Choose the experimental features you want to try

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Cooperação europeia no domínio da juventude (2010-2018)

Legal status of the document This summary has been archived and will not be updated, because the summarised document is no longer in force or does not reflect the current situation.

Cooperação europeia no domínio da juventude (2010-2018)

 

SÍNTESE DE:

Resolução sobre um quadro renovado para a cooperação europeia no domínio da juventude

QUAL É O OBJETIVO DA RESOLUÇÃO?

Define um quadro renovado que visa melhorar a cooperação entre os países da UE no domínio da juventude para o período de 2010-2018. Segue-se a um primeiro quadro adotado em 2002 para o período de 2002-2009.

PONTOS-CHAVE

O principal objetivo deste quadro renovado, ou Estratégia da UE para a Juventude, é melhorar a eficiência da cooperação e das ações já em curso e proporcionar maiores benefícios aos jovens da UE.

Esta estratégia tem dois objetivos principais:

  • criar mais oportunidades para todos os jovens em pé de igualdade, tanto na educação como no mercado de trabalho;
  • incentivar os jovens a participarem ativamente na sociedade.

Estes objetivos deverão ser cumpridos através da promoção do diálogo entre os jovens e os decisores políticos, a fim de fomentar a cidadania ativa e a inclusão social e de garantir a inclusão dos jovens na elaboração das políticas da UE.

Para tal, são encorajadas iniciativas específicas destinadas aos jovens e iniciativas de integração transversal em oito domínios específicos:

  • educação e formação;
  • emprego e empreendedorismo;
  • saúde e bem-estar;
  • participação dos jovens no processo democrático da UE e na sociedade no contexto de um estruturado da UE;
  • atividades de voluntariado;
  • inclusão social;
  • a juventude e o mundo, com ações destinadas a ajudar os jovens a participar em ações fora da UE ou a envolver-se mais em domínios como as alterações climáticas, a cooperação internacional e os direitos humanos;
  • criatividade e cultura.

O papel dos países da UE e da Comissão Europeia

A resolução insta a Comissão Europeia e os países da UE a adotarem medidas que contribuam para alcançar os objetivos da Estratégia para a Juventude. As ações nestes domínios devem ser postas em prática através de um método aberto de coordenação, que requer o empenho político dos países da UE, e de métodos de trabalho.

Os principais instrumentos de aplicação da Estratégia da UE para a Juventude são:

  • a aprendizagem mútua entre os países da UE;
  • a ênfase na fundamentação em factos;
  • o acompanhamento e a apresentação de relatórios;
  • o diálogo com a juventude; e
  • a participação dos programas da UE, como o programa Erasmus+.

A Estratégia da UE para a Juventude incentiva também a devida consideração dos temas ligados à juventude noutros domínios políticos que influenciam as vidas dos jovens, tais como o emprego dos jovens (incluindo o programa Garantia da Juventude) e a inclusão social (plataforma da UE contra a pobreza e a exclusão social).

CONTEXTO

Para mais informações, consulte:

PRINCIPAL DOCUMENTO

Resolução do Conselho, de 27 de novembro de 2009, sobre um quadro renovado para a cooperação europeia no domínio da juventude (2010-2018) (JO C 311 de 19.12.2009, p. 1-11).

DOCUMENTOS RELACIONADOS

Resolução do Conselho e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros, reunidos no Conselho, sobre um Plano de Trabalho da União Europeia para a Juventude (2016-2018) (JO C 417 de 15.12.2015, p. 1-9)

Resolução do Conselho e dos Representantes dos Governos dos Estados‐Membros, reunidos no Conselho, de 20 de maio de 2014, relativa à panorâmica do processo do diálogo estruturado e nomeadamente à inclusão social dos jovens (JO C 183 de 14.6.2014, p. 1-4).

Resolução do Conselho e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros, reunidos no Conselho, de 20 de maio de 2014, sobre um Plano de Trabalho da União Europeia para a Juventude (2014-2015) (JO C 183 de 14.6.2014, p. 5-11).

última atualização 23.11.2017

Top