21.7.2022   

PT

Jornal Oficial da União Europeia

L 193/219


DECISÃO (PESC) 2022/1272 DO CONSELHO

de 21 de julho de 2022

que altera a Decisão 2014/145/PESC que impõe medidas restritivas no que diz respeito a ações que comprometam ou ameacem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia

O CONSELHO DA UNIÃO EUROPEIA,

Tendo em conta o Tratado sobre o Funcionamento da União Europeia, nomeadamente o artigo 29.o,

Tendo em conta a proposta do alto representante da União para os Negócios Estrangeiros e a Política de Segurança,

Considerando o seguinte:

(1)

Em 17 de março de 2014, o Conselho adotou a Decisão 2014/145/PESC (1).

(2)

A União mantém-se inabalável no seu apoio à soberania e à integridade territorial da Ucrânia.

(3)

Tendo em conta a gravidade da situação, o Conselho considera que 48 pessoas e nove entidades responsáveis por ações que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia deverão ser acrescentadas à lista de pessoas, entidades e organismos sujeitos a medidas restritivas constante do anexo da Decisão 2014/145/PESC.

(4)

Além disso, é conveniente introduzir uma nova derrogação do congelamento de bens e da proibição de disponibilizar fundos e recursos económicos a pessoas e entidades designadas, a fim de prevenir ou atenuar urgentemente um evento suscetível de ter um impacto grave e significativo na saúde e segurança humanas ou no ambiente.

(5)

Tendo em conta a posição determinada da União no sentido de evitar e combater a insegurança alimentar em todo o mundo, bem como para evitar perturbações dos canais de pagamento de produtos agrícolas, é também conveniente introduzir uma derrogação do congelamento de bens e da proibição de disponibilizar fundos e recursos económicos a bancos designados.

(6)

É também conveniente introduzir uma derrogação do congelamento de bens e da proibição de disponibilizar fundos e recursos económicos com vista a uma liquidação ordenada das operações, incluindo relações na qualidade de banco correspondente, com um banco designado.

(7)

São necessárias novas ações por parte da União para dar execução a determinadas medidas.

(8)

Por conseguinte, a Decisão 2014/145/PESC deverá ser alterada em conformidade,

ADOTOU A PRESENTE DECISÃO:

Artigo 1.o

A Decisão 2014/145/PESC é alterada do seguinte modo:

1)

O artigo 2.o é alterado do seguinte modo:

a)

No n.o 10, a alínea a) passa a ter a seguinte redação:

«a)

Os fundos ou recursos económicos são necessários para a venda e a transferência, até 31 de dezembro de 2022 ou até seis meses a contar da data de inclusão na lista do anexo, consoante a data que for posterior, dos direitos de propriedade sobre pessoas coletivas, entidades ou organismos estabelecidos na União, caso esses direitos de propriedade sejam, direta ou indiretamente, detidos por pessoas singulares ou coletivas, entidades ou organismos enumerados no anexo; e que»;

b)

São aditados os seguintes números:

«14.   Em derrogação dos n.os 1 e 2, as autoridades competentes de um Estado-Membro podem autorizar o desbloqueamento de determinados fundos ou recursos económicos congelados pertencentes à entidade constante da entrada 108 na rubrica "Entidades" do anexo, ou a disponibilização de determinados fundos ou recursos económicos àquela entidade, nas condições que as autoridades competentes considerem adequadas e após terem determinado que esses fundos ou recursos económicos são necessários para pôr termo, até 22 de agosto de 2023, a operações, contratos ou outros acordos, incluindo relações na qualidade de banco correspondente, celebrados com essa entidade antes de 21 de julho de 2022.

15.   Em derrogação dos n.os 1 e 2, as autoridades competentes de um Estado-Membro podem, nas condições que considerem adequadas, autorizar o desbloqueamento de determinados fundos ou recursos económicos congelados, ou a disponibilização de determinados fundos ou recursos económicos, à entidade constante da entrada 108 na rubrica "Entidades" do anexo, após terem determinado que os fundos ou recursos económicos são necessários para a conclusão, até 31 de outubro de 2022, da venda e transferência em curso de direitos de propriedade direta ou indiretamente detidos por essa entidade sobre uma pessoa coletiva, entidade ou organismo estabelecido na União.

16.   Em derrogação dos n.os 1 e 2, as autoridades competentes de um Estado-Membro podem autorizar, nas condições que considerem adequadas, o desbloqueamento de determinados recursos económicos congelados, após terem determinado que:

a)

O desbloqueamento desses recursos económicos é necessário à prevenção ou atenuação urgentes de um evento suscetível de ter um impacto grave e significativo na saúde e segurança humanas ou no ambiente; e que

b)

O produto resultante do desbloqueamento desses recursos económicos permanece congelado.

O Estado-Membro em causa informa os outros Estados-Membros e a Comissão de qualquer autorização concedida ao abrigo do presente número no prazo de duas semanas a contar da mesma.

17.   Em derrogação dos n.os 1 e 2, as autoridades competentes de um Estado-Membro podem autorizar o desbloqueamento de determinados fundos ou recursos económicos congelados pertencentes às entidades constantes das entradas 53, 54, 55, 79, 80, 81, 82 e 108 na rubrica "Entidades" do anexo, ou a disponibilização de determinados fundos ou recursos económicos àquelas entidades, nas condições que as autoridades competentes considerem adequadas e após terem determinado que esses fundos ou recursos económicos são necessários para a aquisição, importação ou transporte de produtos agrícolas e alimentares, incluindo trigo e fertilizantes. O Estado-Membro em causa informa os outros Estados-Membros e a Comissão de qualquer autorização concedida ao abrigo do presente número no prazo de duas semanas a contar da mesma.»;

2)

As pessoas e entidades enumeradas no anexo da presente decisão são incluídas na lista constante do anexo da Decisão 2014/145/PESC.

Artigo 2.o

A presente decisão entra em vigor no dia da sua publicação no Jornal Oficial da União Europeia.

Feito em Bruxelas, em 21 de julho de 2022.

Pelo Conselho

O Presidente

M. BEK


(1)  Decisão 2014/145/PESC do Conselho, de 17 de março de 2014, que impõe medidas restritivas no que diz respeito a ações que comprometam ou ameacem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia (JO L 78 de 17.3.2014, p. 16).


ANEXO

São aditadas à lista de pessoas singulares e coletivas, entidades e organismos constante do anexo da Decisão 2014/145/PESC as pessoas e entidades a seguir enumeradas:

Pessoas

 

Nome

Elementos de identificação

Motivos

Data de inclusão na lista

«1182.

Adam Sultanovich DELIMKHANOV

(Адам Султанович ДЕЛИМХАНОВ)

Data de nascimento: 25.9.1969

Local de nascimento: Benoy, Federação da Rússia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Membro da Duma da Federação da Rússia desde 19 de setembro de 2021, primeiro vice-presidente da Comissão de Segurança e Luta contra a Corrupção.

Responsável pela presença de forças chechenas na região do Donbass desde março de 2022 e por liderar o cerco à cidade de Mariupol, em março de 2022. Tem estado pessoalmente envolvido na preparação dos ataques desde o início da guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia. Por estas ações, foi n agraciado em 26 de abril de 2022 com a distinção de Herói da Federação da Rússia, por decreto do presidente da Federação da Rússia.

Nesta qualidade, é responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1183.

Sharip Sultanovich DELIMKHANOV

(Шaрип Султанович ДЕЛИМХАНОВ)

Data de nascimento: 23.4.1980

Local de nascimento: Dzhalka, Federação da Rússia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Comandante da secção chechena da Guarda Nacional da Federação da Rússia.

Responsável pelo comando das forças chechenas durante a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, inclusive nas regiões de Kiev e do Donbass.

Nesta qualidade, é responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1184.

Alibek Sultanovich DELIMKHANOV

(Алибeк Султaнович ДЕЛИМХAНОВ)

Data de nascimento: 16.10.1974

Local de nascimento: Dzhalka, Federação da Rússia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Vice-comandante da secção chechena da Guarda Nacional da Federação da Rússia.

Responsável pelo comando das forças chechenas durante a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia, inclusive nas regiões de Kiev e do Donbass.

Nesta qualidade, é responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1185.

Viktor Nikolayevich STRIGUNOV

(Виктор Николаевич СТРИГУНОВ)

Data de nascimento: 27.10.1958

Local de nascimento: Dubovoye, Federação da Rússia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Primeiro subdiretor do Serviço Federal da Guarda Nacional da Federação da Rússia (Rosgvardia) — comandante-chefe da Rosgvardia.

