Quadro estratégico para a segurança alimentar nos países em desenvolvimento

A Comissão apresenta uma nova estratégia de enquadramento da acção da União Europeia para a segurança alimentar nos países em desenvolvimento. A estratégia deve assim permitir melhorar as condições de vida da população e proteger os grupos mais vulneráveis contra a fome, sendo apresentada dez anos após a adopção dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio.

ACTO

Comunicação da Comissão ao Conselho e ao Parlamento Europeu, de 31 de Março de 2010, intitulada «Quadro estratégico da UE para ajudar os países em desenvolvimento a enfrentarem os desafios no domínio da segurança alimentar» [COM(2010) 127 final - Não publicado no Jornal Oficial].

SÍNTESE

A União Europeia (UE) e os seus países-membros comprometeram-se a reforçar a sua acção em prol dos Objectivos de Desenvolvimento do Milénio (ODM), nomeadamente com vista a reduzir a pobreza extrema e a fome nos países em desenvolvimento.

A Comissão apresenta assim um novo quadro político para lutar contra a forme e a subnutrição no mundo. Com efeito, as estratégias de desenvolvimento devem ter em conta novas limitações, em particular as que estão relacionadas com o aumento da população e com o impacto das alterações climáticas na agricultura.

A UE deve agir prioritariamente com vista a apoiar os países mais frágeis, ou seja, os países que que estão mais longe de alcançar os ODM (em particular na África e no Sul da Ásia).

Uma abordagem multissectorial

As estratégias para a segurança alimentar assentam em quatro fundamentos principais:

Aumentar a eficácia das acções

A Comissão apresenta três formas de melhorar as suas acções de cooperação para o desenvolvimento:

Contexto

A presente comunicação é completada pela nova estratégia sobre a ajuda alimentar humanitária.

Última modificação: 28.05.2010