Ensino superior: cooperação entre os países da UE e os países não pertencentes à UE

SÍNTESE DE:

Reforço da cooperação com os países não pertencentes à UE em matéria de ensino superior — COM(2001) 385 final

SÍNTESE

PARA QUE SERVE ESTA COMUNICAÇÃO?

A comunicação estabelece uma estratégia e identifica as regras destinadas a reforçar a cooperação entre os países da União Europeia (UE) e os países não pertencentes à UE em matéria de ensino superior.

Tem por objetivo:

PONTOS-CHAVE

CONTEXTO

As universidades europeias dispõem de um bom historial de cooperação a nível internacional, tendo facilitado o desenvolvimento de currículos internacionais e diplomas conjuntos, financiado projetos internacionais de inovação e investigação e apoiado o intercâmbio de estudantes, pessoal docente e conhecimentos. Além de melhorar a qualidade da educação e formação, esta cooperação estimula a inovação e a criação de emprego através da mobilidade, oferecendo ao mesmo tempo oportunidades para o pessoal docente e os estudantes alargarem os seus horizontes.

PRINCIPAIS TERMOS

(*) Sistema Europeu de Transferência e Acumulação de Créditos: um sistema de créditos académicos concebido para facilitar a deslocação dos estudantes entre os diferentes países. Foi adotado pela maioria dos países do Espaço Europeu do Ensino Superior e por muitos outros países.

ATO

Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu e ao Conselho relativa ao reforço da cooperação com os países terceiros em matéria de ensino superior [COM(2001) 385 final de 18 de julho de 2001]

última atualização 26.10.2015