OMC: acordo sobre o comércio de mercadorias

 

SÍNTESE DE:

Decisão 94/800/CE do Conselho relativa à celebração, em nome da UE, dos acordos resultantes das negociações multilaterais do Uruguay Round (1986/1994) — Aspetos relativos ao comércio de mercadorias

Negociações multilaterais do Uruguay Round (1986/1994) — Acordo que institui a Organização Mundial do Comércio (OMC)

QUAL É O OBJETIVO DA DECISÃO E DO ACORDO?

A decisão aprova, em nome da Comunidade Europeia (atual União Europeia — UE) o acordo que instituiu a Organização Mundial do Comércio.

PONTOS-CHAVE

O acordo multilateral sobre o comércio de mercadorias inclui o GATT 1994 (Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio), bem como 13 acordos setoriais. Estes abrangem 4 domínios:

ACESSO AOS MERCADOS

Acordo Geral sobre Pautas Aduaneiras e Comércio (GATT de 1994)

Protocolo de Marraquexe

O Protocolo de Marraquexe, anexo ao GATT de 1994, incorpora no GATT de 1994 as listas de concessões e de compromissos respeitantes às mercadorias negociadas durante o Uruguay Round e estabelece a sua autenticidade e as modalidades da sua execução.

Produtos industriais

Produtos agrícolas

Têxteise vestuário

Medidas de Investimento Relacionado com o Comércio (TRIM)

REGRAS RELATIVAS ÀS MEDIDAS NÃO PAUTAIS

Obstáculos técnicos ao comércio

Medidas sanitárias e fitossanitárias

ADMINISTRAÇÃO ADUANEIRA E COMERCIAL

Valor aduaneiro

Inspeção antes da expedição

Regras de origem

Procedimentos de licenças de importação

Facilitação do comércio

O Acordo sobre Facilitação do Comércio visa facilitar a circulação, a introdução em livre prática e o desalfandegamento de mercadorias, incluindo mercadorias em trânsito, através de uma cooperação eficaz entre as alfândegas e outras autoridades competentes em matéria de facilitação do comércio.

MEDIDAS DE DEFESA COMERCIAL

Medidasantidumpin g

Subvenções e medidas de compensação

Medidas de salvaguarda

ACORDOS PLURILATERAIS

A PARTIR DE QUANDO SÃO APLICÁVEIS A DECISÃO E O ACORDO?

CONTEXTO

Para mais informações, consulte: UE e OMC (Comissão Europeia).

* PRINCIPAIS TERMOS

Medidas antidumping: medidas, por exemplo direitos específicos, aplicadas às importações para a UE de produtos objeto de dumping, ou seja, produtos exportados para a UE a um preço inferior ao seu preço no mercado interno.
Medidas antissubvenções: medidas, por exemplo direitos antissubvenções (que neutralizam os efeitos negativos das subvenções), impostas pela UE às importações que são subvencionadas e que, por esse motivo, prejudicam a indústria da UE que produz o mesmo produto.
Medidas de salvaguarda: medidas introduzidas quando um inquérito da Comissão Europeia conclui que as importações aumentaram de tal forma que causam (ou ameaçam causar) danos graves aos produtores da UE. São medidas temporárias, como contingentes, aplicáveis às importações no intuito de dar tempo aos produtores da UE para efetuarem as alterações necessárias.

PRINCIPAIS DOCUMENTOS

Decisão 94/800/CE do Conselho, de 22 de dezembro de 1994, relativa à celebração, em nome da Comunidade Europeia e em relação às matérias da sua competência, dos acordos resultantes das negociações multilaterais do Uruguay Round (1986/1994) (JO L 336 de 23.12.1994, p. 1-2)

Negociações multilaterais do Uruguay Round (1986/1994) — Acordo que institui a Organização Mundial do Comércio (OMC) (JO L 336 de 23.12.1994, p. 3-10)

última atualização 18.04.2017