Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Trabalhar com países não pertencentes à UE sobre questões de interesse global

Legal status of the document This summary has been archived and will not be updated, because the summarised document is no longer in force or does not reflect the current situation.

Trabalhar com países não pertencentes à UE sobre questões de interesse global

O Instrumento de Parceria (IP) constitui, para 2014-2020, um instrumento novo e complementar de apoio às políticas externas da União Europeia (UE), alargando as parcerias de cooperação e o diálogo político a domínios e matérias que vão além da cooperação para o desenvolvimento.

ATO

Regulamento (UE) n.o234/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho que cria um Instrumento de Parceria para a cooperação com países terceiros

SÍNTESE

O principal objetivo deste instrumento é apoiar medidas que respondam aos objetivos decorrentes das relações bilaterais, regionais ou multilaterais da UE com países não pertencentes à UE e abordar desafios de caráter global (tais como a energia, a segurança e o ambiente).

APOIO

O IP apoia medidas destinadas a:

  • melhorar o acesso aos mercados dos países não pertencentes à UE impulsionando as oportunidades de comércio, de investimento e de negócio das empresas europeias, incluindo a internacionalização das pequenas e médias empresas (PME);
  • incentivar a diplomacia pública, os contactos interpessoais, a cooperação académica e as atividades de sensibilização promotoras dos valores e interesses da UE;
  • apoiar os objetivos respeitantes a problemas globais como as alterações climáticas, uma economia mais ecológica, a migração, a ciência e a inovação, a mobilidade, o comércio e o investimento.

O IP apoia, por conseguinte, a implementação da dimensão internacional da estratégia Europa 2020.

BENEFICIÁRIOS

Os países parceiros são os países industrializados e outros de elevado ou médio rendimento de todo o mundo, incluindo países em desenvolvimento que desempenham um papel cada vez mais importante nos assuntos mundiais (tais como os países do G20).

O IP irá também sustentar as novas relações com países que se estão a afastar gradualmente da ajuda ao desenvolvimento bilateral.

ABORDAGEM FLEXÍVEL

Este instrumento pretende ser flexível de forma a permitir à União Europeia (UE) responder à situação em rápida evolução dos países parceiros. O IP irá ainda diferenciar o auxílio prestado aos países parceiros tendo em consideração os respetivos contextos económicos, sociais e políticos.

ORÇAMENTO E EXECUÇÃO

O orçamento do IP para 2014-2020 é de 954 765 000EUR . A maioria das regras e dos procedimentos para a execução deste programa estão definidos no Regulamento (UE) n.o236/2014, um regulamento transversal que alinha e simplifica a execução de todos os instrumentos externos da UE.

Para mais informações, consultar:

REFERÊNCIAS

Ato

Entrada em vigor

Prazo de transposição nos Estados-Membros

Jornal Oficial da União Europeia

Regulamento (UE) n.o234/2014

16.3.2014

-

JO L 77 de 15.3.2014.

12.09.2014

Top