Promover o multilinguismo na União Europeia

 

SÍNTESE DE:

Comunicação [COM(2005) 596 final] — Um novo quadro estratégico para o multilinguismo

PARA QUE SERVE ESTA COMUNICAÇÃO?

A comunicação aqui apresentada define a estratégia da Comissão Europeia para promover o multilinguismo União Europeia (UE) e propõe algumas ações específicas.

PONTOS-CHAVE

O multilinguismo consiste na capacidade de uma pessoa utilizar diversas línguas e na coexistência de comunidades linguísticas diferentes numa dada área geográfica.

A política do multilinguismo da Comissão tem três objetivos:

A comunicação define várias formas de promoção da aprendizagem de línguas e da diversidade linguística, incluindo:

A Comissão insta os países da UE a:

Economia multilingue

A Comissão propõe as seguintes medidas para desenvolver a economia multilingue:

Tradução e interpretação

O multilinguismo e os cidadãos da UE

A Comissão tem diversas iniciativas multilingues para ajudar os cidadãos a compreender como é que a legislação europeia os afeta. A Comissão propõe:

A Comissão instituiu um grupo de alto nível para o multilinguismo, constituído por peritos independentes, que elaborou o seu relatório final em 2007. No início de 2008, foi realizada uma conferência ministerial sobre o multilinguismo com o objetivo de permitir aos países da UE partilhar os progressos alcançados e planear o trabalho futuro. No final desse mesmo ano, a Comissão apresentou outra comunicação, na qual propõe uma abordagem global do multilinguismo na UE.

CONTEXTO

Para mais informações, consulte:

PRINCIPAL DOCUMENTO

Comunicação da Comissão ao Conselho, ao Parlamento Europeu, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões — Um novo quadro estratégico para o multilinguismo [COM(2005) 596 final de 22 de novembro de 2005]

DOCUMENTOS RELACIONADOS

Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões — Multilinguismo: uma mais-valia para a Europa e um compromisso comum (COM(2008) 566 final de 18 de setembro de 2008)

última atualização 14.11.2016