6.5.2009   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

C 104/11


Publicação de um pedido de registo em conformidade com o n.o 2 do artigo 8.o do Regulamento (CE) N.o 509/2006 do Conselho relativo às especialidades tradicionais garantidas dos produtos agrícolas e dos géneros alimentícios

2009/C 104/07

A presente publicação confere um direito de oposição ao registo proposto, nos termos do artigo 9.o do Regulamento (CE) n.o 509/2006 do Conselho. As declarações de oposição devem dar entrada na Comissão no prazo de seis meses a contar da data da presente publicação.

PEDIDO DE REGISTO ETG

REGULAMENTO (CE) N.o 509/2006 DO CONSELHO

«IDRIJSKI ŽLIKROFI»

N.o CE: SI-TSG-007-0026-29.10.2004

1.   Nome E Endereço Do Requerente

Nome

:

Društvo za promocijo in zaščito idrijskih jedi

Endereço

:

Mestni trg 1

SI - 5280 Idrija

SLOVENIJA

Telefone

:

+386 53720180

Fax

:

E-mail

:

info@icra.si

2.   Estado-Membro ou País Terceiro

República da Eslovénia

3.   Caderno de Especificações

3.1.   Nome a registar

«Idrijski žlikrofi»

Declaração a traduzir para línguas estrangeiras: «segundo o método tradicional esloveno».

3.2.   Declarar, por favor, se o nome:

Image

É específico por si só

Exprime a especificidade do produto agrícola ou do género alimentício

O nome Idrijski žlikrofi não exprime as características específicas do produto, mas é utilizado tradicionalmente para descrever este produto, como o demonstram diversas fontes orais e escritas, indicadas no ponto 3.8.

3.3.   Pedido de reserva da denominação ao abrigo do n.o

Image

Registo com reserva da denominação

Registo sem reserva da denominação

3.4.   Tipo de produto

2.4.

Massas alimentícias, mesmo cozidas ou recheadas

3.5.   Descrição do produto agrícola ou género alimentício a que se aplica o nome referido no ponto 3.1.

Os Idrijski žlikrofi são um prato tradicional, preparado com uma massa com recheio de batata. Têm a forma característica de um chapéu. Os ingredientes necessários para a preparação da massa são farinha, ovos, óleo, água ou leite quanto baste. O recheio pode ser feito apenas com batatas a que se adicionam cebolas, gordura (banha com torresmos ou toucinho fumado picado) e manjerona, cebolinho, pimenta preta e sal.

Os Idrijski žlikrofi preparados devem depois da cozedura ter a forma, aroma, textura e cheiro característicos estipulados.

Forma típica de um žlikrof: a massa do žlikrof é comprimida em ambas as extremidades, no alto tem uma pequena reentrância, o tamanho e a forma são uniformes, sem deformações, a textura é adequadamente firme, a massa, à vista, não é nem cozida demais, nem mole, a superfície é de cor amarelada uniforme, sem marcas de amido.

Cheiro: cheiro intenso e típico. Não tem cheiro demasiado pronunciado de condimentos, aditivos, ou de ranço no recheio.

Aroma: o aroma característico e intenso do žlikrof (massa e recheio) com gosto a batata, gordura (que não é predominante), aditivos e condimentos que o completam harmoniosamente.

Textura: a textura cria uma sensação agradável na boca, característica de diversos pratos muito ricos em amido. Não se nota viscosidade da massa nem do recheio, que são leves e macios. Os condimentos são finamente picados, os torresmos e o toucinho frito são cortados em pedacinhos.

Impressão geral: o aspecto, o cheiro, o aroma e a textura formam no seu conjunto o carácter aceitável do žlikrof.

3.6.   Descrição do método de obtenção do produto a que se aplica o nome referido no ponto 3.1.

A produção dos Idrijski žlikrofi passa pelas seguintes fases:

Ingredientes tradicionais para cerca de 150 Idrijski žlikrofi:

Massa: até 300 g de farinha branca, 1-2 ovos, óleo, água ou leite quanto baste, para a massa ficar bem tenra.

Recheio: 500 g de batata, até 50 g de banha de torresmos (toucinho picado) ou de toucinho fumado picado, até 50 g de cebola, condimentos e ervas aromáticas (sal, pimenta preta, manjerona, cebolinho), para obter um aroma harmonioso.

