Emprego dos jovens: perspetivas

Atualmente, mais de cinco milhões de jovens na União Europeia (UE) estão desempregados, o que significa que um em cada cinco jovens disponíveis para o mercado de trabalho não consegue obter emprego. A presente comunicação propõe várias opções no sentido de oferecer aos jovens formações adequadas que lhes permitam ter melhores perspetivas profissionais.

ATO

Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões, de 20 de dezembro de 2011, intitulada «Iniciativa Oportunidades para a Juventude» [COM(2011) 933 final – Não publicada no Jornal Oficial].

SÍNTESE

A presente comunicação expõe a situação atual do emprego dos jovens na União Europeia (UE) e propõe soluções para lutar contra os elevados níveis de desemprego neste grupo etário.

Situação atual do emprego dos jovens

É cada vez mais difícil para os jovens encontrar trabalho num contexto de aumento do desemprego. Em alguns países da UE, a taxa de desemprego dos jovens pode atingir 40 %. A presente comunicação refere um número total de 7,5 milhões de pessoas no grupo etário dos 15 aos 24 anos que não têm emprego nem frequentam qualquer programa de estudos ou formação.

Embora se verifiquem elevados níveis de desemprego, continua por preencher um número significativo de vagas de emprego. Esta situação sugere uma inadequação do mercado de trabalho na UE. Entre o presente ano e 2020, está prevista a abertura de 73 milhões de vagas de emprego devido à aposentação de um número significativo de trabalhadores. Estas vagas deverão ser preenchidas por jovens devidamente qualificados.

A Comissão Europeia identificou vários fatores que estão na base do desemprego dos jovens:

Face a este problema, a Comissão propõe analisar as políticas e os desempenhos nacionais. Prevê igualmente conceder apoio financeiro a ações de âmbito nacional e transnacional.

Objetivos para favorecer o emprego dos jovens

Para o ano de 2012, a Comissão encoraja os Estados-Membros a concentrarem-se nos seguintes objetivos:

Ações a adotar para uma juventude ativa

Por forma a melhorar o acesso dos jovens ao emprego, a Comissão sugere várias opções em matéria de ações.

Última modificação: 22.02.2012