Foram enviadas unidades da Rosgvardia para as zonas sob o controlo das autoridades russas, como Kherson, Henichesk, Berdyansk e certas zonas de Mariupol, a fim de reprimir os protestos da população local. Essas unidades participaram também no assassínio, violação e tortura de civis em Bucha, na Ucrânia. Membros da Rosgvardia detiveram os cidadãos pró-ucranianos e instituíram uma administração militar e policial.

Nesta qualidade, é, por conseguinte, responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1186.

Oleg Anatolyevich PLOKHOI

(Олег Анатольевич ПЛОХОЙ)

Data de nascimento: 4.12.1968

Local de nascimento: Kiev, Ucrânia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Secretário de Estado, subdiretor do Serviço Federal da Guarda Nacional da Federação da Rússia (Rosgvardia) — comandante-chefe da Rosgvardia.

Foram enviadas unidades da Rosgvardia para as zonas sob o controlo das autoridades russas, como Kherson, Henichesk, Berdyansk e certas zonas de Mariupol, a fim de reprimir os protestos da população local. Essas unidades participaram também no assassínio, violação e tortura de civis em Bucha, na Ucrânia. Membros da Rosgvardia detiveram os cidadãos pró-ucranianos e instituíram uma administração militar e policial.

Nesta qualidade, é, por conseguinte, responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1187.

Yuriy Viktorovich YASHIN

(Юрий Викторович ЯШИН)

Data de nascimento: 11.3.1967

Local de nascimento: Mednogorsk, Federação da Rússia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Chefe de Estado-Maior General das Tropas da Guarda Nacional da Federação da Rússia, subdiretor do Serviço Federal das Tropas da Guarda Nacional da Federação da Rússia — comandante-chefe das Tropas da Guarda Nacional da Federação da Rússia.

Foram enviadas unidades da Guarda Nacional da Federação da Rússia (Rosgvardia) para as zonas sob o controlo das autoridades russas, como Kherson, Henichesk, Berdyansk e certas zonas de Mariupol, a fim de reprimir os protestos da população local. Essas unidades participaram também no assassínio, violação e tortura de civis em Bucha, na Ucrânia. Membros da Rosgvardia detiveram os cidadãos pró-ucranianos e instituíram uma administração militar e policial.

Nesta qualidade, é, por conseguinte, responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1188.

Igor Anatolyevich ILYASH

(Игорь Анатольевич ИЛЬЯШ)

Data de nascimento: 5.10.1967

Local de nascimento: Odessa, Ucrânia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Subdiretor do Serviço Federal da Guarda Nacional da Federação da Rússia (Rosgvardia) — comandante-chefe da Rosgvardia.

Foram enviadas unidades da Rosgvardia para as zonas sob o controlo das autoridades russas, como Kherson, Henichesk, Berdyansk e certas zonas de Mariupol, a fim de reprimir os protestos da população local. Essas unidades participaram também no assassínio, violação e tortura de civis em Bucha, na Ucrânia. Membros da Rosgvardia detiveram os cidadãos pró-ucranianos e instituíram uma administração militar e policial.

Nesta qualidade, é, por conseguinte, responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1189.

Sergei Anatolyevich LEBEDEV

(Сергей Анатольевич ЛЕБЕДЕВ)

Data de nascimento: 10.1.1966

Local de nascimento: Astrakhan, Federação da Rússia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Subdiretor do Serviço Federal da Guarda Nacional da Federação da Rússia (Rosgvardia) — comandante-chefe da Rosgvardia.

Foram enviadas unidades da Rosgvardia para as zonas sob o controlo das autoridades russas, como Kherson, Henichesk, Berdyansk e certas zonas de Mariupol, a fim de reprimir os protestos da população local. Essas unidades participaram também no assassínio, violação e tortura de civis em Bucha, na Ucrânia. Membros da Rosgvardia detiveram os cidadãos pró-ucranianos e instituíram uma administração militar e policial.

Nesta qualidade, é, por conseguinte, responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1190.

Alexey Mikhailovich KUZMENKOV

(Алексей Михайлович КУЗЬМЕНКОВ)

Data de nascimento: 10.6.1971

Local de nascimento: Horlivka, Ucrânia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Subdiretor do Serviço Federal da Guarda Nacional da Federação da Rússia (Rosgvardia) — comandante-chefe da Rosgvardia.

Foram enviadas unidades da Rosgvardia para as zonas sob o controlo das autoridades russas, como Kherson, Henichesk, Berdyansk e certas zonas de Mariupol, a fim de reprimir os protestos da população local. Essas unidades participaram também no assassínio, violação e tortura de civis em Bucha, na Ucrânia. Membros da Rosgvardia detiveram os cidadãos pró-ucranianos e instituíram uma administração militar e policial.

Nesta qualidade, é, por conseguinte, responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1191.

Alexey Stepanovich BEZZUBIKOV

(Алексей Степанович БЕЗЗУБИКОВ)

Data de nascimento: 5.7.1965

Local de nascimento: Moscovo, Federação da Rússia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Subdiretor do Serviço Federal da Guarda Nacional da Federação da Rússia (Rosgvardia) — comandante-chefe da Rosgvardia.

Foram enviadas unidades da Rosgvardia para as zonas sob o controlo das autoridades russas, como Kherson, Henichesk, Berdyansk e certas zonas de Mariupol, a fim de reprimir os protestos da população local. Essas unidades participaram também no assassínio, violação e tortura de civis em Bucha, na Ucrânia. Membros da Rosgvardia detiveram os cidadãos pró-ucranianos e instituíram uma administração militar e policial.

Nesta qualidade, é, por conseguinte, responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1192.

Yevgeniy Vitalievich BALYTSKIY

(Russo: Евгений Витальевич БАЛИЦКИЙ)

(t.c.p. Yevhen Vitaliiovych BALYTSKIY)

(Ucraniano: Євген Вiталiйович БАЛИЦЬКИЙ)

Data de nascimento: 10.12.1969

Local de nascimento: Melitopol, Ucrânia

Nacionalidade: ucraniana

Sexo: masculino

Yevgeniy Balytskiy colaborou com as autoridades russas na cidade ucraniana de Melitopol. Apoiou a nomeação de Galina Danilchenko para presidente do município de Melitopol, na sequência do rapto do legítimo titular do cargo.

Em 9 de abril de 2022, as autoridades russas designaram Yevgeniy Balytskiy como "governador" da região ucraniana de Zaporizhzhia. Pronunciou-se a favor da integração da região de Zaporizhzhia na Federação da Rússia.

Nesta qualidade, e com as suas ações, é, por conseguinte, responsável por apoiar ou executar ações e políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1193.

Konstantin Vladimirovich IVASHCHENKO

(Russo: Константин Владимирович ИВAЩЕНКО;

ucraniano: Костянтин Володимирович IВАЩЕНКО)

Data de nascimento: 3.10.1963

Local de nascimento: Mariupol, Ucrânia

Nacionalidade: ucraniana

Sexo: masculino

Após a captura da cidade de Mariupol pelas forças armadas russas, o chamado "chefe da República Popular de Donetsk" Denis Pushilin nomeou Konstantin Ivashchenko presidente do município de Mariupol em 6 de abril de 2022.

Nesta qualidade, Konstantin Ivashchenko é responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1194.

Aleksandr Yurievych KOBETS

(Russo: Александр Юрьевич КОБЕЦ)

Oleksandr Yuriyovych KOBETS

(Ucraniano: Олександр Юрiйович КОБЕЦЬ)

Data de nascimento: 27.9.1959

Nacionalidade: ucraniana

Sexo: masculino

É o chamado presidente do município de Kherson desde 26 de abril de 2022, designado pelas autoridades russas.

Por conseguinte, nessa qualidade, apoiou e promoveu políticas que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1195.

Vladimir Valeryevich ROGOV

(Russo: Владимир Валерьевич РОГОВ)

Volodimir Valeryovich ROGOV

(Ucraniano: Володимир Валерiйович РОГОВ)

Data de nascimento: 1.12.1976

Local de nascimento: Zaporozhzhia, Ucrânia

Nacionalidade: ucraniana

Sexo: masculino

E o chamado representante do conselho principal da administração militar-civil da região de Zaporozhzhia. Tomou posição contra as autoridades ucranianas, e a favor da integração da região de Zaporozhzhia na Federação da Rússia. Facilitou igualmente a emissão de passaportes russos na cidade de Melitopol.

Nesta qualidade, é responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1196.

