Estratégia temática sobre ambiente urbano

A União Europeia estabelece medidas de cooperação e define orientações com vista à melhoria do ambiente urbano. Essas medidas dizem essencialmente respeito ao intercâmbio de experiências e à divulgação de informações aos níveis mais adequados, de modo a garantir a aplicação eficaz da legislação e a favorecer as melhores práticas entre as autoridades locais.

ACTO

Comunicação da Comissão, de 11 de Janeiro de 2006, relativa a uma estratégia temática sobre ambiente urbano [COM (2005) 718 final - Não publicada no Jornal Oficial].

SÍNTESE

A União Europeia (UE) estabelece medidas de cooperação e define orientações com destino aos Estados-Membros e às autoridades locais para lhes permitir melhorar a gestão do ambiente nas cidades europeias.

Esta estratégia tem por objectivo melhorar a qualidade do ambiente urbano, fazendo com que as cidades sejam locais mais atractivos e mais saudáveis para viver, trabalhar e investir, e reduzindo simultaneamente o impacto ambiental negativo das aglomerações sobre o ambiente.

As principais medidas previstas pela estratégia são:

Devido à natureza transectorial das questões de gestão urbana, qualquer estratégia de melhoria do ambiente urbano requer uma coordenação com as outras políticas ambientais em causa. Estão, por conseguinte, envolvidas a luta contra as alterações climáticas (construções que favoreçam a eficiência energética, planos de transporte urbano, etc.), a protecção da natureza e da biodiversidade (redução da expansão urbana, recuperação de zonas industriais abandonadas, etc.), a qualidade de vida e a saúde (redução da poluição atmosférica e sonora, etc.), a utilização sustentável dos recursos naturais, assim como a prevenção e reciclagem dos resíduos.

Contexto

Quatro em cada cinco cidadãos europeus vivem em cidades. Estas são confrontadas com problemas comuns: uma má qualidade do ar ambiente, níveis elevados de tráfego, congestionamento e ruído ambiente, áreas edificadas de baixa qualidade, terrenos abandonados, emissões de gases com efeito de estufa, dispersão urbana, produção de resíduos e efluentes líquidos.

Esses problemas ambientais são particularmente complexos e as suas causas encontram-se interligadas. É por isso que se torna necessária uma abordagem integrada. É mais apropriado tomar medidas de orientação e coordenação do que uma acção legislativa, devido à diversidade das zonas urbanas e das suas obrigações já existentes, que requerem soluções específicas "por medida", e devido igualmente às dificuldades de estabelecer normas comuns para o ambiente urbano. A presente estratégia baseia-se, pois, na subsidiariedade e dá prioridade às iniciativas locais, atribuindo ênfase à cooperação entre os diferentes níveis de decisão (comunitário, nacional e local) e à integração dos diferentes aspectos da gestão urbana.

A estratégia para o ambiente urbano constitui uma das sete estratégias temáticas previstas pelo sexto programa da acção para o ambiente.

ACTOS RELACIONADOS

Comunicação da Comissão, de 11 de Fevereiro de 2004, intitulada: «Para uma Estratégia Temática sobre Ambiente Urbano» [COM(2004) 60 final - Jornal Oficial C 98 de 23.04.2004]. Através de uma estratégia europeia para o ambiente urbano, a UE pretende reforçar a contribuição da política ambiental para o desenvolvimento sustentável das zonas urbanas, nomeadamente orientando as medidas a desenvolver em torno de quatro eixos: a gestão das cidades, os transportes, a construção civil e o urbanismo.

Decisão nº 1411/2001/CE do Parlamento Europeu e do Conselho de 27 de Junho de 2001, relativa a um quadro comunitário de cooperação para o desenvolvimento urbano sustentável [Jornal Oficial L 191 de 13.07.2001].

See also

Para mais informações, consultar o sítio da Comissão Europeia consagrado a esta estratégia (EN)

Última modificação: 23.02.2006