Help Print this page 

Summaries of EU Legislation

Title and reference
Dispositivos limpa para-brisas e lava para-brisas para veículos a motor

Summaries of EU legislation: direct access to the main summaries page.
Multilingual display
Text

Dispositivos limpa para-brisas e lava para-brisas para veículos a motor

 

SÍNTESE DE:

Regulamento (UE) n.o 1008/2010 – requisitos de homologação dos dispositivos limpa para-brisas e lava para-brisas de determinados veículos a motor

PARA QUE SERVE O REGULAMENTO?

  • Este regulamento estabelece as regras relativas aos dispositivos limpa para-brisas* e lava para-brisas* de veículos a motor.
  • O objetivo é adaptar os requisitos atuais ao progresso do conhecimento técnico e científico.

PONTOS-CHAVE

O regulamento estabelece requisitos de homologação para os dispositivos limpa para-brisas e lava para-brisas de veículos a motor. Faz parte da implementação do Regulamento (CE) n.o 661/2009 relativo às prescrições para homologação no que se refere à segurança geral dos veículos a motor.

Tipo de veículos abrangidos

Este regulamento aplica-se a veículos da categoria M1, ou seja, os veículos concebidos e fabricados para o transporte de passageiros com, no máximo, oito lugares sentados além do lugar do condutor.

Requisitos relativos aos dispositivos limpa para-brisas e lava para-brisas

Os fabricantes devem equipar os veículos a motor com:

  • limpa para-brisas compostos por braços munidos de escovas. O limpa para-brisas deve ter pelo menos duas frequências de varrimento. O campo do limpa para-brisas deve cobrir pelo menos 98 % da zona de visão A e pelo menos 80 % da zona de visão B (estas áreas são definidas nos parágrafos 2.2 e 2.4, respetivamente, do anexo 18 do Regulamento n.o 43da UNECE);
  • lava para-brisas para projetar líquido sobre a zona-alvo do para-brisas sem que se produzam fugas, separação de tubagens e mau funcionamento dos pulverizadores. Este sistema deve ser capaz de fornecer líquido suficiente para lavar pelo menos 60 % da zona de visão A.

Este regulamento também define procedimentos de ensaio para verificar a conformidade dos dispositivos.

Apresentação de pedido de homologação UE

O fabricante do veículo deve apresentar à entidade homologadora o pedido de homologação. O fabricante pode fazê-lo de duas formas:

  • apresentar um pedido de homologação para cada modelo de veículo no que diz respeito aos dispositivos de limpa para-brisas e lava para-brisas; ou
  • apresentar um pedido de homologação de unidade técnica autónoma para um tipo de dispositivo lava para-brisas.

O pedido de homologação UE deve conter as seguintes informações:

  • a marca e modelo do veículo;
  • uma descrição técnica pormenorizada dos dispositivos limpa para-brisas e lava para-brisas;
  • uma descrição do método de funcionamento dos dispositivos limpa para-brisas e lava para-brisas.

Se a entidade homologadora considerar que o veículo satisfaz todos os requisitos relativos aos dispositivos limpa para-brisas e lava para-brisas, concede a homologação UE e emite um número de homologação em conformidade com a Diretiva 2007/46/CE.

A PARTIR DE QUANDO É APLICÁVEL O REGULAMENTO?

O regulamento é aplicável a partir de 30 de novembro de 2010.

* PRINCIPAIS TERMOS

Dispositivo limpa para-brisas: dispositivo que serve para limpar a superfície exterior do para-brisas.

Dispositivo lava para-brisas: dispositivo que serve para armazenar, levar e projetar um líquido sobre a superfície exterior do para-brisas.

PRINCIPAL DOCUMENTO

Regulamento (UE) n.o 1008/2010 da Comissão, de 9 de novembro de 2010, relativo aos requisitos de homologação dos dispositivos limpa para-brisas e lava para-brisas de determinados veículos a motor e que aplica o Regulamento (CE) n.o 661/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho relativo às prescrições para homologação no que se refere à segurança geral dos veículos a motor, seus reboques e sistemas, componentes e unidades técnicas a eles destinados (JO L 292 de 10.11.2010, p. 2-20)

As sucessivas alterações do Regulamento (UE) n.o 1008/2010 foram integradas no texto de base. A versão consolidada apenas tem valor documental.

DOCUMENTOS RELACIONADOS

Diretiva 2007/46/CE do Parlamento Europeu e do Conselho, de 5 de setembro de 2007, que estabelece um quadro para a homologação dos veículos a motor e seus reboques, e dos sistemas, componentes e unidades técnicas destinados a serem utilizados nesses veículos («Diretiva-Quadro») (JO L 263 de 9.10.2007, p. 1-160)

Consulte a versão consolidada

Regulamento (CE) n.o 661/2009 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 13 de julho de 2009, relativo às prescrições para homologação no que se refere à segurança geral dos veículos a motor, seus reboques e sistemas, componentes e unidades técnicas a eles destinados (JO L 200 de 31.7.2009, p. 1-24)

Consulte a versão consolidada

última atualização 27.10.2016

Top