Cooperação em matéria de ensino e formação profissionais (EFP)

 

SÍNTESE DE:

Conclusões sobre as futuras prioridades da cooperação europeia reforçada em matéria de ensino e formação profissionais (EFP)

PARA QUE SERVEM ESTAS CONCLUSÕES?

Dirigidas à Comissão Europeia e aos países da União Europeia (UE), as conclusões apresentam ideias para medidas voluntárias no sentido de melhorar a qualidade e a eficácia do ensino e formação profissionais (EFP) na UE.

PONTOS-CHAVE

As conclusões identificaram quatro áreas prioritárias a abordar, para além das prioridades e orientações estabelecidas no processo de Copenhaga.

CONTEXTO

Em 2010, a Comissão propôs dar um novo impulso à cooperação no domínio do ensino e da formação profissionais, que contribui tanto para a sua abrangente estratégia «Europa 2020», como para o Quadro Estratégico para a Educação e Formação, conhecido como «EF 2020», considerando, assim, muitas das ideias nas conclusões de 2009.

Um relatório conjunto do Conselho e da Comissão, publicado em dezembro de 2015, define as prioridades da UE para a educação e a formação para o período 2016-2020.

Para mais informações, consulte:

* PRINCIPAIS TERMOS

Aprendizagem informal: aprendizagem que não tem por base um programa curricular e não confere qualificações. O professor é alguém com mais experiência do que o indivíduo que está a ser ensinado, por exemplo, um pai que ensina o alfabeto a um filho.

Aprendizagem não formal: aprendizagem organizada (por exemplo, por um professor ou uma pessoa com mais experiência do que o indivíduo que está a ser ensinado), que pode ou não ter por base um programa curricular. Desenvolve as competências individuais do estudante, mas não confere uma qualificação formal, por exemplo, os escuteiros.

PRINCIPAL DOCUMENTO

Conclusões do Conselho e dos Representantes dos Governos dos Estados-Membros, reunidos no Conselho, sobre as futuras prioridades da cooperação europeia reforçada em matéria de ensino e formação profissionais (EFP) (JO C 18 de 24.1.2009, p. 6-10)

DOCUMENTOS RELACIONADOS

Conclusões do Conselho, de 12 de maio de 2009, sobre um quadro estratégico para a cooperação europeia no domínio da educação e da formação («EF 2020») (JO C 119 de 28.5.2009, p. 2-10)

Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões — Dar um novo impulso à cooperação europeia no domínio do ensino e da formação profissionais para apoiar a Estratégia «Europa 2020» [COM(2010) 296 final de 9 de junho de 2010]

Relatório conjunto de 2015 do Conselho e da Comissão sobre a aplicação do quadro estratégico para a cooperação europeia no domínio da educação e da formação (EF 2020) — Novas prioridades para a cooperação europeia no domínio da educação e da formação (JO C 417 de 15.12.2015, p. 25-35)

última atualização 21.11.2016