Alexandr Fedorovich SAULENKO

(Russo: Александр Федорович САУЛЕНКО)

Oleksandr Fedorovich SAULENKO

(Ucraniano: Олександр Федорович САУЛЕНКО)

Data de nascimento: 9.5.1962

Local de nascimento: Novopetrivka, Ucrânia

Nacionalidade: ucraniana

Sexo: masculino

É o chamado chefe da administração provisória de Berdyansk e da região de Berdyansk. Defendeu a transferência do controlo e da administração da região de Berdyansk da Ucrânia para a Federação da Rússia.

Nesta qualidade, é responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1197.

Andrei Vladimirovich SHEVCHIK

(Russo: Андрей Владимирович ШЕВЧИК)

Data de nascimento: 17.6.1973

Local de nascimento: Zheleznogorsk (anteriormente Krasnoyarsk-26), Federação da Rússia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

É o chamado presidente do município de Enerhodar. Organizou em 27 de março de 2022 a criação de um "conselho de auto-organização da cidade de Enerhodar", que não foi apoiado pelas autoridades ucranianas.

Nesta qualidade, é responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1198.

Oleg KRYUCHKOV

(Олег КРЮЧКОВ)

Sexo: masculino

Oleg Kryuchkov é o porta-voz da autoridade russa de ocupação na Crimeia e conselheiro do chefe da Crimeia. Nas suas declarações públicas, confirmou o roubo pela Rússia de cereais do Estado ucraniano e de agricultores ucranianos nos territórios ocupados, confirmou a russificação das escolas ucranianas nos territórios ocupados e declarou que a Rússia planeia anexar os territórios ocupados no sul da Ucrânia.

Por conseguinte, é responsável por apoiar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, e a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1199.

Sergei Borissovich KOROLEV

(Сергей Борисович КОРОЛЕВ)

Data de nascimento: 9.11.1952 ou 25.7.1952

Sexo: masculino

Sergei Borissovich Korolev é o primeiro subdiretor do FSB (Serviço Federal de Segurança) russo desde fevereiro de 2021. Segundo consta, estará estreitamente ligado ao diretor do FSB, Alexander Bortnikov, e aos empresários Arkadii e Boris Rotenberg. É apontado como potencial substituto de Bortnikov no cargo de chefe do FSB. É funcionário de carreira do FSB, onde trabalha desde a década de 2000, e exerceu anteriormente as funções de diretor do Serviço de Segurança Económica do FSB. Em 2021, Vladimir Putin atribuiu-lhe a patente de general do Exército, o que constitui uma distinção de alto grau. Tem, portanto, apoiado os decisores russos responsáveis pela anexação da Crimeia ou pela desestabilização no leste da Ucrânia, e deles obtido benefícios.

O FSB é um dos serviços secretos que forneceu informações a Vladimir Putin antes do início da agressão russa contra a Ucrânia em 24 de fevereiro de 2022. Sergei Borissovich Korolev é, portanto, responsável por ações que comprometem e ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1200.

Stanislav Sergeyevich CHEMEZOV

(Станислав Сергеевич ЧЕМЕЗОВ)

Data de nascimento: 1973

Local de nascimento: Federação da Rússia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Stanislav Sergeyevich Chemezov é filho de Sergei Chemezov, membro do Conselho Supremo do partido "Rússia Unida" e presidente do conglomerado Rostec, a principal empresa russa de defesa e produção industrial controlada pelo Estado. Stanislav Chemezov era proprietário de uma empresa offshore denominada Erlinglow Ltd, que beneficiou da construção, pela Rostec, de uma autoestrada nacional de fibra ótica no valor de 550 milhões de dólares. Além disso, é co-proprietário de várias empresas offshore com Maya Bolotova, filha de Nikolay Tokarev, incluindo a Irvin2, que recebeu contratos no valor de 8 mil milhões de rublos. Como recompensa pela transação, a família Tokarev autorizou a família Chemezov a reduzir o orçamento da Transneft. Stanislav Chemezov detém ainda a empresa Independent Insurance Group, que gere grandes contratos de seguros no setor da defesa, incluindo contratos com o conglomerado de defesa Rostec, de que o seu pai, Sergei Chemezov, é diretor executivo. Stanislav Chemezov é, portanto, uma pessoa singular associada a uma pessoa incluída na lista.

21.7.2022

1201.

Maiya Nikolaevna BOLOTOVA (em solteira TOKAREVA)

t.c.p. Maiya/Mayya/Maija/Maja Nikolaevna BOLOTOVA

(Майя Николаевна БОЛОТОВА (ТОКАРЕВА)

Data de nascimento: 18.1.1975

Local de nascimento: Karaganda, Cazaquistão

Nacionalidade: russa

Sexo: feminino

Maya Bolotova (em solteira Tokareva) é filha de Nikolay Tokarev, diretor executivo da Transneft, a principal empresa russa de petróleo e gás. Maya Bolotova e o seu ex-marido, Andrei Bolotov, são proprietários de imóveis de luxo em Moscovo, na Letónia e na Croácia, num valor superior a 50 milhões de dólares, que podem estar ligados a Nikolay Tokarev. Tem também ligações à empresa Ronin, que gere o fundo de pensões da Transneft. Quando apresentou o pedido de cidadania cipriota, indicou o endereço da Ronin como sendo o seu próprio endereço. Além disso, Maya recebeu contratos públicos no valor de 8 mil milhões de rublos através da empresa Irvin-2, de que é proprietária com Stanislav Chemezov, filho do diretor executivo da Rostec, Sergei Chemezov. Maya Bolotova é, portanto, uma pessoa singular associada com pessoas que constam das listas, a saber, ao seu pai, Nikolay Tokarev, e a Stanislav Chemezov.

21.7.2022

1202.

Pavel EZOUBOV

(Павел EЗУБОВ)

Data de nascimento: Agosto de 1975

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Pavel Ezoubov é primo de Oleg Deripaska, proprietário do conglomerado industrial Russian Machines, que inclui a Military Industrial Company, importante fornecedor de armas e equipamento militar às forças armadas russas. Oleg Deripaska transferiu avultados ativos para o seu primo Pavel Ezoubov, incluindo vários imóveis em França — através de uma sociedade gestora de participações sociais detida por Ezoubov —, um hotel em Lech, na Áustria — através da sociedade gestora de participações sociais russa Gost Hotel Management LLC detida por Ezoubov –, e o controlo da empresa Terra Limited. Ezoubov controla ainda a Hestia International LLC, a sociedade proprietária de uma mansão em Washington DC ligada a Oleg Deripaska. Pavel Ezoubov é, portanto, uma pessoa singular associada a uma pessoa incluída na lista, responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade ou a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1203.

Alexander Sergeyevich ZALDOSTANOV

(Александр Сергеевич ЗАЛДОСТAНОВ)

t.c.p. "The Surgeon" ("O Cirurgião") (Хирург)

Data de nascimento: 19.1.1963

Local de nascimento: Kropyvnytskyi, Crimeia, Ucrânia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Alexander Zaldostanov é o líder e fundador do clube de motociclismo nacionalista Nightwolves MC ("Lobos da Noite"). Devido à sua posição de líder dos Nightwolves MC, Alexander Zaldostanov, que tem ligações estreitas ao presidente russo, Vladimir Putin, é uma figura pública conhecida e um dos principais apoiantes do Governo russo, apoiando ativamente a propaganda estatal russa, negando publicamente o direito da Ucrânia à soberania e apelando à "desnazificação" e à "desucranização" do país e promovendo a ideia de que a Ucrânia deve ser parte integrante da Rússia. Enquanto líder dos Nightwolves MC, Zaldostanov é ainda responsável pelas ações e atividades do grupo que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia. Alexander Zaldostanov é o líder dos Nightwolves MC, que são responsáveis por prestar apoio material a ações que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia. Para além disso, Alexander Zaldostanov é uma pessoa singular responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, bem como a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1204.

Andrey BOBROVSKIY

(Андрей БОБРОВСКИЙ)

Data de nascimento: 5.1.1982

Local de nascimento: Minsk, Bielorrússia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Andrey Bobrowskyi é membro do clube de motociclismo nacionalista Nightwolves MC e líder do ramo "Roads for Victory" ("Estradas para a Vitória") do mesmo clube. Na sua qualidade de líder do ramo "Estradas para a Vitória", Bobrowskyi organizou várias manifestações dos Nightwolves MC em Berlim, na Polónia e na Rússia. Desde o ataque russo à Ucrânia, em fevereiro de 2022, o objetivo das manifestações tem sido o de apoiar ativamente a guerra da Rússia contra a Ucrânia e negar publicamente o direito da Ucrânia à soberania, apelando à "desnazificação" do país e promovendo a ideia de que a Ucrânia deve ser parte integrante da Rússia. Bobrowskyi apoiou, portanto, ativa e publicamente a propaganda estatal russa. Andrey Bobrowskyi é membro dos Nightwolves MC, que são responsáveis por prestar apoio material a ações que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia. Para além disso, é uma pessoa singular responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, bem como a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1205.

