Parceria especial com Cabo Verde

A União Europeia (UE) propõe reforçar as suas relações com a República de Cabo Verde no âmbito do Acordo de Cotonu, com base numa parceria especial. Esta parceria centrar-se-á, nomeadamente, na cooperação a nível político e nos domínios da segurança, da integração regional, da sociedade do conhecimento e da luta contra a pobreza.

ACTO

Comunicação da Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu, de 24 de Outubro de 2007, sobre o futuro das relações entre a União Europeia e a República de Cabo Verde [COM(2007) 641 final - Não publicada no Jornal Oficial].

SÍNTESE

A República de Cabo Verde e UE estão unidas por laços históricos, humanos, religiosos, linguísticos e culturais. Partilham valores sociopolíticos fundamentais, tais como a defesa da democracia e dos direitos humanos e a promoção da boa governação, da paz, da segurança e da luta contra o terrorismo e a criminalidade. Partilham, em especial, as prioridades em matéria de luta contra o tráfico ilegal de droga e a imigração clandestina, o que incentiva Cabo Verde la intensificar a cooperação policial e judiciária com a UE.

Parceria especial UE-Cabo Verde

Perante o interesse crescente de Cabo Verde em aproximar-se da UE, e em especial das suas regiões ultraperiféricas (RUP) do Atlântico Norte (Açores, Madeira e Canárias), e a fim de dar resposta aos interesses mútuos da UE e de Cabo Verde em matéria de segurança e de desenvolvimento, a Comissão propõe uma parceria especial que se destina a reforçar a concertação e a convergência de políticas entre ambas as partes, no contexto da execução do Acordo de Cotonu.

A parceria prevista caracteriza-se pelos seguintes elementos:

Esta parceria abre novas perspectivas, permitindo nomeadamente:

O plano de acção para a parceria, que representa o quadro estratégico global, baseia-se nos seguintes pilares:

A execução do plano de acção será essencialmente financiada através do FED, bem como do Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (FEDER) no âmbito do programa MAC para o período 2007-2013. Além disso, o orçamento geral da Comunidade Europeia apoiará actividades específicas, nomeadamente os programas temáticos financiados pelo Instrumento de Cooperação para o Desenvolvimento, assim como actividades financiadas pelo Instrumento de Estabilidade, o Instrumento para a Promoção da Democracia e dos Direitos Humanos e o Instrumento de Ajuda Humanitária. Este financiamento vem complementar os recursos próprios do governo do Cabo Verde.

O plano de acção terá uma duração indeterminada e será revisto periodicamente. A troika da UE assegurará o seu acompanhamento e a sua execução a nível político e técnico.

ACTOS RELACIONADOS

Conclusões do Conselho sobre o futuro das relações entre a União Europeia e a República de Cabo Verde; Conselho Assuntos Gerais e Relações Externas - 19 de Novembro de 2007 [Não publicadas no Jornal Oficial].

Última modificação: 08.01.2008