Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Document 52023XC0224(06)

Publicação de uma comunicação relativa à aprovação de uma alteração normalizada do caderno de especificações de uma denominação do setor vitivinícola a que se refere o artigo 17.o, n.os 2 e 3, do Regulamento Delegado (UE) 2019/33 da Comissão 2023/C 68/09

PUB/2022/1552

JO C 68 de 24.2.2023, pp. 29–32 (BG, ES, CS, DA, DE, ET, EL, EN, FR, GA, HR, IT, LV, LT, HU, MT, NL, PL, PT, RO, SK, SL, FI, SV)

24.2.2023   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

C 68/29


Publicação de uma comunicação relativa à aprovação de uma alteração normalizada do caderno de especificações de uma denominação do setor vitivinícola a que se refere o artigo 17.o, n.os 2 e 3, do Regulamento Delegado (UE) 2019/33 da Comissão

(2023/C 68/09)

Esta comunicação é publicada em conformidade com o artigo 17.o, n.o 5, do Regulamento Delegado (UE) 2019/33 da Comissão (1).

COMUNICAÇÃO DA APROVAÇÃO DE UMA ALTERAÇÃO NORMALIZADA

«Carnuntum»

PDO-AT-A0217-AM01

Data da comunicação: 29.11.2022

DESCRIÇÃO E MOTIVOS DA ALTERAÇÃO APROVADA

1.   Rendimento máximo por hectare

O rendimento máximo por hectare antes da colheita de 2020 era de 9 000 kg/ha e foi fixado em 10 000 kg/ha a partir da colheita de 2020.

2.   Castas

Até à colheita de 2019, todas as castas autorizadas para os vinhos de qualidade na Áustria eram autorizadas sem restrições para a DOP «Carnuntum». A partir da colheita de 2019, a lista das castas possíveis foi restringida.

DOCUMENTO ÚNICO

1.   Nome(s)

Carnuntum

2.   Tipo de indicação geográfica

DOP – Denominação de origem protegida

3.   Categorias de produtos vitivinícolas

1.

Vinho

4.   Descrição do(s) vinho(s)

1.   DOP «Carnuntum» branco (weiß)

BREVE DESCRIÇÃO

Os vinhos brancos da DOP «Carnuntum» são produzidos a partir das castas chardonnay, weißburgunder e grüner-veltliner.

Cor: amarelo-esverdeado a dourado-claro.

Aroma: quando não são envelhecidos em barricas de madeira, os vinhos apresentam notas de maçã fresca com toques cítricos; quando são, apresentam notas amanteigadas-tostadas e ricas em extratos, a par de aromas de pão branco, frutos secos e passas.

Sabor: quando predomina a proporção de grüner-veltliner, o vinho apresenta um sabor especiado a pimenta-branca com aromas de maçã, pera, citrinos e frutos de caroço. Quando predomina a proporção de chardonnay ou weißburgunder, os vinhos Carnuntum apresentam notas sápidas (flores do prado, mas também frutos de casca rija), para além dos aromas de frutos clássicos (maçã, um toque de marmelo e inclusive frutos exóticos).

Características analíticas gerais

Título alcoométrico total máximo (% vol.)

15,0

Título alcoométrico adquirido mínimo (% vol.)

9,0

Acidez total mínima

4,0 gramas por litro, expressa em ácido tartárico

Acidez volátil máxima (miliequivalentes por litro)

18

Teor máximo de dióxido de enxofre (mg/l)

200

2.   DOP «Carnuntum» tinto (rot)

BREVE DESCRIÇÃO

Os vinhos tintos da DOP «Carnuntum» são produzidos a partir das castas principais zweigelt e blaufränkisch.

Cor: Vermelho-violeta-escuro.

Aroma: são característicos os aromas de baunilha e ginja, mas também as evocações de pimenta, groselha-negra ou canela, resultando globalmente num buquê frutado e aveludado.

Sabor: quando predomina a proporção de zweigelt, o sabor é suculento, com uma nota frutada de ginjas maduras e por vezes também de ameixas. Os vinhos da DOP «Carnuntum» apresentam geralmente um teor de tanino moderado e notas delicadas de plantas aromáticas. O sabor do vinho com uma proporção elevada de blaufränkisch é marcado por notas de frutos silvestres ou de cereja e tem uma acidez pronunciada característica. Ao contrário dos vinhos zweigelt, os vinhos blaufränkisch têm uma estrutura densa e taninos pronunciados.

Características analíticas gerais

Título alcoométrico total máximo (% vol.)

15,0

Título alcoométrico adquirido mínimo (% vol.)

12,0

Acidez total mínima

4,0 gramas por litro, expressa em ácido tartárico

Acidez volátil máxima (miliequivalentes por litro)

20

Teor máximo de dióxido de enxofre (mg/l)

150

5.   Práticas vitivinícolas

5.1.   Práticas enológicas específicas

5.2.   Rendimentos máximos

1.