Jozef HAMBÁLEK

t.c.p. Jozef HAMBÁLEK

(Йозеф ХАМБАЛЕК)

Data de nascimento: 14.3.1972

Nacionalidade: eslovaca

Sexo: masculino

Jozef Hambálek é o presidente da secção europeia do clube de motociclismo nacionalista Nightwolves MC baseado na Eslováquia. Hambálek, que poderá estar ligado ao presidente russo, Vladimir Putin, e a outros representantes do Governo russo, é publicamente conhecido por ter construído a sede europeia dos Nightwolves MC numa antiga base militar da Eslováquia, utilizando equipamento militar fora de uso, incluindo tanques. As suas atividades atuais, que alegadamente incluem a formação, nas suas propriedades, de membros dos Nightwolves MC para combaterem ativamente na Ucrânia e a promoção ativa da propaganda pró-russa na Europa, podem ser consideradas como uma ameaça à segurança da Ucrânia e da UE. Jozef Hambálek é, portanto, uma pessoa singular que presta apoio material ou financeiro a ações que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1206.

Alexei WEITZ

t.c.p. Alexei VAYTS

t.c.p. Aleksey Yevgenevich VEITZ

(Алексей ВАЙЦ)

Data de nascimento: 7.10.1965

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Alexei Weitz é membro e líder espiritual do clube de motociclismo nacionalista "Nightwolves MC", com ligações pessoais estreitas a Alexander Zaldostanov, líder do mesmo clube. É responsável por ligar os Nightwolves MC à Igreja Ortodoxa russa e por influenciar a visão do mundo dos líderes do clube. Foi, anteriormente, secretário de imprensa dos Nightwolves MC e exerce funções de representação, nomeadamente proferindo palestras para estudantes universitários e discursando nas manifestações dos Nightwolves MC. Além disso, é perito do Conselho para as Relações Interétnicas sob a égide do presidente da Rússia, e apoiou publicamente a guerra russa contra a Ucrânia e as violações do direito internacional, sendo responsável pela formulação de um conceito oficial de "nação russa". Devido às suas atividades com os Nightwolves MC e no âmbito do Conselho para as Relações Interétnicas sob a égide do presidente da Rússia, Weitz é uma figura fundamental da propaganda estatal russa. Alexei Weitz é membro dos Nightwolves MC, que são responsáveis por prestar apoio material a ações que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia. Para além disso, é uma pessoa singular responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, bem como a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1207.

Andrey Removich BELOUSOV

t.c.p. Andrei Removich BELOUSOV

(Андрей Рэмович БЕЛОУСОВ)

Data de nascimento: 17.3.1959

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Andrey Removich Belousov é o primeiro vice-primeiro-ministro da Federação da Rússia e é há muitos anos considerado como tendo sido membro do círculo mais próximo de Putin. Desempenha um papel influente no Governo da Federação da Rússia. Belousov está a implementar a política económica do Governo russo e é responsável pelo crescimento económico da Rússia e pela estabilização dos mercados russos. Em 25 de fevereiro de 2022, participou numa reunião no Kremlin e solicitou aos oligarcas reunidos que continuassem a trabalhar com os bancos sujeitos a sanções. Em março de 2022, Belousov declarou que as empresas estrangeiras que cessassem as suas atividades e despedissem pessoal no país seriam julgadas por falência intencional, um ato que acarreta responsabilidade administrativa e possivelmente penal nos termos da legislação russa em matéria de insolvência. Apoiou a anexação da Crimeia em 2014.

É, portanto, responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1208.

Yury Yakovlevich CHAIKA

t.c.p. Yury Yakovlevich CHAYKA; Yuri Yakovlevich CHAIKA

(Юрий Яковлевич ЧАЙКА)

Data de nascimento: 21.5.1951

Local de nascimento: Nikolaevsk do Amur, território de Khabarovsk, Federação da Rússia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Yury Yakovlevich Chaika é membro não permanente do Conselho de Segurança da Federação da Rússia e representante plenipotenciário do presidente da Federação da Rússia no Distrito Federal do Cáucaso do Norte. Está diretamente envolvido na orientação e execução da política externa agressiva da Rússia.

Em abril de 2022, Yuri Chaika entregou distinções do Estado aos militares que se destacaram durante a chamada "operação especial de desnazificação da Ucrânia". Na reunião com refugiados da chamada República Popular de Donetsk que teve lugar em 17 de março de 2022 em Pyatigorsk, justificou a guerra da Rússia contra a Ucrânia e declarou que as autoridades ucranianas cometeram genocídio na Ucrânia.

Há muitos anos que Yuri Chaika é um dos colaboradores mais próximos de Vladimir Putin e um agente obediente do regime no poder. Yuri Chaika e a sua família beneficiaram pessoalmente da sua estreita associação com o regime de Putin.

É, portanto, responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1209.

Alexander Anatolievich MAKSIMTSEV

(Александр Анатольевич МАКСИМЦЕВ)

Data de nascimento: 20.8.1963

Local de nascimento: Tokmak, República Socialista Soviética da Quirguízia, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Alexander Maksimtsev é um líder militar russo e vice-comandante-chefe das Forças Aeroespaciais para o trabalho militarpolítico. As Forças Aeroespaciais russas lançaram ataques contra alvos militares e civis na Ucrânia. Uma vez que Alexander Maksimtsev ocupa o cargo de vice-comandante-chefe, é responsável pelas ações desta unidade. Alexander Maksimtsev é portanto responsável por apoiar e executar ações que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, e a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1210.

Maria Alexeyevna LVOVA-BELOVA

(Мария Алексеевна ЛЬВОВА-БЕЛОВА)

Data de nascimento: 25.10.1984

Local de nascimento: Penza, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

Nacionalidade: russa

Sexo: feminino

Maria Alexeyevna Lvova-Belova é comissária presidencial para os direitos da criança e iniciou a simplificação do procedimento de concessão de cidadania às crianças órfãs da Ucrânia. É uma das pessoas mais implicadas no transporte ilegal de crianças ucranianas para a Rússia e na sua adoção por famílias russas. As ações de Maria Alexeyevna Lvova-Belova violam os direitos das crianças ucranianas e são contrárias à lei e à ordem administrativa ucranianas, pelo que ela é responsável por apoiar e executar ações e políticas que comprometem a soberania e a independência da Ucrânia, bem como a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1211.

Yuri Nikolaevich GREKHOV

(Юрий Николаевич ГРЕХОВ)

Data de nascimento: 15.10.1962

Local de nascimento: Gorky, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Yuri Nikolaevich Grekhov é um comandante militar russo, coronel-general e vice-comandante-chefe das Forças Aeroespaciais russas. As Forças Aeroespaciais russas lançaram ataques contra alvos militares e civis na Ucrânia. Na qualidade de vice-comandante-chefe das Forças Aeroespaciais russas, Yuri Grekhov comanda as unidades de defesa aérea e antimíssil, pelo que é responsável por apoiar e executar ações que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, bem como a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1212.

Zabit Sabirovich KHEIRBEKOV

(Забит Сабирович ХЕИРБЕКОВ)

Data de nascimento: 5.6.1968

Local de nascimento: Região de Kusar, República Socialista Soviética do Azerbaijão, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Zabit Kheirbekov é tenente-general das Forças Aeroespaciais russas, vice-comandante-chefe das Forças Aeroespaciais russas para a Logística. As Forças Aeroespaciais russas lançaram ataques contra alvos militares e civis na Ucrânia. Zabit Sabirovich Kheirbekov é portanto responsável por apoiar e executar ações que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, e a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1213.

Andrey Anatolyevich KOZITSYN

(Андрей Анатольевич КОЗИЦЫН)

Data de nascimento: 9.6.1960

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Andrey Anatolyevich Kozitsyn é um destacado empresário russo. É cofundador e diretor executivo da Ural Mining Metallurgical Company (UMMC/UGMK), um dos principais produtores russos de produtos de base importantes (incluindo cobre, zinco, carvão, ouro e prata). É, portanto, um destacado empresário russo com atividade em setores económicos que representam uma fonte substancial de receitas do Governo da Federação da Rússia, que é responsável pela anexação da Crimeia e pela desestabilização da Ucrânia.

