente aos serviços correcionais russos, gerida por Vadim Kalinin. Enquanto parte do sistema penal russo, está sob a autoridade do Ministério da Justiça da Federação da Rússia.

    A colónia penal IK-3 é conhecida pelo exercício de pressão física e psicológica, isolamento total, tortura e violência sobre os prisioneiros, assim como pela má qualidade dos serviços médicos. Alexei Navalny, que esteve preso na colónia penal IK-3 de 25 de dezembro de 2023 até à sua morte, em 16 de fevereiro de 2024, foi vítima de abusos na colónia penal IK-3, nomeadamente mediante o seu isolamento em celas de punição, e de tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, o que levou à grave deterioração da sua saúde e resultou na sua morte.

    Por conseguinte, a colónia penal IK-3 é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024

    23.

    IK-6 penal colony [Colónia penal IK-3]

    t.c.p.

    Penal colony No. 6, Vladimir Oblast [Colónia penal n.o 6, Oblast de Vladimir];

    IK-6 Melekhovo;

    Melekhovo correctional colony [Colónia correcional de Melekhovo]

    ИК-6 Мелехово

    t.c.p.

    ФКУ "ИК № 6 УФСИН по Владимирской области"

    (grafia russa)

    Endereço: village of Melekhovo (Vladimir region), Kovrovsky district, at Pervomaiskaya str., 261-A.

    Tipo de entidade: colónia correcional masculina russa

    Local de registo: Rússia

    Data de registo: 1959

    A IK-6 é uma colónia penal pertencente aos serviços correcionais russos, gerida por Dmitry Nozhkin. Enquanto parte do sistema penal russo, está sob a autoridade do Ministério da Justiça da Federação da Rússia.

    A colónia penal IK-6 é conhecida pelo exercício de pressão física e psicológica, isolamento total, tortura e violência sobre os prisioneiros. Alexei Navalny, que esteve preso na colónia penal IK-6 entre junho de 2022 e 25 de dezembro de 2023, foi vítima de abusos na colónia penal IK-6, nomeadamente mediante o seu isolamento em celas de punição, e de tratamentos cruéis, desumanos e degradantes, o que levou à grave deterioração da sua saúde.

    Por conseguinte, a colónia penal IK-6 é responsável por violações graves dos direitos humanos na Rússia, incluindo tortura e outros tratamentos ou punições cruéis, desumanos ou degradantes e a violação sistemática da liberdade de opinião e de expressão.

    22.3.2024»


    ELI: http://data.europa.eu/eli/dec/2024/951/oj

    ISSN 1977-0774 (electronic edition)


    Top