Acesso em linha ao património cultural europeu

Esta Comunicação apresenta o progresso registado no desenvolvimento da Europeana, a biblioteca digital europeia, que irá proporcionar ao público um único ponto de acesso ao património cultural europeu. As principais questões abordadas referem-se à digitalização, acessibilidade em linha e preservação digital de material de carácter cultural.

ACTO

Comunicação da Comissão ao Conselho, ao Parlamento europeu, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões de 11 de Agosto de 2008 – O património cultural da Europa ao alcance de um clique: Progressos na digitalização e acessibilidade em linha de material cultural e na preservação digital na UE [COM(2008) 513 final – Não publicado no Jornal Oficial].

SÍNTESE

Esta Comunicação refere o progresso alcançado até ao momento e os passos que ainda têm de ser dados para desenvolver a Europeana, a biblioteca digital europeia. Dá-se particular ênfase às acções levadas a cabo pelos Estados-Membros para aplicar a Recomendação da Comissão 2006/585/CE de 24 de Agosto de 2006 relativa à digitalização e acessibilidade em linha de material cultural, bem como à preservação digital, aprovada nas Conclusões do Conselho de 20 de Novembro de 2008.

A Europeana será um ponto de acesso comum multilingue para material europeu digitalizado. Em 2007, o seu desenvolvimento recebeu um novo alento, em especial através da criação da Fundação para a Biblioteca Digital Europeia, que reúne diferentes sectores culturais. O sítio Web de demonstração da Europeana foi publicado em Fevereiro de 2008 com o objectivo de lançar o protótipo em Novembro do mesmo ano. Este protótipo tornar-se-á um serviço plenamente operacional nos próximos dois anos.

As questões ainda a abordar no desenvolvimento da Europeana incluem:

Com base na Recomendação anteriormente referida, os Estados-Membros avançaram nos seguintes aspectos:

Não obstante os progressos consideráveis registados pelos Estados-Membros na disponibilização de informação cultural em linha, são necessárias mais acções, nomeadamente no que se refere a:

O Grupo de Peritos de Alto Nível para as Bibliotecas Digitais, criado em 2006, prestou assistência prática aos Estados-Membros na aplicação da Recomendação anteriormente referida. O trabalho do Grupo centra-se, em particular, nas questões de parcerias público-privadas, informações científicas e direitos de autor.

Para desenvolver os serviços fornecidos pela Europeana, são necessários avanços em questões técnicas, em especial para se obter técnicas de digitalização e preservação mais económicas e de maior qualidade. A Comissão tem apoiado este progresso através do Programa-Quadro de Investigação e Desenvolvimento e do programa eContentplus . Reiterou o seu compromisso de continuar a apoiar este progresso, através de iniciativas políticas e programas de financiamento para o desenvolvimento da Europeana e outros projectos que melhorem a acessibilidade e preservação de material cultural digital.

ACTOS RELACIONADOS

Comunicação da Comissão Europeia ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões – «Europeana: próximas etapas» [COM(2009) 440 final – Não publicado no Jornal Oficial. Esta comunicação descreve os desafios futuros no que se refere à aplicação da Europeana.

Os resultados da Europeana são positivos, na medida em que dá acesso a mais de 4,6 milhões de livros, jornais, excertos de filmes, mapas, fotografias e documentos digitalizados e recebe contribuições de mais de 1000 instituições culturais.

Contudo, a Comunicação chama a atenção para alguns problemas relacionados com:

São, portanto, necessários esforços adicionais, de forma a assegurar que os cidadãos possam beneficiar plenamente dos serviços da Europeana.

Conclusões do Conselho de 20 de Novembro de 2008 sobre a biblioteca digital europeia Europeana [Jornal Oficial C 319 de 13.12.2008]. Nas suas conclusões, o Conselho da União Europeia revelou-se satisfeito com o desenvolvimento gradual da biblioteca europeia Europeana e com o empenho dos Estados-Membros com este projecto. Para que o projecto seja um sucesso, o Conselho convida os Estados-Membros a:

A Comissão Europeia é convidada a incentivar o desenvolvimento da Europeana e a promovê-la na Europa e no mundo, bem como a incentivar a criação de parcerias público-privadas para o seu desenvolvimento.

See also

Última modificação: 19.11.2009