O Observatório Europeu do Emprego (OEE)

O Observatório Europeu do Emprego (OEE) tem por objectivo promover o intercâmbio de informações entre os Estados-Membros e analisar as tendências dos mercados de emprego na União Europeia. Apoia a Comissão Europeia na elaboração da política europeia do emprego.

ACTO

Resolução do Conselho e dos Ministros do Trabalho e dos Assuntos Sociais, reunidos em Conselho de 30 de Novembro de 1989, relativa à criação de um observatório europeu do emprego [JO C 328 de 30.12.1989].

SÍNTESE

O Observatório Europeu do Emprego (OEE) é um sistema de informação sobre as políticas de emprego e as tendências dos mercados de emprego na União Europeia (UE). Tem como missão analisar a evolução previsível dos mercados de emprego, em especial nos sectores de actividade mais afectados pela realização do mercado interno.

As suas principais missões são:

O observatório é constituído por representantes dos 25 Estados-Membros, dos países candidatos à UE e dos países membros do Espaço Económico Europeu (EEE). Funciona graças a um órgão de controlo e a uma rede de peritos.

Sistema comunitário de documentação sobre emprego (SYSDEM)

O SYSDEM (DE) (EN) (FR) é uma rede de peritos pertencentes a institutos de investigação nacionais independentes. Esta rede contribui para a realização das missões do OEE graças:

See also

Última modificação: 20.05.2011