As gorduras que se podem utilizar na preparação dos žlikrofi são a banha de torresmos (toucinho picado) ou o toucinho picado fumado. A gordura deve ser de grande qualidade e fresca. Não é aceitável, em especial, utilizar toucinho picado ou toucinho picado fumado rançoso.

Os produtores que vendam žlikrofi congelados aos seus clientes devem utilizar menor quantidade de condimentos e uma massa mais espessa, devido à necessidade de preservarem as características organolépticas ao longo de toda a duração do produto, ou seja, para igual quantidade de recheio necessitam, para a massa, de: 400-500 g de farinha branca, até 4 ovos, óleo, água ou leite quanto baste.

Preparação e enrolamento da massa

Amassa-se a mistura da farinha, dos ovos e da água ou do leite, para obter uma massa mais tenra do que a das massas alimentícias. A massa deve ser trabalhada o tempo necessário para ficar flexível, elástica e não se colar às mãos e à tábua. Se a massa for cortada, deve ser compacta e sem buracos. Seguidamente, dá-se-lhe uma forma de pãozinho, cuja superfície se unta com óleo, para impedir a massa de secar e deixa-se repousar no mínimo meia hora.

Preparação do recheio e formação das bolinhas de recheio

O recheio para os žlikrofi prepara-se com batatas cozidas, esmagadas enquanto ainda estão quentes. Às batatas quentes junta-se a cebola frita na gordura (banha de torresmos — toucinho picado — ou toucinho picado fumado) e a seguir juntam-se os condimentos (sal, pimenta preta) e as ervas aromáticas (manjerona, cebolinho). Misturam-se bem todos os ingredientes até se obter uma massa tenra. O recheio não pode ser nem grumoso, nem demasiado mole e, para tanto, junta-se-lhe gordura quanto baste. Com o recheio, trabalhado com as mãos, formam-se bolinhas idênticas, com diâmetro de 1 — 1,5 cm. As fases da produção mecânica podem ser diferentes das da produção manual (por exemplo, o recheio é projectado, em vez de ser formado em bolinhas), devendo, no entanto, o produto final Idrijski žlikrofi preservar todas as suas características.

Confecção dos žlikrofi

A massa previamente preparada e deixada a repousar é desenrolada e estendida a uma espessura fina de cerca de 2 mm. Sobre a massa estendida para os žlikrofi colocam-se a uma distância conveniente (um dedo) as bolinhas de recheio. A massa é dobrada por cima e comprimida entre as bolinhas, de maneira a aderir bem e a formar como pequenas orelhas. Sobre cada uma faz-se um pequena cavidade, tendo o cuidado de não rasgar a massa. Assim se dá aos žlikrofi a sua forma característica de chapéu. O tamanho máximo de um Idrijski žlikrof cru é de cerca de 3 cm de comprimento por 2 cm de altura (a altura é medida no centro do žlikrof; nas beiras os žlikrofi são um pouco mais altos).

Embalagem e congelamento dos žlikrofi

Os Idrijski žlikrofi preparados destinados a serem conservados são congelados e embalados; neste caso é necessário ter em consideração os regulamentos técnico-sanitários e as disposições dos regulamentos em matéria de rotulagem geral dos géneros alimentícios pré-embalados.

Cozedura dos žlikrofi

Os žlikrofi são mergulhados em água a ferver a que se adicionou sal, mexidos e tapados. Quando vêm à superfície e se levanta de novo a fervura, estão cozidos. Servem-se imediatamente.

3.7.   Característica do produto agrícola ou do género alimentício

Os Idrijski žlikrofi distinguem-se das outras massas recheadas pela sua forma, pelo seu recheio específico, pela receita tradicional e pelo método de preparação. Os Idrijski žlikrofi têm a forma característica de um antigo chapéu francês (chapéu de Napoleão).

A receita tradicional não mudou no essencial desde as primeiras menções dos Idrijski žlikrofi (mesmos ingredientes e proporções comparáveis entre si). O que é especial é o recheio, que consiste em batatas com toucinho picado ou toucinho fumado picado, cebola e condimentos e ervas aromáticas. O método de preparação é específico, já que os Idrijski žlikrofi são comprimidos nas beiras e na parte de cima é feita uma pequena cavidade.

3.8.   Características tradicionais do produto agrícola ou do género alimentício

A Idrija é desde há longos anos conhecida por esta especialidade culinária, o que se encontra registado em diversas fontes escritas, existindo também um certo número de fontes orais. Os Idrijski žlikrofi são preparados à base de ingredientes tradicionais segundo um método cuja tradição remonta a muitos anos.

