Help Print this page 
Title and reference
Promoção do transporte por vias navegáveis interiores NAIADES

Summaries of EU legislation: direct access to the main summaries page.
Multilingual display
Text

Promoção do transporte por vias navegáveis interiores «NAIADES»

As vias navegáveis interiores podem contribuir de forma significativa para um sistema de transportes sustentável na União Europeia (UE), reduzindo o congestionamento e a poluição nas estradas europeias. No entanto, são necessárias iniciativas a nível nacional e da UE para desenvolver todo o seu potencial.

ATO

Comunicação da Comissão sobre a promoção do transporte por vias navegáveis interiores «NAIADES» — Programa de ação europeu integrado para o transporte por vias navegáveis interiores [COM(2006) 6 final de 17 de janeiro de 2006].

SÍNTESE

As vias navegáveis interiores podem contribuir de forma significativa para um sistema de transportes sustentável na União Europeia (UE), reduzindo o congestionamento e a poluição nas estradas europeias. No entanto, são necessárias iniciativas a nível nacional e da UE para desenvolver todo o seu potencial.

PARA QUE SERVE ESTA COMUNICAÇÃO?

A comunicação apresenta uma estratégia integrada para tornar a utilização da navegação interior mais atraente e viável. O programa de ação «Ação e Desenvolvimento no domínio da Navegação e das Vias Navegáveis Interiores na Europa» (Navigation And Inland Waterway Action and Development in Europe, NAIADES) centra-se em cinco domínios estratégicos.

PONTOS-CHAVE

Mercados: é necessário criar oportunidades, em particular em nichos de mercado como o transporte de resíduos, de mercadorias perigosas e de cargas de muito grandes dimensões e o transporte flúvio-marítimo.

Frota: é necessário investir continuamente na modernização e na inovação para melhorar o desenho das embarcações, reduzir o consumo de combustível e melhorar as tecnologias que visam a segurança.

Empregos e qualificações: melhores condições de trabalho e sociais, aliadas a estabelecimentos de ensino e formação adequados, deverão incentivar as pessoas a trabalhar neste setor.

Imagem: a imagem obsoleta da navegação interior deverá ser melhorada e modernizada, a fim de refletir corretamente o desempenho tecnológico que alcançou.

Infraestruturas: um plano de desenvolvimento europeu poderia eliminar os muitos estrangulamentos que existem, como as pontes baixas e as eclusas estreitas. Tudo isto deverá ser acompanhado pela modernização da estrutura organizativa global, com vista a eliminar os obstáculos administrativos.

Em 2013, a Comissão atualizou o programa NAIADES (NAIADES II), definindo objetivos específicos a alcançar até 2020. O seu objetivo é criar condições para que a navegação interior se torne numa forma de transporte de qualidade.

Em 2014, a UE adotou legislação para permitir aos governos tomar medidas para melhorar a competitividade do setor através de regimes de reforma antecipada, de uma utilização mais ampla da inovação e de programas de formação e de segurança.

CONTEXTO

Mais de 37 000 quilómetros de vias navegáveis e centenas de portos fluviais ligam muitas das zonas industriais mais importantes da Europa. Esta rede pode desempenhar um papel sustentável importante perante o aumento contínuo do volume de transporte de mercadorias.

Para mais informações, consulte o sítio web da Comissão Europeia sobre as vias navegáveis interiores.

ATOS RELACIONADOS

Regulamento (UE) n.o546/2014 do Parlamento Europeu e do Conselho, de 15 de maio de 2014, que altera o Regulamento (CE) n.o 718/1999 do Conselho relativo a uma política de capacidade das frotas comunitárias de navegação interior a fim de promover o transporte por vias navegáveis interiores (JO L 163 de 29.5.2014, p. 15-17).

Comunicação da Comissão ao Parlamento Europeu, ao Conselho, ao Comité Económico e Social Europeu e ao Comité das Regiões: Transporte fluvial de qualidade NAIADES II [COM(2013) 623 final de 10 de setembro de 2013].

Regulamento (CE) n.o718/1999 do Conselho, de 29 de março de 1999, relativo a uma política de capacidade das frotas comunitárias de navegação interior com vista à promoção do transporte por via navegável (JO L 90 de 2.4.1999, p. 1-5).

Última modificação: 30.04.2015

Top