Inquérito europeu sobre competências linguísticas

 

SÍNTESE DE:

Comunicação [COM(2007) 184 final] — Normas relativas ao Inquérito europeu sobre competências linguísticas

PARA QUE SERVE ESTA COMUNICAÇÃO?

A comunicação introduz um inquérito europeu com o objetivo de facultar aos países, decisores políticos, professores e profissionais dados fiáveis e comparáveis sobre as competências em línguas estrangeiras na União Europeia (UE).

PONTOS-CHAVE

Competências e línguas a testar

Escala indicadora do nível de competência

O inquérito deve basear-se na medição de níveis progressivos de competência linguística desde o nível A1 (o primeiro nível ou nível elementar), ao nível B2 (nível intermédio), na escala do Quadro Europeu Comum de Referência para Línguas (QECR).

Informação contextual

Universo do inquérito

A população-alvo é constituída por alunos matriculados no último ano do terceiro ciclo do ensino básico (nível 2 da CITE), ou, caso não seja ensinada uma segunda língua estrangeira neste nível de ensino, no segundo ano do ensino secundário (nível 3 da CITE).

Instrumentos de teste

No inquérito, é permitido o recurso a registos informatizados e manuais. Os testes informatizados são disponibilizados aos países para que estes os adaptem a necessidades nacionais alheias ao inquérito, e utilizam programas de código-fonte aberto.

Custos

O custo do inquérito a nível nacional depende da estrutura final deste. Os custos internacionais, financiados pela UE no âmbito do programa de aprendizagem ao longo da vida (2007-2013), abrangeram a elaboração e coordenação dos testes, a definição da amostra e dos métodos de amostragem, bem como a análise e comunicação de resultados.

Realização do inquérito

CONTEXTO

As competências em línguas estrangeiras continuam a figurar entre os pontos cimeiros da agenda da UE no domínio do ensino, sendo que tanto o Programa Erasmus+ como o quadro estratégico EF 2020 para a cooperação no domínio da educação e da formação atribuem uma elevada prioridade a este assunto.

Para mais informações, consulte:

PRINCIPAL DOCUMENTO

Comunicação da Comissão ao Conselho — Quadro para o inquérito europeu sobre competências linguísticas [COM(2007) 184 final de 13 de abril de 2007]

última atualização 21.11.2016