Agenda para a aviação geral e de negócios

O aumento do tráfego aéreo na Europa obriga a ter em conta a aviação geral e de negócios nas iniciativas da União Europeia (UE) em matéria de transportes. O objectivo é melhorar a recolha de dados, assegurar a proporcionalidade da regulamentação, integrar o sector nas iniciativas da Comissão de forma adequada e optimizar a utilização das capacidades existentes e o acesso aos mercados mundiais, garantindo simultaneamente a sustentabilidade ambiental.

ACTO

Comunicação da Comissão, de 11 de Janeiro de 2008 – Agenda para o futuro sustentável da aviação geral e de negócios [COM(2007) 869 final - não publicada no Jornal Oficial].

SÍNTESE

A Comissão estudou a situação do sector da aviação geral e de negócios * e propõe a sua integração na política da União Europeia (UE) em matéria de transportes aéreos, de modo a assegurar a proporcionalidade dos regulamentos e a optimizar a utilização das infra-estruturas e recursos existentes, embora limitados.

Esta comunicação abrange:

Benefícios da aviação geral e de negócios para a União Europeia

A aviação geral e de negócios é um sector em plena expansão, com uma frota diversificada. Com efeito, representa cerca de 50 000 aeronaves a motor na Europa. Além disso, são utilizados para fins desportivos e recreativos 180 000 a 200 000 aviões ultraleves não motorizados. Em 2006, cerca de 10 % dos movimentos de aeronaves registados pelo Eurocontrol (EN)) podiam ser atribuídos a este sector. Este sector deverá continuar a crescer devido a factores como:

A aviação geral e de negócios contribui para a investigação e o desenvolvimento no sector aeronáutico e constitui uma fonte de pessoal qualificado para a indústria da aviação de uma forma mais lata. Além disso, tem uma utilidade social e económica específica ao oferecer aos particulares, empresas e comunidades locais serviços de transporte adaptados, flexíveis e de qualidade. Estes serviços permitem aumentar a mobilidade das pessoas, a produtividade das empresas e a coesão regional.

Agenda para a aviação geral e de negócios

A Comissão definiu as sete prioridades seguintes para um futuro sustentável da aviação geral e de negócios:

Contexto

Na sequência de iniciativas como o alargamento das competências da Comunidade no capítulo da segurança da aviação, do reforço da iniciativa Céu Único Europeu e da implantação de novos sistemas europeus de gestão do tráfego aéreo, a escassez de capacidade prevista e as preocupações manifestadas face aos impactos da aviação no ambiente, é urgente tomar em consideração a aviação geral e de negócios. Neste contexto, a Comissão analisa as especificidades do sector e apresenta uma proposta de agenda para um futuro sustentável da aviação geral e de negócios.

Palavras-chave do acto

Última modificação: 06.05.2008