A fonte mais antiga (Božič Lado: Naš idrijski kot) data de 1936. Indica que os žlikrofi só estão na mesa em dias importantes e que existem diferentes tipos de žlikrofi: de batata, de carne, de nabos fermentados, com molho bakalca, untados com torresmos ou com uma gordura especial amanteigada, masovnik. Citação do capítulo «Rudarjeva družina» («Família de mineiro»): «... Žlikrofi só em dias importantes: de batata, de carne ou de nabos fermentados, com molho “bakalca”, untados com torresmos, ou com uma gordura especial amanteigada, “masovnik”...»

Outra fonte (Karl Bezek: Fond Doprinos k zgodovini Idrije) data de 1956 e o autor descreve pratos e bebidas nacionais. Diz que os Idrijski žlikrofi são o prato mais popular e conhecido numa grande zona em redor. No livro cita, nomeadamente: «... O prato mais popular, conhecido numa grande zona em redor e que não é preparado em qualquer outro lugar, são os famosos žlikrofi. Assemelham-se, na verdade, aos “Schlickkrapferl” de Viena, que são pacotinhos de massa recheados, mas de conteúdo diferente.» O autor prossegue, dizendo que os Idrijski žlikrofi são frequentemente mencionados em diferentes artigos, que foi publicada a receita integral para a sua confecção, mas que ninguém investigou o seu aparecimento e origem. No que respeita à história dos žlikrofi, cita narrativas de pessoas, de 1840-1850, segundo as quais se vendiam então žlikrofi nas ruas, em estado cru. A Sra. Harmel, dona de uma estalagem, contara ao autor que os žlikrofi teriam sido trazidos para a Idrija da Transilvânia húngara. Um habitante idoso da Idrija afirmara que o prato fora trazido para a Idrija pela família dos Wernberger, ligada à actividade mineira, à volta de 1814, o que foi também confirmado por um descendente da família. Citação do livro: «Como a tradição familiar coincide com as outras narrativas, não há dúvida de que os primeiros žlikrofi apareceram na Idrija depois do regresso de Ivan à Idrija e, posteriormente, do da sua família. Como devem ter passado vários anos antes de este prato se estabelecer na Idrija, é provável, como dizem, que se tivessem já feito entretanto diversos testes de preparação do prato à maneira checa e vienense; produtos culinários semelhantes são aí conhecidos também. Assim apareceram a partir de 1814 os nossos Idrijski žlikrofi, até que, finalmente no meio do século passado, graças aos elementos locais, obtiveram o gosto especial e a forma que têm hoje.».

A terceira fonte, Mohorjev koledar (“Almanaque de Mohor”) (1989) coloca os Idrijski žlikrofi em primeiro lugar de entre os pratos e bebidas típicos da Idrija. Nele vem indicada a receita tradicional dos Idrijski žlikrofi, que ainda hoje é utilizada.

3.9.   Exigências mínimas e procedimentos de controlo da especificidade

Os Idrijski žlikrofi devem ter todas as qualidades específicas estipuladas na especificação (devem ser utilizados os ingredientes estipulados, devem ser produzidos segundo o método estipulado, o produto final deve ter a forma, o aspecto, o cheiro, o aroma e a textura estipulados).

Os produtores de Idrijski žlikrofi devem manter um registo das matérias-primas recebidas e utilizadas, da quantidade de Idrijski žlikrofi produzidos e das quantidades de Idrijski žlikrofi vendidos.

A conformidade da utilização dos ingredientes estipulados, do método de produção, do aspecto e das características organolépticas do produto final com as especificações deve ser controlada pelo produtor individual e/ou pela associação de produtores, mas também, no mínimo uma vez por ano, por um organismo de certificação que garanta a conformidade com a norma europeia EN 45011.

4.   Autoridades ou organismos que verificam a observância do caderno de especificações

4.1.   Nome e endereço

Nome

:

Bureau Veritas d.o.o.

Endereço

:

Linhartova cesta 49a

SI-1000 Ljubljana

SLOVENIJA

Telefone

:

+386 14757600

Fax

:

E-mail

:

info@bureauveritas.com

 PúblicoImagePrivado

4.2.   Missões específicas da autoridade ou organismo

O Bureau Veritas é responsável pelo controlo de todas as fases estipuladas nas especificações dos Idrijski žlikrofi.