EUR-Lex Access to European Union law

Back to EUR-Lex homepage

This document is an excerpt from the EUR-Lex website

Autorizações de pesca para navios da União Europeia e de países não pertencentes à União Europeia

Legal status of the document This summary has been archived and will not be updated. See 'Gestão sustentável das frotas de pesca externas' for an updated information about the subject.

Autorizações de pesca para navios da União Europeia e de países não pertencentes à União Europeia

 

SÍNTESE DE:

Regulamento (CE) n.o 1006/2008 relativo às autorizações para as atividades de pesca exercidas pelos navios de pesca da UE fora das águas da UE e ao acesso de navios de países não pertencentes à UE às águas da UE

PARA QUE SERVE ESTE REGULAMENTO?

  • Este regulamento introduz um sistema geral da União Europeia (UE) relativo à autorização de todas as atividades de pesca exercidas pelos navios de pesca da UE fora das águas da UE e assegura a coerência das regras relativas ao acesso de navios de países não pertencentes à UE às águas da UE com as regras aplicáveis aos navios de pesca da UE.
  • O objetivo do regulamento é cumprir as obrigações internacionais decorrentes dos acordos de pesca bilaterais e multilaterais aprovados no quadro das organizações regionais de gestão da pesca (ORGP).
  • Além disso, reforça os objetivos da política comum das pescas (PCP) em matéria de pesca sustentável, de controlo e das regras da UE relativas ao combate à pesca ilegal, não declarada e não regulamentada (INN).

PONTOS-CHAVE

Navios de pesca da UE fora das águas da UE

Procedimento

  • Os pedidos de autorização devem ser enviados para a Comissão Europeia, por via eletrónica, pelas autoridades competentes do país da UE em que o navio de pesca está registado.
  • Devem ser enviados o mais tardar cinco dias úteis antes do termo do prazo estabelecido no acordo em causa ou em conformidade com as disposições estabelecidas no acordo com o país não pertencente à UE.
  • A Comissão verifica se os pedidos de autorização são elegíveis e assegura a sua transmissão ao país não pertencente à UE em causa.
  • A Comissão informa as autoridades do país da UE em causa sobre a decisão do país não pertencente à UE em causa de conceder ou não a autorização de pesca a um navio específico. O país da UE informa, então, o proprietário do navio de pesca.

Suspensão ou retirada de uma autorização de pesca

  • Se um país não pertencente à UE decidir suspender ou retirar uma autorização de pesca de um navio que arvore pavilhão de um país da UE, a Comissão deve informar imediatamente desse facto o país da UE em causa.
  • O país da UE deve, então, suspender temporariamente ou retirar de forma permanente a autorização de pesca concedida.

Sistema de informação da UE relativo às autorizações de pesca

  • As informações relacionadas com as autorizações emitidas estão contidas num sistema de informação da UE eletrónico seguro.
  • Os países da UE devem assegurar que essas informações são permanentemente atualizadas.

Navios de pesca de países não pertencentes à UE nas águas da UE

Procedimento

  • Os pedidos de autorização devem ser enviados para a Comissão, por via eletrónica, pelas autoridades competentes do país não pertencente à UE em que o navio de pesca está registado.
  • A Comissão verifica se os pedidos de autorização são elegíveis. Seguidamente, avalia as possibilidades de pesca atribuídas ao país não pertencente à UE e emite uma autorização com base nas medidas adotadas pelo Conselho e nas regras contidas no acordo em causa.
  • A Comissão informa as autoridades competentes do país não pertencente à UE e dos países da UE sobre as autorizações de pesca emitidas.

Incumprimento das regras

  • Se um país da UE detetar uma infração em relação a um navio de pesca de um país não pertencente à UE nas águas da UE no âmbito do acordo em causa, deve informar imediatamente a Comissão desse facto. Neste caso, não será emitida mais nenhuma autorização de pesca a navios de pesca desse país não pertencente à UE durante um período máximo de 12 meses.

A PARTIR DE QUANDO É APLICÁVEL O REGULAMENTO?

A partir de 18 de novembro de 2008.

PRINCIPAL DOCUMENTO

Regulamento (CE) n.o 1006/2008 do Conselho, de 29 de setembro de 2008, relativo às autorizações para as atividades de pesca exercidas pelos navios de pesca comunitários fora das águas comunitárias e ao acesso de navios de países terceiros às águas comunitárias, que altera os Regulamentos (CEE) n.o 2847/93 e (CE) n.o 1627/94 e que revoga o Regulamento (CE) n.o 3317/94 (JO L 286 de 29.10.2008, p. 33-44)

última atualização 05.10.2016

Top