DOP «Carnuntum»

10 000 quilogramas de uvas por hectare

6.   Área geográfica delimitada

A denominação de origem «Carnuntum» abrange o distrito de Bruck an der Leitha e a comarca de Schwechat, na Baixa Áustria.

7.   Castas de uva de vinho

 

blaufränkisch - frankovka

 

chardonnay - morillon

 

grüner-veltliner - weißgipfler

 

weißer-burgunder - klevner

 

weißer-burgunder - pinot-blanc

 

weißer-burgunder - weißburgunder

 

zweigelt - blauer-zweigelt

 

zweigelt - rotburger

8.   Descrição da relação ou das relações

DOP «Carnuntum»

Clima: o clima é tipicamente panónio, com verões quentes e secos e invernos frios e secos. O verão e o outono conhecem fortes amplitudes térmicas, com temperaturas altas durante o dia e temperaturas baixas durante a noite. Contudo, a proximidade do Danúbio e a presença termorreguladora do lago Neusiedlersee criam um equilíbrio estabilizador em termos de temperatura e de humidade.

Solo: os solos da DOP «Carnuntum» são de natureza muito variada, desde solos argilosos pesados e solos de loesse a camadas arenosas e saibrosas. Os solos formaram-se a partir de depósitos do mar de Paratétis e do Danúbio antigo. Estes depósitos estão largamente cobertos por materiais calcários, o que é típico dos sedimentos de antigos mares.

Relação: em particular as diferenças de temperatura entre o dia e a noite conferem aos vinhos brancos da DOP «Carnuntum» aromas marcadamente frutados de maçã, pera e citrinos, uma vez que, a temperaturas mais baixas, a planta produz menos açúcar e mais aromas durante a noite. Os solos calcários (em conjunto com os porta-enxertos correspondentes) favorecem a acidez nos vinhos brancos, o que, por sua vez, reforça e faz sobressair os aromas frutados.

Os vinhos tintos da DOP «Carnuntum» produzidos com as castas zweigelt e blaufränkisch beneficiam igualmente das diferenças térmicas diurnas e noturnas no que diz respeito aos seus aromas frutados de ginja e ameixa madura. A influência estabilizadora do lago Neusiedler permite que os vinhos tintos da DOP «Carnuntum» tenham um longo período de maturação no outono, o que explica o teor moderado de tanino típico dos mesmos. Os solos predominantemente calcários também são responsáveis pela presença frequente de plantas aromáticas nos vinhos tintos da DOP «Carnuntum».

9.   Outras condições essenciais (acondicionamento, rotulagem, outros requisitos)

Produção

Quadro jurídico:

Legislação nacional

Tipo de condição adicional:

Derrogação da produção na área geográfica delimitada

Descrição da condição:

A lei austríaca do vinho prevê que a produção de qualquer vinho DOP tenha lugar na região vitícola (região de origem IGP) em que se situa a área DOP, ou numa região vitícola adjacente. A Áustria vale-se, portanto, em termos gerais, da derrogação prevista no artigo 5.o do Regulamento (UE) 2019/33.

Foram estabelecidas condições adicionais para a produção da DOP «Carnuntum»: uma vez que a DOP «Carnuntum» se situa na proximidade direta de outras regiões vitícolas da Baixa Áustria e de Burgenland, também há produtores de vinho estabelecidos fora dessa zona que compram uvas da DOP «Carnuntum» e produzem vinhos. A fim de assegurar o melhor controlo possível destes vinhos produzidos fora da DOP «Carnuntum», só é autorizada a produção de vinhos fora da região vitícola após notificação e aprovação pela Comissão Regional do Vinho de Carnuntum. A menção da DOP Carnuntum deve figurar em todas as faturas, notas de entrega e documentos de transporte correspondentes.

Quadro jurídico:

Legislação nacional

Tipo de condição adicional:

Engarrafamento na área geográfica delimitada

Descrição da condição:

A lei austríaca do vinho não estabelece regras gerais para o engarrafamento de vinhos DOP.

A fim de assegurar a qualidade e as características típicas da DOP Carnuntum, são estabelecidas as seguintes condições para o engarrafamento dos vinhos DOP Carnuntum: O engarrafamento fora da zona vitícola de Carnuntum só pode realizar-se após notificação e aprovação pela Comissão Regional do Vinho de Carnuntum. A denominação de origem «Carnuntum» deve figurar nas faturas, notas de entrega e documentos de transporte correspondentes.

Hiperligação para o caderno de especificações

https://info.bml.gv.at/themen/landwirtschaft/landwirtschaft-in-oesterreich/pflanzliche-produktion/wein/Weinherkunft.html


(1)  JO L 9 de 11.1.2019, p. 2.


Top