21.7.2022

1214.

Sergey Semyonovich SOBYANIN

(Сергей Семёнович СОБЯНИН)

Data de nascimento: 21.6.1958

Local de nascimento: Nyaksimvol, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Sergei Semyonovich Sobyanine é o presidente do município de Moscovo e tem laços estreitos com Vladimir Putin. Foi chefe da administração presidencial de 2005 a 2008 e vice-primeiro-ministro da Rússia entre 2008 e 2010, no segundo governo de Vladimir Putin. É membro do Conselho de Segurança. Em 1 de março de 2022, Sobyanine advertiu que seriam impedidas todas as tentativas e apelos de "provocadores" para realizar protestos na rua em Moscovo. Na manifestação política de 18 de março de 2022"por um mundo sem nazismo", manifestou explicitamente o seu apoio à "operação militar especial" na Ucrânia. Está, portanto a apoiar ou a executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, bem como a estabilidade ou a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1215.

Aleksey Vladimirovich DENISENKO

(Алексей Владимирович ДЕНИСЕНКО)

Data de nascimento: 9.6.1978

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Aleksey Vladimirovich Denisenko é membro da Assembleia Legislativa Regional de Chelyabinsk, membro do Presidium do Conselho Político Regional, presidente da Comissão da Política de Construção e Habitação e Serviços Coletivos da Assembleia Legislativa e chefe do Departamento de Interação com Associações Públicas e Trabalho com Jovens da Secção Regional de Chelyabinsk do partido "Rússia Unida". Além disso, é membro do partido no poder alinhado pelo Kremlin "Rússia Unida", e justifica, defende e apoia abertamente a decisão do presidente Putin de reconhecer a República Popular de Donetsk e a República Popular de Lugansk como Estados independentes, bem como a operação militar especial, que, nas suas palavras, é uma operação de imposição da paz. Aleksey Vladimirovich Denisenko é responsável por incitar ao ódio contra a Ucrânia e difundir desinformação e propaganda pró-russas no contexto da guerra, bem como por procurar obter apoio interno na Rússia para a guerra contra a Ucrânia. É portanto responsável por apoiar ações ou políticas que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1216.

Alexander Nikolaevich BELSKIY

(Александр Николаевич БЕЛЬСКИЙ)

Data de nascimento: 16.7.1975

Local de nascimento: Leninegrado, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Alexander Nikolaevich Belskiy é presidente da Assembleia Legislativa de São Petersburgo desde 29 de setembro de 2021 como membro do partido político alinhado pelo Kremlin "Rússia Unida". A Assembleia Legislativa é o mais alto órgão do poder estatal, e o único órgão legislativo, em São Petersburgo. A Assembleia foi criada nos termos da lei federal, pela qual se rege, e funciona em estreita colaboração com o governador de São Petersburgo.

Enquanto presidente da Assembleia Legislativa, Alexander Nikolaevich Belskiy é o mais alto membro da Assembleia. Por conseguinte, é um importante político em São Petersburgo e não só. Anteriormente, ocupou o cargo de vice-governador de São Petersburgo no período de 2020-2021. Nessa qualidade, foi responsável pela política da juventude. Continua a trabalhar com crianças e procura doutriná-las com pontos de vista favoráveis ao regime.

Alexander Nikolaevich Belskiy utiliza ativamente várias contas das redes sociais nos serviços Telegram e VKontakte e publica artigos nos meios de comunicação social do partido "Rússia Unida". Recorreu repetidamente às plataformas de redes sociais para justificar e manifestar o seu apoio à guerra da Rússia contra a Ucrânia e felicitou a Crimeia e Sebastopol pela sua "reunificação" com a Rússia.

Alexander Nikolaevich Belskiy é responsável por incitar ao ódio contra a Ucrânia e difundir desinformação e propaganda pró-russas no contexto da guerra, bem como por procurar obter apoio interno na Rússia para a guerra contra a Ucrânia. É portanto responsável por apoiar ações ou políticas que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1217.

Alexander Valentinovich ISHCHENKO

(Александр Валентинович ИЩЕНКО)

Data de nascimento: 9.3.1970

Local de nascimento: Rostov do Don, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Alexander Valentinovich Ishchenko é presidente da Assembleia Legislativa da região de Rostov e secretário da secção regional de Rostov do partido no poder alinhado pelo Kremlin "Rússia Unida" (em ambos os casos desde 2016).

Alexander Valentinovich Ishchenko desenvolve grande atividade em organizações de juventude, como o Parlamento da Juventude de Rostov e a organização regional de juventude político-militar "Youth Guard" ("Jovem Guarda"). Na qualidade de presidente da Assembleia Legislativa, é uma figura pública e aparece frequentemente nas televisões e nas notícias locais e nacionais, bem como em eventos públicos.

Em entrevistas públicas e publicações nas redes sociais, Alexander Valentinovich Ishchenko apoia a decisão do presidente Vladimir Putin de reconhecer as Repúblicas Populares separatistas de Lugansk e de Donetsk e promove as mensagens de propaganda do regime.

Dada a sua influência política, Alexander Valentinovich Ishchenko é responsável por incitar ao ódio contra a Ucrânia, difundir desinformação e propaganda pró-russas no contexto da guerra, bem como por procurar obter apoio interno na Rússia para a guerra contra a Ucrânia. É portanto responsável por apoiar ações ou políticas que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1218.

Mikhail Vladimirovich STRUK

(Михаил Владимирович СТРУК)

Data de nascimento: 26.10.1977

Local de nascimento: Novy Rogachik, Oblast de Volgogrado, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Mikhail Vladimirovich Struk é membro da Assembleia Legislativa do Oblast (região) de Volgogrado desde 2017. É membro do partido no poder alinhado pelo Kremlin "Rússia Unida".

Na sua conta na plataforma da rede social Vkontakte e em declarações publicadas num jornal local, que fez na qualidade de deputado da Assembleia Legislativa do Oblast de Volgogrado, Mikhail Vladimirovich Struk manifestou repetidamente o seu apoio à invasão da Ucrânia pela Rússia e denunciou os ucranianos como sendo nazis. Mikhail Vladimirovich Struk manifesta o seu apoio aos soldados russos que combatem na Ucrânia.

Dada a sua influência política, e a sua influência na qualidade de diretor-geral da Exploração Avícola ZAO Volzhskaya, Mikhail Vladimirovich Struk é responsável por incitar ao ódio contra a Ucrânia e difundir desinformação e propaganda pró-russas no contexto da guerra, bem como por procurar obter apoio interno na Rússia para a guerra contra a Ucrânia. É portanto responsável por apoiar ações ou políticas que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1219.

Nikolay Nikolaevich ZABOLOTNEV

(Николай Николаевич ЗАБОЛОТНЕВ)

Data de nascimento: 30.1.1992

Local de nascimento: Região de Chuy no norte da República do Quirguistão

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Nikolai Nikolaevich Zabolotnev é o chefe do Comité Executivo da Secção Regional de Khanty-Mansiysk do partido no poder alinhado pelo Kremlin "Rússia Unida".

É igualmente o antigo chefe da Duma da Juventude (parlamento da juventude) de Yugra, que coopera com os jovens das autoproclamadas República Popular de Lugansk e República Popular de Donetsk. Nikolai Nikolaevich Zabolotnev participa regularmente em reuniões, fóruns e eventos da Duma da Juventude de Yugra. Subiu ao palco para interpretar um sketch quando assistia, em 1 de abril de 2022, a um concerto regional de beneficência para recolha de fundos para apoiar as operações humanitárias russas no Donbass.

Manifestou reiteradamente o seu apoio à "operação especial" num canal de televisão regional.

Nikolai Nikolaevich Zabolotnev utiliza ativamente as redes sociais, recorrendo a estas plataformas para expressar o seu apoio a Vladimir Putin e à operação, para salientar que as populações da República Popular de Donetsk e da República Popular de Lugansk estão com a Rússia, para difundir alegações sobre um genocídio na região do Donbass e para afirmar que as forças ucranianas devem ser completamente destruídas.

Dada a sua influência política, Nikolai Nikolaevich Zabolotnev é responsável por incitar ao ódio contra a Ucrânia e difundir desinformação e propaganda pró-russas no contexto da guerra, bem como por procurar obter apoio interno na Rússia para a guerra contra a Ucrânia. É portanto responsável por apoiar ações ou políticas que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1220.

