Help Print this page 
Title and reference
Imitações perigosas dos géneros alimentícios

Summaries of EU legislation: direct access to the main summaries page.
Languages and formats available
BG ES CS DA DE ET EL EN FR GA HR IT LV LT HU MT NL PL PT RO SK SL FI SV
HTML html ES html CS html DA html DE html EL html EN html FR html IT html HU html NL html PL html PT html RO html FI html SV
Multilingual display
Text

Imitações perigosas dos géneros alimentícios

Desde 1989 que a União Europeia proíbe todos os objectos que, pela sua forma, pela sua cor ou pelo seu cheiro, se assemelhem a alimentos, designadamente a guloseimas. Esta proibição inclui o fabrico, a comercialização e a importação deste tipo de objectos, que podem comprometer a saúde ou a segurança, induzindo o consumidor em erro.

ACTO

Directiva 87/357/CEE do Conselho, de 25 de Junho de 1987, relativa à aproximação das legislações dos Estados-Membros respeitantes aos produtos que, não possuindo a aparência do que são, comprometem a saúde ou a segurança dos consumidores.

SÍNTESE

A directiva é aplicável aos produtos que, não sendo comestíveis, são ainda assim susceptíveis de ser confundidos com produtos alimentares, pela sua aparência, pelo seu cheiro, pelo seu acondicionamento, etc.

Os Estados-Membros devem tomar todas as medidas necessárias para proibir a comercialização, a importação e o fabrico de tais produtos.

Há que efectuar controlos para garantir que nenhum produto deste tipo é comercializado.

Se um Estado-Membro proibir um produto ao abrigo desta directiva, deverá informar a Comissão do facto e fornecer as indicações necessárias para permitir informar os outros Estados-Membros.

Referências

Acto

Entrada em vigor - Data do termo de vigência

Prazo de transposição nos Estados-Membros

Jornal Oficial

Directiva 87/357/CEE

26.06.1987

26.06.1989

Jornal Oficial L 192 de 11.07.1987: rectificações: JO L 275 de 29.09.1987

Última modificação: 25.09.2006

Top