Dinamizar a agricultura africana

A União Europeia propõe-se apoiar o desenvolvimento agrícola em África no quadro de uma cooperação a longo prazo, nomeadamente com as organizações africanas a nível regional e continental. Este apoio contribuirá para um maior crescimento do sector, nomeadamente, graças à melhoria das políticas agrícolas e da governação.

A cooperação centrar-se-á na África subsariana, em que o desenvolvimento agrícola assumirá maior importância para a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio no domínio da diminuição da pobreza e da fome.

ACTO

Comunicação da Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu de 24 de Julho de 2007- Dinamizar a agricultura africana - Proposta de cooperação a nível continental e regional em matéria de desenvolvimento agrícola em África [COM(2007) 440 final - não publicado no Jornal Oficial].

SÍNTESE

A agricultura * e o desenvolvimento rural são essenciais para a diminuição da pobreza e a realização dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM) em África. Por um lado, a agricultura desempenha um papel crucial para o crescimento económico do continente, contribuindo para um terço do produto interno bruto (PIB) e trata-se do sector em que se concentra maioritariamente o emprego. Por outro lado, a agricultura está ligada a questões como a segurança alimentar, a acessibilidade económica dos serviços sociais nas zonas rurais, bem como a preservação dos ecossistemas e da biodiversidade.

A fim de apoiar o desenvolvimento da agricultura em África, a União Europeia (UE) propõe um quadro de cooperação com a União Africana (UA) a nível continental e regional. Ao colocar a tónica no desenvolvimento das capacidades e no reforço institucional das organizações regionais e continentais, esta cooperação irá completar e fomentar o desenvolvimento agrícola a nível nacional. De modo geral, o sector público deverá desempenhar um papel mais eficaz no domínio da agricultura, assegurando nomeadamente um quadro normativo adequado e intervindo em caso de mau funcionamento do mercado.

A cooperação basear-se-á nos princípios enunciados no " Consenso para o Desenvolvimento " e na Estratégia para África, bem como nas prioridades definidas pelo Programa integrado para o desenvolvimento da agricultura em África (CAADP) (EN) lançado pela UA e a Nova Parceria para o Desenvolvimento de África (NEPAD (EN) (FR)). Será igualmente orientada por uma preocupação de harmonização e alinhamento dos doadores, como previsto na Declaração de Paris, bem como pela necessidade de coerência com outras políticas da UE, nomeadamente no domínio da agricultura, da pesca, do comércio, da defesa dos consumidores e da energia.

Em função das prioridades estabelecidas no CAADP, a Comissão propõe os seguintes domínios de cooperação:

A realização da cooperação apoiar-se-á em vários parceiros, nomeadamente a Comissão da UA, a NEPAD e as Comunidades económicas regionais (CER).

A sua coordenação será assegurada a três níveis:

O acompanhamento da cooperação será assegurado pela Plataforma de Parceria CAAPD e pelo Fórum para a Parceria com África (FPA (EN) (FR)). A GDPRD assegurará o acompanhamento relativamente aos projectos e aos programas financiados pelos doadores, bem como a harmonização e o alinhamento.

A pertinência das orientações estratégicas em matéria de cooperação agrícola será, além disso, objecto do mesmo processo de reexame que o programa global de cooperação com a UA.

Palavras-chave do acto

Última modificação: 07.11.2007