Nikolay Timofeevich VELIKDAN

(Николай Тимофеевич ВЕЛИКДАНЬ)

Data de nascimento: 6.3.1956

Local de nascimento: Sovetskoye Runo, distrito de Ipatovsky, território de Stavropol, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Nikolay Timofeevich Velikdan é presidente da Duma Regional de Stavropol desde 30 de setembro de 2021. É membro da Duma Regional de Stavropol desde 19 de setembro de 2021 e primeiro vice-presidente do Governo do Território de Stavropol. É membro do partido no poder alinhado pelo Kremlin "Rússia Unida" e membro do Presidium do Conselho Político Regional do partido.

Nas suas declarações nos sítios Web noticiosos regionais russos Bez Formata e Stapravda, apoiou e promoveu publicamente a invasão da Ucrânia, difundindo propaganda sobre a invasão russa e divulgando uma imagem distorcida da situação na Ucrânia. Nikolay Timofeevich Velikdan incentiva à participação na "operação especial". Na sua qualidade de alto funcionário e presidente da Duma Regional de Stavropol, exerce uma influência considerável.

Dada a sua influência política, Nikolay Timofeevich Velikdan é responsável por incitar ao ódio contra a Ucrânia e difundir desinformação e propaganda pró-russas no contexto da guerra, bem como por procurar obter apoio interno na Rússia para a guerra contra a Ucrânia. É portanto responsável por apoiar ações ou políticas que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1221.

Dmitryi Vladimirovich KHOLIN

(Дмитрий Владимирович ХОЛИН)

Data de nascimento: 25.9.1977

Local de nascimento: Kuybyshev, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Dmitry Vladimirovich Kholin é membro da Duma Provincial de Samara, onde exerce as funções de presidente do Comité de Regulamentação. Entre 2020 e 2021, foi chefe do Comité Executivo da Secção Regional de Samara do partido no poder alinhado pelo Kremlin "Rússia Unida". É também membro da secção regional de Samara da organização pública pan-russa "Combat Brotherhood" ("Irmandade no Combate") (organização de veteranos).

Através das suas redes sociais, de entrevistas públicas e palestras, Dmitry Vladimirovich Kholin justifica, defende e apoia abertamente a agressão russa contra a Ucrânia. Comunica abertamente sobre o facto de ser um acérrimo apoiante do presidente Putin, num padrão de incitamento público sistemático ao apoio às operações militares da Rússia.

Especificamente, Dmitry Vladimirovich Kholin desempenha um papel fundamental na divulgação da narrativa pró-russa entre os jovens e os jovens cadetes do exército, o que o torna responsável pela difusão da propaganda pró-russa e da desinformação sobre a guerra na Ucrânia, bem como por desempenhar um papel ativo na mobilização do apoio interno à campanha militar russa. Tendo em conta estes atos, é portanto responsável por apoiar ações ou políticas que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1222.

Sergey Evgenievich TSIVILEV

(Сергей Евгеньевич ЦИВИЛЕВ)

Data de nascimento: 21.9.1961

Local de nascimento: Zhdanov (Mariupol), antiga URSS (atualmente Ucrânia)

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Sergey Evgenievich Tsivilev é governador da região de Kemerovo e uma figura pública bem conhecida.

Nas suas aparições em público, Sergey Evgenievich Tsivilev justifica, defende e apoia abertamente a agressão russa contra a Ucrânia. Comunica abertamente sobre o facto de ser um acérrimo apoiante do presidente Putin, num padrão de incitamento público sistemático ao apoio às operações militares da Rússia.

Devido à sua influência política, é responsável pela difusão da propaganda pró-russa e da desinformação sobre a guerra contra a Ucrânia, bem como por desempenhar um papel ativo na mobilização do apoio interno à campanha militar russa. Sergey Evgenievich Tsivilev manifestou abertamente o seu apoio à decisão do presidente da Rússia de reconhecer a independência das chamadas Repúblicas de Lugansk e Donetsk. Tendo em conta estes atos, é responsável por apoiar ações ou políticas que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1223.

Roman Alexandrovich GOVOR

(Роман Александрович ГOBOP)

Data de nascimento: 22.11.1982

Local de nascimento: Novokuznetsk, Oblast de Kemerovskaya, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Roman Alexandrovich Govor é membro da Assembleia Legislativa da Região do Kemerovo — Kuzbass. É membro do partido no poder alinhado pelo Kremlin "Rússia Unida".

Nas suas declarações no Rutube e na sua conta VKontakte, Roman Alexandrovich Govor apoia publicamente a decisão de invadir a Ucrânia. Está também a promover ativamente a propaganda do regime.

Dada a sua influência política, Roman Alexandrovich Govor é responsável por incitar ao ódio contra a Ucrânia, difundir desinformação e propaganda pró-russas no contexto da guerra, bem como por procurar obter apoio interno na Rússia para a guerra contra a Ucrânia. É portanto responsável por apoiar ações ou políticas que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1224.

Roman Sergeevich CHUYKO

(Роман Сергеевич ЧУЙКО)

Data de nascimento: 12.5.1983

Local de nascimento: Blagoveshchensk, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Roman Sergeevich Chuyko é presidente do Comité Executivo Regional da Frente Popular Pan-Russa ("All-Russia People's Front") e membro da Assembleia Legislativa Regional do Oblast de Tuymen. É membro do partido no poder alinhado pelo Kremlin "Rússia Unida".

Enquanto presidente do Comité Executivo Regional da sua região, Roman Sergeevich Chuyko manifesta repetidamente o seu apoio à invasão da Ucrânia pela Rússia, difunde mensagens de propaganda e denuncia as autoridades ucranianas como nazis nas plataformas de redes sociais, nos canais de televisão regionais e nos sítios Web das agências noticiosas.

Dada a sua influência política, Roman Sergeevich Chuyko é responsável por incitar ao ódio contra a Ucrânia, difundir desinformação e propaganda pró-russas no contexto da guerra, bem como por procurar obter apoio interno na Rússia para a guerra contra a Ucrânia. É portanto responsável por apoiar ações ou políticas que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1225.

Viktor Vladimirovich BABENKO

(Виктор Владимирович БАБЕНКО)

Data de nascimento: 14.10.1968

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Viktor Vladimirovich Babenko é presidente do Conselho Regional de Apoiantes do partido "Rússia Unida" em Sverdlovsk. É membro da Assembleia Legislativa da região de Sverdlovsk e Secretário adjunto da Secção Regional de Sverdlovsk do partido "Rússia Unida". É um importante político regional do partido no poder alinhado pelo Kremlin "Rússia Unida", na região de Sverdlovsk.

Desde o início da invasão russa, em fevereiro, Viktor Vladimirovich Babenko tem expressado ativamente o seu apoio à operação nas redes sociais, em entrevistas escritas e em discursos em eventos locais. Incentiva a população de Sverdlovsk a apoiar a "operação especial russa contra o nacionalismo e o fascismo".

Na maior parte das fotografias, é visto a usar uma t-shirt com o logótipo "Z" da invasão russa. Além disso, Viktor Vladimirovich Babenko difundiu, em várias ocasiões, propaganda e falsas declarações sobre os acontecimentos da operação militar.

Dada a sua influência política, Viktor Vladimirovich Babenko é responsável por incitar ao ódio contra a Ucrânia, difundir desinformação e propaganda pró-russas no contexto da guerra, bem como por procurar obter apoio interno na Rússia para a guerra contra a Ucrânia. É portanto responsável por apoiar ações ou políticas que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1226.

Yury Alexandrovich BURLACHKO

(Юрий Александрович БУРЛАЧКО)

Data de nascimento: 8.6.1961

Local de nascimento: Omsk, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Yury Alexandrovich Burlachko é presidente da Assembleia Legislativa do Krai (região) de Krasnodar desde 2017 e o mais alto deputado da Assembleia Legislativa do Krai de Krasnodar. É membro do partido no poder alinhado pelo Kremlin "Rússia Unida".

Yury Alexandrovich Burlachko difundiu propaganda do Kremlin contra a Ucrânia numa série de entrevistas e manifestou o seu apoio à invasão da Ucrânia pela Rússia. Expressou total apoio ao presidente nos seus esforços para "limpar a Ucrânia moderna do nazismo". Além disso, afirma ter desempenhado um papel ativo nos processos eleitorais da Crimeia em 2014. Recebeu uma série de medalhas e prémios, como a Gratidão do Presidente da Federação da Rússia (2004, 2014, 2017), a Medalha pela "Devolução da Crimeia" (2014) e a Medalha da Ordem de Mérito "por serviços prestados à Pátria".

