Estratégia da União Europeia sobre o álcool

SÍNTESE DE:

Estratégia para apoiar os países da UE na minimização dos efeitos nocivos do álcool — COM(2006) 625 final

SÍNTESE

PARA QUE SERVE ESTA COMUNICAÇÃO?

A comunicação prevê uma estratégia para apoiar os países da União Europeia (UE) na redução dos problemas de saúde, económicos e sociais relacionados com os padrões nocivos e perigosos de consumo de álcool.

A estratégia fixa temas prioritários, identifica os diferentes níveis de ação e procede ao levantamento das ações empreendidas pelos países da UE para incentivar as boas práticas. Convida, além disso, todas as outras partes interessadas a empreender ações com vista a minimizar os efeitos nocivos do álcool. A ação da Comissão Europeia complementou as estratégias nacionais neste domínio.

PONTOS-CHAVE

Cinco prioridades

Ajudar os países da União Europeia

No âmbito desta estratégia, o papel da União Europeia consiste em completar os esforços dos países da UE, acrescentar valor às suas ações e permitir que os países da União colaborem entre si para resolver questões comuns.

Em janeiro de 2014, foi iniciada uma ação conjunta de três anos em prol da minimização dos efeitos nocivos do álcool (RARHA), financiada no âmbito do programa de saúde da UE. Tem por objetivo apoiar o progresso dos países da UE no sentido da concretização das prioridades comuns, em sintonia com a estratégia da UE sobre o álcool, assim como assistir os países na abordagem e minimização dos efeitos nocivos do álcool.

Aplicação da estratégia

CONTEXTO

Política relativa ao álcool

ATO

Comunicação da Comissão ao Conselho, ao Parlamento Europeu, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões: Uma estratégia comunitária para apoiar os Estados-Membros na minimização dos efeitos nocivos do álcool [COM(2006) 625 final de 24 de outubro de 2006]

última atualização 13.01.2016