EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 52014DC0332

Um ambiente de trabalho seguro e saudável

Estatuto jurídico do documento Esta síntese foi arquivada e não será atualizada dado referir-se a um documento que já não está em vigor ou que não reflete a situação atual.

Um ambiente de trabalho seguro e saudável

Esta comunicação revê os progressos alcançados na União Europeia (UE) no que diz respeito a um ambiente de trabalho seguro e saudável, identifica os desafios que ainda têm de ser enfrentados e delineia uma estratégia para o período de 2014-2020.

ATO

Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões relativa a um quadro estratégico da UE para a saúde e segurança no trabalho 2014-2020 [COM(2014) 332 final de 6 de junho de 2014]

SÍNTESE

PARA QUE SERVE ESTA COMUNICAÇÃO?

Esta comunicação revê os progressos alcançados na União Europeia (UE) no que diz respeito a um ambiente de trabalho seguro e saudável, identifica os desafios que ainda têm de ser enfrentados e delineia uma estratégia para o período de 2014-2020.

PONTOS-CHAVE

Não obstante a redução significativa do número de acidentes e a melhor prevenção, a saúde e a segurança no trabalho na UE devem ainda ser melhoradas:

Todos os anos, mais de 4 000 trabalhadores morrem devido a acidentes de trabalho e mais de três milhões são vítimas de um acidente grave.

Cerca de 25% dos trabalhadores consideram que a sua saúde e segurança estão em risco devido ao seu trabalho.

Os custos resultantes de baixas por doença relacionadas com o trabalho são inaceitavelmente altos.

A comunicação propõe um programa de ações em colaboração com os países da UE e outras partes interessadas, com sete objetivos estratégicos:

1.

reforçar o papel da UE de apoio às estratégias nacionais;

2.

facilitar o cumprimento da legislação em matéria de saúde e segurança no trabalho, nomeadamente pelas pequenas empresas;

3.

melhores formas de promover e controlar o cumprimento da legislação pelos países da UE;

4.

simplificar a legislação em vigor;

5.

abordar as questões resultantes do envelhecimento da mão-de-obra e dos novos riscos emergentes e prevenir as doenças relacionadas com o trabalho;

6.

melhorar a recolha de estatísticas e informações sobre acidentes e doenças relacionadas com o trabalho; e

7.

coordenar melhor os esforços da UE e internacionais e colaborar com as organizações internacionais.

Para além de novas leis, quando apropriado, a comunicação sugere que sejam utilizados outros meios, como análises comparativas, intercâmbio de boas práticas, sensibilização, definição de normas voluntárias e ferramentas de TI conviviais.

Os países da UE são incentivados a utilizar os Fundos Estruturais e de Investimento Europeus (FEIE) durante o período de 2014-2020 para ajudar a alcançar estes objetivos.

A Comissão Europeia compromete-se a monitorizar de perto e avaliar os progressos alcançados.

CONTEXTO

Garantir um ambiente de trabalho seguro e saudável para mais de 217 milhões de trabalhadores na UE constitui um dos objetivos estratégicos da Comissão Europeia. Dado que os riscos em matéria de saúde e de segurança dos trabalhadores são, em termos gerais, semelhantes em toda a UE, a União tem claramente um papel a desempenhar no sentido de ajudar a enfrentar esses riscos de forma mais eficiente.

Para mais informações, consulte as páginas sobre:

última atualização 30.09.2015

Início