Dada a sua influência política, Yury Alexandrovich Burlachko é responsável por incitar ao ódio contra a Ucrânia, difundir desinformação e propaganda pró-russas no contexto da guerra, bem como por procurar obter apoio interno na Rússia para a guerra contra a Ucrânia.

É portanto responsável por apoiar ações ou políticas que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia. Obtém também benefícios dos decisores russos responsáveis pela anexação da Crimeia e benefícios do Governo da Federação da Rússia — que é responsável pela anexação da Crimeia e pela desestabilização da Ucrânia.

21.7.2022

1227.

Yury Zimelevich KAMALTYNOV

(Юрий Зимелевич КАМАЛТЫНОВ)

Data de nascimento: 11.3.1957

Local de nascimento: Kazan, República do Tartaristão, antiga URSS (atualmente Federação da Rússia)

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Yury Zimelevich Kamaltynov é o vice-presidente do Conselho de Estado da República do Tartaristão. Anteriormente, exerceu as funções de vice-primeiro-ministro da República do Tartaristão e de representante plenipotenciário do presidente da República do Tartaristão no Conselho de Estado da República do Tartaristão. É membro do partido no poder alinhado pelo Kremlin "Rússia Unida".

Nas suas declarações nas plataformas locais e regionais de redes sociais, Yury Zimelevich Kamaltynov apoiou e promoveu publicamente a decisão de invadir a Ucrânia.

Dada a sua influência política, Yury Zimelevich Kamaltynov é responsável por incitar ao ódio contra a Ucrânia, difundir desinformação e propaganda pró-russas no contexto da guerra, bem como por procurar obter apoio interno na Rússia para a guerra contra a Ucrânia. É portanto responsável por apoiar ações ou políticas que comprometem a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

1228.

Sergey Vitalyevich BEZRUKOV

(Сергей Витальевич БЕЗРУКОВ)

Data de nascimento: 18.10.1973

Local de nascimento: Moscovo, Federação da Rússia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Sergey Bezrukov é um ator e político russo. É um dos representantes públicos do partido "Rússia Unida" e presidente do projeto desse partido intitulado ''Culture of the little homeland project''. Difundiu propaganda russa de apoio à guerra russa de agressão contra a Ucrânia. Apoiou a invasão da Ucrânia pela Rússia em espetáculos para soldados russos que participaram na guerra e para crianças das chamadas "Repúblicas Populares" separatistas da região do Donbass. Além disso, manifestou publicamente o seu apoio à anexação ilegal da Crimeia e de Sebastopol pela Federação da Rússia.

É portanto responsável por apoiar ou executar ativamente ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

1229.

Vladimir Lvovich MASHKOV

(Владимир Львович МАШКОВ)

Data de nascimento: 27.11.1963

Local de nascimento: Tula, Federação da Rússia

Nacionalidade: russa

Sexo: masculino

Vladimir Mashkov é um ator, realizador e argumentista russo que apoiou ativamente a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia. Apoiou oficialmente a candidatura do presidente Vladimir Putin à reeleição em 2018 e foi seu representante nas eleições. Foi designado para o cargo de membro do Conselho Presidencial para a Cultura e a Arte. Apoiou também a anexação ilegal da Crimeia e de Sebastopol e o reconhecimento pela Rússia das chamadas "Repúblicas Populares" separatistas do Donbass.

Atuou no comício de propaganda a favor da anexação ilegal da Crimeia e da guerra contra a Ucrânia que teve lugar em 18 de março de 2022 no estádio Luzhniki, em Moscovo. Além disso, afixou o símbolo militar "Z", utilizado pela propaganda russa para promover a invasão da Ucrânia pela Rússia, na fachada do teatro Oleg Tabakov, em Moscovo.

É portanto responsável por apoiar ou executar ativamente ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022».

Entidades

 

Nome

Elementos de identificação

Motivos

Data de inclusão na lista

«102.

AVLITA Stevedoring Company

Endereço: Prymorska Street 2h, Sevastopol, Crimea, Ucrânia

A AVLITA Stevedoring Company presta serviços relacionados com o carregamento de cereais em navios no porto de Sebastopol, na Crimeia, que foi ilegalmente anexada pela Rússia. Numerosos relatos documentam que esteve envolvida no carregamento em navios de cereais que foram roubados aos agricultores e ao Estado ucraniano nos territórios ucranianos sob ocupação russa ou comprados sob coação a agricultores ucranianos. A Avlita é portanto responsável por apoiar ativamente e executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia.

21.7.2022

103.

Nightwolves MC (Clube de motociclismo "Lobos da Noite")

(Моторклуб, Ночные Волки")

Endereço: Nizhniye Mnevniki, 110, Bike Centre, Moscow, Federação da Rússia

Tipo de entidade: Grupo de motociclistas

Local de registo: Federação da Rússia

Data de registo: 1989

Os Nightwolves MC são um clube de motociclismo nacionalista fundado em Moscovo em 1989, com cerca de 45 "capítulos", ou secções, em todo o mundo, incluindo secções em muitos Estados-Membros da União Europeia. O clube de motociclistas Nightwolves MC esteve ativamente implicado na agressão militar russa contra a Ucrânia ao apoiar publicamente a anexação da Crimeia em 2014 e a guerra contra a Ucrânia em 2022, ao difundir ativamente propaganda antiucraniana e pró-russa e ao combater ou apoiar grupos pró-russos na Ucrânia na sequência da anexação da Crimeia e da guerra russa contra a Ucrânia em 2022. O grupo é um apoiante essencial do Governo russo, que apoia ativamente a propaganda do Estado russo na Rússia, bem como na Europa e nos Balcãs Ocidentais, nega publicamente o direito da Ucrânia à soberania e apela à "desnazificação", bem como à "desucranização" do país, promovendo a ideia de que a Ucrânia deve ser parte integrante da Rússia.

O grupo também tem ligações estreitas com o presidente russo, Vladimir Putin, e com o Governo russo, tendo recebido financiamento estatal do Kremlin entre 2013 e 2015. Por conseguinte, os Nightwolves MC são uma entidade ou organismo que apoia materialmente ações que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia. Para além disso, o grupo é uma entidade responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, bem como a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022

104.

The Alexander Gorchakov Public Diplomacy Fund (Fundo de Diplomacia Pública Alexander Gorchakov)

(Фонд общественной дипломатии Александра Горчакова)

Endereço: 10/1 Yakovoapostolsky pereulok, Moscow 105064, Federação da Rússia

Tipo de entidade: Organização não governamental

Local de registo: Moscovo

Data de registo: Fevereiro de 2010

Número de registo: 1107799026752

O Fundo de Diplomacia Pública Alexander Gorchakov foi criado em 2010 pelo presidente russo Dmitry Medvedev. O fundador do Fundo foi o Ministério dos Negócios Estrangeiros russo, e o ministro dos Negócios Estrangeiros é o presidente do conselho de administração. O Ministério financia o trabalho do Fundo Gorchakov, que, por sua vez, concede financiamento a grupos de reflexão e ONGOG (organizações não governamentais patrocinadas pelo Governo).

O Fundo Gorchakov foi concebido para apoiar os refugiados russos no espaço pós-soviético, em consonância com os objetivos ideológicos do Kremlin. Os projetos organizados pelo Fundo Gorchakov constituíram elementos importantes do discurso sobre política externa da Rússia. Em 2015, o Governo da Ucrânia encerrou o Gabinete do Fundo de Diplomacia Pública de Gorchakov em Kiev devido a propaganda antiestatal.

Por conseguinte, o Fundo de Diplomacia Pública Alexander Gorchakov é responsável por prestar apoio material e financeiro ao Governo da Federação da Rússia — que é responsável pela anexação da Crimeia e pela desestabilização da Ucrânia — e dele obtém benefícios.

21.7.2022

105.

