Envelhecer bem na sociedade da informação: Plano de Acção no domínio "Tecnologias da Informação e das Comunicações e Envelhecimento"

A Comissão Europeia lança um plano de acção no quadro da iniciativa i2010: o objectivo é simultaneamente acompanhar as pessoas de idade para que possam ter uma velhice mais segura e autónoma e favorecer o desenvolvimento das tecnologias da informação e das comunicações (TIC) nos serviços prestados às pessoas.

ACTO

Comunicação da Comissão ao Conselho, ao Parlamento Europeu, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões, de 14 de Junho de 2007: Envelhecer bem na sociedade da informação - iniciativa i2010 - Plano de acção no domínio "Tecnologias da informaçção e das comunicações e envelhecimento" [COM(2007) 332 final - Não publicado no Jornal Oficial].

SÍNTESE

O envelhecimento da população europeia representa um desafio para o mercado europeu do emprego, dos sistemas de serviços sociais e dos cuidados de saúde. Mas, ao mesmo tempo, representa igualmente uma oportunidade económica e social. Com efeito, as tecnologias da informação e das comunicações (TIC) farão surgir novos produtos e serviços, mais acessíveis e capazes de responder às necessidades das pessoas de idade.

O plano de acção visa promover e coordenar o desenvolvimento das TIC associadas aos serviços para pessoas idosas na União Europeia, para lhes permitir:

A Europa não deve deixar fugir a oportunidade de utilizar o potencial das TIC para dar qualidade à terceira idade *. Estas tecnologias podem, com efeito, tornar-se um motor de emprego e crescimento, assim como um mercado-piloto frutuoso.

De momento, o mercado dos serviços associados ao envelhecimento permanece fragmentado. Além disso, nenhum dos actores envolvidos (pessoas de idade, empresas, autoridades públicas, etc) tem uma visão do conjunto dos problemas e soluções para eles. O desenvolvimento do mercado tem sido travado pela falta de partilha de experiências e de boas práticas. As normas, os procedimentos, os regimes de reembolso e as disposições respeitantes às deficiências variam de um Estado-Membro para outro. Por último, existem ainda obstáculos técnicos: as pessoas de idade não dispõem necessariamente das ferramentas e dos conhecimentos tecnológicos necessários.

Para racionalizar este sistema, a Comissão incita as partes interessadas a fazerem uma reflexão que coloque o utilizador no centro das preocupações.

Os objectivos do plano de acção da Comissão aplicam-se tanto aos cidadãos como às empresas e às autoridades públicas. Consistem fundamentalmente no seguinte:

O plano de acção articula-se em torno de quatro domínios:

No âmbito do 7.º Programa-Quadro de actividades de investigação, desenvolvimento tecnológico e demonstração, a Comissão está decidida a intensificar a investigação sobre as TIC para as pessoas idosas. Serão lançadas outras iniciativas no âmbito do Programa para a Competitividade e a Inovação. Essas iniciativas serão acompanhadas por um novo programa europeu de investigação comum. No total, os programas farão aumentar para mais de mil milhões de euros os investimentos em investigação e inovação sobre as TIC.

No futuro, será necessária uma maior coordenação entre os Estados-Membros para estimular a investigação orientada para o mercado neste domínio. Para atingir estes objectivos, será lançada uma iniciativa comum de investigação intitulada «Envelhecer bem na sociedade da informação». As empresas, a indústria, os fornecedores de serviços, entre outros, serão encorajados a estabelecer um diálogo, nomeadamente através de plataformas tecnológicas, para permitir o surgimento mais rápido de produtos, serviços e sistemas inovadores.

Contexto

Este plano de acção faz parte integrante da iniciativa da União Europeia i2010 - Uma sociedade da informação para o crescimento e o emprego. Anteriormente, em 2005, a Comissão havia adoptado uma estratégia sobre a acessibilidade dos produtos e serviços em linha e, em 2006, em Riga, os Estados-Membros chegaram a acordo sobre uma agenda política (DE) (EN) (FR) em favor de uma sociedade da informação acessível, baseada na inclusão.

O envelhecimento na Europa constitui um desafio económico e social importantíssimo: em 2020, um quarto da população europeia terá mais de 65 anos, enquanto as despesas com aposentações e cuidados de saúde triplicarão até 2050. No entanto, as pessoas de idade são também consumidores não negligenciáveis, cuja riqueza global ultrapassa os 3 biliões de euros.

Palavras-chave do acto

ACTOS RELACIONADOS

Comunicação da Comissão ao Conselho, ao Parlamento Europeu, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões, de 1 de Junho de 2005: « i2010 - Uma Sociedade da Informação para o Crescimento e o Emprego [COM(2005) 229 final - Não publicado no Jornal Oficial].

Comunicação da Comissão ao Conselho, ao Parlamento Europeu, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões, de 8 de Novembro de 2007: «Iniciativa i2010 para a info-inclusão - participar na sociedade da informação». [COM(2007) 694 final - Não publicado no Jornal Oficial].

Última modificação: 03.12.2007