The Federal Agency for the Commonwealth of Independent States Affairs, Compatriots Living Abroad, and International Humanitarian Cooperation (Rossotrudnichestvo) — Agência Federal para a Comunidade dos Assuntos dos Estados Independentes, os Compatriotas a Viver no Estrangeiro e a Cooperação Humanitária Internacional

(Федеральное агентство по делам Содружества Независимых Государств, соотечественников, проживающих за рубежом, и по международному гуманитарному сотрудничеству (Россотрудничество)

Endereço da sede: Federação da Rússia, 119019, Moscow, Vozdvizhenka Str. 18/9

Telefone: +7 (495) 690-12-45

Correio eletrónico: rossotr@rs.gov.ru

Sítio Web: https://rs.gov.ru

Tipo de entidade: Agência do Governo Federal da Rússia

Local de registo: Federação da Rússia, 119019, Moscow, Vozdvizhenka Str. 18/9

Data de registo: 6.9.2008

A Agência Federal para a Comunidade dos Assuntos dos Estados Independentes, os Compatriotas a Viver no Estrangeiro e a Cooperação Humanitária Internacional (Rossotrudnichestvo) é um órgão executivo federal responsável pela prestação de serviços estatais e pela gestão das propriedades do Estado para apoiar e desenvolver as relações internacionais entre a Federação da Rússia e os Estados membros da Comunidade de Estados Independentes e outros países estrangeiros.

É a principal agência estatal que projeta o poder persuasivo e a influência híbrida do Kremlin, incluindo a promoção do chamado conceito "Russkiy Mir". Há muitos anos que atua como organização de cúpula de uma rede de compatriotas e agentes de influência russos e financia vários projetos de diplomacia pública e propaganda, consolidando as atividades dos intervenientes pró-russos e divulgando as narrativas do Kremlin, incluindo o revisionismo histórico.

A Rossotrudnichestvo organiza ativamente eventos internacionais destinados a consolidar uma perceção pública generalizada dos territórios ucranianos ocupados como sendo russos. O diretor e o diretor adjunto da Rossotrudnichestvo manifestaram claramente o seu apoio à guerra russa de agressão contra a Ucrânia.

A Rossotrudnichestvo é portanto responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade ou a segurança na Ucrânia. Além disso, é responsável por prestar apoio material e financeiro ao Governo da Federação da Rússia — que é responsável pela anexação da Crimeia e pela desestabilização da Ucrânia — e é por ele beneficiado.

21.7.2022

106.

Russkiy Mir Foundation (Fundação Russkiy Mir)

(Фонд "Русский мир")

Endereço: 119285 Mosfilmovskaya Str. 40A, Moscow, Federação da Rússia

Telefone: +7 (495) 981-5680

Correio eletrónico: info@russkiymir.ru

Sítio Web: https://russkiymir.ru

Tipo de entidade: Agência do Governo Federal da Rússia

Data de registo: 31.8.2007

A Fundação "Russkiy Mir" foi criada e financiada pelo Governo da Federação da Rússia. Tem sido utilizada pela Federação da Rússia para promover os seus interesses nos países pós-soviéticos.

O seu mandato oficial consiste em promover a língua e a cultura russas em todo o mundo, mas a Fundação tem sido utilizada como um importante instrumento de influência pelo Kremlin, que está a promover fortemente uma agenda russocêntrica nos Estados pós-URSS, rejeitando a legitimidade da Ucrânia enquanto nação soberana e defendendo a sua unificação com a Rússia.

A Fundação Russkiy Mir divulgou propaganda pró-Kremlin e antiucraniana e justificou a agressão militar não provocada e injustificada da Rússia contra a Ucrânia. Nas suas publicações oficiais, apoiou a anexação ilegal da Crimeia e de Sebastopol e o reconhecimento pela Federação da Rússia das chamadas "Repúblicas Populares" separatistas da região do Donbass.

É portanto responsável por apoiar ações que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia. Além disso, beneficiou do Governo da Federação da Rússia, que é responsável pela anexação da Crimeia e pela desestabilização da Ucrânia.

21.7.2022

107.

JSC Research and Production Association Kvant (Associação Kvant de Investigação e Produção, sociedade por ações)

(Акционерное общество Научно-производственное объединение "Квант")

Endereço: Bolshaya Sankt-Peterburgskaya Str. 73, 173000 Veliky Novgorod, Federação da Rússia

Telefone: (8162) 681303

Correio eletrónico: ok@kvant-vn.ru

A "Kvant" JSC é uma empresa russa que opera no setor militar e produz sistemas de guerra eletrónica para as forças armadas russas.

Concebeu e coproduziu o sistema de guerra eletrónica Krasucha-4 e fabricou o equipamento para o sistema de guerra eletrónica Rtut-BM. Os sistemas de guerra eletrónica Krasucha-4 e Rtut-BM foram usados pelas forças armadas da Rússia durante a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia.

A Kvant é portanto responsável por prestar materialmente apoio a ações que comprometeram ou ameaçaram a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia. Além disso, prestou materialmente apoio do Governo da Federação da Rússia, que é responsável pela anexação da Crimeia e pela desestabilização da Ucrânia, e dele obteve benefícios.

21.7.2022

108.

Sberbank

(Сбербанк)

Endereço: 19 Vavilova St., 117997 Moscow, Federação da Rússia

Tipo de entidade: Sociedade por ações

Local de registo: 19 Vavilova St., 117997 Moscow, Federação da Rússia

Data de registo: 22.3.1991

Número de registo: 1027700132195

O Sberbank é uma importante instituição financeira da Rússia. O Banco Central russo é o acionista maioritário do Sberbank. O diretor executivo do banco foi ministro da Economia e do Comércio da Rússia sob a presidência de Putin de 2000 a 2007 e o presidente do Conselho de Supervisão do banco é o ministro das Finanças russo. Sendo o maior banco da Rússia (que representa cerca de um quarto do total dos ativos bancários russos e um terço do capital bancário), maioritariamente detido pelo Governo russo, o Sberbank gera, além disso, importantes receitas para o Governo russo. O Sberbank é portanto uma das entidades ou organismos que prestam financeiramente apoio ao Governo da Federação da Rússia, que é responsável pela anexação da Crimeia e a desestabilização da Ucrânia, e que dele obtêm benefícios, bem como uma das pessoas coletivas, entidades ou organismos envolvidos em setores económicos que representam uma fonte substancial de receitas para o Governo da Federação da Rússia, que é responsável pela anexação da Crimeia e pela desestabilização da Ucrânia.

21.7.2022

109.

FORSS Group of Companies (Grupo de Empresas FORSS)

(Группа компаний ФОРСС)

Endereço: Magnitogorskaya street 51, lit. E, 195027, St. Petersburg, Federação da Rússia

Telefone: (+7812) 605-00-78

Sítio Web: http://www.forss.ru/eng

Endereço de correio eletrónico: info@forss-marine.ru

A FORSS é uma empresa russa que presta serviços de engenharia à indústria da construção naval. Executa encomendas do Governo da Federação da Rússia.

Participou no desenvolvimento do projeto "Vasily Bykov" da frota do mar Negro. O "projeto 22 160 " diz respeito à construção de navios de patrulha pelo estaleiro de Zelenodolsk que foram utilizados pela Marinha russa durante a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia.

A FORSS é portanto responsável por prestar materialmente apoio a ações que comprometeram ou ameaçaram a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia. Além disso, prestou materialmente apoio Governo da Federação da Rússia, que é responsável pela anexação da Crimeia e pela desestabilização da Ucrânia, e dele obteve benefícios.

21.7.2022

110.

All-Russia "Young Army" Military Patriotic Social Movement (Associação Pan-Russa do Movimento Social Militar-Patriótico "Jovem Exército")

(Всероссийское военно-патриотическое общественное движение "Юнармия")

t.c.p. Yunarmiya

(Юнармия)

Endereço: 1st Krasnokursantskiy passage, 1/4, Building 1, Moscow, Federação da Rússia, 111033

Telefone: +7 (495) 106-75-75

Sítio Web: https://yunarmy.ru/

Correio eletrónico: info@yunarmy.ru

A Associação Pan-Russa do Movimento Social Militar-Patriótico "Jovem Exército" (Yunarmiya) é uma organização paramilitar russa. A Yunarmiya e os seus membros apoiaram a guerra de agressão da Rússia contra a Ucrânia e divulgaram propaganda russa sobre a guerra. A Yunarmiya usou o símbolo militar "Z" que tem sido utilizado pela propaganda russa para promover a invasão russa da Ucrânia.

Com o apoio dos Ministérios da Defesa e da Educação da Federação da Rússia, a Yunarmiya organizou uma campanha durante a qual os alunos das escolas foram convidados a escrever cartas aos soldados russos que participaram na invasão da Ucrânia pela Rússia. Além disso, recolheu ofertas para as tropas que combateram durante a guerra. Organizou igualmente campos de verão para crianças no território da Península da Crimeia ilegalmente anexada.

É responsável por apoiar ou executar ações ou políticas que comprometem ou ameaçam a integridade territorial, a soberania e a independência da Ucrânia, ou a estabilidade e a segurança na Ucrânia.

21.7.2022».